Mudei agora de CPU para um Prescot 2,8 Ghz, que coloquei logo em overclock a 3,21 Ghz. O aumento de temperatura foi minímo em relação à velocidade original (cerca de + 1-2º C), mas ainda assim (mesmo com o meu cooler no máximo) a temperatura atinge os 55-56º C quando em carga total, mas não se mantém lá, pois desce para os 51-52º C logo a seguir mesmo com o CPU em carga.
Não é nada de alarmante, mas o barulho que o cooler faz (mesmo em modo automático de aumento de rotação com a temperatura) é muito incomodativo, pois está sempre nas rotações altas para arrefecer o CPU e mantê-lo à volta dos 45º C. Como está fora de questão trocar a minha caixa Thermaltake Xaser 3 e os pads absorventes de ruído ficam muito feios numa caixa com lateral transparente, pensei em mudar de cooler (dá-me muita pena mudar este, pois estou muito satisfeito com ele) para voltar a ter descanço.
Vi vários e os mais silenciosos e eficazes são os que usam uma heatpipe e têm a configuração em torre, que são :
- Thermaltake Silent Tower 102
- Thermaltake Silent Tower 112
- Aerocol HT-101
- CoolerMaster Hyper 6
- Cooler Master Jet 4
- Giga-Byte 3D Cooler-Pro
Do que tenho lido, o Aerocol parece ser o que melhor se comporta, mas queria uma opinião vossa sobre qual o melhor cooler em termos de performance/silêncio. Muito obrigado.