Regras do Forum no que diz respeito a lojas e vendas

Comente o nosso website no geral, aponte erros, dê sugestões...

Moderadores: Administradores, Moderadores

pub a lojas?

completamente livre em todo o sitio
24
50%
apenas num tópico "especial"
20
42%
proibido, só via PM
4
8%

Total de votos : 48

Regras do Forum no que diz respeito a lojas e vendas

Mensagempor s3ntry » Segunda Mai 12, 2003 12:38

A pedido do AlfaTek vou transcrever aqui u meu post feito no contexto de uma outra thread, a fim do resto do pessoal se pronunciar acerca do assunto:

Não me levem a mal este comentário, e também sei que o assunto já foi discutido em mais threads, mas eu acho um tanto ou quanto ridícula esta posição de não se poder mencionar nomes de lojas no forum.

Compreende-se essa posição nos forums pertencentes às diversas lojas que existem, mas este é um site independente e acho que até era um óptimo serviço para os utentes do forum se pudessem trocar impressões sobre os locais de venda de hardware, comparar preços, descobrir onde se vende o material que procuram, etc.

Eu há vários anos que frequento forums relacionados com hardware no estrangeiro, e apenas recentemente comecei a frequentar forums portugueses como este, e uma das coisas que mais me chamou à atenção pela negativa foi isto de não se poder mencionar lojas. Lá fora, em qualquer site independente discutem-se lojas abertamente, sem qualquer tipo de restrição, e pelo que vejo é uma das coisas mais úteis para os utilizadores, que dessa forma descobrem muitos sítios com material difícil de encontrar ou bons preços e que de outra forma nunca viriam a saber.

Cá em PT parece que a maioria dos forums pertence a lojas pelo que lógicamente se compreende não ser premitido postar nomes/links para a concorrência, mas dos poucos forums portugueses independentes que conheço este é o único em que é proibido mencionar estas coisas, e acho que com isto ficamos todos a perder.

Uma outra coisa que costuma ser uma constante em práticamente todos os forums relacionados com hardware que conheço, tanto cá como no estrangeiro, é um espaço dedicado a compras/vendas, onde os utilizadores podem anunciar o que têm para vender/trocar ou o que andam à procura. Isto é uma das coisas que acho muitíssimo úteis neste tipo de forum e que fomentam bastante a interacção entre os utilizadores proporcionando não só bons negócios, mas muitas vezes até encontros, trocas de contractos etc. que acabam depois por se tornar úteis. No meu caso por exemplo, praí metade dos meus contactos no messenger são de pessoal a quem vendi/comprei material através de forums e depois acabámos por mantiver contacto regular.

Espero que não se zanguem comigo por dizer isto, principalmente o AlfaTek, mas é a minha opinião.

Pronunciem-se :)
s3ntry
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 25, 2002 15:32

Mensagempor de la Vega » Segunda Mai 12, 2003 12:58

Quanto ao facto de não se poder mencionar o nome de lojas no forum penso que deveria esta regra deveria ser revista. Não que seja algo indispensavel apra o forum mas porque é uma grande ajuda para quem não sabe/não tem acesso a este tipo de informações. Até porque os nomes das ditas lojas acabam por circular entre os frequentadores do forum: quantas vezes não lemos ja´frases do genero: "Manda aí o link por MP"? É como os impostos muitos altos: a certa altura são tão altos que ninguem compra o produto XXX e o estado acaba por receber menos.

S3ntry disse-
"Uma outra coisa que costuma ser uma constante em práticamente todos os forums relacionados com hardware que conheço, tanto cá como no estrangeiro, é um espaço dedicado a compras/vendas, onde os utilizadores podem anunciar o que têm para vender/trocar ou o que andam à procura"

Isto é uma das coisas que espero nunca ver no forum do HCP, e passo a explicar porquê: alêm de dar muito mais trabalho aos moderadores/administradores, faz com que muita gente transcendente (neste momento) ao forum venha para cá vender/comprar. Isto até é positivo se for controlado, mas quando não o é torna-se incomodativo. Já viram aqueles foruns dos sites de alguns jogos, por exemplo o do Ghost Recon? Querem que o forum do HCP se torne nakilo? Não me aprece. De qualquer modo se o resto do ppl quiser acho que o melhor mesmo é criar uma nova "categoria"(temos hardware, software, e Compras/Vendas, por exemplo...).

Peço desculpa por o post ser tão grande mas tinha k ser ;)
DFI LanParty SLI-DR; AMD San Diego 3700+; 1024Mb (2*512 Twinmos speed pc3500); Geforce 6600GT; Hitachi 160Gb SATA; DVD LG; DVD+/-RW Samsung; Thermaltake Soprano + Pure Power 480W | Acer Aspire 1350
de la Vega
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Fev 21, 2003 15:30

Mensagempor Kaipyra » Segunda Mai 12, 2003 13:22

A minha proposta seria criar uma thread fixa onde estivessem as várias lojas nacionais (e outra para estrangeiras), com respectivos links e avaliação. Aqui contribuiriam todos os utilizadores, para avaliar as lojas.
O que eu não gostaria de ver era posts do género: onde compro em pt X? e Y? Sabem onde Z é mais barato? É que se tivermos um documento destes, basta o pessoal ir lá e procurar, uma cena do género RTFL (L=list).
Agora quanto a um fórum de compra e vendas, isso já foi aqui discutido sob minha iniciativa, e o pessoal disse que não queria...

edit: foi aqui http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=381
Qualquer assunto relacionado com a moderação, contactar via PM ou email, sff.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 30, 2002 22:48

Mensagempor alfatek » Segunda Mai 12, 2003 13:34

Agradeço que votem na votação k meti agora a funcionar neste tópico, sobre a minha opinião prefiro ouvir primeiro os nossos visitantes a analisar as suas sugestões, mas estou mais inclinado para a solução: apenas num tópico "especial" k o kaipyra sugeriu.

qnt à questão: compra/vendas, por favor não confundam os tópicos senão ng se entende.... sobre esse assunto o kaipyra já referiu o sitio certo para postar e knd kiserem podem "reavivar" esse tópico!
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor de la Vega » Segunda Mai 12, 2003 13:48

Só num tópico especial é definitivamente a pocção mais acertada! Assim n há confusões...
DFI LanParty SLI-DR; AMD San Diego 3700+; 1024Mb (2*512 Twinmos speed pc3500); Geforce 6600GT; Hitachi 160Gb SATA; DVD LG; DVD+/-RW Samsung; Thermaltake Soprano + Pure Power 480W | Acer Aspire 1350
de la Vega
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor s3ntry » Segunda Mai 12, 2003 14:15

Penso que a menção a "publicidade" está aqui mal aplicada. Não se trata de fazer publicidade a ninguém, muito pelo contrário, o facto da comunicação ser liberalizada e toda a informação poder ser trocada liveremente entre os utentes do forum, serve para se poderem trocar impressões tanto para o "bem" como para o "mal".

Como disse anteriormente, isto acontece em todos os forums que visito no estrangeiro e raramente se vê qualquer tipo de tentativa de fazer publicidade gratuita ao quer que seja. Claro que se tal acontecer, estão cá os moderadores para isso mesmo, para moderar esse tipo de posts.

Quanto à area de compras/vendas, isso lógicamente fica sujeito à vontade dos admins. Foi apenas uma sugestão de algo que na minha opinião é útil, mas como qualquer outra secção de qualquer forum, as áreas de discussão são da vontade de quem manda e há que respeitar essa vontade.
s3ntry
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Stu3s » Segunda Mai 12, 2003 14:37

Quanto a seccção de compras/vendas/trocas já disse o q pensava no outro tópico, ou seja sou contra.
Quanto á liberdade de mencionar lojas em pt, sempre q isso se torne util para a thread eu concordo, agora publicitar sem razão aparente isso é q n, ai será o bom senso do amd e do moderador a determinar se o post vai direito po lixo ou fica. Tópicos do género, "Men esta loja num sei onde é do belo, tem altos preços" ou "Xiiii patrão, topem lá a promoção na loja x" e ainda "Nova loja q abriu num sei onde, q por acaso até é de alguem da minha familia, e apesar de n ter grandes preços, é fixe na mesma". Houve uma altura aqui neste forum, já faz algum tempo, muitos de voces inda n estavam por cá, antes de o adm ter colocado essa regra q existia gente q claramente vinha aqui fazer pub a sites sem razão nenhuma, e inclusive a sites com preços horriveis q n têm nexo nenhum, se procurarem um bocado vao encontrar referencias a isso.
Eu acho q realmente, ou entao é impressão minha, q n é assim tao importante fazer referencias abertas a determinadas lojas, pq existe sempre uma q eu sei q é mais barata do q a q tu sabes e vice-versa, e muitos de voces trabalham em lojas e com fornecedores e num vale a pena criar condições para flames. As PM acho q servem muito bem, e até hoje já mendei umas poucas po pessoal. Axiste tb o canal no mirc, q eu n frequento por n gostar, mas tb dá-me a ideia q esta sempre as moscas. La podem livremente trocar impressoes sobre lojas e afins, sem problema nenhum. Grande parte dos menbros aqui tem i icq ligado o dia inteiro, alguem quer saber se isto é barato ou caro ou se existe uma loja melhor, pah apitem .... (eu pelo menos considero-me bem informado no q diz respeito a preços :) )
Eu sei q isso até ia ter sucesso, acredita q seriam os foruns com mais movimento, mas seráq voces querem realmente isso. Q o pessoal passe a visitar o HCP apenas por causas destas secções? Entao e o objectivo essencial do forum, onde é q ele se vai meter? N ao spamm!
Temos cerca de 250 menbros e apenas uns 20/30 postam regularmente, o q é q adianta ter 500, em q 100 deles apenas postam nos foruns de troca de ideias acerca de lojas e preços. Sem duvida torna-se + um forum vulgar como tantos q para ai andam.
Eu ja vos disse q frequento este site diariamente, apesar de existir aqui gente q percebe muito disto, n se comparem com os foruns da anandtech e da easywarez, mas temos um ambiente impecavel como eu ja n via há muito, desde q o PTarena fechou. É sem duvida o melhor forum em pt, e eu gosto dele assim .....
just my 2 cents!

PS: N tem nada a ver mas venham ao enterro do ano em Aveiro, n tem nada a ver com cbr e porto, mas tb é louco. Gabriel ontem foi lindo e Ramp no sabado tb. N venham hoje, é Tito paris, bem mas sempre é entrada grátis....
Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

Mensagempor Jota.RiP » Segunda Mai 12, 2003 14:50

tb acho k, sempre k se justifike, deveria ser possivel mensionar as lojas (nomes e sites)...

Tb sempre k se verifike k uma loja/site engana os clientes tb deveria ser possivel contar a verdade e menciona-los... tipo a da grafica ATI 9700 PRO a 63 contos k afinal era uma ATI 9700 :evil:

Cumps,
WD[13th] J074_RiP
Recrutam-se membros para Ghost Recon: Advanced Warfighter

Registado: Sábado Nov 23, 2002 15:36

Mensagempor s3ntry » Segunda Mai 12, 2003 15:24

Jota.RiP Escreveu:tb acho k, sempre k se justifike, deveria ser possivel mensionar as lojas (nomes e sites)...

Tb sempre k se verifike k uma loja/site engana os clientes tb deveria ser possivel contar a verdade e menciona-los... tipo a da grafica ATI 9700 PRO a 63 contos k afinal era uma ATI 9700 :evil:

Cumps,

Ora é isso mesmo Jota.RiP! Até que enfim alguém percebe o sentido da minha sugestão. Não se trata de permitir publicidade, nem de abrir tópicos só para dizer que a loja do tio é a melhor. Nunca em qualquer forum vi nenhuma thread aberta só para dizer "a loja x é muito boa". Não é por aí!

A sugestão de liberalizar este tipo de coisas é para, no contexto de qualquer thread, se poder livremente opinar e postar links. Nada tem a ver com publicidade. Apenas acho que seria muito mais útil para os utilizadores deste forum terem as respostas às PMs que andam sempre a circular entre nós, disponíveis para todos.
s3ntry
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor de la Vega » Segunda Mai 12, 2003 16:38

Quando votei na opção: "Só num topico especial" não foi a pensar em alguem a "fazer pub a loja do tio", mas sim num contexto informativo, do estilo: "Encontrei uma loja em que se vendem ATi 9700Pro a 63 cnts2 ou "Nesta loja ha uma GF 4 4200Ti que ta com um preço estranho: 10€!!! É normal?". Mas agora que penso nisso vai dar ao mesmo do actual sistema: vai haver sp gente a dizer: "post o link para o site dessa loja no Topic das "Lojas"". É um pouco ridiculo... E é por esta razão que venho apoiar a ideia do S3ntry e do Jota.Rip, esta sim pareçe-me a opção mais acertada

;)
de la Vega
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Segunda Mai 12, 2003 16:57

Eu concordo totalmente com o S3ntry e com o Jota.rip, eles já dizeram td !
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Nov 01, 2002 17:18

Mensagempor Snake » Segunda Mai 12, 2003 17:14

Partilho da mesma opinião dos que votaram: "completamente livre em todo o sitio", apenas por este ser um forum que não está ligado a nnh loja, logo, acho que não haveria qualquer prob!

E tal como ja foi dito...não se trata de pub, mas sim de ajudar mlehor os membros do forum a escolher o melhor sitio p+ara comprarem o seu material,...
Snake
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Out 14, 2002 3:53

Mensagempor Stu3s » Segunda Mai 12, 2003 17:14

Eu realmente tenho alguma dificuldade em compreender determinadas ideias. Isto veio a proposito de um post sobre "PREÇOS JEITOSOS" :?: Vamos la, topicos destes vão ao encontro do q eu disse e em nada daquilo q voces disseram. Qq dia temos topicos para preços jeitosos no porto, aveiro, coimbra, lx, etc... Reparem la na categoria em q o HCP foi posta na votação da PC Guia "Site Tecnologico", para mim diz tudo.

s3ntry eu concordo ctg, mas dizer simplesmente q apartir de hoje é permido postar link de lojas em pt, n é correto. Nem toda a gente sabe conviver com excesso de liberdade, ja para n falar dos novos utilizadores q chegam e desconhecem o objectivo pelo qual se começou a permitir isso.
Eu sei q tu disses-te q isso deverá obedecer q determinadas regras, sendo assim eu aprovo, mas entao manda sugestões. N basta dizer q, vamos demonstra-lo.
É q se a postagem de links pt n for 100% livre, entao comecem a pensar nas regras para q no futuro n haja confusão e esteja tudo muito bem esclarecido.

s3ntry
Uma outra coisa que costuma ser uma constante em práticamente todos os forums relacionados com hardware que conheço, tanto cá como no estrangeiro, é um espaço dedicado a compras/vendas, onde os utilizadores podem anunciar o que têm para vender/trocar ou o que andam à procura. Isto é uma das coisas que acho muitíssimo úteis neste tipo de forum e que fomentam bastante a interacção entre os utilizadores proporcionando não só bons negócios, mas muitas vezes até encontros, trocas de contractos etc. que acabam depois por se tornar úteis. No meu caso por exemplo, praí metade dos meus contactos no messenger são de pessoal a quem vendi/comprei material através de forums e depois acabámos por mantiver contacto regular.

Eu com isto n concordo mesmo, e n vou voltar a faalr, ja disse o q penso no outro topico.

kaipyra:
A minha proposta seria criar uma thread fixa onde estivessem as várias lojas nacionais (e outra para estrangeiras), com respectivos links e avaliação. Aqui contribuiriam todos os utilizadores, para avaliar as lojas.

Até q enfim q alguem propoe sugestões. Quem quizer q faça uma review sobre uma determinada loja e manda po HCP. Depois de moderada podera ser colocada online. Um guia de lojas de hardware :)

Eu votei contra pq até agora toda a gente diz q é fixe poder por links, e desde q ajude na thread e tal e num sei o q.... mas isso n chega.
Eu proprio ja tive vontade de postar um ou outro link q achava util na discussão, n o fiz pq era "proibido". Se vai deixar de ser, entao existem 2 hipoteses, completamente livres ou com condições. Se optarem pela primeira nada a fazer, se optarem pela segunda ou criam os parametros dessas condições, ou confiam nos amd e deixam ao critério dele, mas depois n tem o direito de reclamar, pq é tudpo uma questão de bom senso.
Stu3s
Moderador
Moderador

Mensagempor s3ntry » Segunda Mai 12, 2003 19:08

Stu3s, eu nunca disse que deveriamos levantar todas as regras e deixar o forum uma anarquia total. É para isso mesmo que cá estão os moderadores, para fazerem cumprir as regras mínimas de convivência no forum e manter o nível das conversas.

Acho essa posição de que "Nem toda a gente sabe conviver com excesso de liberdade" digna de uma ditadura e não de uma democracia. Isso é como dizeres que todos deveriam ficar em casa porque nem toda a gente se sabe comportar em público.

É verdade que o meu post original veio na sequência de uma thread com o título de "Preços Jeitosos", mas a thread já cá estava mesmo com as regras de não se poder mencionar lojas, o que a meu ver prova esta regra não impede o aparecimento deste tipo de threads. Quanto muito acho que torna esse tipo de threads pior, e foi por isso mesmo que resolvi fazer o post.

Basta leres a thread em questão e vais ver que é uma página inteira de coisas como "não se pode dizer essas coisas aqui" ou "há uma thread especial para isso" e ainda "envia a PM para mim tb" que em nada contribuem para o conhecimento do grupo nem tão pouco para manter o nível das conversas. Acho que tinha sido preferível alguém ter respondido à pergunta directamente e evitado aquilo.

Kaipyra Escreveu:A minha proposta seria criar uma thread fixa onde estivessem as várias lojas nacionais (e outra para estrangeiras), com respectivos links e avaliação. Aqui contribuiriam todos os utilizadores, para avaliar as lojas.

Acho essa uma óptima ideia e acho que seria de grande utilidade para todos, mas como um complemento ao forum e não como uma solução absoluta para qualquer discussão sobre sites/lojas. Acho que a liberdade de expressão no que diz respeito a mencionar lojas, postar links, etc. no contexto de uma thread, quando tal se justifique, é uma coisa que irá ser benéfica a todos.
s3ntry
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Stu3s » Terça Mai 13, 2003 3:42

Ok s3ntry vamos entao ver como é q as coisas se vão sair. Se tudo correr bem entao n tenho problemas nenhuns em admitir q afinal tinhas razão.
E como parece q os membros + participantes do forum estão de acordo com a tua ideia parece q já n ha muitas duvidas sobre o q fazer. Quero é ver q propostas sobre regras e condições é q aqueles q dizem q "Ya isso é capaz de ser fixe" tem para dizer .... A opinião do amd tb me parece ser util, o moderador ja falou

Acho essa posição de que "Nem toda a gente sabe conviver com excesso de liberdade" digna de uma ditadura e não de uma democracia. Isso é como dizeres que todos deveriam ficar em casa porque nem toda a gente se sabe comportar em público.

Isso é q não, sabes bem q na internet nada se rege pela politica social, pois n existe condicionalismos. Aqui toda a gente é quem quer. Se eu quiser desobedecer a regras aqui, o pior q me pode acontecer é ser banido do forum ... grande coisa .... no dia a dia n é bem assim, tens sempre algo mais importante a perder. N vamos entar por ai, acho q percebeste o sentido da minha afirmação.
Stu3s
Moderador
Moderador

Próximo

Voltar para Comentários e Sugestões

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes