Como configuro dois web servers por trás do mesmo router???

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Como configuro dois web servers por trás do mesmo router???

Mensagempor sync » Terça Nov 23, 2004 23:01

O meu caso é o seguinte, tenho um modem que liga ao router este por sua vez distribui os ip, e tenho um servidor web ligado ao router, mas eu quero por outro servidor web, só que ai deparo-me com um problema, quando crio um site no servidor que adicionei novo, n o consigo aceder pela net pois a porta 80 só dá para ser redireccionada para o servidor antigo, mesmo que ponha o servidor novo direcionado para a porta 8080, os sites por defeito vão sedmp+re parar á porta 80?????

Eis o meu dilema, á alguma maneira de partilhar a porta 80 com dois servidores web?

Ou tenho que dar portas diferentes 80 e 8080, mas depois só consigo aceder se puser no endereço www.ositio.com:8080, porque por defeito o browser vai sempre parar á porta 80.

Posso alterar alguma coisa nos dns do dominio, para que sempre que introduzam o nome do site ele se dirija para a porta 8080 ??

Se puderem dar uma ajuda, como fazem as grandes empresas tem um ligação de internet para cada servidor web??? n acho muito prático?
sync
Novato
Novato

Registado: Sexta Nov 19, 2004 20:55

Mensagempor Tretabyte » Quarta Nov 24, 2004 3:12

Boas,
assim de uma maneira rapida e pratica nao da para fazer isso mas vais ter de explicar um pouco melhor como tens todo o sistema montado para poder saber e descurtinar o que deves de fazer, como tens o dominio montado, como tens a AD e os DNS ligados para se poder contornar o problema.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Dr » Quarta Nov 24, 2004 10:09

Bom, a única maneira que eu vejo de conseguires fazer isso é substituires o "www" no segundo servidor por outra expressão qualquer.
A pergunta que fizeste sobre as grandes empresas terem vários servidores web é pertinente e eu explico-te como fazem em 99% dos casos: da forma que acabei de falar. Por exemplo, a página inicial fica em http://www.empresa.pt ; a página de suporte, imaginemos que está num servidor diferente, eles colocam em http://support.empresa.pt . Desta forma, só é preciso criar as entradas alias (CNAME) no servidor DNS para que www aponte para o servidor #1 e support para o servidor #2.
Apenas não sei se isto funciona com endereços IP privados; nunca testei.
Esta é a forma de ter mais que um servidor web (ou outro tipo de servidor qualquer) na mesma rede.
Se o que tu queres for, por outro lado, hospedar dois sites diferentes na mesma rede, deixa-me dizer-te que os servidores web actuais têm uma cena que se chama headers de host que, basicamente, fazem o seguinte:
imaginemos que tens dois sites hospedados no mesmo servidor, o www.site1.pt e www.site2.pt. Teoricamente, se estes sites estivessem no mesmo servidor deveria ser impossível para o próprio servidor distinguir qual deveria apresentar quando alguém quisesse acessar qualquer um dos sites, pois, como deves saber, quando abres o browser e queres ver um site, inseres a URL e os servidores DNS na Internet procuram o endereço IP desse servidor web para fazerem a tua ligação com esse servidor. A comunicação é feita por IP e não por URL. Assim, o que estes headers fazem é algo do género de dizer que quer comunicar-se com esse tal servidor web e ainda quer que o site apresentado seja o site2, por exemplo. O servidor lê esse header e apresenta o site de acordo com o header.
Para configurares isso no IIS 6, entras nas propriedades do Web Site que queres, clicas no botão advanced logo na primeira janela que te aparecer (aquela onde defines quais são os IPs onde o servidor vai estar a "ouvir"), seleccionas essa ligação onde ele "ouve" (que deve ser Default, a menos que tenhas alterado), clicas em Edit, e inseres o FQDN em Host Header value.
No Apache não sei como é que isso se faz.
Espero que este texto não tenha ficado muito confuso. Qualquer dúvida que tenhas, diz aí que eu (ou alguém) tento responder-te.
Cumprimentos.
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor net_shark » Quarta Nov 24, 2004 17:24

São os "Name based virtual hosts"

O IIS 5 do 2000 tb suporta esse processo.
No apache o equivalente são as directivas <Virtualhost> que definem os virtual hosts no ficheiro de configuração (tipicamente httpd.conf)
net_shark
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Ago 03, 2004 9:08

Mensagempor Tretabyte » Quinta Nov 25, 2004 1:13

Boas,
sim mas isso sao como o nome diz virtual hosts, aquilo que o Dr explicou é exactamente isso agora fazer o que ele quer ja nao é assim.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

configuração

Mensagempor sync » Quinta Nov 25, 2004 1:34

tenho um ligação netcabo com ip fixo.
Do modem ligo a um router linksys, que tem o dhcp activado
no port foward tenho
porta 80 --- ip do servidor velho
porta 80 --- ip do servidor novo
os servidores n tem ip fixo??
o primeiro servidor o velho (2000server) funciona com o IIS e tudo bem os sites estão activos e funcina bem o encaminhamento da porta 80.

O segundo servidor que instalei agora tb windows2000 server, é que ao instalar o IIS e criar um site com dominio já registado, dá buraco pq no browser ao digitar o nome do site ele vai por defeito para a porta 80.

O que eu pensava era que o router distribuia o sinal para os dois e depois só respondia o que tinha o site activo no IIS.

Se for necessária mais alguma indicação para ajudar a resolver este problema digam.
ILTR
sync
Novato
Novato

Mensagempor Tretabyte » Quinta Nov 25, 2004 3:02

Boas,
teoricamente ele faz isso, enviar para o ip que tiver a responder à porta 80, se tiveres os 2 ligados ao mm tempo vai dar problema pois o router fica sem saber para qual manda e, ou mandar para os 2 ou manda para o 1º que responder ao pedido.
A meu ver, no teu caso so vais ter 2 solucoes, ou arranjas 2 ips fixos ou entao montas o 2º server como subdominio do 1º

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor [PT]CableGuy » Quinta Nov 25, 2004 12:02

Boas:

Como já foi referido a porta (default) usada pelo protocolo http é a 80.
Se queres usar outro webserver na mesma ligação tens de usar outra porta...tipo a 8080.
O problema é que tens mesmo de colocar o :8080 a seguir ao endereço.
Seguindo a dica do Dr.... :wink:
Vais ao seguinte site:

http://www.no-ip.com

Crias uma conta e depois de "entrares" no site , adicionas um "host" e crias um "WEB REDIRECT" para o endereço:

servidor2.ositio.com -------> www.ositio.com:8080

O que vai acontecer é que quando qualquer pessoa colocar no browser , servidor2.ositio.com ,
será redireccionado para www.ositio.com:8080. 8)
Repara que se forem ao browser colocar www.ositio.com , a porta usada será a 80 e portanto o servidor1.
Boa Sorte. :wink:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor metralha761 » Quinta Nov 25, 2004 12:53

PEnso k existe uma maneira de contornar esse problema.

O k tens de fazer é, meter um dos servidores de web como um tipo de router. Funcionando a seguinte maneira:

www.pc1.com --> é o o servidor actual k comunica com o router.
www.pc2.com --> o servidor actual k comunica com o router vai pedir a informação ao outro servidor.

E podes ter mais servidores, o caminho vai ser identico, router -> servidor HTTP primario -> outros servidores dentro da rede.

Como fazer isto? acho k vai ser baseado no virtualhost.
Passei por uma loja (Worten) vi la um samsung 171s tao lindinho e bonitinho :) a sorrir pa mim :D e não resisti .....

www.metralha761.net

Malta toca a ir po irc.ptnet.org po canal #HCP
metralha761
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Jul 12, 2003 17:18

Mensagempor Tretabyte » Quinta Nov 25, 2004 15:20

Boas,
metralha761 Escreveu:PEnso k existe uma maneira de contornar esse problema.

O k tens de fazer é, meter um dos servidores de web como um tipo de router. Funcionando a seguinte maneira:

www.pc1.com --> é o o servidor actual k comunica com o router.
www.pc2.com --> o servidor actual k comunica com o router vai pedir a informação ao outro servidor.

E podes ter mais servidores, o caminho vai ser identico, router -> servidor HTTP primario -> outros servidores dentro da rede.

Como fazer isto? acho k vai ser baseado no virtualhost.

o problema é que isso na teoria funciona, na pratica ja nao é bem assim :|

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor Mercy_PT » Quinta Nov 25, 2004 17:13

Apesar de não ter sido apenas com IIS já fiz isso misturando apache e IIS e funcionou perfeitamente. Por acaso o "servidor tipo router" (metralha761) estava com IIS,bastou configurar que determinado endereço seria encaminhado para o ip do outro servidor e pronto ficou ok.
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor Dr » Quinta Nov 25, 2004 18:28

Desculpem a minha ignorância, mas não estou a ver como conseguem fazer isso.
Até agora percebi o seguinte:
Temos dois servidores Web. Um deles recebe todas as comunicações que forem feitas para a porta 80. Este tem, imaginemos, o site www.um.com . Depois ainda existe um outro servidor web atrás deste que hospeda o site www.dois.com na porta 80 também.
Quando o servidor do site 1 recebe uma conexão para o site 2, ele encaminha o pedido para o IP do segundo servidor? É isto?
Onde é que se configura essa opção no IIS?
Cumprimentos.
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor Tretabyte » Quinta Nov 25, 2004 20:02

Boas,
usando subdomains e subhosts sim, é assim que isso funciona agora fazendo 2 servers independentes nao funciona.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Como faço que para que o servidor principal reencaminha para

Mensagempor sync » Sexta Nov 26, 2004 18:10

Então segundo o que percebi, uma hipotese é ter um servidor principal e depois juntar outro servidor ao dominio, o principal recebe todos os pedidos e depois reencaminha para o 2º se for o caso, minha questão é esta como reencaminho para o segundo os sites que eu quero???

Faço isso no ISS ??
Ou á outra ferramenta no windows2000 server que reencaminha ( n tou a ver qual) ??

Posso então por o meu servidor novo como principal e por o mais velho como secundário!!

Obrigado pela ajuda que tem dado :)
ILTR
sync
Novato
Novato

Mensagempor Tretabyte » Sexta Nov 26, 2004 20:42

Boas,
sim podes faze-lo no IIS, tens de configurar subdomins ou subhosts dependendo do nome que ele chama.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Próximo

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante