A minha board (GA-MA790FXT-UD5P) tem 10 portas Sata, 6 pela controladora SB750 e 4 pela JMB322.
Actualmente tenho 3 discos de 500 gigas dentro do pc e dois externos de 1 tera cada ligados via esata.
Estavam todos ligados na controladora SB750, entretanto resolvi fazer uma limpeza ao interior do pc, e quando voltei a ligar os discos resolvi ligar os dois externos a controladora JMB322 e activar nessa controladora o modo AHCI para poder ligar e desligar os discos sempre que quisesse.
A ligação esata é feita através de um Sata bracket com duas portas esata e uma de alimentação.
Inicialmente fiz a ligação nas portas GSATA2_0 e na GSATA2_1, e fiquei a pensar que um dos discos tinha ido a vida, pois só um é que era reconhecido.
Desliguei os dois e liguei só um primeiro na porta 0 e depois na porta 1, tendo funcionado nas duas portas, ai pensei (pronto o outro esta marado), mas por descargo de consciência, experimentei o outro também tendo ficado um bocado baralhado pois também funcionou nas duas portas, ou seja os discos estão os dois bons mas só funcionava um de cada vez quando ligados as portas 0 e 1, resolvi então ligar o que estava na porta 1 à porta 2 e ficaram os dois a funcionar, mas não encontrei explicação para isto.
Está-me a passar alguma coisa ou a controladora JMB322 está constipada?