PROBLEMA: 1 ROUTER 4PORT COM 4 SWITCHS 24 PORT

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

PROBLEMA: 1 ROUTER 4PORT COM 4 SWITCHS 24 PORT

Mensagempor JDPAS » Segunda Fev 22, 2010 20:51

Oi pessoal. Se me puderem ajudar neste quebra cabeças, era óptimo. Aqui vai:

- Modem Thomsom CABO
- 1 router Linksys 4 port rj45 DSL/CABLE

- 1 switch CentreCom 10/100 24 port
- 1 switch Trendnet Gigabit 16 port
- 1 switch D-Link 10/100 16 port
- 1 switch Linksys 10/100 8 port

- 4 AP's SMCWEB-N

Com este equipamento, tenho sérios problemas em que o router atribua no mínimo 80 IP's quando, a meu ver, deveria atribuir sem probelmas num range de 192.168.1.10 até 192.168.1.200 para partilha de internet e rede.

São 4 switch: 1 switch = 1 porta do router
Cada porta de cada switch = 1 PC

Ao switch de 8 portas estao ligados os AP's todos com o mesmo SSID.

PROBLEMA: Não consigo ter 100 PC's estáveis com internet e rede, seja com IP's dinâmicos ou fixos, e só fazendo DHCP renew/release várias vezes ao dia é que se mantém estável por umas horas.

Se alguém puder opinar sobre isto....ou alguma questão que me ajude a clarificar o problema....

Tudo
JDPAS
Novato
Novato

Registado: Segunda Fev 22, 2010 20:17

Mensagempor alr_tech » Terça Fev 23, 2010 10:48

boas

compras um routerzeco.... daqueles que todos nós temos em casa e está à espera de servir 100 clientes???
achas que eles tem a capacidade de funcar como servidor de DHCP e DNS para eles todos ?

esses router estão preparados apenas para servir até um max de 20 clientes...
e mesmo assim aconselho a mudar os parâmetros dos TTLs e refreshing...

pensa em criar um servidor de DHCP e DNS em linux...
estuda um pouco de redes... para configurares bem a coisa..

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor CrOhN » Terça Fev 23, 2010 14:02

Eu acho que o problema maior é os switchs estarem ligados através do router. Experimenta ligálos entre eles, e o router ligado a uma das portas de um deles.
CrOhN
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jun 04, 2007 14:26

Mensagempor cesar1 » Terça Fev 23, 2010 14:17

É normal teres assim tanto problemas.

Estás a por uma só cozinheira, que sempre trabalhou na cozinha de casa, a alimentar 8 restaurantes diferentes, com umas 80 pessoas famintas e insaciáveis lá dentro e que podem ir até as 180....

O teu routerzeco não está preparado para tanto, por isso tens que renovar as ligações, porque o router está tão ocupado que, meus deus, nem sabe por onde se há de virar. Se calhar, para evitar problemas desses, era melhor pensar numa solução mais eficaz, que vai na direcção de comprar Senhor Router para poder aguentar com esses 80 clientes pendurados, ou então reduzes o número de restaurantes e pedes clientes menos famintos.

E como também já foi dito, um servidor ia-te mesmo a calhar, porque com tanta gente vêm outras necessidades, e com linux consegue-se relativamente fácil ter um servidor com DNS e DCHP, não gastas assim tanto. Se calhar num dos teus postos até tens uma maquinazinha boa para isso.
cesar1
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jan 22, 2009 13:43

Mensagempor JDPAS » Quarta Fev 24, 2010 21:51

Pois, a primeira coisa que pensei foi mesmo que o routerzeco não aguentava aquilo tudo.
Criar um servidor DHCP e DNS em Linux será uma solução a considerar, mas que não me resolve o problema pra tão breve o quanto eu gostaria.

Alguém me dá uma sugestão para um SENHOR ROUTER?

cumps
JDPAS
Novato
Novato

Registado: Segunda Fev 22, 2010 20:17

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes