Máquina Maluca?

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Máquina Maluca?

Mensagempor serrano » Sábado Nov 06, 2004 18:06

Boas.

(Antes de mais as minhas desculpas se o assunto não se encontra no sítio certo.)

Tenho um Fujitsu-Siemens Scaleo 600 que há cerca de um mês se desligou sem razão aparente.
A partir daí só trabalha quando lhe dá na 'real gana'
-Virus? - Scanning completo quando se deixou ligar e nada,
Após algumas tentativas começou a dar erro no arranque do windows (2000) até que já nem em 'safe mode'.
Bem, reinstalei o win e a mesma coisa, experimentei com outro HD de outra máquina (WIN2000) e tudo na mesma,

Resumindo e concluindo, após dois HD's formatados e reinstalados a após uma semana sempre sem dar problemas, com todos os updates instalados, quando ia começar a instalar os vários softwares de trabalho, pimba... a mesma cena.

Desde há uma semana que anda nisto, umas vezes aranca , trabalha o dia todo se lhe der para isso, e outras vezes, como hoje, de todas as tentativas, consegue-se, por vezes meter a password e pronto...

Já tentei ir ao setup da BIOS ver se algo está errado, mas até aí, nesse estado, se desliga e não consegui averiguar nada.

Cansada? Maluca? Fonte? Botão de ligar e desligar avariado? Vírus?

Já não sei o que possa ser.

Se alguém tiver alguma ideia, é bem vinda e agradecida desde já.
Bons bytes,

José Ribeiro
serrano
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Out 26, 2004 20:11

Mensagempor topinhas » Sábado Nov 06, 2004 18:16

Talvez uma avaria na RAM ou na fonte de alimentação. O melhor é experimentar uma nova fonte e se não for daí avançar para a RAM.

Também é melhor verificar todas as ligações entre os vários componentes e verificar os encaixes das placas PCI. Mais que isto é dificil recomendar porque a causa desses problemas pode vir de muitos lados.
Pentium 4 2,8 @ 3,40 Thermalright XP-120, MSI NEO-2 FIS2R, 1,5 Gb DDR 400 Kingston, ATI 9700, IBM 120 Gb, 2 x Seagate SATA 200 Gb RAID, Seagate SATA 320 Gb, LG DVD-/+RW, DVD 16x, SB X-Fi Fatality, SuperFlower 4 fan 420W, Logitech Z-680
topinhas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 15, 2003 16:00

Mensagempor Carlos_4 » Sábado Nov 06, 2004 18:50

isso parece fonte de alimentação.... segue os conselhos do Topinhas e depois diz qualquer coisa

tambem pode devido as temps
Carlos_4
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quarta Jul 28, 2004 18:10

Mensagempor Crouwe » Sábado Nov 06, 2004 18:57

bom eu não muito de acordo com eles, segundo o que descreves o problema não é a nivel de hardware mas sim de software, diz uma cois, o win que instalas é original? se sim, acontece algum erro durante a instalação? e ainda, esse cd onde tens o windows, tá bem tratado?, e já experimentast instalar outro s.o.?
PC in Modding
Crouwe
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Jun 22, 2004 17:17

Mensagempor serrano » Sábado Nov 06, 2004 19:16

Escrever é sempre difícil para explicar tudo.
Há um pormenor que não referi, que é o seguinte:
- depois de se desligar sozinha, não se deixa ligar novamente senão após algum tempo, tempo este que não tem padrão, pode ser um, cinco minutos ou meia hora,...
Bem, após ler o post do Crouve, experimentei o seguinte,:
- desliguei o HD e entrei no Setup da BIOS. Adivinhem o que se passou; foi só um minuto antes de se calar.
Isto leva-me a pensar que de soft não é.
Amanhã de manhã vou experimentar retirar alguns componentes e ver se surgem algumas pistas novas.
Desde já, obrigado pelas vossas pistas.

Bons bytes,

José Ribeiro
Bons bytes,

José Ribeiro
serrano
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Crouwe » Sábado Nov 06, 2004 19:34

cheira-me a curto circuito, e isso já se passou comigo, pode ser um daqueles pafusos que prende a board á caixa mal preso, ou um fio de temps,out outro estilo de fio
PC in Modding
Crouwe
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Jun 22, 2004 17:17

Re: Máquina Maluca?

Mensagempor topinhas » Sábado Nov 06, 2004 19:41

serrano Escreveu:
Já tentei ir ao setup da BIOS ver se algo está errado, mas até aí, nesse estado, se desliga e não consegui averiguar nada.

Ele já tinha dito isto antes Crouwe. Nunca podia ser software.

Se não se deixa ligar pode ser temperaturas muito elevadas (ver se o dissipador do CPU está a funcionar correctamente). Ou então é o tal caso de placas PCI ou AGP mal encaixadas. Já me aconteceu isso, mas deixava ligar-se outra vez.
Pentium 4 2,8 @ 3,40 Thermalright XP-120, MSI NEO-2 FIS2R, 1,5 Gb DDR 400 Kingston, ATI 9700, IBM 120 Gb, 2 x Seagate SATA 200 Gb RAID, Seagate SATA 320 Gb, LG DVD-/+RW, DVD 16x, SB X-Fi Fatality, SuperFlower 4 fan 420W, Logitech Z-680
topinhas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 15, 2003 16:00

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Sábado Nov 06, 2004 20:36

Isso sem quelaquer dúvida que é probs no harwdare ... tenta verificar todas as ligações, vê bem se tens um bom airflow na caixa ... e verifica se não andam curto circuitos por aí. Para mim isso deverá ser ou curto circuito ou problemas de temperaturas na fonte de alimentação.
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Nov 01, 2002 17:18

Mensagempor serrano » Sábado Nov 06, 2004 21:00

Bem, temperaturas não são de certo!
Às sete da matina a sala não tem temperatura suficientemente alta para não deixar arrancar o bicho...
Curto circuito é mais provável.
Só tenho que agradecer as dicas.

Bons bytes,

José Ribeiro
Bons bytes,

José Ribeiro
serrano
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor serrano » Domingo Nov 07, 2004 22:08

Boa noite.
Ainda ontem deu-me para desligar tudo o que era possível desligar; ficou só a fonte ligada à mãe.
Abri a fonte e aproveitei para lubrificar a hélice.
Bem,da duas uma, ou fonte ou mãe.

Hoje de manhã, cerca das 8 ou 9 horas liguei a máquina maluca, e não é que ainda está na maior?

Vamos ver até quando.

Bons bytes,

José Ribeiro
Bons bytes,

José Ribeiro
serrano
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor serrano » Terça Dez 21, 2004 0:22

Boa noite.
Peço desculpa de só agora dar resposta ao pedido de indicar a resolução do problema.
Era mesmo a Fonte, pois adquiri uma nova e, até agora, não houve mais maluqueira...
Mais uma vez os meus agradecimentos.
Bons bytes,

José Ribeiro
serrano
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes