Identação para todos os programadores

PHP, Java, JavaScript, XML, XHTML, HTML, CSS, ASP, Delphi, Assembly, LaTeX, C, UML, Flash, Perl, SQL, Python, Zope, Pascal, WML. Se conhece mais de 3 siglas referidas, este é o forum para si.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Identação para todos os programadores

Mensagempor SuperMegaMau » Quinta Out 07, 2004 19:30

Caros programadores,

Depois de discutir durante demasiado tempo com um colega, venho aqui perguntar, qual a identação de chavetas que vos parece mais correcta. Passo então a explicar melhor:

por exemplo java:

identação 1:
public void metodo(int i)
{
}

identação 2:
public void metodo(int i){
}

Qual destas opções parece mais correcta de ser usada, não estou a perguntar qual o pessoal usa, estou a perguntar qual vos parece a mais correcta e porquê.
SuperMegaMau
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Ago 29, 2004 15:23

Mensagempor pamaro » Quinta Out 07, 2004 19:32

A primeira opção é a que uso sempre. Acho mais fácil reconhecer o início e fim de uma secção entre chavetas assim (há IDEs que indicam um conjunto de chavetas a cor diferente). Assim basta olhar para a esquerda, em vez de ter que procurar a segunda chaveta mais para a direita (ou mesmo fora do ecran, se tivermos um método que receba uma quantidade obscena de variáveis).
pamaro
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Out 22, 2003 22:38

Mensagempor Daemoniorum » Quinta Out 07, 2004 19:43

Na ha nenhuma mais correcta que a outra desde que o compilador "perceba" podes fazer o codigo todo numa linha :D isso é simplesmente uma questão de gosto, pessoalmente uso a primeira é muito mais organizada e fica mais facil de rever codigo maior.
Daemoniorum
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Abr 15, 2004 20:32

Mensagempor gads » Quinta Out 07, 2004 20:14

concordo com os dois ultimos posts :)
O primeiro tipo de identação é muito mais simples de se ler!
Obviamente que é também uma opinião pessoal
gads
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Out 28, 2003 10:35

Mensagempor SuperMegaMau » Quinta Out 07, 2004 21:07

Sim... correctas são as duas, mas o que é de mais facil compreensão para mim é mesmo a primeira. Pois permite decifrar mais facilmente onde começa e acaba cada função...
SuperMegaMau
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Sniper PT » Quinta Out 07, 2004 21:53

Cada pessoa é que sabe qual se adequa mais a ela, mas a mais coerente é a 1ª....
Editado pela última vez por Sniper PT em Quinta Out 07, 2004 21:58, num total de 1 vez.
Sniper PT
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jul 08, 2003 12:07

Mensagempor Dr » Quinta Out 07, 2004 21:54

Uso sempre a segunda.
E dou um tab no que estiver entre as chavetas.
Qualquer coisa tipo:
(if $x == $y) {
echo "Bla bla bla";
}

Cumprimentos.

PS - Porra, não dá para criar o efeito da tab no código e nem com um &nbsp vai lá porque tenho o HTML desabilitado.
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor dtjesus » Quinta Out 07, 2004 22:04

Também uso a segunda, mas utilizo sempre espaços em vez de TABs.
::inmove_wh80::core_duo_t2300::1gb_667mhz::nvidia_7600_256MB::hdd_sata_100gb
dtjesus
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 08, 2003 23:09

Mensagempor SuperMegaMau » Quinta Out 07, 2004 22:59

dtjesus Escreveu:Também uso a segunda, mas utilizo sempre espaços em vez de TABs.

pois, tá bem que o pessoal use a segunda, mas tem alguma vantagem faze-lo? É que prá primeira já referimos uma grande vantagem.

PS: não sei para que mudaram isto para Programação, eu puz na conversa da treta de propósito!
SuperMegaMau
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Dr » Quinta Out 07, 2004 23:20

Bom, queres uma vantagem de porcaria, tal como a vantagem que deram para a primeira?
Pega lá:
é menos uma linha de código. ;-)

Cumprimentos.

PS - Eu falei que a vantagem que deram para a primeira é uma porcaria (tal como a que acabei de dar, pois esta pequena linha de código não afecta em nada a rapidez de execução do código) porque o facto de se tornar mais legível é apenas uma questão de hábito. Para quem usa a primeira é mais fácil ler dessa maneira; para mim (por exemplo) é mais fácil a segunda.
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Tretabyte » Sexta Out 08, 2004 1:03

Boas,
é tudo uma questao de estetica, organizacao de codigo, paneleirisses dos profs de programacao e paciencia para embelezar o codigo mais nada.
os compiladores estao-se bem a cagar para isso, desde que o codigo esteja correcto eles "mamam" tudo.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor SuperMegaMau » Sexta Out 08, 2004 1:41

Dr Escreveu:Bom, queres uma vantagem de porcaria, tal como a vantagem que deram para a primeira?
Pega lá:
é menos uma linha de código.

Cumprimentos.

PS - Eu falei que a vantagem que deram para a primeira é uma porcaria (tal como a que acabei de dar, pois esta pequena linha de código não afecta em nada a rapidez de execução do código) porque o facto de se tornar mais legível é apenas uma questão de hábito. Para quem usa a primeira é mais fácil ler dessa maneira; para mim (por exemplo) é mais fácil a segunda.

Tretabyte Escreveu:Boas,
é tudo uma questao de estetica, organizacao de codigo, paneleirisses dos profs de programacao e paciencia para embelezar o codigo mais nada.
os compiladores estao-se bem a cagar para isso, desde que o codigo esteja correcto eles "mamam" tudo.

sem mais
Tretabyte

A questão dos compiladores não tem nada a ver com o assunto, daí eu ter colocado isto na conversa da treta e não aqui... toda a gente sabe que o compilador não tem nada a ver com esta paneleirice... é apenas estetica de facto.

Só me parece que para quem lê o código é mais facil isolar funções baseando-se nas chavetas mais os tabs, que simplesmente pelos tabs.
SuperMegaMau
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Dr » Sexta Out 08, 2004 2:13

É uma questão de hábito.
Se preferes assim, força... Na realidade é a primeira sintaxe que aparenta ser a mais correcta e aquela que a maioria dos tutoriais e livros de programação "aconselham".
No entanto, habituei-me à primeira e é com ela que tenho vivido.
Cumprimentos.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor metralha761 » Sexta Out 08, 2004 9:45

É só mesmo pela utilidade e estética.

Mas mais a utilidade, quando temos o código muito bem organizado e com os comentários, facilita muito a nossa vida durante a programação e kando keremos voltar.

Sim a primeira até facilita a vida, mas se usarmos sempre os tabs, o código fica muito bem organizado e facil de detectar ciclos, if, etc.

Ultimamente tenho usado:
/*Comentario*/
if () {
...
}

/*Cometario*/
elseif () {
...
}

/*comentario*/
else {
...
}
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor Karlosh » Sexta Out 08, 2004 11:23

Eu uso sempre a segunda por me facilitar reconhecer inicio e fim de uma secção...por exemplo:

if()
{
for(;;;)
{
}
}

Assim basta sempre olhar na vertical para identificar o inicio e fim da secção
Karlosh
Novato
Novato

Registado: Segunda Set 27, 2004 13:13

Próximo