Review ACER 1801WSMi

Análises de produtos feitas pelos nossos membros. Não se esqueça de enviar também a sua review

Moderadores: Administradores, Moderadores

Review ACER 1801WSMi

Mensagempor lights_on » Quarta Nov 17, 2004 0:50

Depois de ter visto várias reviews no “Hardware.com.pt” resolvi deixar uma pequena contribuição!
O objecto de estudo desta review será o ACER ASPIRE 1801 WSMi (o modelo que é comercializado no mercado português).

-DESCRIÇÃO DO MODELO-

Processador & Chipset:
- Intel® Pentium® 4 com 1MB L2 Cache; PCI Express™
- Intel® 915P com 800MHz FSB

Memória:
- 2x256, DDR333 SDRAM standard, ampliavel a 2048 MB com modulos dual soDIMM

HDD:
- O disco original foi substituído por um Samsung MP0804H, com 80 Gb de capacidade e de 5400 rpm

Drives adicionais:
- DVD-SuperMulti
- Card reader 5-em-1 , suporta MultiMediaCard (MMC), Secure Digital (SD), xD-Picture Card™, SmartMedia, e Memory Stick

Ecrã:
- TFT LCD de 17" WXGA cores com 1440 x 900 pixeis de resolução
- 16.7 milhões de cores
- Formato 16:10
- Ecrã Console para Aspire Arcade

Gráficos:
- ATI MOBILITY™ RADEON™ X600 com 64 MB de DDR RAM; Microsoft® DirectX® 9.0
- PCI Express™ X16
- Ecrã LCD e CRT em simultâneo
- Suporta visualização dual independente
- PowerPlay™ 4.0
- Suporta S-video (NTSC/PAL) TV-out
- Tecnologia de video Aspire CinemaVision™ (Aspire Arcade)
- Tecnologia Aspire ClearVision™ (Aspire Arcade)

Multimédia
- Colunas 2.1-channel, com subwoofer incorporado, total 5 W output
- Suporte para colunas digitais S/PDIF (Sony/Philips Digital Interface)
- Compatível com MS-Sound
- Microfone incorporado

Comunicação
- LAN: Fast Ethernet 10/100/1000 Mbps; Wake-on-LAN
- Modem/Fax V.92 56K ITU (com aprovação internacional PTT); Wake-on-Ring
- Wireless LAN: Integra Acer IEEE 802.11g com antena interna; Wi-Fi CERTIFIED com WPA e tecnologia Acer SignalUp
- Integra Bluetooth (trás apenas o botão para activar o bluetooth, é necessário instalar um módulo bluetooth)

Interface I/O:
- 1 × Slot PC Card (Type II)
- 1 × RJ-11 jack para modem
- 1 × RJ-45 jack para Ethernet
- 1 × DC-in jack para adaptador AC
- 1 × Porto VGA externo
- 1 × Porto S-video-out (NTSC/PAL)
- 1 × Microfone/entrada de linha
- 1 × colunas/ auscultadores/ saida de linha
- 1 × Porto IEEE 1394
- 4 × Portos USB 2.0
- 1 × Porto infravermelhos (FIR)

Fonte de Alimentação e Bateria:
- Gestão de energia ACPI, suporta modos de Standby e Hibernação
- Adaptador AC de 150 W
- Bateria de iões de lítio com 8 células
- Duração da bateria de 1 hora (a duração actual pode variar de acordo com a configuração e o uso);
- 2.5-horas de carga rápida, 3.5-horas de carga durante a utilização

Teclado
- Teclado com 103-teclas; cursor em "T" invertido; tecla travel com 2.5 mm (minimo)
- Teclas de lançamento rápido: Internet, e-mail com LED, teclas programavel pelo utilizador e tecla Acer Empowering
- Teclado numérico incorporado
- Media console com Arcade, stop, play/pause, atrás e avance rápido, e controles média em 5 direcções
- Comando á distância para aplicações Aspire Arcade

Peso & Dimensões:
- 402 x 278.3 x 41 a 45 mm
(15.83 x 10.96 x 1.61 a 1.77 polegadas)
- 4.5 kg com combo drive

Software

Acer eManager (inclui Acer eSetting e Acer ePresentation)

Acer Launch Manager

Aspire Arcade

Norton AntiVirus™

Adobe Acrobat Reader

NTI® CD Maker™

Acer System Recovery CD

Opções:
- Modulos soDIMM adicionais
- Adaptador AC adicional
- Bateria de iões de lítio com 8 células
- Digital TV (DVB-T) tuner, analogue TV (NTSC/PAL) tuner (Desconheço onde se vende o sintonizador)

-IMAGEM-
O maior argumento para a compra deste portátil foi, sem dúvida, o TFT panorâmico de 17”. Com uma resolução de 1440x900 e com o tipo de letra do Windows ajustado para 96 PTI, a qualidade do monitor revelou-se excelente. A título de exemplo uma barra de ferramentas de uma aplicação como o Excel cabe apenas numa linha, deixando uma enorme área de trabalho, para a matriz de células do Excel, dispensando na maior parte dos casos o uso dos elevadores horizontais/verticais.
Não encontrei níveis de “ghosting“, as imagens aparecem limpas e livres de qualquer deformação (não encontrei píxeis queimados). O monitor apresenta ainda bons níveis de brilho e contraste.
Confesso que, à semelhança de muitas pessoas, eu também partilhava do mito de que este tipo de monitores deformava as imagens. Contudo quando vi em primeira instância um colega meu que também possuía um portátil com um monitor panorâmico, observei então, que não havia fundamento para os meus receios.
O olhar para um monitor deste tipo torna-se mais natural, devido à visão humana ser também “panorâmica”.
Concluindo, no aspecto mais pertinente da minha compra, a satisfação foi mesmo total.

-SOM-
O som não é um ponto forte neste portátil, vem equipado com duas colunas e um subwoofer. Quando metemos o volume no máximo parece um daqueles rádios com leitor de CDs que se compram nas feiras.
No entanto eu sou da opinião que, por muito boas que sejam as colunas num portátil, devido às limitações de espaço inerentes, e ao facto de umas boas colunas gastarem muitos watts, os portáteis nunca se destacarão no campo do som. Se querem qualidade de audio no portátil comprem uma boa placa de som externa e liguem-na a um bom amplificador e a umas boas colunas e têm o problema resolvido.

-TECLADO-
O teclado é português, e bastante amplo, o suficiente para incluir também o “numpad”.
Para minha infelicidade o teclado revelou-se a minha maior decepção nesta compra, vou passar então a enunciar os problemas:
- O Shift direito é minúsculo, e está ao lado das teclas de direcção (do subir) e quando dou por conta em vez de escrever um carácter maiúsculo coloquei o cursor na linha de cima.
- O espaço parece que poderia ter sido melhor aproveitado, não havia necessidade de deixar as teclas todas “ao molhe, e fé em Deus”.
- O espaço funciona bem se pressionarmos no meio, pois quando pressionamos nos extremos nada acontece! Isto sim me aborrece neste teclado! Uma solução passa por pressionar o espaço com mais força, e com sorte, o interruptor é activado!
Inclui ainda algumas teclas de acesso rápido que se quisermos podemos configurar para abrir programas ao nosso critério.
A nível de qualidade do material das teclas não encontro razões de queixa
A carcaça, na parte frontal, possui ainda algumas teclas adicionais que permitem activar a placa wireless e o bluetooth (quando instalado). Inclui também um conjunto de teclas semelhantes às de controle de um vídeo, e uma tecla intitulada de “Arcade” que activa o “Aspire Arcade”, software que acompanha o computador, que nos permite ler de qualquer suporte, a maioria dos média (desde imagens, filmes e mp3).

-TELECOMANDO-
Uma mais valia para este portátil pois permite-nos controlar o som e todas as funções do “Aspire Arcade”. Com este comando podemos ainda mudar os canais de televisão se possuirmos o sintonizador de TV que existe para este modelo (não sei onde se encontra à venda tal dispositivo, mas no site da ACER e no autocolante que está ao lado do touchpad dizem que é opcional).

-TOUCHPAD-
Bastante bom e muito sensível. Tem uma tecla semelhante à de um joypad que permite fazer scroll tanto na vertical como na horizontal.

-QUALIDADE DE CONSTRUÇÃO e MATERIAIS-
A qualidade dos plásticos neste portátil parece-me bastante boa. As diferentes partes que constituem o portátil parecem-me bastante coesas não existindo espaços ou falhas aparentes.
O monitor fecha através de 2 grampos, e puseram de forma inteligente uma série de borrachas (muito bem fixadas) à volta da moldura do monitor, evitando desta forma danos das teclas no TFT.
Na base destacam-se vários suportes de plástico que terminam nuns acoplamentos de borracha, algo que dificulta o deslizamento do portátil numa superfície plana. Estes suportes mantêm ainda o portátil elevado uns 6 mm da superfície, onde se encontram, permitindo um bom fluxo de ar para as três ventoinhas que se encontram instaladas na base, e permitindo também que se ouça algum barulho do subwoofer que se encontra instalado no mesmo plano das ventoinhas.

-AQUECIMENTO E RUIDO-
Numa utilização mais intensiva de recursos da máquina (jogos por exemplo), nota-se que as ventoinhas começam a trabalhar num ritmo mais frenético, ou seja, mais rotações por minuto, contudo o ruído q se ouve a mais é apenas um “soprar” mais intenso, ou seja, nada que ponha alguém de cabelos em pé e com algodão nos ouvidos.

-BATERIA e PORTABILIDADE-
Não tive surpresas com a bateria, pois é o que eu esperava, limitada por 8 células litíum dura apenas 45 minutos com tudo ligado (wireless, infravermelhos, enfim, todas as portas activas), metendo o computador com a gestão mínima de energia activada e com o wireless desligado, aproxima-se de uma hora.
Mas neste campo devemos ser realistas, este computador de portátil tem muito pouco! É pesado (4,5 Kg), o transformador liteon, é um monstro (nunca tinha visto um tão grande e pesado), enfim, acho que se trata no fundo de um modelo de escritório (com algumas características vincadas no campo do lazer) semi-portátil.
Podemos leva-lo do avião para o hotel, e deixa-lo no hotel mas não é propriamente o portátil que levamos até ao café para jogar uns jogos ou ligar à net num AP do Mc Donalds.

-DISPOSITIVOS DE MASSA-
Depois de ter visto uma review sobre este modelo noutro fórum da especialidade, verifiquei que era uma queixa constante a velocidade do disco, e que algumas BIOS não detectavam o disco como UDMA-5 mas sim 2 (a minha BIOS já vinha actualizada e não tive esse problema) contudo a opção de instalar o disco e o DVD-RAM (que é UDMA-2) no mesmo canal não foi a melhor opção da marca (no entanto julgo que só possui um canal IDE, daí a situação). De forma a minorar estes percalços e manter o orçamento no limite que estabeleci, optei por substituir o original por um disco de 80 Gb de 5400 RPM (SAMSUNG MP0804H).
O gravador de DVD’s de multi formato tem-se revelado bom, pois até agora ainda não estragou DVD’s (só gravei ainda uns 6 DVD+R a 4x).
O leitor, da maioria de cartões flash existentes no mercado, para mim foi também uma mais valia, pois desta forma, posso limitar-me a introduzir os cartões de memória da minha máquina digital, sem necessitar usar o cabo usb mantendo a câmara ligada.

-PERFORMANCES-
Este computador não é um expoente máximo no que diz respeito a performances e está longe de satisfazer os requisitos do típico “Gamer”. Se alguém o fosse comprar pelo facto de ter o último modelo de placa gráfica da ATI para portáteis (RADEON X600 PCI-EXPRESS), decerto ficaria decepcionado! Aconselho vivamente a este tipo de utilizadores que procuram performances ao nível do 3D a optarem actualmente por um portátil que tenha a ATI 9700.
Este portátil a nível de placa gráfica pode ser caracterizado por correr todo o tipo de jogos, contudo, nalguns será melhor prescindir de algumas das opções relativas ao aspecto gráfico de forma a jogar sem paragens.
O processador não é o topo que podemos encontrar no mercado (Pentium 4 520, com HT e 1 Mb de cache) contudo como possui tecnologia HyperThreading, algo que nos meus tempos de estudante me recorda os trabalhos de programação que realizei, usando trincos, threads e semáforos. Com isto pretendo dizer que algumas das tarefas inerentes a um sistema operativo, passaram a ser implementadas em hardware, beneficiando em muito o que chamamos de pseudo-paralelismo. Resumindo e concluindo os verdadeiros benefícios deste processador observam-se num aumento de performance quando utilizamos várias aplicações em simultâneo (multitarefa).

Mas o melhor mesmo e vermos as imagens e retirar as nossas próprias ilações:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

-CONCLUSÃO-

Este portátil reúne muitos elementos característicos de um computador de secretária:
- Ecrã de grandes dimensões;
- Gravação de todo o tipo de média (á excepção de disquetes, pois estão a cair em desuso);
- Dependente de ligação à corrente eléctrica;
- Corre todo o tipo de software que circula nos nossos dias;
- Permite correr a maioria dos jogos com alguma fluidez;
- Ver filmes no ecrã Wide pode ser um factor realmente apelativo;
- Apresenta alguma conectividade (Gigalan, modem, wireless a 54 Mbps e buetooth nalguns modelos);
- Boa qualidade de construção (à excepção dos interruptores do teclado);
- Pesado como os computadores de secretária (4,5Kg), pronto, um pouco mais leve.
Enfim, como podem ver tem muitos prós mas também muitos contras, trata-se de um portátil restrito para um grupo minoritário de pessoas, ou seja, aquelas que necessitam de uma grande área de trabalho, que estão constantemente a trabalhar fora do local de residência (estrangeiro) e não podem levar o computador de casa “às costas”. Na minha opinião trata-se de um bom “desktop replacement”. Mas, para os aficionados das performances, julgo que vale a pena esperar e comprar os modelos superiores (ACER ASPIRE 1802..4 WSMi) da série 1800.

Nota: Espero ter ajudado nalguma coisa com esta pequena “review”, sintam-se livres de fazer perguntas, se poder ajudar, estou à vossa disposição.
Nota final: tentei fazer uma review imparcial pois não sou defensor da ACER ou de qualquer outra marca de portáteis![/b]
lights_on
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Nov 10, 2004 1:30

Mensagempor guerra1976 » Sábado Nov 20, 2004 14:32

- Xelente review .
:D
guerra1976
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Nov 16, 2004 13:07

Mensagempor Tretabyte » Sábado Nov 20, 2004 21:12

Boas,
bela maquina mas deve de xupar bateria que é uma coisa parva, a pci express deve de mamar bastante.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Pouca autonomia

Mensagempor lights_on » Domingo Nov 21, 2004 5:18

Uma bateria de 8 células conjugada com um monitor de 17 polegadas, wireless, processador, placa gráfica com arquitectura pci express, três ventoinhas, portas (usb, infravermelhos, firewire) entre outros, é como ter uma casa com vários electrodomésticos ligados e o disjuntor prestes a disparar devido à falta de amperes. Daí não ser surpresa o limite de duração de bateria entre 45 minutos e uma hora consoante os dispositivos ligados.
A duração pode ser ainda menor numa utilização intensiva dos recursos da máquina, como é o caso de um jogo que necessite da placa gráfica e do processador a funcionarem em pleno.
Quem procura um computador pela portabilidade e pela autonomia, sem dúvida, este não é o computador ideal! Quem, pelo contrário, deixa esses itens para segundo plano, este poderá ser uma alternativa ao computador lá de casa!

"A melhor escolha, de um computador, é aquela que satisfaz os nossos requisitos!"

Cumprimentos
lights_on
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Nov 10, 2004 1:30

Re: Pouca autonomia

Mensagempor Tretabyte » Domingo Nov 21, 2004 15:45

Boas,
lights_on Escreveu:"A melhor escolha, de um computador, é aquela que satisfaz os nossos requisitos!"

nem mais.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Voltar para Reviews / Análises

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes