PCquario!

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

PCquario!

Mensagempor Kayn » Terça Nov 09, 2004 1:41

Este topico vem em seguimento do ke ja se vinha a discutir no topico "fonte fora da caixa ( http://www.hardware.com.pt/forum/viewto ... 2496#92496 )" de meter um pc dentro de um aquario. a ideia é submergir certas partes do pc (board, processador, grafica...) num liquido nao condutor pro arrefecer. a gente anda a procura do tal liquido maravilha nao condutor e com mais uma seita de caracteristicas ke o torne ideal ao uso neste projecto.

entretanto encontrei este site onde houve um gajo ke teve a mesma ideia ke eu. curiosamente em circustancias identicas (aula de kimica :P)

http://www.overclockers.com/tips1098/

o gajo usou um tal FLOURINERT pra likido mas mesmo assim ele precisava de arrefecer o liquido externamente. aki a ideia é fazer um dissipador passivo com 10 ou 15 Litros de liquido pro sistema inteiro.

Será possivel? a coisa ta em andamento e atrofi... voluntarios! pra testes parece ke nao faltam :D
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Levi » Terça Nov 09, 2004 2:25

o melhor e ficares te por algo deste genero

Imagem
:lol:

Hei de ver se falo com algum gajo de Eng Quimica aqui na Unic a perguntar de alguma substancia com essas caracteristicas...
Acer TravelMate 525TE. PIII700, 256mb, 60gb...

Velhinho mas bom :)
Levi
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Nov 06, 2004 2:23

Mensagempor Kayn » Terça Nov 09, 2004 2:50

nada mau, mas a ideia aki nem é so o tunig visual. é mesmo a diferenca do sistema e o corte total com ventoinhas e barulho. claro ke depois um gajo havia de lhe dar um jeito pa ficar bonito :P

e obrigado. fala la co gajo, sffv, a ver se a gente fica a saber mais qq coisa...

ah, e convem ke n seja mto caro. tipo a nasa usa flureto de cobre (axo eu) pra manter os pcs a -20 graus. ja n me lembro bem dos valores. ta nessa noticia ke eu pus ai, mas agora tou c sono demais pra ir verificar...
mas a nasa tem € pa gastar nessas tretas. a gente so se compara com eles duma anedota mais hilaria e com mais crlhos, fdp e fdx's ke as do fernando roxa ou as do kim roska co estacionancio...
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor PsicoPete » Terça Nov 09, 2004 15:51

Kayn como te tinha dito no outro tópico eu sou uns dos atrofi... voluntários para meter um pc dentro de um aquário...

Óbviamente que precisamos de mais do que o Fluorinert porque não me parece que aquilo por si só tenha uma boa capacidade de transferência de calor.

Vou mais logo enviar um mail à 3M (fabricante do flourinert) explicar-lhes o que queremos para ver se eles têm algo que possamos usar.

Se te lembrares, ou se mais alguém se lembrar de questões pertinentes para por aos Srs. da 3M diga-me para não estar a enviar 2 ou 3 e-mails.

Cumps.

PS- Vejam lá isto... http://www.integrity-pc.com/fluidxp.cfm
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor Kayn » Terça Nov 09, 2004 17:38

esse fluidxp parece mto porreiro. faltava saber mesmo era se só com isso bastava pra arrefecer um sistema. nem ke nao seja em overclock. eu tou um bocado fora do assunto, mas ha alguma maneira de medir a dissipacao de calor de uma substancia? era saber isso e comparar com o ke é necessario pra um processador.

outra coisa, esses gajos vendem a 50 dolares ke é +/- 50€ 32 onças desse fluidxp. 32 oncas é +/- 10kg do coiso. isso enxe um aquario?
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor PsicoPete » Terça Nov 09, 2004 20:35

Pois o fluidxp deve ser aquilo que pretendemos mas estás enganado numa coisinha...

32 onças não são +/- 10Kg.
32 ounces (oz) × 28.35 = 907.2 grams (g), ou seja, nem chega a um kilo!

Por outro lado eles também têm à venda 1 Galão (gallon) da coisa por $149.99US o que dará algo como €130. Ora 1 Galão são exactamente 3.78 litros o que faz com que isto seja caro para burro!

Mas podemos sempre pedir um patrocinio a alguém! Voluntários? :D
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor Kayn » Quarta Nov 10, 2004 14:51

a serio? ao fazer contas devo me ter enganado ai nuns zeros... e como deu um preco +/- razoavel nem seker me contestei.

FDX 130€ por 1kg?! e eles a dizerem ke ate é um produto designado pra uso caseiro! a um preço desses nem industrial!

Um patrocinio nem era má ideia! nao ha por ai um loja tunning qq ke nos financiasse por por o nome deles no 1o overclock do genero em portugal? (e kem sabe, do mundo dos pcs pessoais!!)

tipo, se eu fosse dono duma loja tipo a da aqua eu era gajo pra financiar uma cena dessas. eles é so tuning do melhor material!
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor Jet_Black82 » Quarta Nov 24, 2004 17:27

existe tb o problema da libertação de particuas de cobre e aluminio que se vai dando a medida k o PC akece e arrefece, conclusão, mais dia menos dia tinhas um PC com uns problemitas de curto circuito :) ou seja, um projecto desse tipo é totalmente inviavel (a menos k sejas podre de rico e possas mudar o fluido tdos os meses ou tdas as semanas)

trocando por miudos: o likido fica carregado de pekenas moleculas libertadas plos componentes do PC que mais dia menos dia fazem uma cena tipo "agua"

Cumps Jet
<_/\_> Barton 2800+
<_/\_> ASUS A7N8X Dx
<_/\_> twintech 7600GT
<_/\_> 2x512 DDR400@400 (OEM)
<_/\_> Seagate 7200.10 320GB
<_/\_> Powered by BeQuiet Colorline 450W ATX 1.3
Jet_Black82
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Abr 24, 2004 11:33

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods