boas
Edgar86 Escreveu:...
Acho que há uma confusao: a fonte (tem uma fan de 140mm) está a buscar ar ao exterior e a mandar pa dentro do pc que deve sair pela fan traseira.
só se tu mudaste tal....
para mim e tanto quanto sei e já vão muitos anos, nunca vi nenhuma fan, numa fonte, a meter ar para dentro da caixa....
as fans das fontes puxam sempre o ar para o exterior do PC ...
o seu tamanho não interessa....
caso geral com fan de 80....
uma fan na traseira a por ar para fora, direcção traseira...
puxa o ar quente de dentro da caixa....
existem alguns modelos com duas fans, onde uma está no lugar normal e a outra, ou a meter para dentro da fonte, na grelha anterior ou por debaixo...
mais ou menos, no lugar das de 120/140mm actuais...
tb temos fontes daquelas finas de 80 a 200W, usadas em HPs ou maquinas de miniITX, onde a fan se encontra interiormente ou em alguns casos exteriormente, onde o ar é puxado de dentro da caixa empurrado pelo circuito da fonte saindo pela grelha traseira para o exterior...
e temos é claro as fontes mais modernas onde se encontra uma fan por debaixo da caixa (fonte), a retirar ar de fora (geralmente interior da caixa do PC) para dentro da fonte, saindo pela traseira (exterior), através da grelha...
algumas mais XPTO tem ainda uma de 80 ou 90 no lugar da grelha a puxar ar de dentro da fonte para o exterior, além da de 120mm normal por debaixo...
ora tu tens uma LC com fan de 140mm...
e a menos que a LC se tenha enganado, a fan está a puxar ar de dentro da caixa e encaminhá-lo para o exterior, pela grelha exterior que está na traseira...
é fácil de ver, pegas num papel e aproximas da fan, este vai ficar colado à grelha de protecção......
em algumas fans, nota-se na lateral um certo sopro provocado pela rotação da fan que empurra o ar contra a lateral e sai um pouco para baixo, em vez de seguir todo no mesmo sentido....
isso é um efeito colateral e está bém determinado, no fundo é desprezível... em função do fluxo geral gerado pelo rodar das pás...
cumps