Arrefecimento e Barulho

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Arrefecimento e Barulho

Mensagempor losna » Quarta Set 22, 2004 22:08

Olá, eu sou novo nestas cenas dos dissipadores e ventoinhas sem ser as de origem.
Comprei um Pentium 4 a 3,4Ghz socket 775, a motherboard é MSI 915p/G neo2 e a caixa é uma chieftec DG-01BD-U, podem ver neste link
http://www.chieftec.com/products/Newg/Install.htm
Tenho o dissipador e a ventoinha do processador de origem que faz imenso barulho e tb uma ventoinha na parte frontal de 80mm silenciosa.
Gostava de substituir o dissipador e a ventoinha do processador, assim como talvez instalar mais algumas e por um controlador de temperatura e de velocidade para isto tudo.
Gostava que me dessem opiniões do que devo comprar e como devo direccionar a entrada e saida de ar da caixa.
Obrigado!!!
losna
Novato
Novato

Registado: Quarta Set 22, 2004 21:43

Mensagempor cskalash » Quinta Set 23, 2004 0:24

Boas, ora como dissipador do cpu aconselho-te um Zalman 7000B-cu com uma noisebloker ou um Thermalright XP-120 também com uma noisebloker, já que estas são do mais silencioso que existe. O 2º creio que é mais carito mas são ambos muito bons, o 2º também tem particularidade de aceitar ventoinhas de 120 mm. Relativamente ao air-flow da caixa. 1/2 ventoinhas na parte da frente da caixa em baixo a meter ar, e uma ou duas ventoinhas na parte de trás da caixa, em cima a tirar ar para fora desta
cskalash
Novato
Novato

Registado: Terça Set 21, 2004 20:51

Mensagempor Kayn » Quinta Set 23, 2004 0:31

bem, qto ao arrefecimento da caixa, podes ficar pelo eskema tipico:
uma a frente a meter ar (ke ja tens e se nao faz barulho melhor) e outra atras a tirar ar.
Com um bocado de jeito ja la tens uma grelha atras na caixa e buracos pra apertar parafusos, mas, e falando de experiencia propria, eu tirava completamente qualquer tipo de grelhas e deixava so o sitio pra apertar a fan. Se fores um utilizador normal nao vais andar mto pelos sitios das grelhas pra precisares da proteccao delas e, o beneficio pode ser enorme. Comigo a grelha era uma boa mer**, ke blokeava cerca de 60% do ar e inda por cima, como espremia o ar pelos buracos, fazia IMENSO barulho. So por sakar fora a grelha de tras consegui com que a board arrefecesse passasse de 37/38 graus (parece k o meu proc tem estes valores como limite para a temp ambiente em volta dele) para 31/32 no max. Se tiver a trabalhar pouco, desce, a vontade, pra 26/27. O mais engracado e ke so tenho esta atras. nada a frente.

Com um bocado de arrumacao de fios ai dentro consegues uma boa corrente de ar da frente pra tras nos sitios mais importantes (northbridge, processador e com um bocado de sorte, a grafica tambem)

Quanto a que ventoinhas has de usar, fica a regra geral q se aplica a todas: qto maior, menos barulho faz a mover a mesma quantidade de ar, pq trabalha a menos rotacao pa fazer o mesmo trabalho. Na aplicacao das fans à caixa, podes tar um bocado limitado pelos tais buracos ja existentes, por isso ve o ke tens e com o ke vais poder trabalhar (ou podes inventar e fazer um bocado de modding). Parece ke como ventoinhas genericas, NoiseBlocker sao do mais silencioso ke ha, embora eu nc tenha ouvido nenhuma a trabalhar.

Para processadores, nao tou muito dentro dos coolers existentes po teu socket, mas marcas como Thermaltake e Zalman, sao das melhores escolhas que andam prai.

Pela minha experiencia,
Zalman = Silencio e boa performance.
TTake = elevada performance (depende do q comprares) mas menos silenciosa

Da uma vista de olhos:
http://www.zalmanusa.com
http://www.thermaltake.com/
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Geek » Quinta Set 23, 2004 21:48

O Zalman dá para socket 775?? Não fazia ideia, mas se dá é de facto uma boa opção, tal como o XP-120...

Quanto à caixa acho que já te disseram tudo uma ventoinha a frente a meter e uma atrás pelo menos. Se a caixa der, metes fans de 120 que produzem maior airflow em menos rotações, tens no mercado boas solucoes como as Noiseblocker e Papst que são boas fans e silenciosas :), eu tenho e recomendo duas papst a frente e uma noisblocker SX2 atrás todas de 120.

Abraços
Pentium 4 2.5Ghz, Motherboard ASUS P4S8X-X, 1Gb Ram, MSI FX5200, Western Digital 200Gb 8Mb Cache IDE, Western Digital 120Gb 8Mb Cache IDE, SB Audugy Platinium. Coolermaster Stacker, Zalman 7000B-CU
Geek
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 11, 2004 21:17

Mensagempor Kayn » Sexta Set 24, 2004 2:24

boa pergunta. de facto, no site da zalman n encontrei nada po socket 775 (embora tb n tenha ido a fundo). como eu tinha dito, pa esse socket, pouco conheco. so disse ke eram boas marcas de coolers. tb ha outras alternativas. da um salto a www.aquapc.com
tem um stock vasto nessa materia e ficas com uma ideia dos precos dos coisos.

po meu caso, q tou a precisar de cortar barulho, so e pena o Zalman CNPS7000B-Cu custar quase 50€... :(
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Geek » Sexta Set 24, 2004 10:57

Pois como estava a espera ainda não existem grandes soluções para socket 775 no mercado, tive a procura nos sites oficiais e nem adaptadores para esse socket, mas é uma questão a perguntar numa casa especializada na matéria pq têm contacto directo com as marcas e podem-te dizer qq coisa mais sobre isso...

Ambas as soluções que se estava aqui a discutir no momento preciso, pelo menos em Portugal , não são soluções para esse socket
Pentium 4 2.5Ghz, Motherboard ASUS P4S8X-X, 1Gb Ram, MSI FX5200, Western Digital 200Gb 8Mb Cache IDE, Western Digital 120Gb 8Mb Cache IDE, SB Audugy Platinium. Coolermaster Stacker, Zalman 7000B-CU
Geek
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor losna » Sexta Set 24, 2004 22:34

Pois é, tenho andado pelos sites das marcas que me tem indicado e a unica que vi assim boa era da TT para o socket 775.
Mas vou continuar à procura, se entretanto descobrirem alguma coisa, avisem-me para eu dar uma olhadela.
Em relação às ventoinhas vou fazer o que dizem, de por na parte da frente a por ar e a trás a tirar.
Já agora podiam-me dizer uns bons controladores para as ventoinhas e sensores para por no computador?
Também gostava de saber se voçês acham que devo por um cooler na placa gráfica ou o de origem é suficiente, é que eu ainda não tenho bem a noção do aquecimento dela, é uma GeCube ATI X800XT.
Obrigado.
P4 3,4GHz Prescott socket 775,
MSI 915P/G Neo2 Platinum,
2x512MB DDR2 a 533Mhz,
Gecube ATI X800XT 256MB, PCI-EXPRESS,
Disco Seagate 80Gb com 8Mb de cache,
losna
Novato
Novato

Mensagempor MaSt3rKilL » Sábado Set 25, 2004 13:15

Kain , vi que tinhas um cpu igual ó meu, diz-me lá uma cena, o teu cooler de origem fazia/faz muito barulho? :roll:
P4 3.0Ghz ATIRadeon 9600PRO 128 Mb
2x 512mb DDR - Vou meter uma Zalman 7000B - Cu
Board Asus p4p800-Creative SoundBlaster Live! 5.1 -- LUZ NEON VERDE, JANELA DA CAIXA EM ACRILICO (Pode não interessar muito)
MaSt3rKilL
Novato
Novato

Registado: Segunda Ago 30, 2004 19:12

Mensagempor Geek » Domingo Set 26, 2004 0:12

Pois é parecido não é igual pq o dele é socket 775 portanto o cooler é diferente de certeza...

Depende já vi stock coolers de Prescott que faziam muito barulho mas ainda faziam o trabalho e vi outros que eram silenciosos mas que não davam conta do trabalho, pt não te preocupes muito se foi sempre assim está tudo correcto, se ele já foi mais silencioso é pq algo de errado está com o cooler convêm limpara a caixa e o cooler para tirar pó. O meui antigo fazia um barulho insuportável

Mais uma suguestão que acho que nunca postei aqui:

Os PC não devem estar dentro daquelas secretárias fechadas que tanto se vê por ai, que tem uma caixa onde só cabe o pc, pq faz efeito de estufa e a circulação de ar é nula ou quase. Para mim isso devia ser proíbido mas enfim
Editado pela última vez por Geek em Domingo Set 26, 2004 0:44, num total de 2 vezes.
Geek
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Geek » Domingo Set 26, 2004 0:34

losna Escreveu:Pois é, tenho andado pelos sites das marcas que me tem indicado e a unica que vi assim boa era da TT para o socket 775.

Pois de facto é melhor esperares mais uns tempos pq esse da TT na me convence muito.

losna Escreveu:Já agora podiam-me dizer uns bons controladores para as ventoinhas e sensores para por no computador?

Quanto ao controlador depende do espaço que queres ocupar se tiveres uma baia de 5 e 1/4 acho que AerogateII é porreiro tens ainda o Zalman ZM-MFC1, mas este não tem sensor/leitro de temps

losna Escreveu:Também gostava de saber se voçês acham que devo por um cooler na placa gráfica ou o de origem é suficiente, é que eu ainda não tenho bem a noção do aquecimento dela, é uma GeCube ATI X800XT.
Obrigado.

Existem sempre soluções melhores, emboar o da Gecube não seja dos piores, desde que não faças OC, contudo tens o ZALMAN ZM80D-HP ou Vga Silencer. O Primeiro é passivo pt não faz barulho e trás dissipadores para as memórias, mas podes sempre colocar uma fan. São excelentes os dois o primeiro com a fan penso ser melhor, uns dizem que sim outros dizem que não. Mas são as duas melhores solucoes de Aircooling do mercado para gráficas.

Abraço
Geek
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Bit&Byte » Domingo Set 26, 2004 14:35

Zalman infelizmnte n da para socket T...

o Thermaltake silent tower ou em cobre ou em alumínio dão para o LGA775 e são bastante eficases, com tecnologia Heatpipe.

esses coolers de origem deixam um bocado a desejar.. gostava que pudesses informar das temps que tens agora, é possível?

abraços e fiquem bem! :twisted:
P4 2.0GHz Northwood, MB ECS rasca, DDR Infineon 1024MB PC2700 CL 2.0, GeForce 2 175/286@210/375, Maxtor 160GB - 8MB, DVD, CD-RW, Mid-Tower in moding....
Bit&Byte
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 17, 2004 13:53

Mensagempor topinhas » Domingo Set 26, 2004 17:34

O Thermalright XP-120 é universal e é o melhor cooler a ar, batendo os sistemas de water-cooling mais baratos e até alguns muito caros.

Perde uma tarde a ver as reviews dele e comprovas que é de longe o melhor (e o mais caro...). Para o meu CPU vou comprar um antes que fique surdo!!!
Pentium 4 2,8 @ 3,40 Thermalright XP-120, MSI NEO-2 FIS2R, 1,5 Gb DDR 400 Kingston, ATI 9700, IBM 120 Gb, 2 x Seagate SATA 200 Gb RAID, Seagate SATA 320 Gb, LG DVD-/+RW, DVD 16x, SB X-Fi Fatality, SuperFlower 4 fan 420W, Logitech Z-680
topinhas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 15, 2003 16:00

Mensagempor Geek » Domingo Set 26, 2004 18:39

Bem universal universal não é, mas existem adaptadores como noutros coolers para outros sockets. Neste momento existem para socket 478, 939 e 940. Para socket 775 ainda não saiu mas mandei um mail para o suport da Thermalright por causa desta thread e já obtive a resposta foi rápido! Está previsto o lançamento do S775, o adaptador para o socket 775, no final de Setembro.

Resta saber quando chega a Portugal

Abraços
Geek
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor losna » Domingo Set 26, 2004 22:47

Ppl podiam me dizer como tiro a temperatura do processador, é preciso alguma cena especial?
Existe algum programa para fazer leituras da temperatura?
Estive a ver na bios do computador, após estar a jogar call of duty, united offensive durante umas 3 horas, e dizia lá que a temperatura do CPU era 65º e o System era 45º, e as rotações da ventoinha eram de 4500 rpm, o que acham disto?
Vou esperar mais um pouco para ver o que sai para o meu socket.
Em relação à placa gráfica, acho que para já não vou fazer nada, só mais tarde se precisar de fazer um oc.
Obrigado.
P4 3,4GHz Prescott socket 775,
MSI 915P/G Neo2 Platinum,
2x512MB DDR2 a 533Mhz,
Gecube ATI X800XT 256MB, PCI-EXPRESS,
Disco Seagate 80Gb com 8Mb de cache,
losna
Novato
Novato

Mensagempor Geek » Segunda Set 27, 2004 0:19

Boas Losna

Recomendo-te o motherboard monitor 5

http://mbm.livewiredev.com/download.html

Existem outros, mas este para o cpu é o mais fiável
Geek
Membro de Prata
Membro de Prata

Próximo

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes