875p Preciso opiniões !

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

875p Preciso opiniões !

Mensagempor Facker » Sexta Mai 09, 2003 11:29

Pessoal vou fazer um upgrade á minha maquina (finalmente) e a minha duvida é a seguinte :
Vou comprar uma mobo com o chipset 875p , devo optar pela intel original (chega hoje ao mercado portugues) ou optar por uma outra marca (Msi por exemplo)? e as difenrenças de preço, será que compensam ?
Vá lá digam o que pensam .

Obrigado
Pirataria é crime...
...não ataquem navios!
Facker
Novato
Novato

Registado: Domingo Mai 04, 2003 12:57

Mensagempor Snake » Sexta Mai 09, 2003 11:39

Eu ando a ver se vendo a minha MSI 655 para comprar a MSI 875P, segudo o que li, parece ser xelente! e dps akela cena do CoreCell, parece ter uma certa utilidade...

Sinceramente acho que vale apena ir para a MSI, mas ainda quero ler melhor as reviews da da ASUS.
Snake
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Out 14, 2002 3:53

Mensagempor HaTrED » Sexta Mai 09, 2003 12:56

MSI 875P Neo-FIS2R (875P)!! No more, no less|

inté!
On a:
P4 3.0C(SL6WK)@3,6 | ABIT IC7-G | OCZ 3700 Gold DC 2*512MB REV2 | 2*Maxtor Diamond 9+@120GB - Sata RAID0 | 2*LG 4040B | Antec Lan-boy | Cooled by Zalman 7000cu | Powered By ATI 9800Pro (GigaCube)
HaTrED
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 16, 2002 14:30

Mensagempor alfatek » Sexta Mai 09, 2003 14:48

É uma opinião um pouco fraca pk nca testei nenhuma i875 logo não posso dar a minha experiência pessoal mas do k tenho visto a MSI 875P tem vindo a recolher excelentes críticas !
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Sexta Mai 09, 2003 22:45

Segundo o que tenho visto/lido a MSI é a melhor escolha!
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Nov 01, 2002 17:18

Mensagempor s3ntry » Sábado Mai 10, 2003 14:48

Tenho visto aqui muito pessoal a dizer que a MSI 875P Neo-FIS2R é a melhor board 875P, se bem que isso é verdade no papel, na realidade não se passa o mesmo. A board tem muito potencial, e como disse, no papel tem tudo para ser uma das melhores boards actualmente existentes, mas a implementação está cheia de problemas, principalmente quando usada com CPUs de FSB533, e muito boa gente tem devolvido as boards e trcado pelas Abit que parece serem as mais estáveis neste momento.
Por enquanto estamos todos à espera de ver se a nova BIOS da MSI vai finalmente arranjar a board ou não, está uma beta em teste neste momento.

Mais informações aqui:

http://www.abxzone.com/forums/showthread.php?s=e45bfe965aa85ea84132e6607b2984ae&threadid=43256

Neste momento, tal como as coisas estão, as minhas recomendações vão para a Abit IC7-G se querem uma board sobretudo para overclocking. Ou para a Intel D875PBZ se não se interessam por overclock e querem sobretudo uma board com estabilidade a toda a prova.
Não recomendo a Asus pois a implementação do chipset está muito fraca na P4C800, e se bem que a MSI parece muito prometedora, não a recomendo tal e qual ela está neste momento, espero que a MSI arranje os problemas em breve!

Não se fiem só nas reviews dos grandes sites porque essas dizem sempre muito bem de tudo e na maior parte das vezes as coisas nem são testadas como deve ser. Vão aos forums onde está o pessoal que realmente percebe disto e faz os testes todos para descobrir se realmente há defeitos ou não.
s3ntry
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 25, 2002 15:32

Mensagempor Snake » Sábado Mai 10, 2003 18:41

Estou a ver que assim nunca mais me decisso... :|
Tenho a minha MSI 655 a venda, e estava a pensar comprar a MSI 875P, assim ja comeco a ficar preocupado.

Esta board tem alguns probs a nivel de suporte com outro HW? Tipo a MSI 655 com a 9700PRO!
Essa tal actualização da BIOS está para breve?
Snake
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor s3ntry » Domingo Mai 11, 2003 3:42

A actualização da BIOS em princípio está para breve, já há uma beta a circular na net mas ainda não sei se arranja a maioria dos problemas com a board. Na minha opinião o problema mais grave da MSI neste momento são as voltagens instáveis, a variação nas voltagens é muito grande e pode causar instabilidade no sistema, a ver vamos se isso vai ser arranjado. Para notícias sobre a beta podes monitorizar esta thread pois há pessoal que ficou de testar a BIOS: http://www.abxzone.com/forums/showthread.php?s=41aaafa57caa501fa8e1848da87ba01f&threadid=43755

Quanto a problemas de incompatibilidade com outro hardware, não tenho ouvido nenhuns reports sobre isso, pelo que penso que em termos de compatibilidade a board não tens grandes problemas.

A MSI, caso arranjem a board, tem nas mãos aquela que provavelmente irá ser a melhor board 875P. No papel a board é quase perfeita, como poucas falhas onde podemos apontar o dedo, esperemos que a nível de implementação eles arranjem as falhas. É preciso ver que isto é tecnologia acabada de saír, e que normalmente surgem sempre problemas de início com cada geração nova de hardware.

Se tiveres muita pressa em comprar uma board, então recomendava-te a Abit IC7-G que está muito boa, e parece que das primeiras boards 875P para "entusiastas", é aquela que apresenta menos problemas e mais estabilidade. Em termos de overclock a board parece que faz maravilhas, e em features tb está muito bem apetrechada, embora eu goste mais da featureset da MSI. Está aqui uma review da Abit: http://www.hardocp.com/article.html?art=NDY5

Se o overclocking não te interessa e queres é uma board estável, com poucos extras e que tire o máximo partido de todo o potencial do chipset, então a Intel D875PBZ está uma maravilha. Problemas parece que não os tem, ou tem muito poucos, a estabilidade é à prova de bala e tem todas as features do chipset activadas. Não tem é extras nenhuns como Firewire onboard, IDE RAID, etc. E como é hábito nas boards da Intel, não tem opções para overclocking. Está aqui uma review da Intel: http://www.hardocp.com/article.html?art=NDYw
s3ntry
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Snake » Domingo Mai 11, 2003 10:43

Mas segundo aquilo que vi na thread que (vi apenas por alto!) pareceu-me que os principais probs da board surgiam quando se tentavam fazer oc's pela BIOS! Assim sendo para quem não tiver a pensar fazer oc (eu por agr ainda não quero fazer) tambem não deve ter grandes probs! Ou estou enganado?

edit: O meu Swiftech MCX4000 não me parece que caiba nessa board.. lol. :)
Snake
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor s3ntry » Segunda Mai 12, 2003 0:00

Um dos principais problemas da board é que embora esteja a ser direccionada para o segmento dos overclockers, o overclocking não funciona! A ultima versão oficial da BIOS disponível é a 1.2 e nem essa nem a 1.1 dão para fazer overclock, derrotando assim o próprio objectivo da board que é comercializada pela MSI como uma board para overclockers. Com a BIOS 1.0 o overclock funciona, mas nessa versão da BIOS há um bug com as CPUs de FSB800, e o controlador Promise não está activado nessa BIOS, logo quem tentou flashar a BIOS 1.0 para poder fazer overclock perdeu o controlador Promise.

No entanto, os problemas não param só pelo overclock, as voltagens fornecidas pela board têm flutuações muito acima do normal, esse é um problema muito grave a meu ver. Como disse o Prometheus dos forums do AnandTech e [H]ard|OCP:

As I mentioned in my reasons for NOT reviewing the board, I was VERY concerned about the voltage variation I saw. At a set vCore of 1.7 the vCore varied from 1.55 to 1.69v and it constantly jumped all over the place.

Também as temperaturas fornecidas pelos sensores da motherboard apresentam valores totalmente ridículos, havendo vários reports de pessoal a quem o CoreCenter mostra temperaturas acima dos 70º C na northbridge em idle. Estas leituras estão erradas, mas o software começa a apitar porque pensa que as temperaturas estão em valores altíssimos. Ou seja tás muito bem a jogar um jogo e derrepente o jogo sai e o PC começa-te a apitar e a dizer que as temperaturas estão num nível crítico, mas de fores pôr o dedo no heatsink da NB aquilo só está morno.

Estes bugs parecem estar relacionados com a tecnologia CoreCell introduzida pela MSI pela primeira vez nesta board. Tal como o Evan Lieb do AnandTech disse:

The second issue seems to be related to MSI's new CoreCell technology. CoreCell is very aggressive with how it regulates voltages during idle and heavy loads, and apparently this is what has caused such large variance.

Penso que apesar da ideia estar boa, a implementação foi um tanto ou quanto a despachar, para meterem a board cá fora o mais rápido possível, e o resultado é que tem bastantes bugs. Não duvido que venha a ser arranjado, mas resta saber quanto tempo vai levar. Eu neste momento não comprava essa board, pelo menos até ver o problema das voltagens arranjado.

PS: O teu MCX4000 cabe em qualquer motherboard para P4. O dissipador usa os próprios buracos do mecanismo de retenção do slot por isso está dentro das especificações da Intel, logo cabe em qualquer mobo.
s3ntry
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Pacman » Segunda Mai 12, 2003 0:05

Sentry

Sabes onde se arranja a Abit cá em pt?

Andei à procura e não consegui encontrar a IC7-G em nenhuma loja tuga

Se souberes manda-me a loja pr PM

Abraço
# AMD Athlon 64 X2 3800+@2400 Watercooled
# Asus A8R-MVP # Patriot 2x512 PC3200 XBLK
# X800 GTO 256 + OCZ Modstream 520W
# 2x Seagate 160Gb SataII (Raid 0)

Imagem
Pacman
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mar 12, 2003 0:51

Mensagempor Snake » Segunda Mai 12, 2003 18:08

s3ntry Escreveu:PS: O teu MCX4000 cabe em qualquer motherboard para P4. O dissipador usa os próprios buracos do mecanismo de retenção do slot por isso está dentro das especificações da Intel, logo cabe em qualquer mobo.

Mas o cooler não acaba ao pe dos parafusos... ainda tem mais uns milimetrozitos para os lados... ´Conheces alguem com esta board e este cooler?

Quanto a essa Abit, nng tem tido probs? É estavel, boa para oc?
Que outras opções sugeres? Tambem estou com alguma dificuldade em acgar essa Abit... :f
Snake
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor s3ntry » Terça Mai 13, 2003 2:09

Não conheço ninguém que tenha essa board e esse cooler por isso não te posso afirmar com 100% de certeza, mas as informações que tenho é que o MCX4000 cabe em todas as MBs Socket 478 porque as medidas estão dentro das especificações da Intel.

Quanto a experiências de utilizadores com a Abit, o pessoal da ABXZone.com fez uma compilação de todos os posts relacionados com a board numa só página, em jeito de review, podes lê-la aqui:

http://www.asusboards.com/reviews.php?op=showcontent&id=6

Ou se preferires ler mesmo a thread toda, tá aqui (já vai em quase 40 páginas):

http://www.asusboards.com/forums/showthread.php?s=&threadid=42761

Tens lá vários resultados de benchmarks feitos pelos utilixadores do forum assim como as descrições de todos os problemas/fixes/praises que foram postados.

Quanto a encontrares a board, as informações que tenho são que a board chega a PT na 6ª feira. Por enquanto só tenho conhecimento de 2 lojas que a vão ter, mas poderá haver mais. Eu dizia-te quais são as lojas, mas os resultados da votação ainda não são oficiais :P

Mas se a board que tu gostas mais é a MSI então o melhor que tens a fazer é esperares mais umas semanitas para ver se a MSI arranja os problemas, não vás a correr comprar a Abit só porque eu disse que era melhor e depois vai-se a ver a MSI sai-se com uma BIOS maravilha e tu ficas arrependido de não teres esperado :roll:
s3ntry
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor HaTrED » Terça Mai 13, 2003 16:00

Se for a ABIT, que é mesmo muito boa também, convêm logo fazer o update da bios para a V1.1 que corrige uns 'relaxed memory timings'!!

inté!
On a:
P4 3.0C(SL6WK)@3,6 | ABIT IC7-G | OCZ 3700 Gold DC 2*512MB REV2 | 2*Maxtor Diamond 9+@120GB - Sata RAID0 | 2*LG 4040B | Antec Lan-boy | Cooled by Zalman 7000cu | Powered By ATI 9800Pro (GigaCube)
HaTrED
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 16, 2002 14:30

Mensagempor Snake » Terça Mai 13, 2003 17:55

Ja ando mesmo a nora.... :f
Essa Abit não me parece má, mas realmente preferia a MSI, ainda mais porque não tenho qualquer experiência com mobos da Abit e poucos são aqueles que devem ter, pois ela até não é muito facil de achar em PT (eu ja axei uma loja k vende Abit's :D).

Tive a ver os preços da 9800Pro(128mb) e apesar de ainda ser uma diferença consideravel em relação a 9700Pro acho que vou optar por comprá-la e manter a minha MSI 655, veremos se não dá probs com a 9800Pro, se der ai serei mesmo obrigado a trocar, se não, e não me der probs, fico com ela, ate sair talvez uma mobo boa e sem grandes bugs, como estas ultimas que têm saido ultimamente!

Axo que é o melhor que faço, ainda para mais que não me têm assim aparecido propostas para a compra da 655 MAX!
Snake
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Próximo

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes