ao instalar o windows , nao detecta nenhum disco na unidade

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

ao instalar o windows , nao detecta nenhum disco na unidade

Mensagempor karrada » Sábado Abr 03, 2010 10:22

oi pessoal aqui do HARWARE tenho um problema com um pc que adquiri recentemente, desde que o adquiri que ele já tinha este problema!!Ao ligar o pc aparece uma tela preta a dizer : disk boot failure , please insert disk and press enter!!disseram-me que era do disco rigido que tava avariado, a verdade é k ele realmente fazia muito barulho!comprei um novo da WD de 1.5Tb , como o pc é um pentium 4 tive de comprar um conversor de IDE para SATA , mas a verdade é que mesmo assim quando vou pa tentar insalar o windows xp aparece que nao encontrou nenhum disco na unidade, como nao tem nenhum disco na unidade como é óbvio quando carrego no enter dá um erro!!Por favor ajdem-me!já começo a ficar desespeado!! :([/b]
karrada
Novato
Novato

Registado: Sábado Abr 03, 2010 9:30

Mensagempor Mercy_PT » Sábado Abr 03, 2010 11:19

Estas a instalar que windows? XP? Caso seja precisas fazer o load dos controladores Sata (cd da MotherBoard) no ínicio do setup do windows (quando aparece a opção de carregar em F6)
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor banido » Sábado Abr 03, 2010 11:26

Para instalares um disco sata, no XP precisas drivers. Provavelmente vieram com o conversor que adquiriste.
Qd arrancares com a instalação do XP, no inicio, ainda com o ecran azul, aparece-te a opção para teclares "F6", para instalares "third party" drivers.

Espero ter ajudado.

Cumpz
banido
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Jul 01, 2005 23:18

Mensagempor karrada » Sábado Abr 03, 2010 11:30

Sim..é o XP..o problema é que eu nao tenho o cd da motherboard!!porque este computador foi-me dado por um familiar e ele já nao tem os cd's!!será que me pódes dizer se á alguma maneira de eu poder arranjar esse cd?? :?
karrada
Novato
Novato

Mensagempor karrada » Sábado Abr 03, 2010 11:36

Comprei o adaptador novo através do ebay mas nao trazia mais nada só mesmo o adaptador!!nao dá pa arranjar as drivers de outra forma?? :?
karrada
Novato
Novato

Mensagempor karrada » Sábado Abr 03, 2010 12:13

Mercy_PT Escreveu:Estas a instalar que windows? XP? Caso seja precisas fazer o load dos controladores Sata (cd da MotherBoard) no ínicio do setup do windows (quando aparece a opção de carregar em F6)

Alguem me pode dizer onde arranjo as drivers para o disco rigido!!??? :cry:
karrada
Novato
Novato

Mensagempor banido » Sábado Abr 03, 2010 16:01

Confirma só isto que eu penso ser a tua realidade:

1 - Compraste um disco Sata.

2 - A tua motherboard nao tem Sata (logo o cd nao vai ter drivers sata)

3 - Compraste um conversor ide-sata, para ligar o disco á board. (diz qual o modelo, para ver se te ajudamos).

Cumpz
banido
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Jul 01, 2005 23:18

Mensagempor alr_tech » Segunda Abr 05, 2010 10:23

boas

exactamente, vais necessitar de drivers da mobo...
drivers, se existentes, desse conversor...

assim, indica o fabricante/modelo da board...
o fabricante/modelo do conversor ide/SATA...

quando ligas o PC, faz DEL, para aparecer a bios, procura pelo reset e depois pelo load defaults..

os HDs não tem drivers... as controladoras é que sim..

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Mercy_PT » Segunda Abr 05, 2010 15:22

O teu "adaptador" IDE-SATA não trazia um cd com ele? Deve trazer e é desse cd que precisas no inicio do setup do XP para ele reconhecer o interface e por ai conseguir "ver" o disco SATA.
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor karrada » Segunda Abr 05, 2010 18:53

Mercy_PT Escreveu:O teu "adaptador" IDE-SATA não trazia um cd com ele? Deve trazer e é desse cd que precisas no inicio do setup do XP para ele reconhecer o interface e por ai conseguir "ver" o disco SATA.

nao!!!na trazia nada!nenhum cd mesmo!!já tentei com um bootcd ligár-me á net e tentar sacar algum programa pa faxer actualizacao das drives mas na consigo nada!!pois na consigo pôr os programas a correr!!dá sempre erro!deve ser por na ter o disco!!nao sei mesmo mais o que fazer!!
karrada
Novato
Novato

Mensagempor karrada » Segunda Abr 05, 2010 19:04

banido Escreveu:Confirma só isto que eu penso ser a tua realidade:

1 - Compraste um disco Sata.

2 - A tua motherboard nao tem Sata (logo o cd nao vai ter drivers sata)

3 - Compraste um conversor ide-sata, para ligar o disco á board. (diz qual o modelo, para ver se te ajudamos).

Cumpz
sim comprei um disco sata da wd de 1.5tb!!a motherboard é IDE, é um pentium 4 3.0 ,e o conversor que eu comprei é igual a este!! http://cgi.ebay.com/2-5-3-5-Drive-SATA- ... 2eabdd6330 se precisáres de saber mais alguma coisa diz , que eu sinceramente já esgotei todas as hipóteses!!!brigado.. :o
karrada
Novato
Novato

Mensagempor Mercy_PT » Segunda Abr 05, 2010 20:58

Experimenta o suporte nativo do xp para sata.

Imagem
Imagem
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor alr_tech » Terça Abr 06, 2010 9:25

Boas
karrada Escreveu:.. comprei um disco sata da wd de 1.5tb!!a motherboard é IDE, é um pentium 4 3.0 ..
é discos de 1,5 Tb em IDE?
não creio que a bios consiga resolver o assunto...
entra na bios e vê se é detectado e informa, o quê...

não te esqueças de definir que o adaptador é master e tens de colocar na posição central do cabo de 80 fios...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Sugestão

Mensagempor Albnao » Segunda Abr 19, 2010 15:36

São muitas as soluções que se aponta nesta hora!
Talves xta serve de alguma coisa, tu queres instalar o S/O Win XP no teu Pc mais o sistema emite que não encontrou n1 hardwere, é simples independentemente da marca e modelo do teu Computador, entra na Bios vais em avançados no caso dos hp ou compaq, configurações no caso dos ibm, vai no modo de compatiblidade do HD, se xtiver modo sata passa para compativel ou IED compative, salva as alterações e inicia o aranke com o cd na drive e veras a maravilha!
Xtou muito entressado nos vossos artigos.
Albnao
Novato
Novato

Registado: Quarta Jan 27, 2010 13:09

Mensagempor alr_tech » Segunda Abr 19, 2010 16:08

boas

isso de facto era uma ideia.. o problema, é que só verdadeiro nas boards recentes...
a dele é já antiga, só tem controladora IDE..
ele comprou um disco SATA de 1,5Tb;
um adaptador SATA/IDE;

penso que o principal problema está no disco ser de 1,5Tb...
a bios não deve conseguir determinar uma geometria para tentar chegar a tal capacidade...
antigamente ainda traziam a geometria afixada no papel, mas, penso que os novos já não trazem..

depois temos o problema do conversor...
o qual não estou muito dentro do assunto..
teoricamente não deveria necessitar de drivers..
mas, só analisando o modelo em causa poderia obter mais certezas..

existe ainda um terceiro problema, a interface de alimentação SATA tem 3 tensões, em vez das duas usadas pelo IDE.
mas, a maioria dos HDs sata vem preparados para compatibilidade e como tal funcionam sem os 3,3v. usando apenas as tensões de 5V e de 12V.
se ele teve o azar de comprar um disco que necessita dos 3,3V, temos problema...

de qq maneira o Karrada, não disse mais nada, como tal não sabemos se ele resolveu o assunto ou não...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Próximo

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante