Cabo Blindado

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Cabo Blindado

Mensagempor Cyclonix » Terça Jan 12, 2010 10:39

Necessito de ligar um cabo de rede do router até uma PS3, e para isso precisso de um cabo de rede de 5 mts. O problema é que vou ter de passar esse cabo por uma calha onde já estão o cabo de electricidade e o cabo de rede (ZON), e como tal necessitava de saber se é necessario um cabo blindado visto o que irá passar junto a um cabo de electricidade? Será que posso meter alguma protecção na calha a dividir os dois cabos (neste caso seria uma cabo de rede normal) para não haver interferencias?

Obrigado
Miguel
Cyclonix
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Ago 08, 2003 16:38

Mensagempor Fresh_fruit » Terça Jan 12, 2010 12:04

Nao teras problemas ... actualmente o cabo UTP já vem bem isolado e nao é muito sensível à potencia da energia domestica ...

Há cabos blindados como o sftp e tal ... mas nao justifica no teu caso.
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor t-o-r-r-e-s » Segunda Jan 18, 2010 11:11

E ja agora aproveito para perguntar, qual a vantagem de colocar um imen num cabo de rede? E porque normalmente so se coloca numa das pontas e não nas duas?

Cumps
Filipe L.
t-o-r-r-e-s
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Dez 30, 2005 17:22

Mensagempor cyberj » Segunda Jan 18, 2010 11:43

t-o-r-r-e-s Escreveu:E ja agora aproveito para perguntar, qual a vantagem de colocar um imen num cabo de rede? E porque normalmente so se coloca numa das pontas e não nas duas?

Cumps
Filipe L.

8O 8O 8O 8O 8O Colocar um Imen no cabo de rede? Onde viste isso?

À mais de 10 Anos que trabalho em Networking, e nunca vi um cabo UTP com um Imen....

Parto do principio que deves estar a falar dequeles filtros que estão por exemplo nos cabos VGA dos monitores...

Mas esses "filtros" não são usados nos cabos de rede... nem sequer na cat 6.
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor alr_tech » Segunda Jan 18, 2010 12:55

boas

não é um imen... :lol:
mas, sim um anel de ferrite....

mas, tal como foi dito devido ás caracterisitcas do cabo de rede, não é passível de se usar tal...

sim , existe cabo blindado (FTP (foiled twisted pair) e STP (shielded twisted pair)) e não blindado (UTP)...
os cabos com blindagem são mais grossos e tal como foi dito só são usados em situações de extrema interferência como zona de maq. em fábricas etc...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor t-o-r-r-e-s » Segunda Jan 18, 2010 16:42

Onde trabalho todos os cabos deles tem de um dos lados isso, aqueles "imens" como os cabos das maquinas fotograficas tem por exemplo. Não sei se estão a ver. Alguns foram montados por eles, outros já vem com o cabo e nem sequer saem.
t-o-r-r-e-s
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor cyberj » Segunda Jan 18, 2010 17:50

t-o-r-r-e-s Escreveu:Onde trabalho todos os cabos deles tem de um dos lados isso, aqueles "imens" como os cabos das maquinas fotograficas tem por exemplo. Não sei se estão a ver. Alguns foram montados por eles, outros já vem com o cabo e nem sequer saem.

Nunca vi tal coisa num cabo UTP..... Até porque não estou a ver a "ferrite" a funcionar com cabos "torcidos"...

Posso dizer-te que aqui na cisco, nunca ninguém ouviu falar disso, pois fui perguntar...lol
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor t-o-r-r-e-s » Segunda Jan 18, 2010 20:36

Ei de tirar foto e depois ponho aqui.

Mas tambem não tem nada que saber, é um cabo CAT5e preto com fichas RJ45 mas não foi feito, pois estão cravadas, e tem a tal ferrite que tambem não sai.
Depois tem la cabos feitos por eles que nota-se logo pelas fichas RJ45 e a ferrite já é comprada, pois consegue-se tirar.
t-o-r-r-e-s
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor cyberj » Terça Jan 19, 2010 12:17

t-o-r-r-e-s Escreveu:Ei de tirar foto e depois ponho aqui.

Mas tambem não tem nada que saber, é um cabo CAT5e preto com fichas RJ45 mas não foi feito, pois estão cravadas, e tem a tal ferrite que tambem não sai.
Depois tem la cabos feitos por eles que nota-se logo pelas fichas RJ45 e a ferrite já é comprada, pois consegue-se tirar.

OK, tenho novidades sobre este assunto...

Na literatura antiga aqui na cisco, encontrei referencia a esse tipo de cabo....

A cisco à uns anos atras recomendava que o cabos UTP para os Switchs industriais deveriam ter essa protecção electromagnética.. pois supostamente seriam para ser usadas em ambientes Hostis como numa fabrica na linha de produção.

Com o aparecimento da Cat5, Cat5E, e Cat6 a cisco deixou de os recomendar.

por acaso esses cabos não são Interasys?
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor cesar1 » Quinta Fev 18, 2010 16:29

Boas!
Desculpem a minha observação, mas fiquei com uma "dúvida".

Os cabos UTP são, como o próprio nome indica, Unshielded. Como pode então um cabo UTP para os Switchs industriais ter protecção electromagnética? Para isso usasse o STP ou o S/STP, Shielded ou Screened shielded.

E os cabos, independentemente da categoria, são ou não blindados. Encontras cabos da Cat7 - cabos recomendados para redes 10GB -
sem blindagem.

Acho que para ti, Cyclonix, não precisas de um cabo Blindado (S), bastante um sem blindagem (U), uma vez que os cabos da corrente eléctrica já estão isolados. O que eu te recomendava era usar um cabo de uma categoria melhor, como uma Cat5E ou Cat6, pois a qualidade será melhor quando ligares a tua ps3 ao router.

Um abraço!
cesar1
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jan 22, 2009 13:43

Mensagempor cyberj » Quinta Fev 18, 2010 16:32

cesar1 Escreveu:Boas!
Desculpem a minha observação, mas fiquei com uma "dúvida".

Os cabos UTP são, como o próprio nome indica, Unshielded. Como pode então um cabo UTP para os Switchs industriais ter protecção electromagnética? Para isso usasse o STP ou o S/STP, Shielded ou Screened shielded.

E os cabos, independentemente da categoria, são ou não blindados. Encontras cabos da Cat7 - cabos recomendados para redes 10GB -
sem blindagem.

Acho que para ti, Cyclonix, não precisas de um cabo Blindado (S), bastante um sem blindagem (U), uma vez que os cabos da corrente eléctrica já estão isolados. O que eu te recomendava era usar um cabo de uma categoria melhor, como uma Cat5E ou Cat6, pois a qualidade será melhor quando ligares a tua ps3 ao router.

Um abraço!

Uma coisa é os cabos serem blindados... (com malha de aço em volta dos condutores.... outra coisa é o cabo ter uma peça de ferrite agarrado...
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor cesar1 » Quinta Fev 18, 2010 17:59

Ah... ok, escapou-me esse pormenor.

Mas mesmo assim, os únicos cabos que conheço que têm ferrite são cabos de vídeo, nunca vi um cabo de rede assim, e ao estudar topologias de rede, nunca vi esse aspecto, mesmo quando se usava cabos coaxiais.
É um pormenor interessante saber que afinal existiu esse tipo de cabo, by cisco!
cesar1
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jan 22, 2009 13:43

Mensagempor cyberj » Sexta Fev 19, 2010 12:05

cesar1 Escreveu:Ah... ok, escapou-me esse pormenor.

Mas mesmo assim, os únicos cabos que conheço que têm ferrite são cabos de vídeo, nunca vi um cabo de rede assim, e ao estudar topologias de rede, nunca vi esse aspecto, mesmo quando se usava cabos coaxiais.
É um pormenor interessante saber que afinal existiu esse tipo de cabo, by cisco!

Pois... eu tambem não os conhecia... tive de investigar muito para os encontrar :D
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor MiguelZ » Sexta Fev 19, 2010 23:14

Fresh_fruit Escreveu:Nao teras problemas ... actualmente o cabo UTP já vem bem isolado e nao é muito sensível à potencia da energia domestica ...

Há cabos blindados como o sftp e tal ... mas nao justifica no teu caso.

o cabo utp é "Unshielded" ou seja não é blindado.
Compra um STP
Imagem
MiguelZ
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Dez 13, 2005 11:33

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes