Novo chip da ATI no Outono

Comente os nossos artigos e as nossas notícias ou coloque aqui as <strong>suas noticias</strong> sobre as novidades informaticas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Novo chip da ATI no Outono

Mensagempor s3ntry » Sábado Mai 24, 2003 18:40

Durante uma conferência, David Orton, o presidente da ATI Technologies, mencionou um novo chip a ser lançado ainda este ano e que deverá deixar para trás a GeForce FX 5900 Ultra. A notícia foi dada pelo X-bit Labs.

Não posso deixar de fazer um comentário a esta notícia. Hoje em dia parece os lançamentos sucessivos de placas gráficas estão em alta, principalmente devido à grande concorrência entre a NVIDIA e a ATI. Parece que foi ontem que o sonho de qualquer gamer era ter uma 9700 Pro, e hoje já estamos a ser aliciados pelas 9800 Pro, 9800 Pro 256MB, FX5900 Ultra, e já se começa a falar da próxima geração que vai tornar todas estas placas obsoletas.

Ora à primeira vista, isto deveria ser uma situação óptima para nós consumidores, mas na minha opinião, isto não é o que se está a passar, muito pelo contrário! Passo a explicar:

Não há muito tempo atrás, uma placa gráfica topo de gama custava cerca de 40 contos. Lembrando os tempos da dominância da TNT2, a placa gráfica mais poderosa que exisitia na altura, a TNT2 Ultra custava por volta deste valor. Nessa altura a NVIDIA pouca concorrência tinha, a 3Dfx estava a morrer, e tudo o resto nem lhes chegava aos calcanhares. Quem quisesse dar 40 contos por uma placa gráfica, poderia gozar da melhor placa do mundo e jogar tudo que havia na altura, nomeadamente o Quake 2 que era o jogo do momento, com frame rates de sonho.

Extrapolando para a situação actual, uma placa de topo de gama como a 9800 Pro ou a FX5900 custa mais de 100 contos! A concorrência cerrada que se vê no mercado dos gráficos tem vindo a obrigar as empresas a fazerem lançamentos sucessivos para tentarem manter-se no topo do mercado, mas ao contrário do que seria de esperar, isto não tem feito os preços baixarem para o consumidor.

O que parece que se está a passar é que, para conseguirem fazer face aos elevados custos de desenvolvimento dos produtos, as empresas têm vindo a aumentar exponencialmente os preços de cada vez que lançam uma nova geração de produtos, e de modo a manterem os preços altos, retiram mais rápidamente a anterior geração do mercado, impedindo assim a velha máxima de esperar pela nova para comprar a velha mais barata.

Por outro lado, com o ritmo a que o mercado está a avançar, os produtos têm tendência a tornarem-se obsoletos muito mais depressa, o que quer dizer que as novas placas de hoje não irão manter uma performance aceitável pelo mesmo período de tempo que as TNT2 mantiveram. À medida que as software houses forem tirando partido destas novas gerações de gráficos, com as novas tecnologias de shaders, etc., as placas antigas irão perder performance muito rápidamente nos novos jogos, o que nos irá obrigar a fazer upgrades mais frequentemente se quisermos continuar a jogar as últimas novidades.

O que isto quer dizer para nós, é que os tempos de comprar uma boa placa que nos poderia durar por alguns anos por menos de 50 contos estão a acabar. Isto porque estamos por um lado a assistir aos aumentos sucessivos dos preços e por outro lado aos ciclos de vida mais curtos dos produtos. Ora isto na minha opinião apenas serve para nos lixar a nós, consumidores! Hoje até uma placa de gama média, que não dará para jogar a próxima onda de jogos com os detalhes máximos, mas ainda nos permitirá jogar os jogos do ano que vem se lhes reduzirmos alguns efeitos, custa mais do que as topo de gama custavam não há muito tempo!

Fazendo uma avaliação macroeconómica da situação, não me parece que esta situação poderá manter-se por muito tempo, mas a verdade é que até agora não vejo quaiquer sinais de mudança. Onde está então a famosa teoria económica que diz que a concorrência é benéfica para os consumidores?

Será que estamos condenados a assistir a sucessivos lançamentos de placas, cada vez mais caras e cada vez com uma vida útil mais curta? Será que para jogarmos o sucessor do Doom 3 teremos de comprar uma placa que nos custe mais de 200 contos?

Digam de vossa justiça...
s3ntry
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 25, 2002 15:32

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Sábado Mai 24, 2003 19:19

Pois, este s3ntry nunca mais aprende .... quando um faz um comentário vem logo uma extensa fila de linhas á frente ... lol ... contnua sempre assim s3ntry ... thnks pela noticia !
Bem quanto a essa situação não ssei se isso é bem assim, isto é, as coisas tem de evoluir e tem de se pgara um preçlo por isso, mas penso que os preços mais altos vão ficar pelos 600 euros, á volta disso, isto porque ser aumentarem o mercado estagna ... penso eu de que ...
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Nov 01, 2002 17:18

Mensagempor s3ntry » Sábado Mai 24, 2003 22:02

Hehe... pois, a minha capacidade de síntese não é grande coisa, acabo sempre por escrever além do que queria :p

Quanto ao preço se ficar pelos 600€, isso é muita esperança da tua parte, mas acho que tás com azar, já vi 9800 Pro à venda cá em PT por cerca de 650€, se bem que a esse preço duvido muito que alguém compre alguma porque já se conseguem arranjar cá por cerca de 510€. E as GeForce 5900 Ultra quando saírem cá devem ser ainda mais caras, não me admirava nada que pedissem alguns 700€ ou 800€ por elas!

No entanto, ao ler notícias como esta, fico apreensivo acerca do caminho que isto está a levar:

Gainward Co., Ltd, the leading manufacturer of high performance 3D graphics and home entertainment accelerators, announces that it will introduce the world’s most powerful series of 3D graphics processor boards based on NVIDIA’s GeForce FX 5900 technology formerly known as NV35 Ultra. The most powerful graphics board of the series; the Gainward CoolFX PowerPack! Model Ultra/1600 XP “Golden Sample”TM features a hand selected GeForce FX 5900 Ultra, 256 MB of carefully qualified 900 MHz DDR and is priced at € 899 incl. VAT with the integrated Gainward CoolFX water cooling and priced at € 699 with a conventional high performance, low noise fan. Both prod-ucts are bundled with an IEEE 1394 FireWire card and a 5.1 PCI sound card with ana-logue and optical connection.

900€ por uma placa gráfica!!! E com firewire, som 5.1, etc???

Isto começa a lembrar-me bastante da palhaçada que acontece hoje em dia em relação às motherboards! Antigamente uma motherboard era apenas uma implementação do chipset, queriamos principalmente uma boa implementação, que fosse rápida, estável e com boas opções de overclock.

No entanto hoje se formos a olhar para o mercado das motherboards eles metem tudo e mais alguma coisa nas placas, até chateia! Desde som, controladores externos para tudo o que possam pensar, etc. Enfim um nojo! Um gajo acaba por pagar um dinheirão por coisas que nunca vai usar, mas não tem escolha porque já não se conseguem arranjar boards "simples".

Começou por ser apenas nas boards ditas "deluxe" mas hoje já nem isso, mesmo as boards da intel que históricamente foram sempre uma simples implementação dos chipsets, hoje já vêm cheias de mariquices de que um gajo não quer saber, mas é obrigado a pagar!

Nas placas gráficas parece estar a começar a passar-se o mesmo. Os gajos para justificarem os preços começam a meter coisas que não interessam nada nas placas, como essa Gainward que vem com firewire, placa de som, etc. Mas para que é que um gajo quer isso numa placa gráfica!?!? Também li no outro dia que a GeForce FX 5900 da Asus vem com uma cena qualquer para fazer audio/video conferência enquanto jogas. Será que está tudo doido?

Só faltava daqui a uns tempos um gajo para além de ter que pagar uma dinheirama por uma placa, já nem sequer conseguir encontrar uma simples placa gráfica que faça só o que se espera dela: gráficos!!
s3ntry
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor de la Vega » Segunda Mai 26, 2003 20:09

OffTopic

Sinceramente, e não levem a mal o que vou dizer, para jogar sempre são mlehores as consolas... 60 Cnts agora, 100 daqui por 3 anos e não é preciso fazer upgrades...

/OffTopic

Sou da mesma opinião do Mr_Cyberdoc, a cima dos 600€ começa a dar prejuizo à empresa fabricante... Mas se fores a ver, S3ntry, na altura das TNT2 tb achavamos 40 mocas mt caro né? Penso eu de que... ;)
DFI LanParty SLI-DR; AMD San Diego 3700+; 1024Mb (2*512 Twinmos speed pc3500); Geforce 6600GT; Hitachi 160Gb SATA; DVD LG; DVD+/-RW Samsung; Thermaltake Soprano + Pure Power 480W | Acer Aspire 1350
de la Vega
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Fev 21, 2003 15:30

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Segunda Mai 26, 2003 20:24

Pois eu tb gosto mt de consolas, mas se existir um jogo pra XBox, PS2 ou GC ou seja o que for e ao mesmo tempo para pc, claro que prefiro a versão PC, pois normalmente é sempre a melhor (embora ultimamente a XBox tenha vindo a demonstrar algumas das suas capacidades como por exemplo no SCell)
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Speed Dragon » Segunda Mai 26, 2003 21:08

"... So devemos comprar computador, quando é necessario ... "

Isto é uma boa frase, mas hoje em dia n se utiliza muito .... desde que comprei o meu primeiro PC, em 95 por 500 Contos, comprei o 2º que so foi a caixa por 200 contos em 99 e em 2003 Comprei so a caixa por cerca de 90 Contos ....

Tenho actualizado o meu computador de 4 em 4 anos, mas duvido muito que a minha proxima actualização seje daqui a 2 ou 3 anos.

Os jogos, programas e outros estam a evoluir a uma velocidade muito rapida, e os preços a aumentar muito. Eu fico-me sempre por um PC Bom e Barato, pois foi o que fiz com este ultimo.

Tambem sou da mesma opinião do que o De La Vega ... acho que as consolas são muito boas para jogar, mas também concordo com o Mr_CyBeRdOc que prefiro jogar uma versão para PC do que para outra consola.

Para quem quizer mais tarde ter uma maquina, compra um PC Bom e Barato e uma consola de jogos ... daqui a uns anitos ja com as poupanças já pode comprar um PC muito melhor ;)
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor s3ntry » Segunda Mai 26, 2003 21:43

Eu também gostava de partilhar do mesmo optimismo, mas por exemplo, hoje chegaram-me às mãos os preços para PT das novas Radeon 9800 Pro com 256MB da Hércules. Vão ser vendidas a cerca de 840€.

Ora isto não é normal! E já me chegaram informações que os chips R360 e RV360 já está em produção em taiwan para ser lançado daqui a uns meses. Quer isto dizer o q? Se a topo de gama neste momento vai nos 800€, irá a próxima geração saltar para os 1000€? Espero bem que não, mas neste momento não estou a ver a situação com muito optimismo :(

Quer-me parecer que os tempos dos utilizadores normais poderem-se dar ao luxo de ter uma placa topo de gama no PC acabaram. Estamos condenados a passar a vida a comprar as placas de gama baixa, pelo mesmo preço que custava uma topo de gama há 2 anos, e a fazer upgrades anuais se quisermos continuar a jogar os sucessores do HL2, do Doom 3, etc.
s3ntry
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Kaipyra » Segunda Mai 26, 2003 22:18

Eu penso que isto se vai moderar por um motivo: o desenvolvimento das placas gráficas (neste segmento) serve unicamente par uma coisa: correr jogos. Ora só vale a pena ter um topo de gama se houver jogos que benigficiem desse poder extra. Ora isso neste momento não se verifica na totalidade: ter um jogo a correr a 80 FPS com AA e AF ligados é a mesmissima coisa que o estar a 200 FPS. Nõs não conseguimos notar a diferença! Mas admitamos que os jogos sem quase sempre optimizado para o melhor hardware, o que é falso. Para quê as companhias de software fazerem jogos de ponta se o apenas uma pequena percentagem do público tem materail para correr aquilo. E depois entra num ciclo: sem apelo da parte dos jogos, as placas gráficas têm q diminuir a velocidade de actualização.
Qualquer assunto relacionado com a moderação, contactar via PM ou email, sff.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 30, 2002 22:48

Mensagempor s3ntry » Segunda Mai 26, 2003 23:42

Kaipyra Escreveu:Eu penso que isto se vai moderar por um motivo: o desenvolvimento das placas gráficas (neste segmento) serve unicamente par uma coisa: correr jogos. Ora só vale a pena ter um topo de gama se houver jogos que benigficiem desse poder extra. Ora isso neste momento não se verifica na totalidade: ter um jogo a correr a 80 FPS com AA e AF ligados é a mesmissima coisa que o estar a 200 FPS. Nõs não conseguimos notar a diferença! Mas admitamos que os jogos sem quase sempre optimizado para o melhor hardware, o que é falso. Para quê as companhias de software fazerem jogos de ponta se o apenas uma pequena percentagem do público tem materail para correr aquilo. E depois entra num ciclo: sem apelo da parte dos jogos, as placas gráficas têm q diminuir a velocidade de actualização.

Concordo com o que dizes acerca dos jogos não serem feitos para a feature set das ultimas placas. Aliás nem podiam, senão haviam só meia dúzia de tipos a comprarem os jogos. Por exemplo o Doom 3 que vai saír lá mais para o fim do ano, foi desenvolvido em torno da feature set da GeForce original.

Mas o problema não está aí. É um facto que vai demorar praí um ano até os jogos começarem a saír com requisitos de placas DX9. Só muito recentemente os jogos começaram a pedir DX8 como requesito obrigatório. No entanto, só porque o jogo não pede as features das placas actuais, não quer dizer que corra bem nas antigas em termos de performance. Experimenta lá ir correr o Doom 3 numa GeForce 1. Correr até corre, os requisitos estão lá, mas a performance não está. Para correr o jogo decentemente vais precisar no mínimo de uma GF4.

Ora uma GF4 era o topo dos topos ainda há 1 ano atrás e agora já vai passar a ser o mínimo aceitável para alguns jogos. Se isto continua assim, com os gráficos dos jogos a serem cada vez mais realistas, a incluírem os chamados cinematic effects, e cada vez a exigirem mais performance, então não interessa se os requisitos mínimos não são os das placas topo de gama, mas em termos de performance vais precisar de uma placa bastante recente para os correr de maneira aceitável. A menos que fiques satisfeito em correr os jogos a 640x480 com os efeitos todos no mínimo.
s3ntry
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor jalves » Terça Mai 27, 2003 9:08

A miha opinião vai de encontro a do Kaipyra, pois apesar do grande desenvolvimento ao nivel das placas graficas, o software está a ficar um pouco mais atras, assim sendo penso que o sonho de uma ati 9700 pro vai manter-se actual durante uns anitos, e que tem uma 9500 pro ou semelhante pode ficar descansado , mas quem quer ter sempre o melhor , eh, quem não quer, vai ter de fazer um pouco de ginastica na carteira para poder acompanhar este ritmo louco.
jalves
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Set 17, 2002 20:41

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Terça Mai 27, 2003 13:52

Têm toda a razão (kaipyra e jalves) quando dizem:
jalves Escreveu:A miha opinião vai de encontro a do Kaipyra, pois apesar do grande desenvolvimento ao nivel das placas graficas, o software está a ficar um pouco mais atras, assim sendo penso que o sonho de uma ati 9700 pro vai manter-se actual durante uns anitos, e que tem uma 9500 pro ou semelhante pode ficar descansado...

O software não está a acompanhar a evolução do hardware, o ideal na minha opinião seria o software fazer evoluir o hardware !
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Voltar para Artigos e Notícias

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes