Reduzir dB de barulho / Aumentar performance

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Reduzir dB de barulho / Aumentar performance

Mensagempor rdscosta » Quinta Out 07, 2004 11:09

Boas ppl,
Vou Precisar da vossa ajuda, mas 1º aqui vai a minha maquina:

Caixa : TT Xaser III V2000A Aluminum
Ventilação Caixa : 7x 80*80*25mm silent fan, 30dBA, 2*Frente, 2*Tras, 2*Lado, 1*Topo c/ controlador (Hardcano 9)
Grafica : GeXcube ATI Radeon 9600 XT 256Mb DDR
Ventilação Grafica: VGA Cooler Arctic Cooling Silencer Rev.3
CPU : AMD XP 2800+ FSB333
Cooler : Thermaltake Silent Boost
Board : MSI K7N2Delta2 Platinum nForce2
Memoria : TwinMOS 2x512 DDR 400 Dual Channel

...agora o que quero:
Reduzir o barulho da pc ao maximo (sem gastar mto $$)
Aumentar a performance VGA/CPU (OC?)
MSI K8N SLI | AMD Athlon 64 3500+ (NewCastle)
XFX 6600GT 128Mb ddr3 | 2x Seagate 120Gb SATA NCQ
rdscosta
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Set 09, 2004 15:34

Mensagempor Crouwe » Quinta Out 07, 2004 15:44

epah reduzir o barulho sei gastares algum dinheiro não sei não, eu ia-t dizer pra comprares fan's noiseblocker, e se quiseres uns daqueles tapetes pró barulho, a mais da gráfica, quanto ao cooler, se queres um mesmo silencioso, axo que o zalman é o mais idicado(isto pk não conheço as performances desse cooler)
PC in Modding
Crouwe
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Jun 22, 2004 17:17

Mensagempor Kayn » Quinta Out 07, 2004 15:46

eia tanta ventoinha... isso quase levanta voo... :D

pra reduzir o barulho... so se meteres/isolares a caixa com akeles paineis isoladores de barulho segmentados... n sei o ke esse cooler faz de barulho, mas ate agora zalman foi a ke + me convenceu. mas mesmo assim... 7 fans a fazer 30dB cada uma, a mim, incomodava-me. ja o meu me incomoda...

tens a certeza ke precisas de tanta ventoinha? eu com uma atraz de 80 a extrair e uma zalman 7000B-Cu pro processador consigo temps na ordem dos 33/34 graus idle e em full load n passa dos 48.. e o meu é um prescott ke akece imenso...

é ke tirares algumas inda era a melhor forma de calares isso...

performance, so ha 2 maneiras: ou trocas partes do sistema ou overclock. vou partir do principio ke a 1a opccao ta fora de hipotese, logo, se vais pa 2a e tens duvidas, sugiro ke comeces a ler mais do forum. o ke nao falta sao manuais, maneiras, trukes e relato de expriencias sobre como fazer.... se mesmo assim n encontrares resposta, posta a duvida ke o ke nao falta é gente pa te responder.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor rdscosta » Quinta Out 07, 2004 17:02

Kayn Escreveu:eia tanta ventoinha... isso quase levanta voo... :D

tens a certeza ke precisas de tanta ventoinha? eu com uma atraz de 80 a extrair e uma zalman 7000B-Cu pro processador consigo temps na ordem dos 33/34 graus idle e em full load n passa dos 48.. e o meu é um prescott ke akece imenso...

é ke tirares algumas inda era a melhor forma de calares isso...

Eu precisar nao preciso, sao as que vem com a caixa! e ja só tou a trabalhar com 4 ventuinhas e nao a 100% (2 atras e 2 a frente)

epah reduzir o barulho sei gastares algum dinheiro não sei não, eu ia-t dizer pra comprares fan's noiseblocker

Sim, tb ja tive a dar uma vista d'olhos a essas ventuinhas, umas S1 de 80mm...1x atras, 2x frente 1x topo o ke dizem??

ja agora o COPPER SHIM XP dá resoltado em alguma coisa???
de momento tenho o cpu a 38/40ºC!!!
rdscosta
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor bcunha » Quinta Out 07, 2004 17:16

Esqueçe isto: "COPPER SHIM XP" só serve para aliviar a pressão no cpu e ainda por cima numa parte q não interessa nada.
Se queres mesmo silencio e dár no OC, podes ir para WC, por 100 euros já fazes a festa, e ai com 18dbA na fan do radiador. Se não quiseres agua, tira pelos menos essas fans silent, que de silencio não têm nada, 30dbA é bues, ainda por cima 4, a TT nunca soube fazer fans silenciosas.

Cmps.
AMD64 2800+ || ASUS A8V || 2x256 OCZ 3500 || ATI 9800SE 128MB @ 9800XT || 2xSeagate 7200 80 GB sata Raid 0 || Sony DRU-500A || LG 1710S Adoro o cheiro de napalm por a manhã.
bcunha
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Out 02, 2002 9:26

Mensagempor rdscosta » Quinta Out 07, 2004 18:18

bcunha Escreveu:Esqueçe isto: "COPPER SHIM XP" só serve para aliviar a pressão no cpu e ainda por cima numa parte q não interessa nada.
Se queres mesmo silencio e dár no OC, podes ir para WC, por 100 euros já fazes a festa, e ai com 18dbA na fan do radiador. Se não quiseres agua, tira pelos menos essas fans silent, que de silencio não têm nada, 30dbA é bues, ainda por cima 4, a TT nunca soube fazer fans silenciosas.

Cmps.

é verdade, agua nao era coisa que me interesava pelo menos pra já!!
sim vou ter tirar as ventuinhas, em principio vou optar pelas noiseblocker S1 de 80mm ja ke a caixa nao me deixa por de 120. ai ja penso reduzir o barulho das ventuinhas num bom bocado!!!

esquci dizer, a minha fonte é uma eurotech 460w silent (nao a vou trocar para já, e ate nao me faz grande barulho, tb com 4x30dbA :evil: )

Comp.
rdscosta
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor rdscosta » Sexta Out 08, 2004 15:33

Crouwe Escreveu:epah reduzir o barulho sei gastares algum dinheiro não sei não, eu ia-t dizer pra comprares fan's noiseblocker, e se quiseres uns daqueles tapetes pró barulho, a mais da gráfica, quanto ao cooler, se queres um mesmo silencioso, axo que o zalman é o mais idicado(isto pk não conheço as performances desse cooler)

em relação ao zalman, nao é compativel c/ minha board :? é verdade!!! :cry:
rdscosta
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Bit&Byte » Sexta Out 08, 2004 16:03

Olas!

bom, os paineis é para esqueçer, são muito eficazes, mas tu tendo uma janela de acrílico...... esqueçe...

isso é muita ventoínha ai!!! tens mesmo ou que substituir por noiseblocker, ou então desligar mais duas.. e ficas com duas a funcionar... o meu sistema está assim e n me queixo ;)

eu não conheço o teu dissipador, mas pelo menos no meu sistema todo o barulho significativo vem daí...

outra coisa que pode estar a fazer barulho é a fonte, isto é se esta for das mais baratinhas... mas para isso ja se tem que investir a sério!

existema várias soluções, mas sem gastar muito dinheiro... é mesmo tirar dai as ventoinhas!!!! lol.....

abraços e fica bem!!! :twisted:
P4 2.0GHz Northwood, MB ECS rasca, DDR Infineon 1024MB PC2700 CL 2.0, GeForce 2 175/286@210/375, Maxtor 160GB - 8MB, DVD, CD-RW, Mid-Tower in moding....
Bit&Byte
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 17, 2004 13:53

Mensagempor Clever » Sexta Out 08, 2004 16:24

rdscosta Escreveu:a minha fonte é uma eurotech 460w silent

se kizeres silenciar isso (apesar de n fazer mt barulho :P) faz como eu...
subst a fan de origem por uma nb sx2pro ;)
Imagem
Clever
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jul 17, 2004 14:23

Mensagempor Kayn » Sábado Out 09, 2004 1:44

a minha fonte nao passou de 25€, é de 500w, marca eskesita e, ao lado da zalman, é a coisa ke menos barulho faz na caixa. eu n sei o ke esses controladores tipo hardcano fazem a caixa, mas eu descobri ke pra reduzir barulho era por as fans a trabalhar com 7V em vez de 12. claro ke instalei um interruptor pros 12V pra momentos de aperto, mas pra de noite ta impecavel. e mesmo no dia a dia, as temps portam-se a altura. so mesmo em jogos é ke vale a pena acelerar o ritmo da coisa.

se calhar devias fazer a mesma coisa, se bem ke com tanta fan eu n recomendo fazer a mao como eu fiz. arranja, se ja n tivers, um controlador qq e reduz o barulho desse coiso...
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor rdscosta » Sábado Out 09, 2004 11:31

Clever Escreveu:
rdscosta Escreveu:a minha fonte é uma eurotech 460w silent

se kizeres silenciar isso (apesar de n fazer mt barulho :P) faz como eu...
subst a fan de origem por uma nb sx2pro ;)

sim, estou a pensar nessa opção....ou entao ligar a fonte a 5v em x dos 12 onde esta! :wink:
rdscosta
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Clever » Sábado Out 09, 2004 11:49

prefiro mm a nb sx2pro ligada ao aerogate2 ;)
Imagem
Clever
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jul 17, 2004 14:23

Mensagempor Kayn » Sábado Out 09, 2004 12:21

se ligares a ventoinha a 5V em vez dos 12V, ela provavelmente nao anda. Liga a 7V. ou seja, deixas tar a linha de 12V ligada, mas em vez de ligares 0V a outra, ligas 5V. Isto vai fazer com ke a keda de tensao na ventoinha seja de 7V.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor rdscosta » Sábado Out 09, 2004 16:01

Kayn Escreveu:se ligares a ventoinha a 5V em vez dos 12V, ela provavelmente nao anda. Liga a 7V. ou seja, deixas tar a linha de 12V ligada, mas em vez de ligares 0V a outra, ligas 5V. Isto vai fazer com ke a keda de tensao na ventoinha seja de 7V.

ou seja, a ligação ke a ventoinha tem interna é de 12v?
a externa ligo a 5 entao? (hoje manha ke me lembrei disso, tinha-a ligado a 12v tb :cry: )
rdscosta
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Kayn » Domingo Out 10, 2004 5:54

a... n deves ter entendido o q eu kis dizer. e kem nao entendeu essa da "externa" e "interna" fui eu...

axo ke isto é aplicavel a qualquer ventoinha dentro da caixa, seja ela qual for...

uma ventoinha tem 2 ou 3 fios. (possivelmente 1 vermelho, 1 preto e 1 amarelo)

o amarelo, pro caso nao importa. é o fio pelo qual sao contadas as rpm's da ventoinha.

qdo a ventoinha é ligada normalmente, no fio vermelho esta ligado a 12V e o preto a 0V.
Segundo as leis basicas de electronica, tens uma keda de tensao de 12V na ventoinha (12 - 0 = 12), ou seja, a ventoinha ta a ser alimentada por 12V.

alimentar a ventoinha com 5V era pouco. 5V é menos de metade da alimentacao normal da ventoinha (12V) e provavelmente a ventoinha nem se mexia. Mas 7V de alimentacao é suficiente pra por em movimento e cala-la ao mesmo tempo.

Pra a alimentares com 7V, deixas tar o fio vermelho da ventoinha ligado aos 12V, mas ligas o preto a 5V em vez de 0V. o que vais tar a fazer é provocar uma keda de tensao de 7V na ventoinha (12 - 5 = 7V)

e pronto. pra dizer simples, basta trocares a ligacao do fio preto e pronto.

axo ke é bastante obvio ke isto NAO é pra se fazer na ventoinha dum processador. provavelmente o que ela arrefece com 12V de alimentacao, ja é pouco pra manter o proc frio, quanto mais se for alimentada a 7V

Isto corta mesmo ao barulho da ventoinha ao ponto de eu deixar de a ouvir. No meu caso meti um interruptor pra poder alternar entre os 12 e os 7V quando eu kiser. Fiz isto com a ventoinha da caixa e com o dissipador do disco (o tal azul da Spire) e em ambos os casos obtive resultados muito bons.

A titulo de nota, a minha board detecta 0 rpm da ventoinha quanto a ponho com 7V, apesar de ela tar de facto, a trabalhar.
tou a concluir que pode ser de 1 de 2 coisas ke me lembre:

1a: ouvi dizer ke a forma da board contar as rpm era com um pulso de sinal a cada rotacao, no fio amarelo. a board vai contando o numero de pulsos e consegue saber as rpm. se for um puso de 12V, como a ventoinha deixou de os ter, a board deixa de conseguir ler pulsos de 12V e n conta rpm's.

2a: pode ser ke a board tenha um limite minimo de rpm's q consegue contar. pode ser que com esta alteracao a ventoinha rode abaixo desse valor e a board nao detecte rotacao.

Se alguem souber qual o verdadeiro motivo, agradecia uma explicaçao, ke tou curioso.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Próximo

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes