Qualidade do "tv-out" dos pc's

Desde sistemas de som, leitores e gravadores, colunas, joysticks...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Qualidade do "tv-out" dos pc's

Mensagempor Taxus » Segunda Set 27, 2004 17:05

Se ligarmos um pc à tv, que tal é a qualidade de imagem?

Mais especificamente, no caso de um filme em divx, se o tentarmos ver na TV a qualidade é decente?
KaoS Contingency UT2k4 clan
http://www.kaos-eu.com/
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Set 11, 2002 3:33

Mensagempor alfatek » Segunda Set 27, 2004 17:41

pela minha experiencia, sim.
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor SuperMegaMau » Segunda Set 27, 2004 17:55

As televisões pelo que me parece têm uma serie de filtros de imagem para reduzir o "grão" da má recepção das antenas, daí que os filmes vistos na tv aínda tenham melhor qualidade que no PC, no entanto são apenas os filmes e talvez alguns jogos, mas no geral a qualidade de imagem é muito pior, têm uma especie de blur, causada provavelmente pelos já referidos filtros.
SuperMegaMau
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Ago 29, 2004 15:23

Mensagempor Taxus » Segunda Set 27, 2004 18:02

Obrigado a ambos pelas respostas.
Não tenho paciencia para ver filmes no PC, mas com a chegada do portatil daqui a uma (duas?) semanas já posso ficar espalmado no sofá a por a minha cultura cinéfila em dia!

Editado: Já agora, existe algum programa do genero do TvTool para ATI's? Ou a saida de video das ATI's funciona melhor do que a das Nvidia's?
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor SuperMegaMau » Segunda Set 27, 2004 23:31

Taxus Escreveu:Editado: Já agora, existe algum programa do genero do TvTool para ATI's? Ou a saida de video das ATI's funciona melhor do que a das Nvidia's?

Eu tenho uma placa de cada fabricante, o software aínda que diferente faz exactamente a mesma coisa!
SuperMegaMau
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Ago 29, 2004 15:23

Mensagempor Taxus » Segunda Set 27, 2004 23:47

Se assim é, ainda bem! Tinha apenas a ideia de que as nvidia's davam muitos problemas a ligar a uma TV/VCR e daí o surgimento do TvTool
Msn Taxus@netvisao.pt
Taxus
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Tretabyte » Terça Set 28, 2004 0:37

Boas,
a minha é excelente, a qualidade na tv é boa pois a frequencia da tv é bastante inferior a do monitor, logo, "falhas" na qualidade do divx ou qualquer outra coisa raramente se nova na TV, por exemplo ver uma CAM ou TS na tv fica quase como ver um DVD pois a frequencia nao permite ver a ma qualidade da imagem.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Dark_Angel » Terça Set 28, 2004 14:07

O problema ( ou vantagem?) das TVs é a baixa resolucao aliada ao tipo de ligacoa usada.

Dai que tentar ver texto do PC na TV seja para esquecer, mas os filmes "parecem" melhores.

JA viram que no Pc conseguem ver cada pixel de imagem aumentado para o dobro ou mais com todo o detalhe?? Depois admirem-se de ver os artefactos dos filmes de divx...

Na TV nao se distinguem esses defeitos/artefactos porque para alem de nao ter definicao suficiente, o tipo de ligacao provoca perda de detalhe ( o chamado blur que ja ai referiram...)

Mas no geral a qualidade do TV out num PC e boa.
Varia de placa para placa, e das definicoes e ligacao usada.

Mas tambem podem comprar um DVD no LIDL dakeles que vem de oferta com um shampoo ou um que custe tanto como um PC inteiro...

Como tudo na vida....depende.

Pela minha experiencia ate as Gforce4, as ATI ganhavam na qualidade do TV out. Eu recomendo ATI
Depois convem ligar por S-Video.
E convem ajustar algumas definicoes no PC para minimizar alguns problemas que possam surgir (dot crawl, overscan...bla bla...)
Forum sobre os Sony VAIO em português:

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Mar 04, 2003 4:30

Mensagempor Tretabyte » Terça Set 28, 2004 17:42

Boas,
Dark_Angel, jovem... chama-se refresh rate, é por isso que as coisas veem de uma maneira na TV (pois esta tem um refresh rate MUITO inferior a de um monitor de pc) e no monitor do pc de outra.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor Dark_Angel » Quarta Set 29, 2004 13:26

Tretabyte Escreveu:Boas,
Dark_Angel, jovem... chama-se refresh rate, é por isso que as coisas veem de uma maneira na TV (pois esta tem um refresh rate MUITO inferior a de um monitor de pc) e no monitor do pc de outra.

sem mais
Tretabyte

Sabes-me dizer o refresh rate de uma TV? :roll: Para dizeres que e muito inferior ao do PC

Se fosse esse o caso, uma daquelas TVs chamadas de 100Hz, por terem mais refressh rate que o meu Monitor, esse efeito de os filmes parecerem melhor na TV que no PC desaparecia....

Ou melhor, ate pareciam piores pela ordem de ideias....

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Tretabyte » Quarta Set 29, 2004 21:11

Boas,
nos usamos o sistema Pal/Pal Plus
esse sistema tem:
Scan Lines: 625
Subcarrier Freq: 4.43MHz

quanto a tudo o resto http://www.globalspec.com/specification ... &comp=3798

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor Dark_Angel » Quinta Set 30, 2004 10:59

nos usamos o sistema Pal/Pal Plus
esse sistema tem:
Scan Lines: 625
Subcarrier Freq: 4.43MHz

quanto a tudo o resto http://www.globalspec.com/specification ... &comp=3798

sem mais
Tretabyte

Ja vi a pagina e isso nao responde a minha pergunta.
Dizes que o refresh rate de uma TV e MUITO inferior ao do Pc, queria que me dissesses o quanto é esse "MUITO".
Ok, o refresh rate de um PC pode variar, mas o que toda a gente usa normalmente e infelizmente, porque so faz mal, é 60Hz.
Uma TV em PAL tendo 50Hz e em NTSC tendo 60Hz (59,94) tem assim TANTO a menos?
Enfim, ja nos estamos a desviar do topico.Nao vou continuar essa discussao.

Como expoente maximo do TV-Out analogico que podes ter num PC em material domestico, é nas ATI AIW (All in Wonder) e nas equivalente da Nvidia, poderes ligar um adaptador e teres uma ligacao por componentes, que pode ir ate 1080i penso eu.

Na minha opiniao, é o melhor que podes ter para ligar um TV.

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Tretabyte » Quinta Set 30, 2004 19:31

Boas,
man olha para as scan lines de um monitor e olha para as de uma TV e vais ver, isso é basicamente o que ira influenciar, pensa a nivel de dotpics que por exemplo uma certa impressora faz e outra nao ou a nivel de pixel, o varrimento vertical de um monitor é bastante mais elevado do que de uma tv é por isso que se nota essa diferenca.
um exemplo pratico, nao sei se alguma vez ja viste mas, se apontares uma camera de filmar a uma tv ela faz um pequeno efeito de barras a varrer o ecran, se fizeres o mesmo a um monitor jasus aquilo triplica, isso mostra +/- o varrimento dos ecrans.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor Dark_Angel » Quinta Set 30, 2004 20:14

man olha para as scan lines de um monitor e olha para as de uma TV e vais ver, isso é basicamente o que ira influenciar

Tens razao, mas tas a falar do NUMERO de linhas verticais, ou seja de RESOLUCAO, se e que se pode chamar assim, que sempre foi o que eu disse que era o principal factor.
,
Tretabyte Escreveu:um exemplo pratico, nao sei se alguma vez ja viste mas, se apontares uma camera de filmar a uma tv ela faz um pequeno efeito de barras a varrer o ecran, se fizeres o mesmo a um monitor jasus aquilo triplica, isso mostra +/- o varrimento dos ecrans.

Pois e, acontece exactamente isso ( e um bocado feio agora com a moda de fazer o telejornal com a redaccao por tras, os PCs todos com esse efeito...ja passavam para uns TFT...)

Mas aqui estas a falar da VELOCIDADE com que as linhas ou os fields passam, ou seja, a falar de refresh rate.

Falar do NUMERO de linhas, e da VELOCIDADE com que passam, sao coisas diferentes.
E acho que ja vimos, que ambos concordamos que o factor que da akele efeito aos filmes e o NUMERO, ou seja, a "resolucao".

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Tretabyte » Quinta Set 30, 2004 23:42

Boas,
se queres tratar as coisas dessa maneira entao resume tudo a, a TV tem menos resolucao que os Monitores, pronto!

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Próximo

Voltar para Multimédia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes