Ajudem-me

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ajudem-me

Mensagempor pcsilva » Domingo Out 03, 2004 1:47

Boas,

tenho um grande problema com o computador que só me apetece deitar pela janela fora (ao computador, claro e não vale fazer a piada básica de então deita).

Então é assim...
Depois de ter instalado o SP2, o computador deixou de ser o mesmo. Tudo me bloqueava, e a net quase nem se mexia. Depois disso, formatei o disco e ficou tudo ok até ter ligado à net. Um batalhão de virus atacou-me o computador, tornando-o ultra lento quer para aplicações quer para a net.
Voltei a formatar o disco, mas desta vez instalei, antes de ligar à net, um Antivirus (Panda platinium) que tem uma firewall.
No entanto, com a firewall não conseguia usar o emule porque aparecia-me sempre LOW ID, para além da chatice de estar sempre a dar autorização aos vários programas que tentam aceder à net (mesmo que já tenha dado).
Decidi então desligar a firewall, o que fez com que ficasse novamente com o pc lentissimo.
É curioso que no task manager me aparecia sempre o processo SVCHOST.EXE com 98% e se eu fizesse end process aparecia-me aquela mensagem do Blaster que o pc is fazer um restart.
Depois disso, voltei a ficar com o computador lentissimo. Já não sei o que fazer. Será que o computador está velho? Não me parece, comprei-o há dois anos e não tem nada de eespecial instalado. Já não sei até que ponto é do pc ou ds virus. Apesar do Panda dizer que o pc não tem virus, no site da mcafee com o free scan, apanha-me dois viros.

Agradecia a vossa ajuda para resolver isto de uma vez por todas, porque me esta a dar cabo da cabeça.

Thanks
PCSilva
pcsilva
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Jun 30, 2004 12:05

Mensagempor fredl » Domingo Out 03, 2004 3:34

PCSilva
Eu tb uso o emule mas com o Sygate Personal Firewall (gratuito)e não me tem dado problemas de LOW ID. Por isso o conselho que te posso dar é que tenhas paciencia e instala outra vez o windows e antes de ligares o pc á net instala o Sygate. Como antivirus instala o AVG 6.0 free, é muito bom e não é pesado. Eu tenho estes dois programas e não tenho razões de queixa.
Espero que assim resolvas esse problema :)

fredl
fredl
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Mar 30, 2004 17:57

Mensagempor Azarael » Domingo Out 03, 2004 11:17

É simples, formata isso outra vez, instala XP e antes de ligares a net instala uma firewall, um AV e de seguida ligas a net e fazes os updates, muito importante, e não deves ter problemas.

PS: Tinhas lowid porque não tinhas configurado a firewall de modo a deixar passar o trafego do emule.
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor Aziraphale » Domingo Out 03, 2004 15:00

como alternativa ao windows update online eu prefiro sacar os ficheiros dos service packs

http://www.microsoft.com/downloads/deta ... laylang=en
(este é o link para o sp2 ingles podes mudar a linguagem no site)

podes fazer um cd com o sp2 logo:
http://www.winsupersite.com/showcase/wi ... stream.asp

ou então saca simplesmente o sp2 (270mb) para poderes fazer a instalação offline, podes instalar o getright por ex e sacas isso em 1/4 do tempo praticamente

qd ligas o XP sem updates e firewall à net podes ter certeza de que vais apanhar um monte de virus
essa coisa do svchost.exe usar 98% do processador é um virus não é por o teu computador estar velho

um computador com 2 anos ainda deve estar para as curvas :P

qt ao emule http://pwp.netcabo.pt/DeepSea/
tens aí nas FAQ's como configurar firewalls etc etc

bem acho que é tudo
boa sorte com isso
Aziraphale
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Nov 06, 2003 22:26

Mensagempor ][SPIKE][ » Domingo Out 03, 2004 15:21

bem pcsilva, pa comecar calculo k uses o xp, eu aconselho antes o 2000, mas se pretendes manter o xp eskece ixo do service pack, ate pk ele poucos erros te vai resolver, instala o xp e deixa estar como está :)
kuanto ao problema do emule, a maior parte dos firewalls fazem k ao lgares o emule tenhas lowID, o k s torna um problema poix os servidores só aceitam clientes com highID, mas ai a solução é bastante simples, usa o mcafee e o teu problema ta resolvido. se kiseres adiciona o meu contacto no msn k eu mando o mcafee (antivirus+firewall+antispam) pa ti. ou se preferires saca da net :wink:
espero ter ajudado em alguma coisa, fica bem!
][SPIKE][
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Out 03, 2004 11:15

Mensagempor Red_Beret » Domingo Out 03, 2004 15:34

][SPIKE][ Escreveu:bem pcsilva, pa comecar calculo k uses o xp, eu aconselho antes o 2000, mas se pretendes manter o xp eskece ixo do service pack, ate pk ele poucos erros te vai resolver, instala o xp e deixa estar como está :)
kuanto ao problema do emule, a maior parte dos firewalls fazem k ao lgares o emule tenhas lowID, o k s torna um problema poix os servidores só aceitam clientes com highID, mas ai a solução é bastante simples, usa o mcafee e o teu problema ta resolvido.

- tens razao, 2000, e muito melhor q XP
- ja nao tens razao. Caga no SP2, mas faz todos os updates de seguranca presentes no Windows update (os opcionais, e aconselhavel instalar, mas nao es obrigado a isso)
- Nenhuma, mas nenhuma firewall provoca low ID. É tudo uma kestao de configs. Na maioria e so preciso dar permissao ao eMule.exe quando ela disser que ele esta a tentar aceder a net. E aproveito pra dizer q a firewall da mcafee nao vale nada. usa antes a sygate ou a outpost, pois sao muito melhores q isso.
- Quanto ao AV, usa o Panda titanium 2004 c/truprvent tecnology, ou entao o kaspersky, ou o mcafee, ou o symantec AV corporate. (estao por ordem de preferencia/qualidade)
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Set 17, 2004 11:13

Mensagempor ][SPIKE][ » Domingo Out 03, 2004 15:40

Red_Beret Escreveu:
][SPIKE][ Escreveu:bem pcsilva, pa comecar calculo k uses o xp, eu aconselho antes o 2000, mas se pretendes manter o xp eskece ixo do service pack, ate pk ele poucos erros te vai resolver, instala o xp e deixa estar como está :)
kuanto ao problema do emule, a maior parte dos firewalls fazem k ao lgares o emule tenhas lowID, o k s torna um problema poix os servidores só aceitam clientes com highID, mas ai a solução é bastante simples, usa o mcafee e o teu problema ta resolvido.

- tens razao, 2000, e muito melhor q XP
- ja nao tens razao. Caga no SP2, mas faz todos os updates de seguranca presentes no Windows update (os opcionais, e aconselhavel instalar, mas nao es obrigado a isso)
- Nenhuma, mas nenhuma firewall provoca low ID. É tudo uma kestao de configs. Na maioria e so preciso dar permissao ao eMule.exe quando ela disser que ele esta a tentar aceder a net. E aproveito pra dizer q a firewall da mcafee nao vale nada. usa antes a sygate ou a outpost, pois sao muito melhores q isso.
- Quanto ao AV, usa o Panda titanium 2004 c/truprvent tecnology, ou entao o kaspersky, ou o mcafee, ou o symantec AV corporate.

desculpa ter de te contrariar, mas grande parte das firewalls embora des permissao pa o emule trabalhar ela vai continuar a nao parmitir ter hightID,como é o caso da firewall da symantec por ex, e nao sei se ja alguma vex usaste a do mcafee, mas eu nunca m dei mal com ela, omesmo naopoxo dixer de outras...
][SPIKE][
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Out 03, 2004 11:15

Mensagempor Red_Beret » Domingo Out 03, 2004 15:48

][SPIKE][ Escreveu:desculpa ter de te contrariar, mas grande parte das firewalls embora des permissao pa o emule trabalhar ela vai continuar a nao parmitir ter hightID,como é o caso da firewall da symantec por ex, e nao sei se ja alguma vex usaste a do mcafee, mas eu nunca m dei mal com ela, omesmo naopoxo dixer de outras...

Nao vao nao. ja esperimentei a sygate, a norton, a symantec, a panda (= a sygate), a outpost, e a zone alarm, e a unica que deu alguns probs foi a zone alarm, mas nda de mais, foi so configura-la como deve ser que o eMule ficou a bombar. E podes passar pelo canal Max[pt] ou pelo forum (quando este voltar) que te vao dizer a mesma coisa.

Quanto a mcafee, nao sei como esta a firewall deles agora, mas dantes era muito fragil no que respeita a entrada de worms.
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Set 17, 2004 11:13

Mensagempor fredl » Domingo Out 03, 2004 15:56

Eu não tive que configurar o sygate para me ele me dar hightID no emule. A unica coisa que faço é dar-lhe permissão.

O que ás vezes me dá low ID é o meu router. Quando isso acontece desligo o pc , desligo o router, espero um pouco depois ligo o router e o pc e quando ligo o emule já tenho hightID. :lol:
fredl
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Aziraphale » Domingo Out 03, 2004 16:42

bem qt a instalar ou não os service packs fica um bocado ao critério de cada um...
a mim o computador só funcionou decentemente com o XP com o sp1 integrado...como o teu computador é mais antigo presumo que não seja tão relevante...mas podes ter certeza que sem os updates desligas a firewall e é logo um monte virus à espreita :P
De qq das maneiras a experiencia que tenho é de que os service packs, qd instalados correctamente, deixam o computador mais estável

isso do router eu tenho o mm "problema"...para usar o emule ou soulseek por ex tenho de configurar o router para fazer forward do trafego de certas portas para o meu ip

esta página tem uns HOW-TO para configurar uma série de routers podes ver aí
http://testic.demon.co.uk/slsk-howto/

melhor ainda...ainda lol não tinha reparado que já havia um tutorial no site do Bowlfish para routers
http://pwp.netcabo.pt/DeepSea/faq/routers/routers.html

deves te safar com isso
Aziraphale
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor fredl » Segunda Out 04, 2004 0:48

Sim, o router tive que configurar (abrir as portas) para poder usar o emule. Mas mesmo assim ás vezes tenho LOW ID. Então faço o que disse anteriormente. :)
fredl
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Aziraphale » Segunda Out 04, 2004 1:23

pode ser porque o router está predefinido para atribuir os ips dinamicamente ou seja de vez em qd mudam...

qd isso acontece tens de ir à configuração mudar o ip da "regra"
Aziraphale
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor pcsilva » Segunda Out 04, 2004 9:19

Bem a vossa ajuda foi muito boa.

Eu agora estou a usar o norton 2005 e a Sygate. Não tenho problemas nenhuns. No entanto, tive de bloquear o acesso à net dos seguintes programas:
- Msbb.exe
- Winupdt.exe (ou qualquer coisa parecida)
- Waurgar (ou qualquer coisa parecida).

Sabem de que se tratam?
Em relação ao emule, dá-me efetivamente High ID com esta Firewall e não tive de configurar nada, apenas dar permissão.

Mais uma vez muito obrigado pela vossa ajuda.

PCSilva
pcsilva
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Jun 30, 2004 12:05

Mensagempor Azarael » Segunda Out 04, 2004 11:36

Process File: msbb or msbb.exe
Process Name: MSBB Web3000 Spyware Application

Description:
msbb.exe is a spyware application included with common adware products. It is a process running in the background and should be removed to ensure your personal privacy.

----------------------------------------

Process File: winupd.exe
http://www.trendmicro.com/vinfo/virusencyclo/default5.asp?VName=PE_BAGLE.P

Process File: winupdt.exe
http://computercops.biz/postt65984.html

Se for winupdt.exe é spyware se for winupd.exe é um vírus, verifica qual dos dois é.

-----------------------------
Quanto ao waurgar, tens q ser mais especifico e pôr mesmo o nome, com o "ou qualquer coisa parecida" é dificil chegar lá.

E lembra-te Google is your friend ! Ou seja quando vires qual é mesmo o nome do "waurgar" não sejas preguiçoso e usa o google.

PS: Para te livrares do spyware instala por exemplo o ad-aware.
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor fredl » Segunda Out 04, 2004 13:22

pcsilva

Como o Azarael disse podes instalar o Ad-aware SE Personal http://www.lavasoftusa.com/. Depois de o instalares fáz o update e então fáz um scan completo ao teu pc. Assim, se tiveres Spywares ele apaga-os.

Também podes ír ao start\run\msconfig\startup e vê que aplicações são activadas quando ligas o teu pc. Para veres quais são necessarias ou não faz uma procura neste site http://www.pacs-portal.co.uk/startup_index.htm ou http://www.sysinfo.org/startuplist.php. Muitas vezes instalamos programas que poêm aplicações desnecessarias no startup que são activadas quando ligamos o pc e tb alguns virus tb podem ír para lá.
Normalmente tenho sempre atenção a isto, quanto menos aplicações desnecessarias lá estiverem mais rapido fica o pc e menos memoria gasta.
Se precisares de ajuda para as apagares através da regedit diz-me ou então lê nesse site como se faz. (é muito facil)

Um abraço

fredl
fredl
Membro de Prata
Membro de Prata

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante