Computador novo para elevado desempenho (não é para jogos)

Mostre aqui o seu sistema e/ou tire dúvidas sobre a compra do seu próximo sistema (completo!)

Moderadores: Administradores, Moderadores

Computador novo para elevado desempenho (não é para jogos)

Mensagempor Ramiro » Sexta Jun 25, 2010 12:22

Até Setembro preciso adquirir uma novo computador. É um computador para trabalho de cálculo matemático de alto rendimento, exigente em memória e que utiliza multiplos "cores" (quantos mais, melhor!).

No gabinete onde trabalho, temos servidores HP com processadores Xeon de elevado débito de processamento.

Este que vou agora comprar, vai trabalhar com as mesmas aplicações, mas trata-se de um computador doméstico, pago do meu bolso!

Sei que não posso esperar a mesma performance, mas ... queria que tivesse um desempenho honroso, face aos Xeon's. Se isso não acontecer, então, não estou para gastar dinheiro.

Repito, computador é para "cálculo puro", que exaure toda a memória sobrante do sistema e fica em renderização durante dias a fio (raramente é desligado).

Agradeço desde já que me ajudem a encontrar uma boa configuração para este PC. Pretendo encontrar um conjunto de componentes que estabeleçam o melhor compromisso performance/preço.

O meu orçamento será flexivel, à volta dos 1500€/2000€, mas claro, quanto menos gastar, melhor!...

P.S.
a) Não preciso de caixa. Tenho uma Antec P182 que penso ser suficiente para acolher os novos componentes;
b) Resido na região do Grande Porto. Podem indicar-me, p.f., uma loja de informática idónea onde possa pedir orçamentos para o material? Pretendo que sejam eles, na loja, a montarem os componentes e a fazerem o overclock ao processador.
c) Será que até Setembro (ou, quando muito, Outubro) sairão novos processadores, o que fará que seja prudente esperar mais uns meses?
Ramiro
Novato
Novato

Registado: Sexta Jun 25, 2010 12:00

Mensagempor SiLeNnTcRaZy » Sexta Jun 25, 2010 12:35

Corsair HX-850W
Intel Core Quad i7 930 2.8Ghz Skt1366 8Mb
Asus GeForce PCI-E GTX470 1280Mb GDDR5
2x Pack 3x 2048Mb DDR3 GSkill PC3-16000 (2000) CL9 RipJaws Tri-Channel
Asus P6X58D-E Skt1366 iX58

o basico é isto agora.. disco e essa catrefADA TODA JÁ NÃO É COMIGO :d
AMD Athlon x4 630 2.8Ghz@2.8Ghz|=|Gigabyte MA785GT-UD3H|=|GSKILL PC3-12800 4GB ECO CL7 (2x2GB) DDR3|=|Asus Radeon HD5770 CuCore 2DI 1GB GDDR5 PCI-E|=|Samsung SpinPoint F3 500GB 7200RPM 16MB SATA 3.5|=|NZXT GAMMA
Estou muito satisfeito obrigado a todos!
SiLeNnTcRaZy
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quinta Fev 18, 2010 14:35

Mensagempor Ramiro » Sexta Jun 25, 2010 13:15

Agradeço a resposta.

Alguém me falou que os processadores AMD são melhores para o cálculo do que esse i7 930. Sinceramente, não tenho conhecimentos técnicos para saber se é assim. Lendo as especificações, verifio que, de facto, esse AMD tem mais "cores", só que não sei se isso faz diferença no desempenho. Fará?
Ramiro
Novato
Novato

Mensagempor cmrosado » Sexta Jun 25, 2010 13:54

Repito, computador é para "cálculo puro", que exaure toda a memória sobrante do sistema e fica em renderização durante dias a fio

Não percebi esta parte. Ele irá fazer algum tipo de trabalho gráfico?
Que programas utilizas?
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Out 02, 2003 10:58

Mensagempor SiLeNnTcRaZy » Sexta Jun 25, 2010 14:06

Rapaz para agora os i7 ainda são melhores...
AMD Athlon x4 630 2.8Ghz@2.8Ghz|=|Gigabyte MA785GT-UD3H|=|GSKILL PC3-12800 4GB ECO CL7 (2x2GB) DDR3|=|Asus Radeon HD5770 CuCore 2DI 1GB GDDR5 PCI-E|=|Samsung SpinPoint F3 500GB 7200RPM 16MB SATA 3.5|=|NZXT GAMMA
SiLeNnTcRaZy
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor pro-toy » Sexta Jun 25, 2010 14:50

não senhora os novos amd's são muito melhores em cálculos que os i7 da intel.
pro-toy
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Fev 25, 2010 8:10

Mensagempor ekirne » Sexta Jun 25, 2010 15:04

na zona do porto tens a www.alientech.pt

podias especificar o que queres dizer com "fica em renderização durante dias a fio"..... precisas de processamento gráfico forte?
ekirne
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Out 06, 2006 23:28

Mensagempor Ramiro » Sexta Jun 25, 2010 15:07

Tinham-me falado que o processador AMD Phenom II X6 1090T AM3 era melhor no trabalho de cálculo, mas talvez perca para os i7 9XX em termos de velocidade das memórias. Daí a minha indecisão.

Por outro lado, também ouvi falar que em meados deste ano vão sair processadores da intel com 6 cores...

Queria definir esta minha compra para esta altura de férias - Julho/Agosto - precisamente para ter tempo para instalar programas e pôr tudo "au point" para Setembro, mas as minhas dúvidas são mais que muitas quanto à configuração mais correcta para as minhas necessidades (ou até se valerá a pena esperar mais um tempo e aguardar a saída dos tais processadores da Intel com maior performance).

Daí vir aqui pedir a vossa ajuda técnica.

Ramiro

P.S. No gabinete trabalho mais com o MATLAB, o Scilab e o Octave. Os gráficos PHP são depois convertidos em formatos de arquivo adequados à renderização em navegadores da Web.
Ramiro
Novato
Novato

Mensagempor SiLeNnTcRaZy » Sexta Jun 25, 2010 15:45

Tipo por agora é os i7 pois os programas usam mais a thread do qeu cores fisicos quando for ao contrário é que já não :D
SiLeNnTcRaZy
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor cmrosado » Sexta Jun 25, 2010 15:59

http://ixbtlabs.com/articles3/cpu/cpu-2 ... ry-p3.html
http://ixbtlabs.com/articles3/cpu/amd-p ... 0t-p2.html
Em relação aos processadores é questão de optar entre esses. Não pensas fazer overclock?
Em relação à gráfica é que não sei bem qual será o tipo de gráfica mais indicada. Ainda não percebi se a gráfica é importante para isso ou não.
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Out 02, 2003 10:58

Mensagempor pro-toy » Sexta Jun 25, 2010 16:21

Sim esta previsto os novos intel de 6 cores mas também esta previsto que irão andar na casa do 500€...Este AMD tem uma performance de preço/qualidade e até chega a bater o 6 cores da intel de 1000€ em dois ou três programas.

Este cpu que meti na configuração escala muito bem em overclock na casa dos 4.2/4.4 e depois com o modo turbo vai ate +/- 4.7/.4.8...isso quem faz cálculo matemático de alto rendimento é o melhor que podem ouvir.

Configuração:

CPU: AMD Phenom II X6 1090T AM3 - €303.55

Board: Asus M4A89GTD PRO/USB3 - €137.15

Gráfica: Asus GeForce GTX470 2DI 1280MB GDDR5 PCI-E - €349.90

Memoria: GSKILL PC3-12800 4GB ECO CL7 (2x2GB) DDR3 - €124.40

HD (storage): Western Digital 1Tb 7200RPM 64MB SATA III 3.5 - €92.25

SSD (sistema): Intel SSD X25-M Mainstream 80GB 2.5"SATA €224.90

Fonte: SilverStone Strider Plus 850W Modular €141.75

Gravador: Asus DRW-22B2ST Sata Black Retail €24.90

Cooler: Noctua NH-D14 €69.90

Total: €1,468.70

Loja situado no Porto.

Preços (http://www.alientech.pt/)
pro-toy
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Fev 25, 2010 8:10

Mensagempor Ramiro » Sexta Jun 25, 2010 16:32

cmrosado Escreveu:http://ixbtlabs.com/articles3/cpu/cpu-2009-summary-p3.html
http://ixbtlabs.com/articles3/cpu/amd-p ... 0t-p2.html
Em relação aos processadores é questão de optar entre esses. Não pensas fazer overclock?
Em relação à gráfica é que não sei bem qual será o tipo de gráfica mais indicada. Ainda não percebi se a gráfica é importante para isso ou não.

Não, a gráfica não é importante. Como disse, este será o meu PC de casa, portanto, para além de instalar os programas de trabalho, nomeadamente, o MatLab, Octave e o Scilab, servir-me-ei dele apenas para as habituais funções "domésticas", i.é., relatórios no word/excel, internet/mail e, quando muito, ver uns filmes e fotos de família. O PC NÃO é, definitivamente, para jogos! Tenho já (muitos) cabelos brancos e nenhuma apetência por essa área de diversão (e ainda não tenho netos :D ). Daí que uma gráfica mediana, que não comprometa o sistema (até porque também faço muita análise gráfica), sirva perfeitamente.

Mas voltando à máquina, nós aqui no gabinete usamos 2 workstations HP z800. Sei que têm processadores Xeon (não sei exactamente qual o modelo) e que custaram "uma pipa de massa". Ouvi falar em 3000€ cada.

Claro que a minha "carteira" não pode competir com isso. Por isso procuro um sucedâneo mais acessível, que possa rivalizar com estes Xeon para programas multithread.

Pedia então que me dessem uma configuração competitiva, para que eu possa pedir orçamentos nas lojas da especialidade aqui da zona do Grande Porto.

Obrigado.

P.S. Desculpem mas ainda não me responderam ... não estará para sair nada de novo? É que reparem, seria muito aborrecido eu estar agora a comprar 1 PC de 1500/2000€ e, passado um mês, sairem novos processadores que atirassem para as prateleiras de um museu o processador/componentes que estou agora a compar. Compreendem a minha preocupação.
Ramiro
Novato
Novato

Mensagempor Ramiro » Sexta Jun 25, 2010 16:47

pro-toy Escreveu:Sim esta previsto os novos intel de 6 cores mas também esta previsto que irão andar na casa do 500€...Este AMD tem uma performance de preço/qualidade e até chega a bater o 6 cores da intel de 1000€ em dois ou três programas.

Este cpu que meti na configuração escala muito bem em overclock na casa dos 4.2/4.4 e depois com o modo turbo vai ate +/- 4.7/.4.8...isso quem faz cálculo matemático de alto rendimento é o melhor que podem ouvir.

Dar mais 200 euros pelo processador, não é problema. Eu costumo renovar o meu PC de 3 em 3 anos e, por exigência da minha profissão, preciso estar equipado com material recente e com muito boa performance. É um custo que eu tenho que assumir.

Ao estar a montar o meu PC com um processador novo, que incorpora a mais recente inovação tecnológica (e não material "fim de linha"), estou a garantir, dentro do possivel, uma maior longevidade às minhas escolhas.
Daí não me importante de pagar esse "extra".

Quando estarão a ser comercializados em Portugal esses novos processadores da Intel com 6 cores?
Talvez valha a pena a espera, não?
Ramiro
Novato
Novato

Mensagempor Ramiro » Sexta Jun 25, 2010 16:53

Ramiro Escreveu:
pro-toy Escreveu:Sim esta previsto os novos intel de 6 cores mas também esta previsto que irão andar na casa do 500€...Este AMD tem uma performance de preço/qualidade e até chega a bater o 6 cores da intel de 1000€ em dois ou três programas.

Dar mais 200 euros pelo processador, não é problema. Eu costumo renovar o meu PC de 3 em 3 anos e, por exigência da minha profissão, preciso estar equipado com material recente e com muito boa performance. É um custo que eu tenho que assumir.

Ao estar a montar o meu PC com um processador novo, que incorpora a mais recente inovação tecnológica (e não material "fim de linha"), estou a garantir, dentro do possivel, uma maior longevidade às minhas escolhas.
Daí não me importe de pagar esse "extra".

Quando estarão a ser comercializados em Portugal esses novos processadores da Intel com 6 cores?
Talvez valha a pena a espera, não?
Ramiro
Novato
Novato

Mensagempor Cokz » Sexta Jun 25, 2010 17:12

Penso que na configuração do pro-toy poupava na gráfica e investia em mais 4Gb de RAM...
Penso não ser totalmente descabida esta opção!

E para mais, não é preciso uma gráfica de topo para efeitos de cálculo visto que não vão trabalhar com aplicações 3D! Corrijam-me se estiver errado! :P

Quanto aos novos processadores de 6 cores da Intel, não sei até que ponto é que convém esperar por um processador desses tendo os X6 da AMD resultados próximos. podes também optar por um Xeon!

Cmps
Cokz
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 18, 2010 14:21

Próximo

Voltar para Sistemas Completos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes