Dúvida sobre o campo "Cc:" nos headers de um mail

Num mundo de vírus, spyware e bugs nada como estar informado

Moderadores: Administradores, Moderadores

Dúvida sobre o campo "Cc:" nos headers de um mail

Mensagempor Dr » Sábado Out 02, 2004 22:37

Nem sei se este é o lugar adequado para colocar esta questão, pelo que peço desculpa se não for e agradeço que quem tenha capacidade para movê-lo para a secção adequada o faça.

A minha dúvida é a seguinte: estou a construir um site em PHP que vai acessar uma base de dados MySQL onde vai estar uma tabela com uma lista de contactos. Na área de administração desse site vou colocar uma página onde vai haver a possibilidade de enviar uma newsletter para todos os contactos da lista que referi. Visto que uma lista de contactos é algo muito valioso actualmente, eu não queria que ninguém tivesse acesso aos e-mails a quem serão enviadas as newsletters. Obviamente, a primeira ideia que me surgiu foi colocar todos os endereços no campo "Cc:" para que ninguém visse os e-mails dos destinatários a quem a newsletter foi enviada. A outra solução que encontrei foi criar um laço "for", no qual colocava uma variável que iria conter um endereço de e-mail cada vez que o laço fosse executado.
Como esta segunda opção exige muito mais processamento que a primeira (especialmente no servidor de e-mails, pois iria enviar um e-mail para cada contacto em vez de enviar um e-mail para todos os contactos), à partida deveria optar pela primeira opção. Porém, não sei até que ponto é possível descobrir, a partir de um e-mail recebido, quais os outros endereços que constam no campo "Cc:". Pelos métodos convencionais eu sei que os endereços ficam ocultos, mas peço-vos a vossa opinião sobre a possibilidade de se conseguir descobrir e, caso se consiga, qual o grau de facilidade em o fazer.
Agradeço desde já todas as eventuais respostas que possam dar.
Cumprimentos.
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor Kaipyra » Sábado Out 02, 2004 23:24

Com o cc não te safas, pois a sua função é mesmo que o resto do people tenha conhecimento q foi enviado o email (às vezes, como regra de thumb uso CC=com conhecimento).

Para o que tu queres usa o Bcc, que bloqueia os destinatários de conhecerem os mails uns dos outros.
Qualquer assunto relacionado com a moderação, contactar via PM ou email, sff.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 30, 2002 22:48

Mensagempor Dr » Sábado Out 02, 2004 23:29

Óptimo. Aprendi mais uma coisinha :-)
Obrigado pela resposta, Kaipyra. Eu sabia que havia um que "escondia" os e-mails. Pelos vistos estava confuso quando pensava que era o Cc que fazia isso. Afinal é o Bcc. De qualquer das maneiras, há possibilidade de descobrir os endereços do campo Bcc?
Cumprimentos.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor namf » Domingo Out 03, 2004 2:24

CC = carbon copie

BCC = blind carbon copie

Descubrir o q vem no campo BCC só se tiveres acesso aos servidores de e-mail de onde são enviados.
namf
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Dez 02, 2003 19:59

Voltar para Segurança Informática

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes