[RECLAMAÇÃO] Insys jamais!

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

[RECLAMAÇÃO] Insys jamais!

Mensagempor spaggiari » Quinta Abr 29, 2010 17:33

Boas,

O meu nome é André, tenho 23 anos, e sou estudante de Programação.

Iniciei este tópico para vos dar a conhecer a triste história do meu portátil marca Insys M748S adquirido através do programa E-escola.

O portátil encontra-se dentro da garantia, acontece que surgiu uma avaria num dos componentes mais precisamente no disco rígido que deixou de funcionar. O diagnóstico foi realizado por mim através de um CD que utilizei e utilizo ( Ultimate Boot CD ou Hirens Boot CD ) com regularidade para diagnosticar avarias em PC's, CD este que possui vários programas de diagnóstico para os diversos componentes e de diversos fabricantes não sendo necessária qualquer intervenção no equipamento para efectuar esse mesmo diagnóstico como é de conhecimento de alguns.

Posto isto contactei a Insys a indicar que o meu equipamento estaria com uma avaria supostamente coberta pela garantia e também para agendar a recolha do mesmo para ser reparado dentro da garantia, recolha essa que foi efectuada no dia 15 de Fevereiro de 2010 e foi-me dado um prazo de cerca de um mês para a reparação.

No dia 16 de Março de 2010, um mês depois de terem recebido o equipamento para reparação, recebo um contacto da Insys e qual não é o meu espanto quando me indicam que nada tinham feito no equipamento e que o mesmo não se encontrava dentro da garantia, isto porque o mesmo possuía um selo violado, ora acho que um mês para dar qualquer parecer que seja a um cliente é de Lamentar mas… adiante.

Na verdade existem dois autocolantes ou selos e um deles estaria um pouco descolado, situação que confirmei e confirmo ser verdade no entanto neguei e nego categoricamente que alguma vez o equipamento tenha sido alvo de alguma tentativa de abertura ou reparação. É perfeitamente normal que um computador portátil devido à sua mobilidade sofra desgaste e que este tipo de situações aconteçam, inclusivamente alguns dos meus colegas de curso possuem equipamentos da Insys que começam a apresentar os mesmos sintomas nos ditos selos, e basta fazer uma pequena pesquisa no Google para verificarmos as dezenas, talvez centenas de pessoas que são fustigadas com este problema dos selos descolados em portáteis de marca Insys que, diga-se, é provavelmente a única marca em Portugal que eu me recorde a utilizar tal método de preservação da garantia.

Se o pretendesse e para evitar longas demoras na assistência técnica eu próprio faria a troca do disco rígido porque possuo conhecimento para tal, no entanto como não sou ignorante e para evitar a perda da dita garantia não o fiz, sabendo que os selos se encontram no portátil por esse mesmo motivo, preservar a garantia.

Contudo foi-me indicado pela Insys que poderia solicitar a reposição do tal selo de garantia e reaver a mesma pela módica quantia de 30€, além desse valor poderia eventualmente ser acrescido ainda um outro a orçamentar, consoante verificassem se a avaria era resultante ou não da violação do selo. No entanto recusei-me a pagar os 30€ pela reposição do dito selo, isto porque estou isento de qualquer responsabilidade quanto ao selo se ter descolado e além disso ao pagar os 30€ estaria a assumir-me como culpado quando não sou, e também estaria sujeito a pagar um outro valor se a Insys entendesse que a avaria fosse derivada da violação do tal selo.

Entretanto contactei a DECO no sentido de obter ajuda na tentativa de solucionar este problema através de uma mediação entre as entidades em causa mas a posição intransigente que a empresa Insys está a levar a cabo não produziu qualquer efeito até à data. Assim sendo não me resta alternativa senão recorrer a toda e qualquer entidade de defesa do consumidor e não só, fóruns, etc.. no sentido de tentar resolver esta situação caricata que já se prolonga à mais de dois meses.

Concluindo, é Lamentável que uma empresa Portuguesa trate desta forma os seus clientes, no meu caso especifico sou um cliente que preteriu produtos de marcas estrangeiras, em prol de um produto Português, para no final ter este tipo de trato. A imagem da empresa está completamente denegrida para mim, jamais irei adquirir produtos da mesma, e isto porquê?

Pelo incumprimento de prazos para reparação, pela demora nos contactos nomeadamente 1 mês para darem uma simples informação passando também pela falta de profissionalismo ao não assinarem sequer os emails que me enviaram é simplesmente descabido.

Irei divulgar às centenas de alunos e professores na área de informática em especial mas não só, aos amigos, aos familiares, enfim a todas as pessoas que conheça e em todos os fóruns possíveis o que sucedeu comigo e que considero um completo absurdo e também uma vergonha para a empresa e para o País a meu ver que aposta na modernização do ensino e quando surgem problemas deste género o consumidor é quase sempre lesado na maioria das situações não existe protecção adequada por parte das entidades responsáveis muitas vezes estas lidam com falta de meios, e as empresas com algum poder perdem um cliente mas continuam a funcionar como se nada fosse.

Melhores cumprimentos
spaggiari
Novato
Novato

Registado: Quinta Abr 29, 2010 17:32

Mensagempor LuisFilipe » Quinta Abr 29, 2010 18:39

Julgo que a quebra do selo não é justificação para invalidar a garantia.

Nos desktop's é comum colocarem um selo e se abrires o computador quebrares a garantia o que é ridiculo e normalmente não é esforçado.

Nos portáteis não será bem igual porque que a parte a que temos que aceder se encontra acessível sem abri o dito mas por exemplo o Acer Aspire One 110, tem que se abrir o bicho todo para colocar um chip de memória. :-(

Mas é natural que empresa portuguesa (GRANDE) seja mandriona e ditadora... (As outra também são mas menos)...
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor spaggiari » Quinta Abr 29, 2010 18:50

LuisFilipe Escreveu:Julgo que a quebra do selo não é justificação para invalidar a garantia.

Nos desktop's é comum colocarem um selo e se abrires o computador quebrares a garantia o que é ridiculo e normalmente não é esforçado.

Nos portáteis não será bem igual porque que a parte a que temos que aceder se encontra acessível sem abri o dito mas por exemplo o Acer Aspire One 110, tem que se abrir o bicho todo para colocar um chip de memória. :-(

Mas é natural que empresa portuguesa (GRANDE) seja mandriona e ditadora... (As outra também são mas menos)...

Boas amigo,

Obrigado pelo reply, sim nos desktops é normal o "selo". Está nos termos gerais da garantia senão me engano e pelo que li não há muito que possa fazer senão reclamar e ver o que dá.

Cmpts
spaggiari
Novato
Novato

Mensagempor jim-lamego » Quinta Abr 29, 2010 22:48

Fácil, vais com eles pra tribunal e ganhas a causa.
Agora prepara te para uma longa batalha judicial..
Chegam a durar 8 ou 9 anos.

A cena dos selos é uma história.
Não perdes a garantia se os retirares.
Se não os consegues vencer , [(não te juntes a eles)] ....nem sequer tentes.
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 14, 2005 14:01

Mensagempor spaggiari » Quinta Abr 29, 2010 22:54

jim-lamego Escreveu:Fácil, vais com eles pra tribunal e ganhas a causa.

Sim existem também os Julgados de Paz mas como disse e muito bem são questões morosas.

A lei não me parece ser clara no entanto se tiver possibilidade esclarecimento isso.

Vou continuar a postar o desenvolvimento desta novela para que possa ser útil para outros users do fórum que tenham o mesmo problema.

Cmpts
spaggiari
Novato
Novato

Mensagempor jim-lamego » Sexta Abr 30, 2010 10:41

spaggiari Escreveu:

Sim existem também os Julgados de Paz mas como disse e muito bem são questões morosas.

A lei não me parece ser clara no entanto se tiver possibilidade esclarecimento isso.

Vou continuar a postar o desenvolvimento desta novela para que possa ser útil para outros users do fórum que tenham o mesmo problema.

Cmpts

Pelo que tenho visto na net , já houve pelo menos 2 casos em que a marca foi obrigada a pagar um novo portátil e ainda teve de pagar as despesas de 8 anos de tribunal .

Agora ,claro as empresas servem se desses prazos morosos para "sacudirem a agua do capote".
Cabe- te arranjar um bom advogado ...
Se não os consegues vencer , [(não te juntes a eles)] ....nem sequer tentes.
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 14, 2005 14:01

Mensagempor spaggiari » Sexta Abr 30, 2010 10:55

jim-lamego Escreveu:
spaggiari Escreveu:

Cmpts

Pelo que tenho visto na net , já houve pelo menos 2 casos em que a marca foi obrigada a pagar um novo portátil e ainda teve de pagar as despesas de 8 anos de tribunal .

Agora ,claro as empresas servem se desses prazos morosos para "sacudirem a agua do capote".
Cabe- te arranjar um bom advogado ...

Boas,

É um grande verdade aproveitam-se dos prazos morosos para chutarem para canto as responsabilidades.

Quanto ao advogado paga-se e bem se for bom e 8 anos nisto enfim é um descalabro.

Cmpts
spaggiari
Novato
Novato

Mensagempor LuisFilipe » Sexta Abr 30, 2010 12:44

spaggiari Escreveu:Boas,

É um grande verdade aproveitam-se dos prazos morosos para chutarem para canto as responsabilidades.

Quanto ao advogado paga-se e bem se for bom e 8 anos nisto enfim é um descalabro.

Cmpts
E ainda as custas judiciais que hoje em dia são caras e não são devolvidas porque o tribunal faz umas contas de merceeiro e não devolve nada e quem começa por pagar parte é quem propõe a acção.

Quanto ao advogado, passou (dizem) a ser comum incluir uma quantia para 'cobrir' as custas com o advogado mas é reduzida.

E pode sempre dar-se o caso de se perder a acção, basta para isso o juiz estar chateado.
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor spaggiari » Terça Mai 04, 2010 15:38

Boas,

A DECO enviou no passado dia 24 de Abril uma carta registada e até à data não teve qualquer tipo de resposta por parte da Inforlândia...

Hoje de manhã enviei um email ao qual me responderam isto:

----------------------------------------------------------------------------

Estimado Cliente,

Reiteramos as informações que já lhe foram anteriormente prestadas e informamos que:

Após recepção do seu equipamento, o mesmo foi analisado pelos Nossos Serviços Técnicos onde se detectou que os selos se encontravam violados. Quando esta situação acontece e não é possível aos N/ Serviços garantirem a qualidade do produto, o processo passa a ser gerido fora do âmbito da garantia.

Por este motivo, foi-lhe apresentado o valor de 30 Eur (Trinta Euros), relativo a taxa de manuseamento, valor este que não foi aceite.

Salientamos que o aviso referente à situação dos selos seguiu dentro do portátil, num folheto, onde se evidenciava “De forma a poder usufruir de toda a garantia deste equipamento é essencial que os selos de segurança se apresentem intactos e nas suas condições originais”. Nos próprios selos, consta igualmente a informação: “A garantia termina se este selo for danificado ou violado”. Informamos que os selos de garantia INSYS não se descolam facilmente, mas apenas quando são arrancados voluntariamente ou devido a utilização indevida do equipamento.

Informamos também que, em caso de recusa de orçamento, a devolução do equipamento está sujeita ao pagamento de 30 Eur (Trinta Euros) relativos a taxa de manuseamento relativa aos serviços técnicos de análise e recuperação dos custos de transporte e manuseamento.

Mais informamos que, decorridos 60 (sessenta) dias após recusa de orçamento, os N/ Serviços poderão cobrar-se de uma taxa de armazenamento no valor de 2 Eur (dois euros) por dia, até ao limite de 6 (seis) meses. Findo esse período, o equipamento será fisicamente abatido.

Aguardamos, por isso, a sua decisão por escrito, para podermos proceder em conformidade.

Contamos ter esclarecido e manifestamos a nossa inteira disponibilidade que V. Exa. pretenda dos N/ Serviços.

Com os melhores cumprimentos,

Email assinado (Não vou mencionar nome do funcionário)

De: Andre Pedro [mailto:spaggiari@inbox.com]
Enviada em: terça-feira, 4 de Maio de 2010 11:22
Colocada em: Suporte.Eescolas
Conversação: Reclamação Insys modelo M748S nº série J7177855
Assunto: RE: Reclamação Insys modelo M748S nº série J7177855
Importância: Alta

Bom dia,

Venho por este meio questionar se existe alguma alteração à vossa posição intransigente, na qual me obrigam a pagar um valor que não estou disposto a pagar, visto que o equipamento não sofreu qualquer intervenção da minha parte.

Quanto à questão do selo, volto a frisar que o mesmo se descolou ou seja foi involuntário e nego qualquer tipo de responsabilidade.

Concluindo estamos neste impasse à demasiado tempo, o equipamento encontra-se nas vossas instalações desde dia 15 ou 16 de Fevereiro já lá vão quase 3 meses.

Aguardo feedback.
Cmpts
André Pedro
spaggiari
Novato
Novato

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes