Sou novo por aki, mas ja tenho uma questao! (portateis P4)

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Sou novo por aki, mas ja tenho uma questao! (portateis P4)

Mensagempor SpeedUp » Quinta Nov 25, 2004 14:04

Boas, sou novo por aki, e venho colocar este topico com uma questão que me tem andado a moer a cabeça, o porque do abandono dos portateis com P4? Eu perciso de um portatil mas apenas pela sua portabilidade (escola, casa, casa dos amigos, casa da namorada, empresa..) ou seja vou trabalhar sempre com uma ficha ao lado, logo o centrino não faz sentido (faria apenas pelo peso mas como para Portateis leves se tem de abdicar de algumas coisa e mt´s €€.. nao me interessam) Com isto posto perciso de um portatil barato 1500€ no maximo, P4 >2.8 com 60GB, ATI 9700 64MB, um som audivel e um ecran decente (pois vou passar mt´s horas a programar e a fazer relatorios). Bem ja sei que ha por ai muitas marcas brancas (que eu sou a favor) mas quero algo com alguma fiabilidade (Acer, Sony, Asus, Toshiba, etc...) para mim alguma qualidade de construção é essencial pois vou andar com ele todos os dias!

Bem posto isto fui ver o k havia no mercado e so achei um portatil que minimamente me sadisfaz, mas não encontro inf sobre ele quase nenhuma (apenas as caracteristicas), o ACER ASPIRE 1673WLMi (1300€)!

http://www.acer.pt/acereuro/page4.do?da ... 1554342129

Gostaria de saber se me esta a passar algum portatil ao lado, dentro das linhas moldadas? (e preço)

Em relação ao portatil mencionado qual as opinioes? sera k tem um som ranhoso como alguns acer´s k tenho ouvido falar? E a nivel de ecrans?
Editado pela última vez por SpeedUp em Quinta Nov 25, 2004 14:43, num total de 1 vez.
SpeedUp
SpeedUp
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Nov 25, 2004 13:45

Mensagempor ghost_matrix » Quinta Nov 25, 2004 14:21

para o ke tu keres nao precisas do P4, pro ke tu keres existem os Centrinos e se keres mais barato, os Celeron. Agora po ke tu keres nao faz sentido um P4, pois o P4 é o mais potente. e como o ke tu keres é trabalho leve, basta-te um Centrino ou ate um Celeron
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Mensagempor SpeedUp » Quinta Nov 25, 2004 14:33

Claro esta que tb quero um portatil que dei pa ver uns DVD´s, correr uns jogos etc... pelo preço de um Centrino que nao faz nada daquilo posso ter um P4 que me vai servir para fazer mt´s mais coisas que apenas trabalhar! Alias daqui a 1/2 anos tb vou puxar pela parte grafica do portatil com multimedia!

Já agora o pork de um centrino? qual a vantagem ja que em peso(pelo mesmo preço a diferença nao é assim tao grande) e em bateria(nunca ou quase nunca a vou utilizar) nao me importo...
Já agora as baterias dos portateis duram pouco tempo (1/2 anos) e nessa altura o processador mais potente é uma mais valia, pois os programas tb seram mais pesados. (ainda por cima nao vou tirar partido da bateria nessa altura)

Gostava mais de argumentação do que apenas opiniao! :wink:
SpeedUp
SpeedUp
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Subversiveagent » Quinta Nov 25, 2004 15:26

Aqui temos uma vitima da guerra dos GHz.

"Jogos? isso é processsador. Programar? isso é processador. Ver DVD's? isso é processador."

Vais ter de acartar com muito portátil de 3 a 4,5 Kg no lombo (+transformador tamanho XL) até te aperceberes de como é bom uma coisinha mais leve com Pentium M.

Na tua escola tens fichas para todos os alunos na sala de aulas e no refeitório, sala de convivio, etc? Deves teclar da suécia...

Claro esta que tb quero um portatil que dei pa ver uns DVD´s, correr uns jogos etc... pelo preço de um Centrino que nao faz nada daquilo posso ter um P4 que me vai servir para fazer mt´s mais coisas que apenas trabalhar! Alias daqui a 1/2 anos tb vou puxar pela parte grafica do portatil com multimedia!

Santo cristo... Então o Centrino não dá para ver filmes? Em ecrãs widescreen, ainda por cima? Não dá para jogos, com uma Radeon 9700? Tudo por menos de €1500? Épá tem lá pachorra...

Argumentos? Ok, o Pentium 4 aquece mais, é mais ruidoso devido a isso (as ventoinhas fazem ruido ambiente, muito ou pouco dependendo do modelo e marca), é mais pesado, tem autonomia baixa ou nula...

Mas se não consideras nada disto relevante... knock yourself out. Por esse preço não estou a ver mais nada.
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Nov 06, 2003 11:10

Mensagempor Tretabyte » Quinta Nov 25, 2004 15:31

Boas,
pelos argumentos que apresentas nao queres um portatil mas sim um desktop.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor SpeedUp » Quinta Nov 25, 2004 16:20

Subversiveagent!

Por acaso tenho fixas em todo lado, não é normal em pt? apenas no refeitorio(entao mas akilo nao é pa comer?) é k nao e na bliblioteca so a zona dos PC´s tem!

Olha o caso do transformador é que vou ver melhor, pois é uma pormenor interessante!

vejamos as alternativas?

Acer TravelMate 4002 WLMi
Peso: 2.95 Kg

ACER ASPIRE 1673WLMi
Peso: 3.4 kg

não chega a meio quilo... do carro pa casa e pa escola... epa temos de ver sempre os €€ envolvidos!

Claro que dá! mas tem o mesmo desempenho?

Tretabyte! yap, mas ja tou farto de andar com o meu CPU pa todo lado! um portatil da jeito... existem mt´s portateis que correspondem as carcateristicas tb, mas upa upa..€€€...

Vejamos uma coisa, este mundo ta farto de guerras... e quase sempre associadas a fanatismos, por isso pensem "isto é só um portatil.." lool

O meu irmao comprou um centrino (por minha influencia) e 3 dias depois foi la buscar um P4... o meu irmao tb foi muito pelo peso e autonomia que escolheu o centrino e no final arrependeu-se... eu vi os dois portateis e a opiniao dele continua a mesma, pro meu caso e o dele o P4 ta mt fx! Não por dizer que é melhor mas sim ao preço que fica e o que ofereçe!

Bem o P4 fica como opção ou pensao que eu nao queria muito mais um Toshiba Satellite M30X-128? pois €€ é que não há, falar é mt bonito...

Já agora se souberem inf sobre o acer que pus aki, agredecia!

Obrigado pela atenção dispensada!
SpeedUp
SpeedUp
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Subversiveagent » Quinta Nov 25, 2004 16:50

SpeedUp Escreveu:Subversiveagent!

Presente meu sargento!

Por acaso tenho fixas em todo lado, não é normal em pt? apenas no refeitorio(entao mas akilo nao é pa comer?) é k nao e na bliblioteca so a zona dos PC´s tem!

Err... you are missing the point... tens fichas para TODA a gente? ou para a meia duzia que está ao PC, e os outros que se lixem?

Olha o caso do transformador é que vou ver melhor, pois é uma pormenor interessante!

Bota meio quilo nisso. tenho um aqui ao lado e é um verdadeiro tijolo.

vejamos as alternativas?

Acer TravelMate 4002 WLMi
Peso: 2.95 Kg

ACER ASPIRE 1673WLMi
Peso: 3.4 kg

não chega a meio quilo... do carro pa casa e pa escola... epa temos de ver sempre os €€ envolvidos!

Do carro para a escola... da escola para o carro. Não me tinhas dito que andavas de cadeira de rodas... ou tens escravo pessoal para acartar com a tua tralha? Em qual caso não faz diferença. Agora, se tens de acartar com 34 livros, manuais, blocos de notas e tretas afins MAIS o portátil... ou pensas em levar tudo em versão PDF?

Claro que dá! mas tem o mesmo desempenho?

A não ser que planeies ir para arquitectura... para que precisas tu de todo esse desempenho? Tenho uma série de coisas a trabalhar no PC e sinto mais a necessidade de memória extra do que de mais processador.

O meu irmao comprou um centrino (por minha influencia) e 3 dias depois foi la buscar um P4... o meu irmao tb foi muito pelo peso e autonomia que escolheu o centrino e no final arrependeu-se... eu vi os dois portateis e a opiniao dele continua a mesma, pro meu caso e o dele o P4 ta mt fx! Não por dizer que é melhor mas sim ao preço que fica e o que ofereçe!

Sempre gostava de saber como é que alguém se decepciona com um Pentium M em 3 dias.. tentaram ripar filmes e fartaram-se ao fim de 5 minutos??
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Nov 06, 2003 11:10

Mensagempor Gex » Quinta Nov 25, 2004 16:56

Sempre gostava de saber como é que alguém se decepciona com um Pentium M em 3 dias.. tentaram ripar filmes e fartaram-se ao fim de 5 minutos??

Porquê?!? O Centrino não dá para ripar filmes :mrgreen: ? Assim já não quero :twisted: !!!
Gex
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Out 26, 2004 16:13

Mensagempor SpeedUp » Quinta Nov 25, 2004 17:19

Subversiveagent! (ja agora não liguem aos "!!!" e aos "..." ja noutros foruns embirraram com isso... mas é mesmo a minha maneira de escrever) não tem a ver com cansar mas sim "value for money"...

Bem assim é que é embirrar.. por acaso nunca levei um livro para a escola, raramente uma sebenta e metade das vezes um caderno... tou no 3 ano, deve ter sido sorte.. eheheh

O desempenho? ora bolas... pa jogar e assim... pork é k as pessoas compram Pc´s potentes para ter em casa? o meu descktop é um P4 2.8 60GB 7200 512MR RAM com uma ATI 9200 128MB e pa correr por exemplo o NFS2 já se ve arrasca... agora imagina daqui a uns 2/3 anos? o portatil se for limitado agora daqui a uns tempos mais limitado esta!(e nao da pa fazer upgrades!)

Gostava que ouve-se mais discução tb com exemplos de portateis pois na teoria tem mais logica, mas na pratica ja vi centrinos com 3,1kg...
SpeedUp
SpeedUp
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Gex » Quinta Nov 25, 2004 17:28

Chiça, acho que toda a gente que quer comprar portátil tem estes problemas. Eu já me arrasto com esta dúvida há meses, centrino ou P4, Centrino ou P4, centrino ou P4, AAAAAAAAAAAHHHHHHHHH.
Quando começo a pensar no centrino, aparecem-me pessoal a dizer que o P4 tem muito melhor desempenho para jogos e outras cenas mais pesadas, e depois também o preço é cerca de 150€ menos que o centrino. Quando começo a pensar no P4, aparece-me pessoal a dizer que o centrino 1.7 funciona a 1.5 ou 2X mais que os seus Ghz, e depois também me lembro do ecrã de 1400 contra o de 1027 do P4, ou mesmo o dvd dual contra o +r do P4. Mas depois vem-me logo um calafrio só de pensar que compro o centrino e depois o gajo começa a engasgar-se quando lhe enfiar com o doom 3 pelas goelas abaixo...
E pronto lá me arrasto assim para a frente e para trás sem sair da cepa torta...
Gex
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Out 26, 2004 16:13

Mensagempor SpeedUp » Quinta Nov 25, 2004 17:35

Gex!
epa um Centrino Dothan 1.8Ghz/ 2MB cache já é mt bom... so que é mt caro... só sao algumas centenas de €€.. quem puder se dar ao luxo, força!no meu caso ate podia, mas por opção minha não quero pois sei k um portatil é um mau investimento!
SpeedUp
SpeedUp
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Mike » Quinta Nov 25, 2004 17:40

Sinceramente acho que dão demasiada importancia á velocidade do CPU, o bottleneck não está ai na maior parte dos casos, está principalmente na velocidade do disco e na memória do sistema e mesmo nos jogos na memória da placa gráfica e no GPU, não no CPU.

Além do mais é possivel mudar o CPU de qualquer portátil, quer seja P4 quer seja Pentium M para um superior, claro está se o comprado não for já o topo de gama.

Eu sou programador e como tal duvido que existam pessoas mais exigentes que nós em termos de hardware (eu pelo menos sou um sanguesuga de hardware, exploro ao máximo) e tenho um Asus M6 Pentium M 1.6, de vêz em quando meto o portátil no modo em que constantemente muda de 600Mhz para 1600Mhz sem eu notar decrescimo de velocidade.
Notebook: Asus M6Ne + Intel Pentium M 1.6Ghz + 2x256Mb DDR333 + 15,4" WSVGA + ATI Mobility Radeon 9700
Desktop: Intel Celeron M 1.5Ghz@2400Mhz + Asus P4P800 SE + Asus CT-479 + 2x256Mb DDR400@200Mhz 2/3/3/5 + Asus A9550GE 128Mb DDR @450/250
Mike
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Out 28, 2004 15:34

Mensagempor Manu » Quinta Nov 25, 2004 17:48

O problema quanto ao display (1400x105-sxga) é contornável, existem P4 com essa resolução e mais (dá uma volta pelo forum )
O gravador idem aspas aspas... tenho ideia de já ter visto P4 com dvd Dual layer.
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jul 13, 2004 13:20

Mensagempor SpeedUp » Quinta Nov 25, 2004 17:48

Mike! sim é verdade que pode parecer a primeira vista que dei demasiada importancia ao processador, mas o disco para mim tem de ter no minimo 60GB... so po linux e Win quando esta tudo instalado fico logo com cerca de 20/25GB ocupados, e depois se quiser guardar la um DVD ou coisa assim ja ando a pega... Só se tentar ir para um portatil com 40GB e meter outro disco!
SpeedUp
SpeedUp
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Lusitano » Quinta Nov 25, 2004 17:49

É muito simples, se a pessoa não precisa da autonomia de um Centrino nem o peso do P4 é demasiado porque raios iria essa pessoa optar por um Centrino, pagar mais, ter menos potência e ter um portátil que iria desactualizar um ou dois anos mais cedo que um P4 equivalente?

Eu pessoalmente para o uso que lhe dou opto por um P4, pago menos, tenho mais performance e geralmente os P4 trazem tb mais portas que depois dão jeito (outra razão para serem mais pesados). Mas eu apenas o transporto de casa para o trabalho onde o uso como desktop para trabalhos pesados (e alguns joguitos claro) pelo que a escolha óbvia recai sobre um portátil P4.

Agora se a pessoa em questão vai andar com o portátil de um lado para outro em locais onde não pode ligar à corrente e que no fim do dia tem os braços dormentes de tanto carregar a máquina deve claramente optar por um Centrino que é mais leve e com uma autonomia decente. Vai pagar mais, mas este "luxo" paga-se.

De futuro teremos portáteis com 10 horas de autonomia, performance equivalente a um desktop e a pesar 2Kg, mas até lá temos que optar pelo que mais se adequa às nossas necessidades.
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mar 21, 2004 23:08

Próximo

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante