Partilhar acesso à net só por wireless

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor PapaGigas » Sexta Mai 07, 2010 21:40

Boas,

alr_tech Escreveu:de qq maneira uma pen 3G é lenta... agora 14 users não é lento fica impraticável...

3G??? :?

Ou tu não percebeste o que ele disse ou fui eu que me perdi algures, lol, ele está a tentar criar uma bridge entre uma ligação 3G e uma rede ad-hoc? é isso? :roll:

Com os meus melhores cumprimentos,
Carlos Rodrigues ( aka PapaGigas )
If I offended you in anyway, please don't take it personally... it's not your fault you're an idiot!
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Mensagempor alr_tech » Domingo Mai 09, 2010 14:23

boas

bém, foi o que entendi desde o principio....
de outra maneira não estou a entender o que ele quer...

para dizer a verdade ele não se explicou muito bem...

o que entendeste tu?

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor PapaGigas » Domingo Mai 09, 2010 15:01

Boas,

alr_tech Escreveu:o que entendeste tu?

A meu ver ele tem um router "802.11" que está configurado como sendo o gateway da LAN e tem um problema ao nível do limite fixado na poll do DHCPd do mesmo, como tal está a tentar fazer com que 14 dos seus clientes acedam através de um servidor doméstico (em vez de aceder directamente ao router) e desta forma poder partilhar o acesso através de um unico endereço IP dessa subnet... o que não é boa politica, lol, o melhor era mesmo abdicar do DHCPd e configurar manualmente os clientes TCP/IPv4 como já havia referido! :roll:

If I offended you in anyway, please don't take it personally... it's not your fault you're an idiot!
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor alr_tech » Domingo Mai 09, 2010 19:44

boas

tb pensei em algo como isso...
mas, como ele disse que era uma empresa de origem pública...
não creio que o usem....
pelo menos na parte de distribuição dos IPs...

de qq maneira se usar um router wifi caseiro não conseguia mais de 10 ligações estáveis em wifi...

mas, o que me está a fazer espécie é como ele se está a ligar....

porque mesmo com 7 não conseguia receber wifi e usar ad hoc...

preciso mesmo do esclarecimentos dele para entender...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor Thergothon » Terça Mai 11, 2010 16:36

PapaGigas Escreveu:Boas,

Thergothon Escreveu:Não é praticável porque teria que abrir portas no router principal, ao qual não tenho acesso. Também por esta razão não sei qual é a gama de endereços definida no router.

Estás completamente enganado, lol, alem disso é tão básico resolver esse teu problema que até me faz espécie... se não te importares agradecia que fizesses um pequeno diagrama da tua rede e indica-me quais os dados atribuídos pelo DHCPd de modo a poder te indicar em condições os passos a serem tomados para a resolução desta situação! ;)

Com todo o respeito, é tão básico mas ainda não apresentaste uma solução que funcione sem ter que instalar proxies.

Esquema:
- 15 PCs com Vista numa sala, cada um APENAS COM UMA LIGAÇÃO wireless (tomadas de rede não funcionam);
- TODOS se podem ligar, via wireless, à rede geral;
- TODOS têm IP por via automática atribuído pelo router Speedtouch;
- Esta rede geral liga-se toda num router Speedtouch 510, ou seja, ao fim de alguns PC ligados, não há IP disponíveis;
- PROBLEMA: é possível pôr um destes a partilhar a sua ligação wireless pelos restantes?
Thergothon
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Dez 06, 2004 15:38

Mensagempor Thergothon » Terça Mai 11, 2010 16:44

Desculpem mas só depois vi os vossos comentários. Vou esclarecer:

- O router é um Speedtouch 510 com 4 entradas. Por incrível que pareça, é este router que serve toda a rede! É a este router que chamo doméstico!

- Exacto: este router é o gateway de toda a LAN

- Não há pens nenhumas aqui metidas ao barulho! Cada PC tem antenas WiFi que apanham o sinal do AP ligado lá em baixo no router.

- Neste router estão ligados switchs, outros APs, enfim, a tralha toda. Por isso não há meio de haver IPs para todos.

- A parte da empresa "pública" é que aqui se dá aulas. É uma escola. Não queria entrar por aí estão a ver?

PS:
@PapaGigas: o problema de abdicar do dhcp e por os IP fixos é que, como não tenho acesso à consola do router, não sei se ao fazer isso estou a criar conflitos com reservas que já existam.

PS: Não estou a usar servidores (há uma conta genérica, não há quotas, etc.). Só preciso mesmo que usem a net. Talvez mais tarde seja preciso que vão à rede para imprimir, mas só isso.
Thergothon
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor PapaGigas » Terça Mai 11, 2010 17:25

Boas,

Thergothon Escreveu:Com todo o respeito, é tão básico mas ainda não apresentaste uma solução que funcione sem ter que instalar proxies.

Com todo o respeito, instalar e configurar um proxy é tão básico que não percebo porque razão não fazes o que te disse, mas pronto... :roll:

PS - Porque raio é que não postas aqui as definições IPv4 atribuídas pelo DHCPd como te pedi de modo a te explicar como configurar a LAN? :roll:

PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor alr_tech » Terça Mai 11, 2010 21:56

boas

ora muito bém...

tens um router de facto, doméstico...
éra um router que alguns ISPs distribuíam..
que tem um problema...
devido há pouca memória e CPU empregue tem o seu limite no nº de utilizadores...
geralmente numa empresa apenas é usada a parte de modem... ligado a um router como deve ser..
e muitas vezes existe um servidor de DHCP e outros serviços, à parte...
mas, isto são outras histórias

agora temos o 2º problema, esse router não tem AP associado....

pergunta, quantos APs estão instalados?...

mesmo os bons APs tem limite no nº de clientes associados, que varia entre os 20 e os 50 utilizadores.. simultâneos...

o teu problema não será antes um limite físico do nº de conexões ?

ou talvez uma conjunção dos dois problemas?

bém, apenas tens ligação Wifi por maquina..

a menos que uma das maquinas suporte receber por wifi e implementar softAP, não estou a ver como vais implementar o resto...

a menos, é claro, que equipes um PC com duas placas wifi...

ok, proxy ou não...
simples, 2º DHCP server...
onde poderias criar uma extensão de IPs sei lá dos 100 aos 200...
depois é só nas maquinas indicares o 2 º DHCPd e em principio deve dar...
ou para evitar confusões colocar os IPs á mão..
a menos que não tenhas poderes de admin nas maq. em questão...

tens tb uma 2º opção a testar, arranjar um AP para a tua zona..
fazer um link ao anterior e ver como se comporta o conjunto...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor PapaGigas » Terça Mai 11, 2010 22:33

Boas,

A meu ver bastaria configurar manualmente os clientes TCP/IPv4 das máquinas em questão e cagar de alto no DHCPd, mas se aquilo que é pretendido é mesmo fazer com que os acessos à WAN passem pelo pseudo-servidor, então a solução passa por instalar um proxy (exemplo) no mesmo e configurá-lo nos clientes! :roll:

PS - Um conselho: KISS ;)

PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor Thergothon » Quarta Mai 12, 2010 16:38

Aqui tens papagigas:

Imagem
Thergothon
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor PapaGigas » Quarta Mai 12, 2010 17:17

Boas,

Considerando que estás a usar a gama 10.0.0.0/24 e que estava tudo por DHCP recomendo-te o seguinte:

[ TCP/IPv4 ]

10.0.0.230 - 245
255.255.255.0
10.0.0.138

208.67.222.222
208.67.220.220

PS - Desta forma não precisarás de nenhuma solução adicional, mas caso pretendas usar um proxy, instala-o no 10.0.0.230 e não configures o gateway nos restantes. ;)
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor Thergothon » Sexta Mai 14, 2010 19:45

Obrigado air_tech e PapaGigas.

@PapaGigas: a tua solução funcionou (IPs fixos). Apenas ocorreu um conflito com um IP. A dúvida é: os PC com IP fixo foram agora desligados; há hipótese de estes IPs fixos serem atribuídos a outros PC ou estas entradas fixas são automaticamente colocadas na lista do router?

Outra dúvida é se os servidores do opendns mudam com frequência.
Thergothon
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor PapaGigas » Sexta Mai 14, 2010 20:57

Boas,

Thergothon Escreveu:há hipótese de estes IPs fixos serem atribuídos a outros PC ou estas entradas fixas são automaticamente colocadas na lista do router?

Por alguma coisa eu te indiquei uma poll de endereços IPv4 que não "choca" de todo com a poll do DHCPd, não te preocupes. ;)

Thergothon Escreveu:Outra dúvida é se os servidores do opendns mudam com frequência.

Os OpenDNS são um cluster de servidores que usam SEMPRE os mesmo endereços IPv4 públicos... nada tens a recear! ;)

PS - Afinal era ou não era básico resolver o teu problema? :P

PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor Thergothon » Sábado Mai 15, 2010 22:05

Sabes que o básico dum homem é o esotérico de outro. :D

Porque é que os endereços a partir do .230 não vão chocar com a gama de atribuições no DHCP? Ele não atribui livremente na gama 1-254?

Obrigado pela ajuda.
Thergothon
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor PapaGigas » Sábado Mai 15, 2010 23:14

Boas,

Thergothon Escreveu:Ele não atribui livremente na gama 1-254?

Em principio não... seria MUITO má gestão por parte do administrador dessa rede configurar a poll do DHCPd com toda a range de endereçamentos disponíveis na LAN (mas nos dias que correm já não meto as mãos no fogo por ninguém)! Alem disso foste tu que mencionaste que a poll definida no mesmo não corresponde ás necessidades actuais da LAN... :roll:

PapaGigas
Gurus
Gurus

Anterior

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes