por Kayn » Quinta Set 30, 2004 2:49
ya. arranjei uma spark7 (quase ke fui obrigado a compra-la por causa duma historia mais infeliz com uma loja de informatica. Ja vinha pelo caminho a olhar pra ela a pensar em tirar, mas dei o beneficio da duvida acerca da eficiencia da grelha.
Acredita, depois de 10 minutos a trabalhar com o coiso, ficou claro como uma lampada fluorescente, pra mim, que tinha ke tirar a grelha. acredita, grelhas em ventoinhas é do pior. Em qualquer uma.
So tem vantagens nao ter grelhas:
1- nao ha obstrucao de ar. obvio.
2- faz menos barulho pk o ar n tem ke passar por sitios mais apertados ke o necessario pra entrar.
3- se entra mais ar, a ventoinha tem ke rodar menos pra fazer o mesmo trabalho, logo menos rpm = menos barulho ainda
4- com o ar extra ke entra, conseguem-se performances muito melhores.
no meu caso, se eu soubesse a diferenca ke ia fazer, ja tinha sakado td ke era grelha ha imenso.
sakei a da caixa, e so p fazer isso baixei a temp interna da caixa por 10 graus, reduziu o barulho da ventoinha da caixa ao ponto de nao a ouvir (nada de barulho tipo aspirador assobiante) e inda ajudou a tirar uns graus ao processador.
agora, perder isto tudo a troco de k? uma falsa segurança de ke n me vou magoar por meter os dedos por engano numa fan? perfeitamente inutil... n vai ser um sito por onde eu teja com as maos todos os dias ... isto fazme lembrar dakele tipo de proteccoes inuteis contra bebes onde os putos sao sempre os 1os a tirar a proteccao enquanto os pais se vem sempre nas horas pa tirar a proteccao....
agora tirei a da spark7 (ke inda abrange prai metade da area de entrada de ar pa fan). reduzi o barulho em imenso e melhorei largo a performance (em idle=35 graus, full por 1h nonstop=48/49), o que eu axo muito bom.
so por piada, a 35 graus, as rpms da fan sao tao baixas ke o sensor detecta como 0rpm, apesar de ela tar a trabalhar...
pra 35 graus, a spark sem a grelha é bastante calada.
Mas espero ter em pouco tempo "a verdadeira" pro silencio (zalman)
O q faz um cagacal aki dentro e a grafica. alguem tem ideias pra calar isto? com um budget economista, de muita preferencia... tou farto de gastar € nestas m****s...