Lei n.º 50/2004 (Nova lei reguladora dos direitos de autor)

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Lei n.º 50/2004 (Nova lei reguladora dos direitos de autor)

Mensagempor Scorpio » Quinta Set 23, 2004 16:11

Desculpem o assunto ser "pouco atractivo" mas penso que diz alguma coisa a (quase) todos nós.

Amanhã dia 24 de Setembro entram em vigor as ultima alterações a esta lei que regulamenta os direitos de autor e afins.
A última revisão desta lei vem incluir a regulamentação dos direitos de autor via Internet ou seja peer-to-peer. Ao que parece ainda não existia uma lei que penalizasse a disponibilização de títulos com copyright.

Outra questão é a inclusão de uma taxa nos suportes digitais (CD-R, DVD-R...) e também nos equipamentos de gravação.

Mais informação em: http://www.icp.pt/txt/template20.jsp?ca ... tId=223782

Moderador : Editei o titulo so para ser mais chamativo ao pessoal.
AMD AthlonXP 2800+
Abit NF7-S V2.0
2x512M Patriot PC3500 @ 2-3-2-5
Radeon 9800Pro 128M @ 9800XT
2xMaxtor 80G Sata 7200rpm/8M @ RAID 0
Scorpio
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Abr 21, 2004 22:59

Mensagempor skeletony » Quinta Set 23, 2004 16:34

"Lei n.º 62/98, de 1 de Setembro. Artº 2: (...) uma quantia é incluída no preço de venda ao público: b) Dos suportes materiais virgens digitais ou analógicos (...)"

K é isto? Quer dizer que o preço dos cds/dvds virgens vai aumentar?! Mau.... :evil:
"The world (...) kills the very good and the very gentle and the very brave impartially. If you are none of these you can be sure it will kill you too but there will be no special hurry." Ernest Hemingway
skeletony
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Set 08, 2004 11:45

Mensagempor Scorpio » Quinta Set 23, 2004 16:51

Sim, o preço dos suportes digitais vai aumentar. E o preço dos gravadores de CD/DVD tambem.

No caso dos gravadores é 3% do preço de venda (+IVA).
No caso dos CD's e DVD's existe uma tabela.
Analógicos:
Cassetes áudio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,14
Cassetes vídeo (VHS) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,26
Digitais:
CD:
CD R áudio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,13
CD R data . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,05
CD 8 cm . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,27
Minidisc . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,19
CD RW áudio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,19
CD RW data . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,14
DVD:
DVDR . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,14
DVDRW . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,30
DVDRAM . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1,00
AMD AthlonXP 2800+
Abit NF7-S V2.0
Scorpio
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor ghost_matrix » Quinta Set 23, 2004 16:58

Fogo ja amanha ! Atao ker dizer ke convem kem ker comprar DVD-RW comprar ja, raras vezes os produtos informaticos sobem o preço ao longo do tempo, mas isto vai acontecer... Ja tava :D com os DVD-RW a fikarem baratos...
Bem o aumneto nao é mto, mas é melhor o ppl ir-se abastecer nestes dias de CDs/DVDs LOLOL.

Esta medida so vai servir memo po ppl gastar mais dinheiro, pois nao é por isto ke a pirataria vai diminuir
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Mensagempor Dr » Quinta Set 23, 2004 17:16

Oh ghost_matrix: ainda bem que há gente que vê as coisas do mesmo jeito que eu. Tudo, mas TUDO, são formas de abastecer ainda mais os cofres do Governo. Isto é ridículo. Só falta criar imposto sobre o ar respirado, alegando que, se não respirarmos ar, não vamos andar em excesso de velocidade, a assaltar lojas nem a criar qualquer tipo de desordem.
Eles querem lá saber que a gente copie software ilegalmente; o que querem é chupar-nos todo o nosso dinheiro.
Às vezes dá-me vontade de lhes mostrar outra coisa para chuparem, mas confesso que dou valor à minha liberdade. :-)
Cumprimentos.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor ghost_matrix » Quinta Set 23, 2004 17:23

Scorpio isso ta em € ?
é ke tipo axo ke o DVDRAM é o menos utilizado na pirataria, mas prontos, e o CD de 8mm mto menos, so memo pa algum mp3, mas pouco ppl usa
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Mensagempor Stu3s » Quinta Set 23, 2004 17:32

Ei nem acho mal ... Todos sabemos que a grande maioria dos consumiveis deste tipo comprados hoje em dia são para pirataria.
Quem a pratica, acho que até pode por um foguete ao ar, pq em portugal esse tipo de crime muito raramente é punido pq as autoridades nem se interessam muito por isso.

Penso inclusive que esta nova lei e uma vitória para a pirataria .... a velha maxima n os podes vencer junta-te a eles cabe aqui que nem uma luva.
Como n se consegue abrandar a pirataria, tenta-se ganhar algum com ela.

É pena que q o pessoal q necessita deste material para fins legais tenha de pagar por algo q n tem culpa, de qq forma culpem primeiro a pirataria e depois o governo :)
Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

Mensagempor fredl » Quinta Set 23, 2004 19:03

Dr
Concordo plenamente contigo, isto é mais uma maneira para esses tachistas que estão a governar este país encherem os bolsos á nossa custa. Eles têm de arranjar dinheiro para poderem ter reformas de 3 mil contos 8O 8O , para comprarem carros topo de gama, viagens etc,etc, etc.
O aumento do irs? O que eles querem fazer com o serviço nacional de saúde? A nova lei do codigo da estrada, com multas alticimas (é mais facil e mais proveitoso para eles aumentarem as multas do que pintarem o tracejado das ruas, arranjarem a má sinalização, corrigirem maus traçados de algumas estradas etc). Tudo aumenta, os impostos cada vez são maiores, a borocracia cada vez esta pior, a justiça é uma vergonha, a saúde a mesma coisa e a educação? :roll: :roll: :roll:
Para onde vai o dinheiro dos nossos impostos :x :x :x ? Já não acredito na classe politica deste país, sejam eles de que partido forem. A opinião que tenho deles é que são todos uns oportunistas incompetentes que nunca são resposabilizados por nada do que façam ou não façam.
Hoje em dia acreditem que já não sei em quem votar, são todos a mesma m***da :cry: :cry: :cry:
fredl
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Mar 30, 2004 17:57

Mensagempor Scorpio » Quinta Set 23, 2004 19:06

ghost_matrix Escreveu:Scorpio isso ta em € ?
é ke tipo axo ke o DVDRAM é o menos utilizado na pirataria, mas prontos, e o CD de 8mm mto menos, so memo pa algum mp3, mas pouco ppl usa

Sim está em Euros e sem IVA.
AMD AthlonXP 2800+
Abit NF7-S V2.0
Scorpio
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Andre_Oliveira » Quinta Set 23, 2004 19:08

ghost_matrix Escreveu:Fogo ja amanha ! Atao ker dizer ke convem kem ker comprar DVD-RW comprar ja, raras vezes os produtos informaticos sobem o preço ao longo do tempo, mas isto vai acontecer... Ja tava :D com os DVD-RW a fikarem baratos...
Bem o aumneto nao é mto, mas é melhor o ppl ir-se abastecer nestes dias de CDs/DVDs LOLOL.

Esta medida so vai servir memo po ppl gastar mais dinheiro, pois nao é por isto ke a pirataria vai diminuir

:evil: :evil:

Ainda ontem foram 50 DVD's virgens :D :D

Em relação ao imposto, acho que se devia apenas subir o preço dos packs de Cd´s e DVD´s. Como sabemos um gajo que leve 100 Cd´s de uma loja não vai gravar fotos ou documentos...

Cumprimentos
Imagem
Andre_Oliveira
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Abr 20, 2004 4:09

Mensagempor skeletony » Quinta Set 23, 2004 19:12

lol. se calhar depois saia mais barato comprar 100 cds individuais...
"The world (...) kills the very good and the very gentle and the very brave impartially. If you are none of these you can be sure it will kill you too but there will be no special hurry." Ernest Hemingway
skeletony
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Scorpio » Quinta Set 23, 2004 21:43

lol. O pessoal apenas está preocupado com o preço dos CDs/DVDs.

Convem chamar a atenção que coisas como por exemplo a partilha de imagens de jogos e programas passou a ser ILEGAL.
Até os backups de segurança ao qual se aplicam patches no-cd passaram a ser ilegais, ou seja... toda e qualquer cópia de material copyright é ILEGAL ( e mai nada!!!)
AMD AthlonXP 2800+
Abit NF7-S V2.0
Scorpio
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor skeletony » Sexta Set 24, 2004 0:03

Scorpio ainda não acabei de ler o decreto mas parece-me que ha exclusões. Pelo menos o uso particular sem objectivos comerciais... Não me parece que se fizer um backup de um jogo original, o tiver em casa e não o der a ninguem, me venham ca prender! Lol.
skeletony
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Stu3s » Sexta Set 24, 2004 4:26

Se tirares um jogo da net tb ninguem te vai prender :)

pelo menos por cá
Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

Mensagempor Scorpio » Sexta Set 24, 2004 9:58

skeletony Escreveu:Scorpio ainda não acabei de ler o decreto mas parece-me que ha exclusões. Pelo menos o uso particular sem objectivos comerciais... Não me parece que se fizer um backup de um jogo original, o tiver em casa e não o der a ninguem, me venham ca prender! Lol.

Tambem acho que ninguem te vai prender mas o certo é que apartir de agora é legal se o fizerem.
Dá uma vista de olhos ao artigo 217 e 218, fundamenta aquilo que disse.
AMD AthlonXP 2800+
Abit NF7-S V2.0
Scorpio
Membro de Prata
Membro de Prata

Próximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado: