Servidor doméstico: Software

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Serial_killer » Sexta Jan 29, 2010 13:04

É rarissimo fazer isto mas vou adiar a implemetanção em Linux, vou 1º fazer com o Windows... É dificil configurar o linux sem ter as bases dadas em escola :roll: Os tutorias são todos para versões antigas do ubuntu server e baseiam-se no vwdial :cry:
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Mensagempor Serial_killer » Sábado Jan 30, 2010 15:02

Dass, tanta nome!!!! 8O 8O 8O Existe uma quantidade enorme de nomes dos serviços, de pormenores para os instalar etc 8O Que trabalhão que está a dar perceber isto sozinho :? É que não fazia a minima ideia do que é o AD sequer (e sinceramente ainda não percebi bem o que é porque existe de tanta mas tanta conversa da treta em volta disso que nada diz explicitamente o que é e para que serve :lol:

Administrador de Sistemas é uma área que parece ser engraçada mas continuo a preferir as redes, trabalhar uns degraus abaixo... Só que sem ter formação profissional é muito difícil.
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Serial_killer » Sexta Fev 05, 2010 14:59

Já me estou a entender com isto... O AD é, se formos a ver bem, o cerebro do servidor, guarda lá os utilizadores, computadores, dominios, etc etc guarda os directórios (agora percebo o porque do nome).

Depois temos de configurar o DNS para que o AD funcione (são configurados ao mesmo tempo) e para resolver os nomes na rede.

Depois quando queremos ligar mais computadores temos de configurar o DHCP para evitar configurar os user's à unha e ficar com IP's fixos (o que torna a plataforma pouco flexível).

Depois vêm os extras: file server, IIS, etc etc etc, os serviços propriamente ditos. Só tenho pena de que ao estar a utilizar um AMD64 antigo não tenha a opção de fazer a virtualização do servidor...

Estou a gostar disto! Já estou a pensar investir uns troquitos e comprar um PC com Core2Duo usado para poder criar um servidor virtual e usar este AMD64 como cliente juntamente com o meu portatil, como o router da cisco :D
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor cyberj » Sexta Fev 05, 2010 15:17

skyruner Escreveu:Sim, tenho um CET de Redes.

O IOS pelo que sei é um SO baseado em Unix e não em Linux. Mas ao longo dos tempos evoluiu de forma a que se tornou um SO completamente independente.
(o cyberj que me dê na cabeça agora).

Claro que te dou na cabeça... IOS baseado em UNIX???? Na terra de quem? lol

O IOS (Internetwork Operating System) é um sistema operativo desenvolvido em 1981 (se não estou enganado) por um Sr. chamado William "Bill" Yeager, uns dos maiores "cranios" da Informatica a nivel mundial...

O IOS foi licenciado pela cisco systems, tendo tornado-se um SO multi-produtos, quando a Cisco resolvei coloca-lo em todos os seu equipamentos.

Neste momento o IOS nas suas varias versões funciona com equipamentos tão diferentes como:

Routers
Switchs
MCS de Voz
Unifed Computting.
IP Phones
Aplaiances de Segurança (ASA9
Equipamento de video conferencia
Etc etc etc

Apesar de ser um SO text base, nada tem a ver o o Linux ou UNIX apesar de muitos dos comandos serem parecidos.
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor cyberj » Sexta Fev 05, 2010 15:24

Serial_killer Escreveu:Dass, tanta nome!!!! 8O 8O 8O Existe uma quantidade enorme de nomes dos serviços, de pormenores para os instalar etc 8O Que trabalhão que está a dar perceber isto sozinho :? É que não fazia a minima ideia do que é o AD sequer (e sinceramente ainda não percebi bem o que é porque existe de tanta mas tanta conversa da treta em volta disso que nada diz explicitamente o que é e para que serve :lol:

Administrador de Sistemas é uma área que parece ser engraçada mas continuo a preferir as redes, trabalhar uns degraus abaixo... Só que sem ter formação profissional é muito difícil.

Hora bem...

AD= Active Directory.

AD é um sistema (muito arcaico :twisted: :twisted: :twisted: ) de Meta Directorio.

Basicamente é um base de dados onde está contida toda a informação de serviços e utilizadores da tua farm de servidores...

A grande vantagem de teres um sistema de metadirectorio é teres toda a informação centralizada.

No Windows NT4 Server por exemplo... Tinhas de criar um user para o Windows, outro dentro do sistema de E-mail, outro para o ISA, etc etc etc...

Com o Aparecimento da AD, tens toda a informação centralizada, sendo apenas necessario "extender" (Acrescentar) campos na base de dados à medida que vamos instalando serviços...

Em unix/Linux tambem é possivel ter um sistema de meta directorio. Se instalares por exemplo Suse Linux, já tens a opção de instalação da N-Directory (Antiga NDS).

Que na minha modesta e não isenta opinião é 10x melhor e mais segura do que a AD....
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Serial_killer » Sexta Fev 05, 2010 16:27

Primeiro quero configurar em Windows porque me parece mais fácil e intuitivo. Depois passarei para linux no verão porque no 2º ou 3º ano tenho Sistemas Operativos e nessa cadeira estudamos linux... :wink:

Acabo de conseguir instalar o Exchange Server 2010 :lol: Tive de andar de volta dos pre-requisitos...

O meta directorio que referes é a meta base, certo? Tive de instalar a compatibilidade com a metabase do IIS 6 para poder instalar o Exchanger...

É o inicio de mais uma longa caminhada de aprendizagem...

P.S.: Os sites de apoio da microsoft até metem nojo. Deviam ser escritos por engenheiros e não por técnicos de markting :(
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Fresh_fruit » Sexta Fev 05, 2010 17:00

É melhor mesmo usares windows ... para alem de mais facil ... é melhor !
A assim aprendes alguma coisa util para o futuro !
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor Vtech » Sexta Fev 05, 2010 17:08

As gerras de SO são muito simples, quem me mete guito no bolso é a MS.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor cyberj » Sexta Fev 05, 2010 18:00

Serial_killer Escreveu:
O meta directorio que referes é a meta base, certo? Tive de instalar a compatibilidade com a metabase do IIS 6 para poder instalar o Exchanger...

Não, quando falo de meta directorio é um nome generico que se dá às base de dados LDAP...

basicamente, um meta directorio é um sistema que interage com varias base de dados mantendo a sincronização das mesmas...

podes ver uma definição mais "certinha" abaixo:

A metadirectory system provides for the flow of data between one or more directory services and databases, in order to maintain synchronization of that data, and is an important part of identity management systems. The data being synchronized typically are collections of entries that contain user profiles and potentially authentication or policy information. Most metadirectory deployments synchronize data into at least one LDAP-based directory server, to ensure that LDAP-based applications such as single sign-on and portal servers have access to recent data, even if the data is mastered in a non-LDAP data source.

Metadirectory products support filtering and transformation of data in transit.

Most identity management suites from commercial vendors include a metadirectory product, or a user provisioning product.
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Serial_killer » Sábado Fev 06, 2010 11:30

cyberj Escreveu:
Serial_killer Escreveu:

Não, quando falo de meta directorio é um nome generico que se dá às base de dados LDAP...

basicamente, um meta directorio é um sistema que interage com varias base de dados mantendo a sincronização das mesmas...

podes ver uma definição mais "certinha" abaixo:

A metadirectory system provides for the flow of data between one or more directory services and databases, in order to maintain synchronization of that data, and is an important part of identity management systems. The data being synchronized typically are collections of entries that contain user profiles and potentially authentication or policy information. Most metadirectory deployments synchronize data into at least one LDAP-based directory server, to ensure that LDAP-based applications such as single sign-on and portal servers have access to recent data, even if the data is mastered in a non-LDAP data source.

Metadirectory products support filtering and transformation of data in transit.

Most identity management suites from commercial vendors include a metadirectory product, or a user provisioning product.

Tenho de comprar um livro sobre isto :S Mas o tempo e a cabeça não conseguem estudar tudo ao mesmo tempo: C, windows server, ubuntu, redes, arquitectura cisco, etc etc etc :lol: A vontade de aprender faz o tempo parecer demasiado longo... :lol:

Já me estou a orientar melhor com o windows server... Agora estou a tentar resolver os erros que o server manager detectou para cada rulle, tem a ver com a segurança etc etc
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Serial_killer » Sábado Fev 06, 2010 13:34

Pronto, já tenho os erros corrigidos. O DNS, o DHC e o AD já estão a funcionar bem. A dns dá o erro 4007 mas ao que percebi não é grave...

Agora resta configurar os serviços.

Qual é a forma mais barata de registar um dominio online? (.net, .org, etc, nada de .sapo.casa.pt etc lol) Só que para isso tenho de ter um IP fixo de internet não é? Já começa a meter dinheiro para o meio :cry:
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Vtech » Sábado Fev 06, 2010 13:40

Serial_killer Escreveu:Pronto, já tenho os erros corrigidos. O DNS, o DHC e o AD já estão a funcionar bem. A dns dá o erro 4007 mas ao que percebi não é grave...

Qual é a forma mais barata de registar um dominio online? (.net, .org, etc, nada de .sapo.casa.pt etc lol) Só que para isso tenho de ter um IP fixo de internet não é? Já começa a meter dinheiro para o meio :cry:

Usa um No-IP para brincares, se bem que em determinados casos é usado por muitas empresas, tens também o DynDNS como alternativa.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor MiguelZ » Sábado Fev 06, 2010 13:58

Vtech Escreveu:
Serial_killer Escreveu:Pronto, já tenho os erros corrigidos. O DNS, o DHC e o AD já estão a funcionar bem. A dns dá o erro 4007 mas ao que percebi não é grave...

Usa um No-IP para brincares, se bem que em determinados casos é usado por muitas empresas, tens também o DynDNS como alternativa.
na minha opiniao acho que queres fazer um datacenter com um pc velho o que nao vai ser grande ideia. ainda por mais com windows....
usa o dyndns. depois se quiseres usa o custom dns deles para teres um dominio .com por exemplo, a apontar para o teu dominio dyndns
Imagem
MiguelZ
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Dez 13, 2005 11:33

Anterior

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes