Checksum error para 32 bit somente

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Checksum error para 32 bit somente

Mensagempor Tonux » Quarta Mar 24, 2010 20:28

Olá

Estou a trabalhar com um computador que tem um processador intel E7500 duo cujas instruções são de 64 bit. Tenho, também um gravador de cd/dvd. Pois bem, quando gravo um cd de uma distro linux de 32 bit dá-me sempre erro e não o consigo instalar. Se for um linux de 64 bit já não tenho o erro.
Por outro lado, se gravo um cd de linux de 32 bit num gravador de cd/dvd num sistema de 32 bit já não aparece o erro.
Qual será o problema? Como poderei resolver isto? Obrigado.
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Dez 22, 2004 21:16

Mensagempor alr_tech » Quinta Mar 25, 2010 12:19

boas

é muito estranho...
embora esse CPU seja de 64bits ele permite a retrocompatibilidade de 32bits...
é um técnica já muito antiga de separar uma palavra de 64bits em duas...
todos os CPUs modernos seguem este conceito...

a menos que tenhas alguma bios esquisita que coloque o CPU em modo protegido....
é assim que ele trabalha...

agora tu falas em erro....
nunca tive esse problema....
o pessoal que usa sistemas puros de 64bits, é poderá dizer se encontraram alguns problemas em gravar CD/DVDs de sistemas de 32bits...
embora eu nunca tenha sentido tal..

aconselho a correr antivirus e antiadware....
verificar se o gravador, tem um firmware recente...
verifica se o software que usas para gravar os CD/DVDs foi compilado em sistemas de 64bits...
se for um programa gravado só para 32bits, pode em algumas situações dar erro...

porque não estou a ver qual o problema...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Tonux » Sexta Mar 26, 2010 16:43

Bem, há mais dados. Testei a RAM (que podia ser o problema) e não deu erro.
Como tenho o Windows7 de 32 bit também instalado neste computador e tendo como software de gravação o AShampoo, resolvi fazer a experiência com este (é pena que seja shareware :cry: ). E não deu erro! Curioso, no mínimo. A seguir vou experimentar com uma unidade portátil USB, usando o k3b e o AShampoo (se ainda me restar algum tempo de utilização grátis :mrgreen: )
De notar que eu não referi que as drives CD/DVD que estão no computador são SATA. Não sei se isto terá alguma influência...

Edit: Quanto a vírus, air_tech, o problema não se coloca, penso eu, pois os problemas que tive foi em linux com o programa k3b de gravação. Obrigado pela tua resposta à minha dúvida.
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor alr_tech » Sexta Mar 26, 2010 17:06

boas

podias ter dito que era em linux...
de qq maneira o que disse permanece válido...
( :wink: tb há virus e adware para linux... felizmente é menos... e as infecções são mais difíceis....)

deve ser um bugzito qq... o 64 bits anda sempre um pouco atrás que os sistemas de 32bits.... afinal, o pessoal está muito mais habituado a programar em 32bits..

fizeste uma pesquisa na distro respectiva?
talvez alguém num forum tenha tido mesmo problema..

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor Tonux » Sábado Mar 27, 2010 0:45

alr_tech Escreveu:boas

podias ter dito que era em linux...
de qq maneira o que disse permanece válido...
( :wink: tb há virus e adware para linux... felizmente é menos... e as infecções são mais difíceis....)

deve ser um bugzito qq... o 64 bits anda sempre um pouco atrás que os sistemas de 32bits.... afinal, o pessoal está muito mais habituado a programar em 32bits..

fizeste uma pesquisa na distro respectiva?
talvez alguém num forum tenha tido mesmo problema..

cumps

Olá air_tech

Depois de ter feito vários testes, cheguei à conclusão que há incompatibilidade entre o meu hardware CD/DVD e os programas de gravação do linux, nomeadamente o k3b. No windows7 32 bit tudo bem com o Ashampoo. Tenho que procurar se há alguma configuração especial do k3b que possa resolver este erro.. Depois direi algo.
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Tonux » Sábado Mar 27, 2010 4:03

Olá

A última solução era instalar uma distro linux de 64 bit optimizada para intel. Escolhi o OpenSuse 11.2 ambiente gnome. Como não tinha de raíz o k3b tive que o instalar posteriormente. É um k3b de 64 bit. Fiz então a experiência e nada de erro. Tudo 'limpinho'. Cheguei à conclusão que é o k3b de 32 bit que é incompatível co o meu hardware.
Aproveito para dizer que este SO é sensivelmente mais rápido que os de 32 bit.
Tonux
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor alr_tech » Sábado Mar 27, 2010 11:23

boas

modernamente é o SO que controla os acessos ao hardware...

mesmo os drivers quer incluídos no kernel quer como módulos, tem de se entender...

em resumo se o kernel for de 64 bits... tens de arranjar software preparado para compilar em 64 bits...

não existe kerneis preparados só para intel...
para dizer a verdade depois da instalação deves correr os utilitários de configuração do kernel e dos drivers para os optimizares para o CPU respectivo, assim como para as extensões implementadas...

mas, ainda bém que resolveste o problema...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes