I-tunes – MP3, AAC e WMA, o som que não ouvimos.

Todo o outro tipo de software: edição video, edição gráfica, etc

Moderadores: Administradores, Moderadores

I-tunes – MP3, AAC e WMA, o som que não ouvimos.

Mensagempor ecrã_azul » Sexta Fev 05, 2010 8:41

Olá a todos.

Como sou sócio da Deco, ao ler um artigo da revista deste mês sobre lojas on-line de música, dei por mim no site da apple, à procura de informações sobre o i-tunes e a aplicação que os mesmos têm para o Windows.

No artigo em causa são dados os vários formatos que se podem encontrar nestas lojas on-line o MP3 (de longe o mais utilizado), o AAC e o WMA, é referido a uma dada altura que estes sistemas de compressão baseiam-se em retirar o áudio de tudo o que não é ouvido (as frequências muito baixas ou altas), sendo essa a justificação para que a qualidade de um CD ser diferente destes formatos, no entanto os mesmos referem que não notaram qualquer diferença perceptível nos testes que realizaram a ficheiros entre os 128 e os 320 kbps.

Ora dando uma volta pelo software do i-tunes e visitando a sua loja alguns álbuns são de facto a ter em conta serem adquiridos desta forma, a título de exemplo, refiro-me a um cantor espanhol que gosto muito e cujo o álbum custa à volta de 14 € em lojas de musica físicas e naquele site o álbum está marcado por 9,99€.

Ora começam aqui as minhas questões:

1º Se aquando da compressão de um ficheiro de musica, faz sentido a própria faixa ter sons que não ouvimos?

2º Existem formatos protegidos (AAC) que são utilizados na loja do i-tunes e cujo a DECO recomenda algumas precauções quanto ao download de musicas para se seja escolhida a opção MP3, pois caso não se tenha o i-pod (ou alguns da samsung ou sony) poderemos correr o risco de não conseguir reproduzir as musicas em mais lado nenhum sem ser no nosso PC (onde está instalado o programa i-tune), posso fazer a compressão para WMA ou justifica-se manter o formato MP3?

3º Alguém compra nesta loja on-line? Experiências? Pois achei o software interessante bem como os preços de alguns álbuns para além da opção de poder gravar os CD’s para poder ouvir no carro ou num leitor de casa.

Obrigado a todos.
Asus A8N-E
AMD Athlon 64 3200+ a 2.2 GHZ
2 GB Mem DDR
NVidia GeForce 6600 GT
ecrã_azul
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Jan 12, 2009 9:41

Mensagempor alr_tech » Sexta Fev 05, 2010 13:17

boas

não deves ter entendido bém....
o som é constituído por um espectro muito vasto frequências com diversas amplitudes, ainda temos de somar a isso as diversas desfasagens entre as diversas frequências...

ora do ponto de vista prático interessa-te saber que essas frequências interferem umas com as outras criando-se fenómenos de anulação e de amplificação de sons...
muitos desses sons por provirem de frequências muito altas ou muito baixas o nosso ouvido não as interpreta..

quando um microfone analógico capta esses sons eles são transformados e amplificados, depois são convertidos através de algoritmos especiais através de conversores AD em 0 e 1s, ora isso gera um ficheiro muito grande com esses dados todos...
assim, através de algoritmos de filtragem e de compressão, eliminam-se todas as frequências não ouvidas por nós, ruídos de fundo, etc..
outra das partes é a substituição de repetições longas em outras menores, que depois serão convertidas no som normal..
desta maneira passamos de um ficheiro com quase um 1gb de tamanho a ficheiros de umas centenas de kb a uns Mbzitos

os valores de 128 a 320Kbps são os valores mínimos das amostras que não são comprimidos...
quanto maior melhor a qualidade do som...

agora, MP3, AAC, WMA, são formatos definidos pelos respectivos algoritmos... contém um header(estrutura e samplers) e o ficheiro de som, em si, comprimido..
o WMA é um formato da MS, que originalmente não era mais que a copia do MP3...
se tiveres um bom programa de leitura de MP3 usa este formato...
a maioria dos leitores lê-o nas calmas...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor MetalFatigue » Sexta Fev 05, 2010 14:29

Acrescento algo mais. O AAC ao contrário do pensamento popular não foi criado pela Apple mas sim por um consórcio que pretendia criar um formato moderno do mp3. O AAC, graças em muito à popularidade do iTunes que adoptou este codec, é cada vez mais suportado em dispositivos de música/multimedia em geral e é considerado por muitos como o sucessor do mp3.

Se o dispositivo de leitura for recente é muito provável que já consiga ler AAC.

O AAC comparativamente ao mp3 tem várias funcionalidades extra (suporte de 5.1 por exemplo), mas a principal vantagem é se conseguir menores ficheiros com a mesma qualidade.

Claro que o mp3 continua a ser o formato que se encontra em todo o lado.
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-RAID0 2xSeagate SP 500GB + WD Green 1TB
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

http://souprimeiroministro.pt.vu
MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 14:31

Mensagempor ecrã_azul » Sexta Fev 05, 2010 15:10

Muito obrigado pelos vossos esclarecimentos. Dá gosto vir aqui.

A minha dúvida será exactamente saber qual o formato que quero ter, por exemplo para gravar um CD que compro para ouvir no radio do carro ou no radio/leitor portátil que tenho.

Porque se tivesse um i-pod ou outro leitor similar a conversão não era problema, pois ligava a coisa a uma colunas e já está.

EDIT: existe igualmente a questão de colocar os ficheiros no meu telemovel para ouvir as musicas que compro. Tenho dever os formatos. FIM EDIT.

A minha questão será comprar um produto que depois não consigo fazer a conversão para por exemplo colocar no CD do carro.

Vou investigar no programa e talvez experimente comprar uma musica, pois o investimento é mais baixo (cerca de 0.99) e gravar um CD para ver a qualidade e sistema de conversão que o proprio programa oferece.

Obrigado.
Asus A8N-E
2 GB Mem DDR
NVidia GeForce 6600 GT
ecrã_azul
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor MetalFatigue » Sexta Fev 05, 2010 15:16

Se vais depois gravar em formato de CD-audio aconselho-te o AAC pois a qualidade é melhor e quando fazer a conversão/gravação passa com maiores detalhes sonoros. Se é para gravar num CD de dados....ou seja no formato AAC ou mp3. Tens de averiguar que tecnologias os leitores que queres usar suportam. Se funcionarem em AAC este é um formato superior ao mp3 e deverás preferir. Seja como for desde que não tenham DRM (não sei se o iTunes já só tem musica sem DRM ou não) podes sempre converter facilmente em mp3 ou qualquer outro formato.

WMA não aconselho.
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor alr_tech » Sexta Fev 05, 2010 15:42

boas

exacto, só uma questão... embora a maioria dos leitores ópticos suporte mp3, isso inclui leitores dos carros, pelo menos os mais modernos, o mesmo não se passa para o AAC...
o WMA, só poucos o lêm, fora do windows, é claro...

é claro, que estou um pouco fora das conversões...
não sei se há bons conversores de AAC para MP3, que serve perfeitamente para ouvir no carro...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor ecrã_azul » Sexta Fev 05, 2010 16:55

Pois também pensei nisso e estou a partir do principio que o próprio i-tunes faça essa mesma conversão, pois existe no programa uma opção de gravar um CD.

É que no carro o leitor apenas lê CD's de musica, não lê MP3, daí ser-me-á mais "benéfico" a conversão de AAC para "leitura normal em CD".

Tanto que, para mim, quero esclarecer muito bem esta coisa de gravar CD's ou criar backups das musicas que compramos e se tenho forma de converter as mesmas, pois na impossibilidade disso considero ser o maior entrave que eu tenho em ir experimentar, tanto que a DECO avisa isso mesmo, que caso o PC avarie o I-tunes não recupera dados/musica que tinhamos no PC e que compramos. Nota negativa, no entanto até posso compreender a opção por causa da pirataria, mas depois temos o oposto, pois se compramos a musica devemos de poder fazer um backup sem restrinções.

Obrigado aos dois.
Asus A8N-E
2 GB Mem DDR
NVidia GeForce 6600 GT
ecrã_azul
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor MetalFatigue » Sábado Fev 06, 2010 1:00

ecrã_azul Escreveu:Tanto que, para mim, quero esclarecer muito bem esta coisa de gravar CD's ou criar backups das musicas que compramos e se tenho forma de converter as mesmas, pois na impossibilidade disso considero ser o maior entrave que eu tenho em ir experimentar, tanto que a DECO avisa isso mesmo, que caso o PC avarie o I-tunes não recupera dados/musica que tinhamos no PC e que compramos.

Posso estar enganado, pois nunca comprei música no iTunes. No entanto julgo que a música fica acessível para ouvires onde quiseres. Ou seja podes sacar para o PC em que estás. até um limite de 4PCs se não estou em erro. se atingires o limite tens de desautorizar todos os PCs e voltar a autorizar 1 a 1. Já tive de fazer isto, já que apesar de nunca lá ter comprado nada uso o itunes e alguns serviços que dependem de uma conta (genius por exemplo). Funciona de uma forma semelhante ao serviço Steam penso eu.

Ou seja o backup é a tua própria conta do iTunes. Sempre que quiseres é só descarregar.

Em relação à gravação de CDs penso também que o próprio iTunes o faça. Nunca experimentei, mas há a opção de gravar uma playlist para um CD.

Se vais gravar em CD-audio é uma boa opção o itunes e AAC. DRM é sempre chato. Sei que eles andavam a tentar colocar todas as musicas sem DRM a que davam o nome de itunes plus. Não sei se já assim é ou se ainda há musicas com DRM.

EDIT: Encontrei isto, parece que já não há DRM no itunes o que é excelente.

@alr_tech
Recentemente tive a necessidade de converter Flac em AAC e descobri este programa muito bom dbpoweramp. Converte práticamente tudo apesar de precisar em certos casos de codecs externos. por exemplo o do AAC fui buscar os do nero. Mas está muito bom, simples e poderoso. até faz uso dos varios cores.
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor ecrã_azul » Segunda Fev 08, 2010 10:49

Olá a todos.

Este fim-de-semana tive a oportunidade de explorar um pouco mais esta aplicação que me parece muito boa para gerir as nossas musica, vídeos, etc.

De facto existem algumas limitações: passagem das musicas para outros PC’s bem como um limite de gravação das playlists para CD’s.

Percebo as limitações, no entanto se compro uma musica, logo pago os respectivos direitos de autor/protecção da propriedade intelectual, posso utilizar como me bem provier a musica ou outros ficheiros que ali estão disponíveis.

De facto se a maioria das musicas está “livre” outra ainda tem as referidas limitações de cópia.

Posto isto…desinstalei, porquê?
Porque é exigida a associação de um cartão de crédito, sem a opção de escolha do pay pal ou do nosso MB net, sendo estas as minhas escolhas para pagamentos na net, não me sinto à vontade em associar a mais um site o meu cartão.

Com grande pena minha, pois a compra neste site para além de ser mais económica, pois encontrei outros artistas a preços mais reduzidos do que numa loja da especialidade permite ainda escolher no conforto da nossa casa e com qualidade.

Obrigado pelas respostas mais uma vez.
Asus A8N-E
2 GB Mem DDR
NVidia GeForce 6600 GT
ecrã_azul
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Kayn » Segunda Fev 08, 2010 14:06

Sem querer dissuadir ninguém de fazer a coisa correcta mas esses gajos complicam muito o que pode ser simples. Acaba por ser mais simples ir a um site de torrents, meter o album a sacar no formato pretendido (mp3 porque funciona com tudo em todo lado), sem qualquer tipo de restrições ou hassles e acabou.
Detesto o itunes, programa horrívelmente pesado e os ipods pelo sistema manhoso e nada prático que usam para meter e guardar la a musica, para nao dizer que sao excessivamente caros para o que sao, mas isso sao outras águas. E tens razao, ainda que nao seja usado, obrigam a associacao de um cartao de crédito para fazer uma conta, coisa que nao me agrada.
Em suma, no teu lugar, eu escolhia mp3 pela universalidade do formato e porque a diferenca sonora na pratica nao é nada de muito relevante.
Mas é mesmo so a minha opiniao.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor ecrã_azul » Segunda Fev 08, 2010 16:59

Ois

De facto é um bocado chato esta restrição quanto à forma de pagamento, no entanto este será porventura um sistema mais justo para ambas as partes: o ouvinte e o criador/compositor.

Atenção que não condeno quem utiliza os sites de torrents, pois cada um é livre de tirar o quer que seja e então sujeita-se às repercussões legais que tal acção implique.

No entanto na minha busca por algo mais concreto, achei este i-tunes muito bom, independentemente da opinião que tenho da Apple e dos seus PC’s/software/gadget…mas isso são outras histórias.

Em conclusão e daquilo que aprendi:

1 – MP3 para generalizar o uso da musica que compramos (já sabia);
2 – Itunes tem preços mais reduzidos do que o mesmo trabalho discográfico adquirido numa loja;
3 – Se confiamos na Apple é obrigatório a associação de um cartão visa à conta para comprarmos música;
4 – Ainda existem algumas limitações quanto à forma como gerimos a musica que compramos;
5 – A utilização do I-Tunes só é optimizada quando associada a outros gadgets da mesma companhia, por exemplo: a sincronização que é possível fazer-se como I-Pod.

Boas compras na net.
Asus A8N-E
2 GB Mem DDR
NVidia GeForce 6600 GT
ecrã_azul
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor MetalFatigue » Segunda Fev 08, 2010 20:13

Kayn, não concordo. Eu como disse nunca comprei nada no iTunes, no entanto gosto do programa. É pesado sim sr. Mas nenhum organiza tão bem quanto ele a meu ver. E as smart lists estão muito bem feitas e poderosas. além de que é um player com interface bastante atraente e simples, sem deixar de ser poderosa. No 9 nota-se que houve alguma atenção em termos de gastos de recursos, mas ainda podia ser mais melhorado.

Defeitos todos têm. Este é ser algo pesado e o monopólio da apple em relação aos players concorrentes ao iPod. Ou seja uma falta de conexão com outros players que não o iPod.

@ecrã_azul quase que juro que o Mbnet funciona. Já foi à muito tempo que lá coloquei e nunca tive cartão de crédito. Se aquilo não dá para associar um cartao de débito então foi de certeza Mbnet. Escolhe mastercard. Muita gente tenta o Visa, mas normalmente só funciona escolhendo como mastercard.
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor ecrã_azul » Terça Fev 09, 2010 8:45

MetalFatigue Escreveu:Kayn, não concordo. Eu como disse nunca comprei nada no iTunes, no entanto gosto do programa. É pesado sim sr. Mas nenhum organiza tão bem quanto ele a meu ver. E as smart lists estão muito bem feitas e poderosas. além de que é um player com interface bastante atraente e simples, sem deixar de ser poderosa. No 9 nota-se que houve alguma atenção em termos de gastos de recursos, mas ainda podia ser mais melhorado.

Defeitos todos têm. Este é ser algo pesado e o monopólio da apple em relação aos players concorrentes ao iPod. Ou seja uma falta de conexão com outros players que não o iPod.

@ecrã_azul quase que juro que o Mbnet funciona. Já foi à muito tempo que lá coloquei e nunca tive cartão de crédito. Se aquilo não dá para associar um cartao de débito então foi de certeza Mbnet. Escolhe mastercard. Muita gente tenta o Visa, mas normalmente só funciona escolhendo como mastercard.

Bem não me tentes que ainda vou experimentar outra vez... logo à noite tento outra vez.
Asus A8N-E
2 GB Mem DDR
NVidia GeForce 6600 GT
ecrã_azul
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor MetalFatigue » Domingo Fev 14, 2010 0:39

Bem fiquei curioso e fiz a minha 1ª compra...lol

Resolvi experimentar. Não só fiquei curioso com a cena do DRM como não encontrava um album aqui por outros meios...e o preço até estava bom para um album duplo (25 musicas por 8€). E foi Mbnet sem problemas. ;)

Não tem DRM. São ficheiros AAC (*.m4a) de 256Kbits (os com DRM são de 128Kbits). Passei para um TMN silverbelt por usb e o windows media player está a tocar. Ainda não experimentei se dá para sacar por outro aparelho onde tenha o itunes com a minha conta. Mas tenho quase a certeza que dá.

Direi qualquer coisa amanhã experimento no portátil.
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor ecrã_azul » Quinta Fev 18, 2010 16:25

Olá.

Só agora vi o teu post...

Tentei a semana passada o registo depois de instalar novamente o programa, mas não o consegui pois quando chego à parte em que me pedem o Visa, não consigo ultrapassar essa etapa, logo não consigo fazer sequer o registo sem que tenha de dar um numero de visa...ora como o MBnet emite um numero apenas para uma utilização, nada feito.

De facto é com pena minha que vejo bons albuns a preços porreiros e de compositores que não consigo encontrar nas lojas do costume...se calhar ainda enviou um e-mail aos gaijos...

E a musica corre no portátil
Asus A8N-E
2 GB Mem DDR
NVidia GeForce 6600 GT
ecrã_azul
Aprendiz
Aprendiz

Próximo

Voltar para Outro Software

Quem está ligado: