como?

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

como?

Mensagempor seymour_butts » Sábado Out 02, 2004 17:21

Bem, sinceramente nunca fiz overclock... Tb por n saber mto bem e pq os artigos q um gajo lên ajudam la grande coisa pois sao mto gerais e vagos... ainda assim tou numa de experimentar...
Tenho um Atlhon XP 2600+ (1912Mhz) + MB Soltek SL-NV400-L64 com chip nforce2 + Geocube ATI 9600XT 256MB+ Seagate 80Gb 7200rpm..

O q se pode fazer com isto? Sem estragar de preferência :D
seymour_butts
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Out 02, 2004 0:07

Mensagempor Scorpio » Sábado Out 02, 2004 18:01

Bem, deves ser das primeiras pessoas que dizem que os artigos sobre overclock não ajudam. Parece-me que ainda não investigaste o suficiente, tens que fazer um esforço.
Lembra-te que overclock tem sempre risco associado e normalmente os "freelancers" entalam-se.
Acima de tudo aconselho-te a pesquisar, pesquisar, pesquisar.

Se não tiveres para isso o passo principal para fazer OC é na BIOS ires aumentando o FSB. No teu caso deve estar a 166Mhz vai subindo isso devagarinho (1 ou 2 Mhz), deixa ficar assim durante uns dias e vai ficando de olho nas temperturas, se estiver tudo bem volta a subir mais um bocadinho e por ai fora.
Penso que já devias saber isto mas... ao fazer OC as temperaturas têm tendencia a subir, logo deves ter um cooler decente e uma caixa com bom airflow.
AMD AthlonXP 2800+
Abit NF7-S V2.0
2x512M Patriot PC3500 @ 2-3-2-5
Radeon 9800Pro 128M @ 9800XT
2xMaxtor 80G Sata 7200rpm/8M @ RAID 0
Scorpio
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Abr 21, 2004 22:59

Mensagempor Crouwe » Sábado Out 02, 2004 18:28

epah, no meu ver, nem DEVIAS SEQUER TENTAR FAZER UM OC, POIS NÃO MENCIONAS UM COOLER DECENTE, portanto deves tar com o cooler original, e como tal é melhor esqueceres o oc...

por muito bom que o teu sistema seja, de nada vale, se não tiveres um bom sistema de cooling
PC in Modding
Crouwe
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Jun 22, 2004 17:17

Mensagempor Geek » Sábado Out 02, 2004 19:46

Sim primeiro tratar do cooling e depois pensar nisso...

Caixa e cooler que tens?

Cumps
Pentium 4 2.5Ghz, Motherboard ASUS P4S8X-X, 1Gb Ram, MSI FX5200, Western Digital 200Gb 8Mb Cache IDE, Western Digital 120Gb 8Mb Cache IDE, SB Audugy Platinium. Coolermaster Stacker, Zalman 7000B-CU
Geek
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 11, 2004 21:17

Mensagempor Kayn » Sábado Out 02, 2004 20:39

antes de kereres fazer oclock, pensa se vale a pena e se precisas de o fazer, de facto. se tens um sistema a funcionar porreiro e ke nao ta a precisar do power extra, deixa-te andar como estas.

se de facto kiseres ir pra essas areas, como ja te aconselharam, le mais um cadinho. cada caso é um caso e isto nao é uma ciencia linear... tens ke saber o ke fazer caso a coisa nao corra lindamente. n kero com isto dizer ke vas estragar alguma coisa, mas ha a possibilidade.

com o cooler de origem podes tentar fazer uns oclocks pekenos sem grandes riscos, mas sempre de olho nas temps. mas isso é fazer oclock pra dizer ke fizeste, q o beneficio vai ser curto. se keres qq coisa a serio tens ke investir 1o num sistema de refrigeracao a condizer (cooler de respeito, uma boa ventilacao da caixa...)

se n sabes por onde comecar nos coolers, tens

http://www.zalman.co.kr
e
www.thermaltake.com

se leres um bocado do forum ( e n deve ser preciso mto) ficas a saber o k é bom dessas marcas pro teu processador.

tb tens a loja tuga de referencia de precos no assunto XXX

se es novo nisto ficas a saber ke o speed (Mhz) do teu pc é dado pela multiplicacao do fsb (front side bus) pelo valor do multiplicador do processador

ex: fsb=100 e multiplicador do proc= 15
=> sistema de 1500Mhz

no teu caso, tens 2 maneiras de fazer oclocking... sendo a mais imediata, ires a bios e aumentar o fsb devagar e ir testando. a outra seria desblokeares o teu processador e aumentar o multiplicador, o q so pode ser feito nos AMD.

mais tarde tb podes aumentar a voltagem no core, mas isso ja é oclock avancado... e com riscos muito maiores, especialmente pk é ai q o calor dispara a serio.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor seymour_butts » Sábado Out 02, 2004 21:14

eh pá... gente ja respondeu. Ainda bem :wink:
ja li umas coisas, mas digo q n ajudam mto pq n sao especificos pois cada pc é diferente... Mais concretamente, n tenho a certeza se no caso do meu pc valha a pena. Se realmente vale a pena,s vou ganhar em performance. Esssa é a minha grande duvida. Qto ao cooler, o q tenho é o original... Ja me parece q n é um boa opção.
A minha intenção ao colocar este topic era de ver se aparecia alguem com caracteristicas semelhantes e q tenha tentado. N queria andar a comprar material sem saber se vale a pena...
N sei se me faço entender? N quero parecer demasiado preguicoso :D
Ja fiz overclock á minha ati, mas aquela porra aqueceu!!!! e como n ando mto dentro do assunto quis ir mais alem e pus tudo como tava... ;)
Bem, vou procurar umas coisas... pode ser q me entusiasme :D
seymour_butts
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Kayn » Sábado Out 02, 2004 21:35

se vale a pena ou nao, tudo depende do uso ke lhe keres dar. confesso ke fico um bocado perdido com a ekivalencia dos amd aos pentium. essa de dizer 2600 e trabalhar a pouco mais de 1900.... o XP2600 é suposto ser um processador muito razoavel, mas a olhar pros mhz... 1900 soa a pouco... e dpois os fsb... os pentiums a trabalhar a 800 e esses a 333/400...

o que eu kero dizer com isto é ke se isso for ekivalente a um pentium a 1900, eu acelerava, sem duvida, no meu caso (jogos e o pc sempre a bombar largo...). ate pk esse processador é altamente pra acelerar com o respectivo cooling.

se fores usar pra pouco mais ke word, ouvir umas musicas e sakar umas m****s, ta optimo como esta. depende mesmo do uso ke lhe keres dar.

se o ke keres saber é se esse sistema tem potencial pra ir mais longe, sem duvida. mto mais potencial (nao confundas c potencia) ke os pentium por causa do proc desblokeavel. se vais tirar partido disso, depende de ti...
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor seymour_butts » Sábado Out 02, 2004 21:43

pois... enquanto navegava um pouco vi um gajo q dizia ter posto o dele equivalente a um 3200+ (AMD)... Eu uso pra uns joguitos... Tipo Doom3 :D
Mas aqui jogo bem com 1024*768, se bem q no inicio tenho uns slowdowns...
Acho q a pensar em mexer nele terei de arrefecer bem o bicho...
Mas n sou maluco (e q ng se ofenda :D) pra gastar 30/40cts num watercooling. Pra isso compro um processador melhor :D
Ja saquei uns tutoriais e acho q vou ver como bicho se porta. N devo comprar mais do q umas ventoinhas :D
MM assim, ja reparei q ha truques pra arrefecer o sistema (inclusive a minha ATI q tb da pra overclock)...
Vamos ver... POde ser q surjam mais opinioes..
:P
seymour_butts
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Geek » Domingo Out 03, 2004 0:05

Rapaz

É assim para arrefeceres o bicho fazes o seguinte:

Trocas o cooler de origem por um decente existem várias opções no mercado:
Aerocool Ht-101, Zalman da minha sign ou thermalright SP97 + fan 92mm por ex.

Fans da caixa pelo menos
Uma a frente a meter ar e uma atrás a tirar, quanto maiores melhor pq produzem mais airflow em menos rotações e fazem menos barulho.

Tens de dizer que caixa é que tens para o ppl te dar indicações mais precisas para isso, qual o tipo de fans que deves colocar etc...

Cumps
Pentium 4 2.5Ghz, Motherboard ASUS P4S8X-X, 1Gb Ram, MSI FX5200, Western Digital 200Gb 8Mb Cache IDE, Western Digital 120Gb 8Mb Cache IDE, SB Audugy Platinium. Coolermaster Stacker, Zalman 7000B-CU
Geek
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 11, 2004 21:17

Mensagempor seymour_butts » Domingo Out 03, 2004 0:17

q tipo de caixa? é uma normal...
XXXX

ja lhe pus uma ventoinha atras... mas n me lembro o nome. Agora tou no portatil e n posso ver... :D
seymour_butts
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alfatek » Domingo Out 03, 2004 0:53

Por favor tenham atenção à publicidade que vai contra as regras...

Quando há links que se podem fazer para sites da marca escusa-se de fazer link para lojas. É também escusada a publicidade a lojas d 'referencia', falem antes de marcas.

Por agora fica apenas o aviso, o moderador geral que trate de editar ;)
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor seymour_butts » Domingo Out 03, 2004 1:07

falar numa ventoinha termaltake ou outra coisa qq é publicidade! Aliás, tudo q falamos aqui o é... Qual é a diferença dum link para o site da termaltek ou dum pra uma loja q tem logo la um preço em Eur prontinho pra comprar??
Falar nas marcas é publicidade... :D
Bem, mas voces é que mandam nisto :wink:
seymour_butts
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Bit&Byte » Domingo Out 03, 2004 17:33

Bom isso da publicidade é relativo... porque há outras lojas a vender o mesmo produto, que ficam a perder, e penso que é isso que não se quer para o fórum. falar da Thermaltake é publicidade, tanto como andar com uma T-shirt de marca estampada, onde até estas a pagar para fazer publicidade.... :roll:

é que neste caso foi um "massive atack" dos produtos da loja.. eu próprio fiquei curioso e fui ver pk n conhecia!!

emfim, penso que estas ventoínhas e dissipadores da marca citada são bons, eficientes, mas penso que quem tem diz que faz muito barulho... mesmo quase insuportável nas rotãçãoes mais altas! por isso espera por posts de pessoas com experiência com este material! as soluções antes apresentadas tb são muito boas e mais silienciosas..

abraços e fica bem! :twisted:
P4 2.0GHz Northwood, MB ECS rasca, DDR Infineon 1024MB PC2700 CL 2.0, GeForce 2 175/286@210/375, Maxtor 160GB - 8MB, DVD, CD-RW, Mid-Tower in moding....
Bit&Byte
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 17, 2004 13:53

Mensagempor alfatek » Domingo Out 03, 2004 17:50

Caros,

Falar de determinada ventoinha indicando o site do fabricante com as suas specs é o que chamamos de 'publicidade aceitavel'. É permitido pelas regras.

Publicidade é linkar a ventoinha para 1 loja, quando tal não é necessário.

E tal como indicado, o post foi moderado
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor Kayn » Domingo Out 03, 2004 17:57

essas vulcano e a spark sao um nao definitivo se andares a procura de silencio. o lixado é ke ate 25€ nao encontras nenhuma com boa relacao preco/barulho.

a spark7 tem performances porreiras. a nivel de barulho, a trabalhar pouco é silenciosa, mas qdo bomba a serio, inda consegue fazer mais ke as de stock. no meu caso nunca chega a tanto ke as minhas temps nao chegam ao ponto de ela precisar de bombar tudo.

zalman é o ideal... ou entao qq coisa com uma grande ventoinha, de preferencia uma papst ou noiseblocker...

eu conheco muito bem a XXX (foi onde eu arranjei a spark) e ate tem bons precos pros coolers. isso da pub... e mesmo relativo. n é ke o gajo tenha vindo prai anunciar pa comprar la... simplesmente mostrou produtos... por mim nao fazia diferenca nenhuma... ate prefiro ver logo na loja ke fico logo c uma ideia dos precos...

Moderado por Kaipyra: relativo ou não, exitem regras e são para ser cumpridas...
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Próximo

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes