Bem, já nao vinha ao forum há um tempo e até fiquei parvo com o que se diz por aqui...
A Nokia nem está perto de ter os melhores aparelhos do mercado (ainda que esteja entre os melhores), isto falando fora dos symbian; e dentro dos symbian, a coisa já se torna muito subjectiva, porque as aplicações passam a ser quase universais, por isso nao é por ai que a Nokia tb vai ser a melhor. Um facto engraçado por exemplo é eu (que nem uso nokia mas sim um Siemens SX1) e muitas outras pessoas (quer seja com Nokia ou nao, ou com diferentes modelos que não o n-gage) conseguirmos correr jogos n-gage em qualquer outro terminal symbian... só daí se vê a inter-compatibilidade entre modelos.
Daí resta-nos apelar as características técnicas, e aí sim já dou créditos á Nokia: têm dos melhores displays do mercado (já estiveram melhor... mas ainda assim nao deixam de ser dos melhores), usam hardware de qualidade e e têm na sua generalidade uma conectividade (com isto quero dizer BT e coisas do género) muito boa. Mas ainda assim só devem ser os melhores mesmo em assistência técnica, (pela muito bem conseguida implantaçao da Nokia no mercado, e têm todo o credito por isso), porque as restantes marcas já nao se deixam ficar para trás, e a melhor prova do mesmo é isto:
http://communications.siemens.com/cds/frontdoor/0,2241,hq_en_0_79470_rArNrNrNrN,00.html
(se tiverem facilidade em ler alemão, consultem Xonio.com para + informações sobre o restante ranking)
Para além do mais, o comum utilizador de um telemóvel procura a Nokia porque sabe que é de fiar, e o ganho dessa reputação tem que ter algum motivo, mas lá por isso não quer dizer que sejam os melhores (porque não os são... toda a gente consegue enunciar muitos defeitos aos aparelhos desta marca). Pessoalmente uso Siemens, e não há ninguem que mos tire, mas reconheço um bom telemóvel e uma boa marca quando a vejo... Não é preciso sermos cépticos e falar do que não conhecemos. Sim, porque a grande maioria das pessoas nao conhece metade dos aparelhos de muitas marcas no mercado... (eu por exemplo nao dava nada pelos aparelhos da Qtek e fiquei abismado quando vi um em funcionamento com o windows mobile...)
Há que ganhar consciência e alguma óptica.
Cumps.