as minhas experiencias com programas desse genero, deram pra concluir ke o freeramXP é mto bom. mas tb deram pra ficar a saber ke um programa desses é algo inutil. ele limpa, de facto, a memoria, mas o que acontece é ke ele costuma ter em memoria material ke, no momento da limpeza, ele nao ta a usar, mas ha de usar num futuro mto proximo (proximos segundos/minutos). o resultado é ke nao vais ficar com o pc mais rapido, mas sim o contrario pk o pc vai perder tempo a voltar a meter o ke ja tinha e volta a precisar na memoria. pra teres uma ideia do ke tou a falar, renicia o pc e abre o word. abre o de novo. a 2a vez é de estalo. agora limpa a memoria e abre o word de novo. vai ser como da 1a vez. claro ke se o problema so fosse o word, era um luxo...
e podes programar pra qdo xegar a um minimo de 20mb de mem livre ele a limpar. mas isto traz outro problema. ele perde mtos recursos enquanto limpa e, praticamente nao faz mais nada enquanto nao acaba. agora imagina ke tas a meio dum jogo e ele decide limpar a mem. ja tas a ver o resultado... o jogo vai parar/ficar mto lento enquanto a limpeza ta a ser feita, e, provavelmente o limpador vai apagar da memoria coisas ke fazem falta ao jogo, e o jogo vai ter ke as por la de novo, arrastando inda mais....
tenta safar-te por outros lados. tens a certeza ke o ke tens por ai nao é um spyware/virus/worm qq a comer recursos a toa? eu tb ja tive o mesmo prob... havia uma mer** qq ke aleatoriamente punha-me um programa a mamar 99% do processador ao fim de algum tempo de trabalho. entao se tivesse a servir um jogo de half-life related, o servidor era sempre a vitima nº1...