Duvida Discos Externos eSATA

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Duvida Discos Externos eSATA

Mensagempor BigJazz » Quarta Fev 10, 2010 8:55

Boas

A minha board (GA-MA790FXT-UD5P) tem 10 portas Sata, 6 pela controladora SB750 e 4 pela JMB322.
Actualmente tenho 3 discos de 500 gigas dentro do pc e dois externos de 1 tera cada ligados via esata.
Estavam todos ligados na controladora SB750, entretanto resolvi fazer uma limpeza ao interior do pc, e quando voltei a ligar os discos resolvi ligar os dois externos a controladora JMB322 e activar nessa controladora o modo AHCI para poder ligar e desligar os discos sempre que quisesse.
A ligação esata é feita através de um Sata bracket com duas portas esata e uma de alimentação.
Inicialmente fiz a ligação nas portas GSATA2_0 e na GSATA2_1, e fiquei a pensar que um dos discos tinha ido a vida, pois só um é que era reconhecido.

Desliguei os dois e liguei só um primeiro na porta 0 e depois na porta 1, tendo funcionado nas duas portas, ai pensei (pronto o outro esta marado), mas por descargo de consciência, experimentei o outro também tendo ficado um bocado baralhado pois também funcionou nas duas portas, ou seja os discos estão os dois bons mas só funcionava um de cada vez quando ligados as portas 0 e 1, resolvi então ligar o que estava na porta 1 à porta 2 e ficaram os dois a funcionar, mas não encontrei explicação para isto.
Está-me a passar alguma coisa ou a controladora JMB322 está constipada?
Imagem
AMD Phenom II X4 955 3,2Ghz * Gigabyte MA790FXT-UD5P * Corsair Dominator 2x2048MB DDR3 PC12800 * Asus EAH4770 Formula/DI/512M DDR5 * NOX Apex 700W * 2 x Seagate 500gb sata 2 + 1 Samsung 1Tb sata 2 * Hauppauge WinPvr 250 * Vista Ultimate 32bits
BigJazz
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jul 16, 2003 13:03

Mensagempor alr_tech » Quarta Fev 10, 2010 14:27

boas

hum....
a activação do AHCI trás complicações para o SO...
geralmente, e ainda não entendi bém, a mudança de IDE (compatibilidade) para AHCI/RAID, obriga à reinstalação do SO...

embora algumas controladoras, com drivers mais recentes, isto já não seja necessário...
mas, para complicar ainda temos de juntar o overlay, dado por cada fabricante do HD, para a resposta de shake hand que surge quando o hardware (controladora) "descobre" que se ligou uma drive...
ou seja, a controladora tem de descobrir que tipo de drive é... capacidade, características suportadas, etc...
pode acontecer, por diversos problemas, que esta detecção falhe...

que penso que foi o que aconteceu contigo...

ainda não brinquei o suficiente com o assunto, para te dizer mais...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor BigJazz » Quarta Fev 10, 2010 15:26

Obrigado,

Entretanto como disse nas portas 0 e 2 já funcionam os dois, mas desactivei o AHCI na bios pois o windows demora mais tempo a arrancar, por vezes fica uns segundos parado quando esta a detectar os discos na controladora JMB322, com os discos com a alimentação ligada ou não.
O unico senão é que quando preciso de ligar a alimentação de um deles, tenho que ir ao gestor de dispositivos e pedir para detectar novo hardware.
AMD Phenom II X4 955 3,2Ghz * Gigabyte MA790FXT-UD5P * Corsair Dominator 2x2048MB DDR3 PC12800 * Asus EAH4770 Formula/DI/512M DDR5 * NOX Apex 700W * 2 x Seagate 500gb sata 2 + 1 Samsung 1Tb sata 2 * Hauppauge WinPvr 250 * Vista Ultimate 32bits
BigJazz
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jul 16, 2003 13:03

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes