Programação de Proxy Web

PHP, Java, JavaScript, XML, XHTML, HTML, CSS, ASP, Delphi, Assembly, LaTeX, C, UML, Flash, Perl, SQL, Python, Zope, Pascal, WML. Se conhece mais de 3 siglas referidas, este é o forum para si.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Programação de Proxy Web

Mensagempor tWse » Terça Nov 02, 2004 13:22

Boas,
Alguém aqui já programou uma proxy web?
Pretendo programar uma e estou com algumas dificuldades na escolha da estrutura apropriada para armazenar a informação referente ás páginas que se encontrem em cache.
Alguem tem alguma sugestão?
Cumprimentos
tWse
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jun 08, 2004 16:38

Mensagempor Dr » Terça Nov 02, 2004 15:44

Bom, não se trata bem de programar, mas sim configurar, certo? A secção deveria ser outra, talvez redes ;-)

Passando adiante, a coisa que mais deves ter em mente num proxy é a forma como os computadores o usam. O único que usei até agora (ISA Server) permite-te definir uma ou mais redes internas (que serão as faixas de IPs que os computadores da tua rede vão usar para acessar o proxy) e uma ou mais placas de rede externas.
O conceito é simples: imagina que tens um computador com duas placas de rede: uma ligada à internet e outra com um endereço privado ligado à tua rede interna. Assim, o proxy só aceita requisições de endereços da mesma subrede a que pertence a placa de rede interna.
Em números: tens a placa externa com qq coisa tipo 81.84.10.25 com uma máscara qualquer e a placa interna com 192.168.1.1 de 24 bits. O proxy só vai aceitar que clientes com IP género 192.168.1.x usem o proxy server para acessar a Internet.
Porque é que isso é assim tão importante? Imagina que não restringias o acesso apenas a essa subrede. Qualquer computador ligado à internet poderia meter o teu IP público (o primeiro que referi) como default gateway e estaria a fazer algo muito giro chamado IP spoofing. Ou seja, estaria a fazer bosta usando o teu IP, sem contar que poderia baixar tudo o que quer que fosse, internacional ou não, e estarias a ser tu a pagar o tráfego.
Portanto, quando se configura um proxy, é preciso ter muito cuidado com este detalhe. Se não entenderes muito de redes, experimenta usar um tipo de autenticação qualquer.

Quanto à tua dúvida propriamente dita, a cache das páginas, eu tenho 500 MB numa partição diferente da do sistema. Tudo depende de quantos clientes vais ter a acessar a web, mas 100 MB por cliente acho suficientes.

Cumprimentos.

PS - Got promoted :-D
Este computador faz NAT, obviamente.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor tWse » Terça Nov 02, 2004 20:50

Boas,
Não a questão está na secção certa, uma vez que o que vou fazer é criar (programar) uma proxy e não configurar. Eu sei bem o que é e qual o funcionamento de uma proxy. Esta questão é talvez um pouco avançada digamos assim, uma vez que provavelmente só quem alguma vez programou uma proxy poderá responder. Se mais alguém me souber dar uma opinião agradecia.
No entanto obrigado pelo teu reply Dr.
Cumprimentos
tWse
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Dr » Terça Nov 02, 2004 22:10

Ah, bom... Nisso já não sei ajudar-te.
Apenas, na minha modesta opinião, deve ser algo que, para estar funcional, deve demorar meses a ser construído.
Cumprimentos.

PS - Este computador faz NAT?!?!? A que propósito fui eu escrever essa porcaria no fim do post anterior??? Às vezes saio-me com cada uma...
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor tWse » Terça Nov 02, 2004 22:41

Dr Escreveu:Ah, bom... Nisso já não sei ajudar-te.
Apenas, na minha modesta opinião, deve ser algo que, para estar funcional, deve demorar meses a ser construído.
Cumprimentos.

PS - Este computador faz NAT?!?!? A que propósito fui eu escrever essa porcaria no fim do post anterior??? Às vezes saio-me com cada uma...

Boas,
Devo te dizer que tenho cerca de um mês para realizar essa proxy(e estrutura cache), um servidor http, um cliente (browser) bem como o protocolo de comunicação entre os dispositivos.
Isto só para duas cadeiras ;)
Cumprimentos
tWse
Membro de Prata
Membro de Prata

Voltar para Programação

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes