Questões de garantia

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Questões de garantia

Mensagempor pedro-alves » Segunda Ago 30, 2004 13:38

Boas,

Gostaria, caso seja possível, de algumas opiniões com conhecimentos legais sobre questões de garantia de portáteis.

Pelo pouco que sei, o material informático tem uma garantia obrigatória legal de 2 anos. Porque é que isto não se aplica às baterias dos portáteis? Existe algo na lei que diga o contrário?

E outra coisa que me deixa muito confuso é a questão dos "dead-pixeis" nos TFT dos portáteis. Como é que é possível eles consideram um TFT defeituoso apenas se existerem mais de 5 deadpixeis, ou 2 juntos, ou 3 com espacamento minimo de 12mm entre eles (coisas do genero.. podem não estar completamente certas mas o que pretendo demonstrar é a intenção).

Isto irrita-me profundamente porque imaginem trabalharem com imagem... onde o écrã é fundamental para o trabalho... e pimba... um deadpixel (preto ou branco) mesmo no meio do ecra.... é dificil demonstrarem apresentações visualmente exigentes a clientes e com um pixel no ecra a chamar a atenção toda...

A partir do momento em que aparece 1 DP, só nos resta rezar para que apareçam logo mais uns 5 ou 6... Aqui está uma máxima: "dentro da garantia, mail vale 5 deadpixeis do que 2 ou 3...".... enfim, ridiculo

Já agora, para técnicos, é possível "forçar" o aparecimento destes deadpixels?

Será que é legal os fabricantes colocarem estas condições para se considerar um defeito?

Agradeço desde já qualquer esclarecimento que possam prestar...

Cumprimentos,

Pedro Alves
pedro-alves
Novato
Novato

Registado: Quarta Mar 17, 2004 11:47

Mensagempor Lusitano » Segunda Ago 30, 2004 13:55

Quanto às baterias é simples, visto se tratar de um produto que se desgasta com o tempo só tem uma garantia de 6 meses. Como deves saber todas as baterias acabam por viciar ou mesmo se estragar com o uso. As baterias dos telemóveis é a mesma coisa. Não se pode pedir garantia de 2 anos num produto que se sabe não durar tanto tempo devido ao desgate com o uso. Era o que faltava agora os fabricantes de roupa terem que oferecer 2 anos de garantia nas mesmas quando sabemos que se desgastam com o uso rapidamente.

Quanto aos TFT também é uma questão simples. É assim, se o fabricante afirma que podem existir dead pixels nos seus monitores e que até um certo número não trocam o mesmo e mesmo assim decides comprar o monitor depois não podes reclamar se tiver um ou dois pixéis mortos, afinal de contas eles avisaram que isso era possível e que não garantiam que não tivesse qualquer pixel morto. É uma questão de bom senso. Se quando compraste o monitor não foste avisado ou não vinha qualquer aviso sobre essas condições na caixa então podes reclamar, mas se estava explicito não tens direito a reclamar, afinal de contas compraste aceitando as condições deles. Não concordas com elas, não compras, é simples. A actual tecnologia não permite aos fabricantes de TFT's garantir que saem da fábrica sem qualquer deadpixel por isso impõem essas condições. Pode ser que entretanto apareça algum fabricante que ofereça garantia de 0 pixeis mortos, seria bom. Até lá temos que nos sujeitar ou então limitarmo-nos a comprar monitores CRT.

Espero ter ajudado.
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mar 21, 2004 23:08

Mensagempor pedro-alves » Segunda Ago 30, 2004 14:20

Obrigado pela tua resposta.

Eu compreendo que as baterias sejam um produto que se desgasta com o tempo, mas só estava interessado em saber se na lei existe algo específico em relação a isso. Cada fabricante está sujeito às leis de cada país, e um fabricante não pode vender um aparelho informático por exemplo com garantia de 1 ano, sendo a legislação aplicável de 2 anos. Daí a minha dúvida em saber se existe algo na legislação sobre produtos informáticos de desgaste.

Em relação aos TFT, de facto, se isso estiver no exterior da embalagem, sou obrigado a concordar. Assim só compra quem tem conhecimento.

Já agora, os dead-pixels têm solução ou estão "mortos" para sempre?

Vou ver se encontro alguma informação do que é um dead-pixel....
pedro-alves
Novato
Novato

Mensagempor bcunha » Segunda Ago 30, 2004 14:51

Existe uma técnica q pode em alguns casos reactivar os pixeis mortos, basicamente é através da massagem local, hummm faz-me lembrar duas tailandesas :D .... enfim.

Tb existe software que coloca um pixel à tua escolha em modo burn, basicamente deixas o ou os pixeis a queimar durante muito tempo, o quanto depende da qualidade do tft, até estes queimarem e poderes reclamar da garantia.

Cmps.
AMD64 2800+ || ASUS A8V || 2x256 OCZ 3500 || ATI 9800SE 128MB @ 9800XT || 2xSeagate 7200 80 GB sata Raid 0 || Sony DRU-500A || LG 1710S Adoro o cheiro de napalm por a manhã.
bcunha
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Out 02, 2002 9:26

Mensagempor pedro-alves » Segunda Ago 30, 2004 15:01

Tens que me dar o teu contacto da "pixel massage"... :)

Esse software é interessante... se bem que deverá ser frustrante a espera... uma vez que li algures que os dead pixels não decorrem da utilização do ecra, mas sim na fabricação do mesmo... e que poderão aparecer posteriormente mas sem ter uma relação directa com a utilização....

Da minha pesquisa encontrei este artigo muito interessante sobre dead-pixels e respectivos fabricantes:

http://graphics.tomshardware.com/display/20030319/index.html

Portanto, atenção ao comprarem portáteis.... certifiquem-se das condicoes de garantia para o monitor....
pedro-alves
Novato
Novato

Mensagempor Mr_coelho » Segunda Ago 30, 2004 20:43

outra questao, o teclado, no meu estragaram-se 2 teclas mas na garantia nao mecionam nada sobre isto
alguem sabe mais ou menos quanto tempo costumam dar? 2 anos?
Mr_coelho
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Set 09, 2003 19:00

Mensagempor jaac » Terça Ago 31, 2004 9:26

bcunha Escreveu:Tb existe software que coloca um pixel à tua escolha em modo burn, basicamente deixas o ou os pixeis a queimar durante muito tempo, o quanto depende da qualidade do tft, até estes queimarem e poderes reclamar da garantia.
Onde encontras este software? :twisted:
I never think of the future... it comes soon enough - Albert Einstein
jaac
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 04, 2004 16:10

Mensagempor DIAABO » Quarta Set 29, 2004 12:42

ha lojas no estranjeiro que oferecem a garantia de "0 dead pixels ou trocamos o portátil"... pena nao haver isto em portugal, estou prestes a copmrar um portátil e tb tenho mt medo dos dead pixels.. mas as lojas nao deixam abrir a caixa (pelo menos às que eu fui...), so dps de pagares...

mas prontos.. espero ter sorte.. faço figas para nao ter dead pixels :S
DIAABO
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Ago 22, 2004 18:40

Mensagempor Mr_coelho » Quarta Set 29, 2004 13:55

em principio se compras o portatil novo ele deve sempre a 100% o problema dos dead pixels é mais com o passar do tempo (penso eu)
Mr_coelho
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Set 09, 2003 19:00

Mensagempor DIAABO » Quarta Set 29, 2004 14:03

mas às vezes veem novos ja com dead pixels... pelo menos já li :(
DIAABO
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Lusitano » Quarta Set 29, 2004 14:05

DIAABO Escreveu:mas às vezes veem novos ja com dead pixels... pelo menos já li :(

Sim, é possível, mas raro. E mesmo que não tenha dead pixels quando o comprares passado uma semana podem aparecer, não tens como controlar isso...
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mar 21, 2004 23:08

Mensagempor dfm » Quarta Set 29, 2004 14:30

dead pixels que desaparecem ? ... bom talvez tenha a ver com defeitos nos contactos ... mas penso que no LCD isso nao sera mto provavel pq cada transistor controla uma determinada area do painel !!!
Acho q se alguem comprar um portatil cujo monitor ja mostra dead pixels tem realmente um "longo protesto" contra a marca pela frente !!
CUMPRIMENTOS !!
dfm
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Jun 28, 2004 16:57

conceito de virus

Mensagempor Mercy_PT » Quarta Set 29, 2004 18:27

bcunha Escreveu:Existe uma técnica q pode em alguns casos reactivar os pixeis mortos, basicamente é através da massagem local, hummm faz-me lembrar duas tailandesas :D .... enfim.

Tb existe software que coloca um pixel à tua escolha em modo burn, basicamente deixas o ou os pixeis a queimar durante muito tempo, o quanto depende da qualidade do tft, até estes queimarem e poderes reclamar da garantia.

Cmps.

Esse era o conceito dos virus antigos (escrever num sector ate estoirar)
mas isso era um disco (peça mecanica) ponho algumas reservas relativamente a um monitor. Das duas uma ou poes um programa desses a correr durante um mês ou basta jogares umas horitas de um FPS recente kk e la se mostram uns dead pixeis novos.

:D
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor i_marqs » Quarta Set 29, 2004 22:30

No Exame Informática de Outubro diz que O Tsunami Runner MCL56 vem com garantia 0 pixeis.
i_marqs
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Set 08, 2004 1:25

Mensagempor DIAABO » Quinta Set 30, 2004 9:57

isso é k é porreiro!!!
DIAABO
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado: