nVidia GeForce FX5900 Ultra

Novidades, dúvidas, respostas, problemas...

Moderadores: Administradores, Moderadores

nVidia GeForce FX5900 Ultra

Mensagempor Kaipyra » Segunda Mai 12, 2003 17:39

Já andam por aí as primeiras previews/reviews desta nova placa gráfica. Podem ver as várias notícias do HCP:
http://www.hardware.com.pt/noticias.php?id=400
http://www.hardware.com.pt/noticias.php?id=399
http://www.hardware.com.pt/noticias.php?id=398
http://www.hardware.com.pt/noticias.php?id=397

Estive a dar uma olha não muito porfunda, e estas são as conclusões que tirei:

Não se tratada de nenhuma novidade, mas sim de uma evolução do NV30: no fundo voltaram atrás na escolha do tipo de memória (DDRII para DDR normal) e duplicaram a quantidade desta (128 para 256MB)

É a mais rápida? Alguns testes são contraditórios, mas no geral parece que sim, especialmente com AA e AF elevados.

Para mim, a grande evolução foi no sistema de arrefecimento... \o/... mas continua a ocupar 2 slots...

Preços? Já ouvi valar entre 400€ e 800€... deve andar por volta dos 600€, i believe.

Value? Bem, já li pessoal a dizer "Uau! 256MB para metade a ficar a descançar o tempo todo! Grande aproveitamento do dinheiro!". Eu não comprava, como também não compraria a 9800 pro. Parece que o Doom III corre que é uma maravilha, mas primeiro que ele saia...

Comentem!
Qualquer assunto relacionado com a moderação, contactar via PM ou email, sff.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 30, 2002 22:48

Mensagempor Stu3s » Segunda Mai 12, 2003 17:57

Mas olha q pareceu-me q a nvidia aprendeu algumas coisas com a fx5800.
Vamos esperar mais um tempo, será bem saudavel para o mercado se esta 5900 for realmente aquilo q parece ser... a ver vamos
Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

Mensagempor Jota.RiP » Segunda Mai 12, 2003 18:24

numa coisa a NVidia inovou: arrefecimento... deixamos d ter uma grafica com secador de cabelo... e este parece muito melhor, é muito menos barulhento e, esperamos nós, k faça a placa durar mais tempo...

Quanto aos benchs, acho k neste momento eles pouco mais irao atingir... ker a NVidia ker a ATI tao no limite e limitam-se a melhorar placas... ao menos k os preços desçam...

Cumps,
WD[13th] J074_RiP
Recrutam-se membros para Ghost Recon: Advanced Warfighter

Registado: Sábado Nov 23, 2002 15:36

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Segunda Mai 12, 2003 18:28

Concordo com o que já foi dito mas mesmo assim existem melhores soluções do que um secador/ar condicionado (mesmo que seja dos bons) para arrefecer e não ocupam tanto espaço como a solução da Nvidia ... talvez a 6000 seja perfeita ... lol ...
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Nov 01, 2002 17:18

Mensagempor Kaipyra » Segunda Mai 12, 2003 18:29

Eu estu à espera do Anand, mas o site parece estar em baixo, com muita pena minha. Aliás, há uns dias que tenho tido problemas com o acesso a esse site... alguém tem verificado o mesmo?

Mas quanto à NV35, sem dúvida que é uma placa com valor. A questão é se pelo preço que sair e à distância de um novo lançamento da ATI, não ficará novamente para trás. Se a NV30 tivesse sido assim, o mundo das gráficas de topo estava bem diferente agora...
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Mensagempor Shepherd_of_Shadows » Segunda Mai 12, 2003 18:47

Não sei se repararam neste promenor que é ridiculo até dizer chega.
A Nvidia deixou de mencionar a FX 5800 no seu site ja não faz parte dos seus produtos.
Tal é a frustração!!!
ADSL 2+
Não há nada melhor!!
CLIX
Shepherd_of_Shadows
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Abr 10, 2003 23:23

Mensagempor s3ntry » Segunda Mai 12, 2003 18:49

A GeForce FX 5900 embora seja apenas uma evolução e não uma revolução em relação à 5800, é na minha opinião uma placa fantástica.

Básicamente esta placa é o que a 5800 deveria ter sido quando saíu, mas que devido aos vários problemas que todos conhecemos nunca chegou a ser. Esta placa básicamente corrige todos os erros cometidos no design da 5800 e ainda adiciona algo de novo. Tivesse a 5800 saído na altura como esta, então hoje a ATI não tinha o estatuto que tem!

Mas por um lado foi bom, porque sempre permitiu que a concorrência entre as duas empresas se intensificasse e isso vai trazer benefícios para nós consumidores.

Nesta nova placa, o que a maioria do pessoal vai reparar em primeiro lugar é que o sistema de arrefecimento FX-Flow que foi tão criticado na 5800 já não está presente. Isto porque este chip está muito mais optimizado, pelo que corre a uma frequência mais baixa que o anterior mas oferecendo níveis de desempenho superiores. Assim não gera o mesmo nível de calor que o NV30 gerava. Para descanso de muito boa gente este novo cooler parece que é bastante silencioso. Parafraseando o Kyle do [H]ard|OCP, o mais certo é nem ouvirem o cooler por cima das ventoínhas do sistema. No entanto parece que devido à altura do cooler, o primeiro slot PCI continua ainda a ser sacrificado da 5900 Ultra.

A nível de arquitectura, talvez a mudança mais notável seja a interface das memórias, que passou a ser de 256bit DDR em vez de 128bit DDR-II como na 5800. A largura de banda das memórias era o principal bottleneck da 5800 Ultra, que mesmo usando DDR-II a 1 GHz sofria muito o impacto da bus de 128bit e isso notava-se bem nos benchs que eram mais intensivos a nível das memórias, principalmente quando se aumentava a resolução para 1600x1200 via-se logo a GeForce FX 5800 a perder terreno em relação à 9800 Pro. Ao aumentar a bus para 256bit este problema vai desaparecer, pelo que já não é necessário o uso de DDR-II para atingir os níveis de performance desejados e puderam utilizar memórias DDR mais lentas e mais baratas (o que esperemos se venha a reflectir nos preços).

Como resultado desta mudança, a largura de banda da memória da GeForce FX 5900 Ultra é de cerca de 27 GB/s, ficando assim bastante acima dos 16 GB/s da GeForce FX 5800 Ultra e acima dos 21 GB/s da ATI 9800 Pro.

Para além de terem aumentado a bus das memórias, melhoraram ainda os algoritmos que permitem ao chip "decidir" quais são as partes da imagem visíveis antes de rederizar cada frame, reduzindo assim a quantidade de polígonos a serem calculados, o que vai aumentar ainda mais a largura de banda teórica das memórias, pois a quantidade de informação que vai ser preciso transportar pela bus vai ser reduzida.

Também a nível dos drivers a NVIDIA arranjou os problemas que existiam, e que como se sabe foram outro dos problemas que assombraram a 5800. A implementação dos algoritmos de Anti-Aliasing e Anisotropic Filtering está particularmente optimizada nestes drivers, pelo que a qualidade de imagem melhorou bastante em relação ao que se viu nos testes da 5800 assim como a performance. Pela primeira vez a implementação da AF da NVIDIA parece estar superior à da ATI, embora a ATI ainda ganhe em termos de AA.

Como já é usual nos lançamentos de placas da NVIDIA e da ATI, vão estar disponíveis 3 placas baseadas no chip NV35. A GeForce 5900 Ultra, da qual se fala nas previews de hoje vai ser a nova topo de gama e tem 256 MB de memória e velocidades de 450/850 para o chip e memória respectivamente. Esta placa vai ser vendida nos EUA por $499.

Depois vai haver uma 5900 não ultra que parece não ir variar muito em relação à ultra a não ser na quantidade de memória que vai ser de 128 MB e vai custar $399. Ambas estas placas vão, segundo a NVIDIA, estás nas lojas em Junho.

Já mais lá para Julho vai saír uma placa "value" também baseada nesta arquitectura, mas não se sabem pormenores sobre ela a não ser que se espera ser comercializada por $299.

Eu sinceramente acho que a Ultra é um completo abuso. O preço é totalmente ridículo para uma placa gráfica para jogos e se nos EUA se vende por $500 então cá vai rondar os 800€ o que é mesmo uma estupidez. As placas que talvez venham a ter algum sucesso deverão ser a 5900 normal, e tal "value" que vai saír em Julho.
s3ntry
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 25, 2002 15:32

Mensagempor Kaipyra » Segunda Mai 12, 2003 22:29

Meu Deus! só agora reparei no markting deles em http://www.nvidia.com/view.asp?PAGE=fx_5900 e nas suas maravilhosas frases shock:

Graphics Inferno
GeForce FX: The way it's meant to be played

Muito chunga, mas enfim!

Já li o anand, e mantenho a posição: bom produto, preço absurdo (como a Radeon 9800 Pro 256MB).
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Mensagempor Jota.RiP » Terça Mai 13, 2003 8:41

tal como o O_Tal falou há uns tempos atras: a 5800 apesar de ter sido um fracasso tornou-se muito util pra futuras placas NVidia... e pelas reviews k vi parece mm k a NVidia aprendeu bem a lição e volta a apresentar ao mundo uma grafica digna da designação "Topo de Gama".
Como sempre o preço não é o melhor... mas pelo k tenho visto nos ultimos tempos , quando houver jogos e aplicações a tirar partido desta grafica (assim como da ATI 9800) ja esta placa tera um preço interessante.

Cumps,
WD[13th] J074_RiP
Recrutam-se membros para Ghost Recon: Advanced Warfighter

Registado: Sábado Nov 23, 2002 15:36

Mensagempor Pa » Terça Mai 13, 2003 17:53

entao ppl so falam mal da NVIDIA , mas pareçe que esta placa vai calar a boca a muita gente, nalguns testes pode-se dizer que a ATI 9800PRO 258MB, levou na boca lol. em maior parte dos testes mas a diferença não e muito . vamos esperar pelas novas drives da nvidia.

Por fim o secador vai calar a ATI . por pouco tempo não e? pois a tecnologia esta sempre a evoluir .

estive a falar com um gajos dos US . que tinha uma ATI 9800PRO 128MB.

diz que ficou doido com a Nova Nvidia. o preço foi mais ou menos 600€.

nvidia para sempre......
Pa
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Mar 02, 2003 21:58

Mensagempor Snake » Terça Mai 13, 2003 18:08

Pa do que vale ter nalguns testes melhores valores de bench, se não é so isso que conta?!
Falando por mim: tendo em conta as pequenas diferenças entre os benchs das duas placas, acho que existem outras coisas a ter em conta, tal como o ruido. Não é custume nng preocupar-se com isso a nivel de placas gráficas, mas numa placa que tem um cooler que ocupa uma slot pci e faz mais ruido que um secador, acho que existem outras opções a ter em conta. Quanto a slot pci que ocupa a mais, é outro factor a ter em conta, para alguem que precise de todas as ligaçoes pci dispostas na board, tlz não possa dispor de 2 para apenas uma placa, quando tem outras opções possiveis.

E acho que nng andava a falar mal da nvidia, mas sim a constatar factos! :D
A nova placa pelo menos ja está muito melhor optimizada e um pouco mais longe de se parecer com um secador(:P),... veremos o que sai dai... :D
Snake
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Out 14, 2002 3:53

Mensagempor UnaBomber » Terça Mai 13, 2003 18:19

Humm..para ja nao penso ser precisa esta compra mas e como tudo pensem numa aposta po futuro...
Let's kick some asses!
UnaBomber
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 30, 2002 13:25

Mensagempor Pa » Quinta Mai 15, 2003 11:15

http://www.megagames.com/news/show.cgi? ... n=screens&

ai fica mais um link.
ATI a Levar na Boca
lol
Ñvidia para sempre.

quantas portas pci tem dispoviveis. para quem tem um pc so para jogar não precissa de muitas portas pci , neste momento so utilizo uma placa de som. não have ser por isso que não vou compra a placa por ocupar mais uma porta.
mais uma vez com as novas drives o barulho da placa ficou mais reduzido.
mais uma .
Pa
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Mar 02, 2003 21:58

Mensagempor HaTrED » Quinta Mai 15, 2003 11:33

Ééééé ppl já me começa a chatear isto de nVidiots versus fanATIcs! Por esta altura já deviamos ter acabado com estas cenas, para não dizer m**das!~ :evil: :evil: !

inté!
On a:
P4 3.0C(SL6WK)@3,6 | ABIT IC7-G | OCZ 3700 Gold DC 2*512MB REV2 | 2*Maxtor Diamond 9+@120GB - Sata RAID0 | 2*LG 4040B | Antec Lan-boy | Cooled by Zalman 7000cu | Powered By ATI 9800Pro (GigaCube)
HaTrED
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 16, 2002 14:30

Mensagempor alfatek » Quinta Mai 15, 2003 11:42

Se queres mostrar Ati "a levar na boca" então pelo menos mostra benchmarks reais:

http://www.hardocp.com/article.html?art=NDc0 e seguintes...

aí sim é um massacre mas pode estar relacionado com os drivers da ATI ainda não estarem prontos para o doom3, no resto:

http://www.hardocp.com/article.html?art=NDcyLDEw e seguintes.... ng leva na boca... parece-me empate ou diferença nula e vou repetir o k já disse imensas vezes:

não interessa teres uma placa k te dê 300 fps ou 200fps num jogo, pk não notas diferença, a menos k tenhas poderes extra.humanos, por isso o importante é aguentarem bem anisotropic filtering e aa ligados e com boa qualidade. Enquanto k em performance neste caso a 5900 Ultra é uma excelente evolução em termos de qualidade de imagem continua a ser pior que a Ati.

E quem gasta este tipo de €€€ de certeza que não é pra ter AA e Aniso desligados...

Mas não me interpretem mal, parece que a FX5900 Ultra tem melhor performance que a rival da Ati, só que as diferenças são bastante minimas, nada da ordem do k a R9700Pro trouxe ao mercado das placas gráficas...
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Próximo

Voltar para Placas Gráficas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes