Hipertrofia - Planos de Treino

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor jim-lamego » Quarta Fev 03, 2010 17:27

lucky Escreveu:Agora esse exmplo do sexo não é o melhor, pois a grande maioria dos iniciados aprende por tentativa e erro, não vão a treinos antes... :mrgreen:

Não? lol
então repara , não é exactamente o que está a acontecer?
ELe quer fazer exercicios de musculação por tentativa e erro.
a teoria serve a partir do momento que tem Vivências e conhecem os limites do seu próprio corpo.

Musculação é uma coisa bem mais complicada é a postura , a respiração , limites articulares , exercicios recomendados e a evitar etc etc etc..

Como conclusão , cada corpo é único , e no desporto não existe relação directa Causa-efeito. logo é preciso ter algumas precauções adicionais.

Bota mas é os bracinhos ao chão enche umas boas flexões, umas elevações numa barra fixa , abdominais , se possivel nadar e correr.

exercicios simples e que te dão tudo que precisas este por exemplo.
http://www.webacademia.com.br/imagens/f ... a_nuca.jpg
Se não os consegues vencer , [(não te juntes a eles)] ....nem sequer tentes.
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 14, 2005 14:01

Mensagempor Ricardo.JQC » Quarta Fev 03, 2010 17:31

Tenho feito cerca de 40 flexões por dia enquanto não arranjo material. Com alguns abdominais, futebol, ténis.
Ricardo.JQC
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jul 07, 2007 10:20

Mensagempor lucky » Quarta Fev 03, 2010 23:10

jim-lamego Escreveu:
lucky Escreveu:Agora esse exmplo do sexo não é o melhor, pois a grande maioria dos iniciados aprende por tentativa e erro, não vão a treinos antes... :mrgreen:

Não? lol
então repara , não é exactamente o que está a acontecer?
ELe quer fazer exercicios de musculação por tentativa e erro.
a teoria serve a partir do momento que tem Vivências e conhecem os limites do seu próprio corpo.

Musculação é uma coisa bem mais complicada é a postura , a respiração , limites articulares , exercicios recomendados e a evitar etc etc etc..

Como conclusão , cada corpo é único , e no desporto não existe relação directa Causa-efeito. logo é preciso ter algumas precauções adicionais.

Bota mas é os bracinhos ao chão enche umas boas flexões, umas elevações numa barra fixa , abdominais , se possivel nadar e correr.

quando falei de iniciados falei de iniciados no sexo, e por isso disse que o exemplo não se aplicava, eu percebo bem o que queres dizer, e já viste que o aconselhei a ir a uns treinos antes, mas se ele não pode... a escolha é dele, só estou a dar umas dicas.
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor DJTDias » Quarta Fev 10, 2010 12:38

Bem uma das minhas cadeiras deste semestre foi prescriçao de exercicio.

Basicamente, se não tiveres outros problemas de saude associados:

Fazeres treino aerobio 3-5 vezes por semana, 50min-1hora (nao tem que ser seguido) = minimo 1000kcal.

Alimentação já disseram aqui algumas coisas acertadas mas nao te posso ajudar muito.

3 vezes por semana treino anaeróbio, cargas leves 10-12 repetiçoes(hiperplasia), cargas médias 8-10. Cargas pesadas -5/6 repetições(hipertrofia muscular).

Aconselho-te a treinares os musculos que pretendes "aumentar" todos os dias, coisas simples. Seja fazeres umas flexões de manhã , nao precisam de ser muitas. Se for todos os dias em 2 meses te garanto aumento da massa muscular.

(mais uma vez atenção a alimentação)

(ps estudante de medicina.)
DJTDias
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Abr 10, 2005 12:33

Mensagempor jim-lamego » Quinta Fev 11, 2010 1:02

DJTDias Escreveu:Bem uma das minhas cadeiras deste semestre foi prescriçao de exercicio.

Basicamente, se não tiveres outros problemas de saude associados:

Fazeres treino aerobio 3-5 vezes por semana, 50min-1hora (nao tem que ser seguido) = minimo 1000kcal.

Alimentação já disseram aqui algumas coisas acertadas mas nao te posso ajudar muito.

Ora tudo dito !
e deixa te lá de pesos....
faz mas é um bom treino aeróbio. bastantes xxx por semana...

DJTDias Escreveu:3 vezes por semana treino anaeróbio, cargas leves 10-12 repetiçoes(hiperplasia), cargas médias 8-10. Cargas pesadas -5/6 repetições(hipertrofia muscular).

bem aqui é que já discordo , pk hiperplasia , segundo alguns autores existe apenas numa fase inicial do músculo , quando ainda se estão a formar..
aqui não existe consenso na comunidade cientifica, se até 1 ano de idade ou até a puberdade se até a idade adulta.
Estudos mais recentes indicam que hiperplasia existe mas é pouco significativa. pelo menos em músculos, digamos "motores".

DJTDias Escreveu:Aconselho-te a treinares os musculos que pretendes "aumentar" todos os dias, coisas simples. Seja fazeres umas flexões de manhã , nao precisam de ser muitas. Se for todos os dias em 2 meses te garanto aumento da massa muscular.

(mais uma vez atenção a alimentação)

Treinamento visando a hipertrofia muscular deve ser realizado com intervalos curtos, não permitindo a recuperação total do sistema anaeróbio alático (ATP-CP), fazendo com que o organismo promova adaptações que induzam ao aumento do volume muscular.

REFERÊNCIAS
BOMPA, Tudor O. ; CORBACCIA, Lorenzo J. Treinamento de força consciente. Tradução de Dilmar Pinto Guedes. São Paulo: Phorte, 2000.

WEINECK, Jürgen. Treinamento ideal. Tradução de Beatriz M. R. Carvalho. 9. ed. São Paulo: Manole, 1999. 731p.

DJTDias Escreveu:(ps estudante de medicina.)

PS , Estudante de Ensino de Educação Física (1º ano Mestrado ), e licenciado em Ciências do deporto. :lol: :lol:
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor DJTDias » Domingo Fev 21, 2010 12:27

Wrong. Existe sempre alguma hiperplasia muscular, dependendo do tipo de exercicio.

Quanto ao resto em que citaste uma treta qualquer, aconselho-te a leitura do Guyton's Medical Fisiology, e eu tenho razão ;)
DJTDias
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Abr 10, 2005 12:33

Mensagempor jim-lamego » Segunda Fev 22, 2010 9:26

DJTDias Escreveu:Wrong. Existe sempre alguma hiperplasia muscular, dependendo do tipo de exercicio.

Quanto ao resto em que citaste uma treta qualquer, aconselho-te a leitura do Guyton's Medical Fisiology, e eu tenho razão ;)

Bem o DJTDias , não leste o que eu escrevi.
Segundo alguns autores a hiperplasia não existe, pelo menos a nivel de "treino muscular" e aumento do tamanho do musculo.

O Meu professor de anatomia que é cirurgião tb afirma que mesmo que exista, na melhor das hipoteses contribue em 8% apenas.

DJTDias Escreveu:Quanto ao resto em que citaste uma treta qualquer, aconselho-te a leitura do Guyton's Medical Fisiology, e eu tenho razão ;)

LOl , e se leres o que citei eu passo eu a ter razão... :D

Como já referi , não existe consenso , cada cabeça sua sentença.
Tu pelos vistos já escolheste um dos lados.

Cumps
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Nukke » Domingo Fev 28, 2010 13:56

Estão a confundir o tempo entre treinos e o tempo entre repetições dum mesmo treino..

Raramente se fazem exercícios do mesmo músculo em dias consecutivos, a ideia é alternar. Pode é recomendar-se um descanso de poucos segundos entre cada exercício.

Nukke.
I was five and he was sixWe rode on horses made of sticksHe wore black and I wore whiteHe would always win the fightBang bang He shot me downBang bang I hit the groundBang bang That awful soundBang bang My baby shot me down
Nukke
Moderador
Moderador

Registado: Terça Jan 20, 2004 19:23

Mensagempor jim-lamego » Domingo Fev 28, 2010 16:13

Nukke Escreveu:Estão a confundir o tempo entre treinos e o tempo entre repetições dum mesmo treino..

Raramente se fazem exercícios do mesmo músculo em dias consecutivos, a ideia é alternar. Pode é recomendar-se um descanso de poucos segundos entre cada exercício.

Nukke.

Não?
Vai depender do treino que queres fazer.
pode muito bem o objectivo do treino ser exactamente esse , não deixar que o músculo descanse. isso tem consequências , o músculo sofre alterações na sua constituição , de certa forma "adapta-se".

Tudo vai depender do que queres treinar.
:wink:
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Triple » Domingo Abr 11, 2010 13:41

Até doi ler cada coisa que aqui está escrita. :) Ora vamos lá.

jim-lamego Escreveu:Em simultâneo podes é ganhar uma Hérnia Discal(os inguinal) por exemplo ou danificar os meniscos ... etc etc etc etc.
Com halteres de 6KG? Que proeza!

jim-lamego Escreveu:Depois claro umas doses valentes de creatina , megamass ficas um autentico bicho (impotente mas um com cabedal).
Meu caro, acho que podias parar de bater na mesma tecla, até porque estás errado... Nem Creatina nem Megamass (que btw é um dos piores gainers disponiveis no mercado) provocam impotência, mas deve ser preciso pegar numa amostra de 100 pessoas durante uns aninhos e todos os dias ires lá confirmar as ereções, um a um. :roll:

jim-lamego Escreveu:queima mas é umas calorias numa boa bike ou umas horas de corrida ou então Triatlo - (COrrer , Nadar , e ciclar.. Very Happy )

Podes sempre completar isso com uns pesos.
Mas não abuses das cargas ! hipertrofias pouco , mas bem.
Pouco mas bem? Não percebi.. É possivel hipertrofiar muito mas mal? Queres dizer mais alguma coisa ou é só mais uma parvoice?

Ricardo.JQC Escreveu:Até porque eu tenho a sorte de ter um corpo moldável. Tenho o corpo tonificado e até bem definido. Só que gostava de ganhar algum volume, nomeadamente a nível de ombros, braços e pernas.
Tens um corpo moldável? És de plasticina? Ou achas que só porque és magro e vês os abdominais tens alguma coisa a teu favor? Pelo contrário.

Ricardo.JQC Escreveu:Eu não quero ser daqueles macacos que se vêm por aí. Acho isso uma total estupidez.
Bom, que comentário infeliz Ricardo, opiniões destrutivas dessas, aprende a guardar para ti, um dia aparece-te um "macaco" mais nervoso e depois... Como tu achas uma total estupidez um volume muscular elevado eu também acho uma estupidez ser gordo ou magro e no entanto não abordo a situação como tu o fizeste.

lucky Escreveu:Com este material não precisas de mais nada, dá para fazer tudo.
Então e por exemplo o agachamento? Lamento mas o material que ai tens dá apenas para desenrascar, além do mais 100KG de ferro facilmente se torna pouco.

lucky Escreveu:No ginásio normalmente quem quer encher faz repetições da seguinte forma: 10x Peso A (descanso) 8x Peso A+x (descanso) 6x Peso A+x+y

Quer quer ter verdadeiros músculos e não balões faz 12x Peso A (descanso) 12x Peso A (descanso) 12x Peso A

Ainda há uma 3ª variante: 12x Peso A (descanso) 12x Peso A+x (descanso) 12x Peso A+x+y.
O que são verdadeiros músculos e o que são balões? E o mais engraçado é que para ter verdadeiros músculos o exercicio não tem progressão de cargas. :roll:

lucky Escreveu:..frutos secos com alguma frequência, para repor açucares..
A maioria dos frutos secos não são uma fonte de açucares, são uma fonte de gordura.

jim-lamego Escreveu:Bota mas é os bracinhos ao chão enche umas boas flexões, umas elevações numa barra fixa , abdominais , se possivel nadar e correr.

Porque é que falas de exercicios simples e depois metes um URL para um exercicio que até é propicio a lesões nos ombros e extremamente díficil de fazer para quem não tem flexibilidade?

DJTDias Escreveu:Fazeres treino aerobio 3-5 vezes por semana, 50min-1hora (nao tem que ser seguido) = minimo 1000kcal.
Estás a dizer a alguém cujo objectivo é GANHAR massa muscular e que provavelmente é ectomorfo para fazer um treino aerobio de 50~60m para gastar no MÍNIMO 1000kcals? Isso é tentar andar para a frente com alguém a empurrar-te para trás. (Até tenho medo de discordar de ti por seres estudante de medicina :roll:)

jim-lamego Escreveu:pode muito bem o objectivo do treino ser exactamente esse , não deixar que o músculo descanse.
Isto não é o Dragonball, os ganhos de volume muscular dão-se através da conjugação de 3 coisas muito importantes, Alimentação, Treino e Descanço.

Falar de cor com aquilo que aprendem na faculdade às vezes não chega, às vezes é preciso ter conhecimento de causa e falar com experiência. :roll:

Cumprimentos,
Triple.
Triple
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Jun 24, 2005 14:27

Mensagempor SiLeNnTcRaZy » Domingo Abr 11, 2010 13:47

LoL vai mazé treinar karaté e vez esses musculos e a rapidez que gajas já para noa falar na atenção a tudo
AMD Athlon x4 630 2.8Ghz@2.8Ghz|=|Gigabyte MA785GT-UD3H|=|GSKILL PC3-12800 4GB ECO CL7 (2x2GB) DDR3|=|Asus Radeon HD5770 CuCore 2DI 1GB GDDR5 PCI-E|=|Samsung SpinPoint F3 500GB 7200RPM 16MB SATA 3.5|=|NZXT GAMMA
Estou muito satisfeito obrigado a todos!
SiLeNnTcRaZy
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quinta Fev 18, 2010 14:35

Mensagempor jim-lamego » Domingo Abr 11, 2010 19:39

Triple Escreveu:Até doi ler cada coisa que aqui está escrita. :) Ora vamos lá.

jim-lamego Escreveu:Em simultâneo podes é ganhar uma Hérnia Discal(os inguinal) por exemplo ou danificar os meniscos ... etc etc etc etc.
Com halteres de 6KG? Que proeza!

jim-lamego Escreveu:Depois claro umas doses valentes de creatina , megamass ficas um autentico bicho (impotente mas um com cabedal).
Meu caro, acho que podias parar de bater na mesma tecla, até porque estás errado... Nem Creatina nem Megamass (que btw é um dos piores gainers disponiveis no mercado) provocam impotência, mas deve ser preciso pegar numa amostra de 100 pessoas durante uns aninhos e todos os dias ires lá confirmar as ereções, um a um. :roll:

jim-lamego Escreveu:queima mas é umas calorias numa boa bike ou umas horas de corrida ou então Triatlo - (COrrer , Nadar , e ciclar.. Very Happy )

Podes sempre completar isso com uns pesos.
Mas não abuses das cargas ! hipertrofias pouco , mas bem.
Pouco mas bem? Não percebi.. É possivel hipertrofiar muito mas mal? Queres dizer mais alguma coisa ou é só mais uma parvoice?

Ricardo.JQC Escreveu:Até porque eu tenho a sorte de ter um corpo moldável. Tenho o corpo tonificado e até bem definido. Só que gostava de ganhar algum volume, nomeadamente a nível de ombros, braços e pernas.
Tens um corpo moldável? És de plasticina? Ou achas que só porque és magro e vês os abdominais tens alguma coisa a teu favor? Pelo contrário.

Ricardo.JQC Escreveu:Eu não quero ser daqueles macacos que se vêm por aí. Acho isso uma total estupidez.
Bom, que comentário infeliz Ricardo, opiniões destrutivas dessas, aprende a guardar para ti, um dia aparece-te um "macaco" mais nervoso e depois... Como tu achas uma total estupidez um volume muscular elevado eu também acho uma estupidez ser gordo ou magro e no entanto não abordo a situação como tu o fizeste.

lucky Escreveu:Com este material não precisas de mais nada, dá para fazer tudo.
Então e por exemplo o agachamento? Lamento mas o material que ai tens dá apenas para desenrascar, além do mais 100KG de ferro facilmente se torna pouco.

lucky Escreveu:No ginásio normalmente quem quer encher faz repetições da seguinte forma: 10x Peso A (descanso) 8x Peso A+x (descanso) 6x Peso A+x+y

Quer quer ter verdadeiros músculos e não balões faz 12x Peso A (descanso) 12x Peso A (descanso) 12x Peso A

Ainda há uma 3ª variante: 12x Peso A (descanso) 12x Peso A+x (descanso) 12x Peso A+x+y.
O que são verdadeiros músculos e o que são balões? E o mais engraçado é que para ter verdadeiros músculos o exercicio não tem progressão de cargas. :roll:

lucky Escreveu:..frutos secos com alguma frequência, para repor açucares..
A maioria dos frutos secos não são uma fonte de açucares, são uma fonte de gordura.

jim-lamego Escreveu:Bota mas é os bracinhos ao chão enche umas boas flexões, umas elevações numa barra fixa , abdominais , se possivel nadar e correr.

Porque é que falas de exercicios simples e depois metes um URL para um exercicio que até é propicio a lesões nos ombros e extremamente díficil de fazer para quem não tem flexibilidade?

DJTDias Escreveu:Fazeres treino aerobio 3-5 vezes por semana, 50min-1hora (nao tem que ser seguido) = minimo 1000kcal.
Estás a dizer a alguém cujo objectivo é GANHAR massa muscular e que provavelmente é ectomorfo para fazer um treino aerobio de 50~60m para gastar no MÍNIMO 1000kcals? Isso é tentar andar para a frente com alguém a empurrar-te para trás. (Até tenho medo de discordar de ti por seres estudante de medicina :roll:)

jim-lamego Escreveu:pode muito bem o objectivo do treino ser exactamente esse , não deixar que o músculo descanse.
Isto não é o Dragonball, os ganhos de volume muscular dão-se através da conjugação de 3 coisas muito importantes, Alimentação, Treino e Descanço.

Falar de cor com aquilo que aprendem na faculdade às vezes não chega, às vezes é preciso ter conhecimento de causa e falar com experiência. :roll:

Cumprimentos,
Triple.

Meu amigo parvoice é aquilo que tu fazes como já foi dito nos teus treinos e as m****s que tomas...
Ora não fosse o assunto a minha area de formação e tudo...
Depois vires ao forum 1x por ano pra fazeres o que fizeste .... :roll: :roll:

Alteres de 6 KG??? sabias que podes ficar paraplégico com uma queda de 20 cm? ou tb não é possivel ...

Olha tive o prazer de trabalhar com um instrumento magnifico que se chama plataforma de forças.... e nem imaginas o que um peso de 6Kg pode fazer a tua coluna num exercicio em que tenhas uma postura errada.

Quanto a creatinas etc... não vou bater mais ao ceguinho... toma la as tuas cenas.. eu cá vou continuar a prescrever exercicio e não "drogas"
:wink:

Hipertrofiar pouco mas bem , pronto eu sei é uma linguagem muito complicada de se perceber, vou tentar explicar... Hipertrofia pouco pk o que lhe recomendei não é especifico para hipertrofiar... Hipertrofia bem , pk respeita limites articulares, não sobrecarrega articulações.. etc etc etc
Hipertofiar mal , é como um gajo que eu conheço que quando quer limpar o rabo tem que o fazer pela frente pk tem o bicep e tricep tão hipertofiado que não consegue por o braço atrás das costas.. :lol: :lol:
--- Entendeu agora??

que são verdadeiros músculos e o que são balões? E o mais engraçado é que para ter verdadeiros músculos o exercicio não tem progressão de cargas.

Ai não????? :lol: :lol: :lol: bem esta é que me partiu todo... nem vou sequer me dar ao trabalho de comentar.. é demasiado mau..

Falar de cor com aquilo que aprendem na faculdade às vezes não chega, às vezes é preciso ter conhecimento de causa e falar com experiência

Ora ai é que esta a nossa grande diferença , ao contrário de ti eu tenho conhecimento teórico e prático ... sem bem calcular os riscos .. e sei planificar..

Como disse o Ricardo.JQC , se queres ser daqueles macacos... continua no tua longa caminhada... depois daqui a uns anos .. quando nao houver saúde tu reconsideras as tuas decisões. :wink:
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Triple » Domingo Abr 11, 2010 20:45

Venho ao fórum com a frequência que quiser, fazer o que quiser, desde que não infrinja as regras. :)

Epah em relação aos Halteres de 6KG e às quedas de 20cm, eu acho proezas incriveis, porque nunca vi nem tenho conhecimento de nenhum caso desses, no entanto se ele tem os halteres de 6KG em casa já deve ter pegado neles e aposto que ainda não tem nenhuma hernia discal.

Isso do que tu prescreves não me interessa para nada, fizeste uma afirmação errada e eu corrigi, creatina não provoca impotência, se quiseres adicionar alguma coisa em relação a isso estás a vontade.

Em relação a "Hipertrofiar bem", percebi mal de facto, mas são tantas as alusões feitas a "músculo de verdade" e "balões" no dia a dia que pronto... De qualquer forma, continuo sem perceber como é que dizes isso e depois colocas elevações atrás da nuca.

A minha afirmação "E o mais engraçado é que para ter verdadeiros músculos o exercicio não tem progressão de cargas." foi para realçar aquilo que o lucky disse, e disse mal, em tom de ironia, peço desculpa se me expressei mal.

Esse drama todo de saúde que tu fazes com certeza não se aplica à minha pessoa, apesar de fazer aquilo que faço em prol da minha imagem, do meu corpo e não propriamente da minha saúde conheço os meus limites e não me comprometo drasticamente como queres fazer parecer.

O utilizador que criou o tópico pediu ajuda para ganhar "volume muscular", da minha experiência para ganhar uma quantidade significativa de massa muscular é preciso comer muito é preciso treinar muito pesado, saber descançar e não andar a comprometer os ganhos com gastos calóricos extremamente elevados. Aquilo que lhe disseram para fazer não lhe vai trazer nada por ai além. Mas como não sei o que é que ele quer e respeito os objectivos de cada um só me limitei a constatar algumas coisas que me pareceram absurdas.

jim-lamego, é uma pena, sendo a tua area de formação, que não consigas respeitar quem tem uma opinião contrária a tua no que toca a estetica e andes constantemente a lançar piadas fáceis e fracas. Mas o que sei é que no final do dia, aparecem mais uns quantos nos fóruns de culturismo porque o plano dos nutricionistas ou médicos não resulta como eles estavam à espera.

Cumprimentos,
Triple.
Triple
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Jun 24, 2005 14:27

Mensagempor jim-lamego » Segunda Abr 12, 2010 8:39

Triple Escreveu:jim-lamego, é uma pena, sendo a tua area de formação, que não consigas respeitar quem tem uma opinião contrária a tua no que toca a estetica e andes constantemente a lançar piadas fáceis e fracas. Mas o que sei é que no final do dia, aparecem mais uns quantos nos fóruns de culturismo porque o plano dos nutricionistas ou médicos não resulta como eles estavam à espera.
Cumprimentos,
Triple.

è uma pena que venhas 1x por ano e entres a "pés juntos como entras-te" . a chamar o pessoal de ignorante e a dizer que vejo muito dragon ball.

Depois ainda exiges que te respeitem.
apenas te respondi no mesmo nível de linguagem que tu usas te.
Aprende tb a respeitar aqueles que sabem mais do que tu. e que ainda por cima são da área e com alguma experiencia.

uma coisa tb , principio Básico do treino - o organismo consegue produzir tudo o que o músculo precisa . todo que possas adicionar consegues realmente melhorar os resultados , mas ultrapassas os limites do teu organismo e isso tem consequências , é como tomar um café para conseguir estar mais horas acordado.

CUmps
:wink: :wink:
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor jim-lamego » Segunda Abr 12, 2010 17:24

Só mais uma coisinha.

Triple Escreveu: os ganhos de volume muscular dão-se através da conjugação de 3 coisas muito importantes, Alimentação, Treino e Descanço.

Ora ai está uma coisa bastante acertada . Nunca me ouviste dizer o contrário
Mas então no teu ponto de vista existe uma 4ª coisa , a suplementação .
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

AnteriorPróximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes