R9500 e R9500pro (ajuda)

Novidades, dúvidas, respostas, problemas...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Stu3s » Terça Mai 27, 2003 23:53

wtf, onde é q no meu post alguma vez dei a entender que me estavas a atacar? Nem por sombras, é a conversar q a gente se entende, e onde tb muito se aprende (até rima), bem adiante .....
Acho que insinuar que eu nao li um artigo que eu proprio postei e um bocado desnecessario, nao achas?

Eu n disse nada disso, é só reparares bem e ver como foi algo "ligeiramente" diferente.

Quanto a questao de mais texturas ou menos texturas, nao sei o que queres dizer com isso. A diferenca entre filtragem isotropica e nao isotropica e apenas o padrao de filtragem.

Observa o seguinte quadro
e
Anisotropic filtering has classically averaged sixteen texture samples, or taps, in a non-square sampling pattern to generate one texture element that is applied to a single pixel-- four times as many as bilinear filtering, and twice as many as trilinear filtering. ATI's AF implementation will actually use up to 128 texture samples per pixel when running at its 16X Quality setting, so applying this type of filtering to an entire scene is very costly, especially in the area of memory bandwidth. For its part, nVidia's highest setting, 8X, uses up to 64 texture samples per pixel for its AF operations.

A Ati no seu site oficial tb escreve o seguinte :
As more texture samples are filtered, the image quality improves

A diferenca entre filtragem isotropica e nao isotropica e apenas o padrao de filtragem

Estou a faalr de texturas renderizadas por pixel, e não de frames acho q percebeste isso! Entao agora sou eu q n perceno a tua duvida... Se n como é q explicas q quando se aumenta o AF e o AA dimunuam as frames? N será pelo aumento da renderização de texturas em cada pixel?

No hard feelings?

Nem seria possivel outra coisa, tás na boa tás na boa :P
Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

Mensagempor Fonzo » Quarta Mai 28, 2003 0:33

Frames? Onde e que tu leste a palavra frames no meu post? :lol:

Bem, passando a explicar. E verdade que a AF tradicionalmente utiliza mais samples por pixel, mas isso nao e o essencial do metodo. Seria teoricamente possivel criar um metodo isotropico que utilizasse tantas samples quanto a AF, e continuaria a haver uma diferenca de qualidade enorme. A grande inovacao da AF e a localizacao das samples utilizadas em relacao ao pixel, que deixam de ser um simples quadrado a volta do ponto e passam a depender da inclinacao da superficie. Desta forma, e possivel corrigir a distorcao da textura quando o angulo da superficie se torna muito "inclinado". Eu ate postava uns exemplos de padroes usados em AF, mas estou a 56k e nao tenho paciencia. ;)

JAHBLO: Numa coisa concordo com o Stu3s a 120%. O que interessa realmente sao as imagens, e ele mostrou um excelente exemplo. AA afecta a qualidade da imagem como um todo, AF afecta as superficies inclinadas. A resposta a tua pergunta e: Sim, fazem uma grande diferenca, principalmente AA.
P4 2,53MHz # ASUS P4S8X-X # Kingston 512MB PC333 # Chaintech Ti4200 128MB 8X
Seagate Barracuda V 120GB # LG CD-RW 52x 24x 52x # LG DVD 16x # Pinnacle PCTV
Fonzo
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Mar 04, 2003 17:00

Mensagempor Stu3s » Quarta Mai 28, 2003 9:44

Frames? Onde e que tu leste a palavra frames no meu post?

Damm 8O deves gostar memso de complicar as coisas, uma pergunta é diferente de uma afirmação. Perguntei pq realmente n estava a perceber a tua duvida :
Quanto a questao de mais texturas ou menos texturas, nao sei o que queres dizer com isso. A diferenca entre filtragem isotropica e nao isotropica e apenas o padrao de filtragem.

Mas parece q tu proprio já te autoesclareces-te
Eu tb nunca disse q tu estavas errado no q disseste a minha explicação inicial foi ultra simplista pq o objectivo n era dar uma aula técnica a ng, tu e bem chamas-te a atenção para pormenores mais técnicos mas tb disses-te q eu estava errado no q tinha dito, e n estava.
Concluindo as texturas são filtradas por um processo diferente e n interessa qual (como tu disses-te) mas tb são filtradas mais texturas por pixel, sem perda da qualidade da imagem certo!!!

Bem para mim já chega, pq o q realmente interessa a alguem como eu (e como o jahblo), é n saber explicar tecnicamente o q é AF e o AA, mas sim saber a sua importancia, e como eu disse e tu repetiste e agora eu volto a assinar por baixo, neste caso uma imagem vale mais de 500 linhas de teoria e lógica da batata.
Stu3s
Moderador
Moderador

Mensagempor Fonzo » Quarta Mai 28, 2003 12:33

:roll: :roll: :roll:

Stu3s Escreveu:AF faz com q as texturas sejam renderizadas mais rápidamente sem perda da qualidade de imagem, ou seja, quando mais texturas forem filtradas num determinado espaço de tempo, melhor é a qualidade final.

Stu3s Escreveu:Ok enganei-me quando disse, q as texturas eram renderizadas mais rapidamente, só agora é q reparei, mas depois quando falei da filtragem ja o disse corectamente.

Stu3s Escreveu:...mas tb disses-te q eu estava errado no q tinha dito, e n estava.

Eu por mim, encerro por aqui. Quanto a "complicar as coisas" e a "teoria e logica da batata", cada um decide quanto quer saber de cada assunto, mas isto e um forum de hardware.
Fonzo
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Stu3s » Quarta Mai 28, 2003 13:01

Eu disse que:
mas depois quando falei da filtragem ja o disse corectamente

é o q disse foi:
quando mais texturas forem filtradas num determinado espaço de tempo, melhor é a qualidade final

e enganei-me quando disse:
AF faz com q as texturas sejam renderizadas mais rápidamente sem perda da qualidade de imagem

quando deveria ter dito:
Sao renderizadas mais texturas por pixel e n mais rapidamente

Mas tu n percebeste acabando mais tarde por dize-lo:
E verdade que a AF tradicionalmente utiliza mais samples por pixel

Embora tenhas dito atras que:
Quanto a questao de mais texturas ou menos texturas, nao sei o que queres dizer com isso

Sendo assim a minha aformação fez sentido:
Se leres bem o artigo q tu linkaste vais ver que em AF se renderizam mais texturas do que com filtragem bilinear ou trilinear

Pois estas conclusões foram tiradas do artigo q tu linkaste.

Eu por mim, encerro por aqui. Quanto a "complicar as coisas" e a "teoria e logica da batata", cada um decide quanto quer saber de cada assunto, mas isto e um forum de hardware.

Denoto ai um certo tom sarcástico ou é impressão minha, já algum tempo q reparei nisso. Tenho estado aqui a tentar explicar o meu ponto de vista e tu fazes todo o esforço possivel para n o entender, mas ai ja n tenho culpa. Se n percebeste o sentido do q disse em cima tb n te vou explicar, pq ja n é a priemria vez q deturpas as coisas à tua maneira.
N queiras entrar por esse caminho, pq n vale a pena...
Estamos aqui para aprender uns com os outros... No hard feelings?

Right :|
Stu3s
Moderador
Moderador

Mensagempor JAHBLO » Quarta Mai 28, 2003 13:50

Obrigado pelas explicações, vamos ver se aprendi mesmo, resumindo, sem termos tecnicos, AA é o efeito que inpede que os graficos fiquem com aquele formato "serrilhado" ficando assim mais "lisos" olhe a figura com AA e AF não ativados, e depois com AA e AF ativados respectivamente.

http://www.easybuyinfo.hpg.com.br/No%20 ... 0aniso.JPG

http://www.easybuyinfo.hpg.com.br/16Aniso6FSAA.JPG

Já com o AF ativado a imagem fica com + detalhes.

Qual dos dois faz o computador ficar mais lento???

O melhor para se ativar, levando em consideração desenpenho e qualidade de imagem é o AA não é???

E não precisa de briga amiguinhos.. :roll: ..Ivote no war too :wink:
JAHBLO
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Mai 22, 2003 13:11

Mensagempor Fonzo » Quarta Mai 28, 2003 14:19

Ambos fazem o computador ficar mais lento.
O AA e mais importante, porque normalmente afecta todos os objectos na imagem. Na imagem que mostraste, o AF deve ter influencia no chao e em algumas partes do carro, pouco mais.

Mas nao tens que escolher entre os dois, o ideal e experimentar a ver quanto e que a placa permite mantendo uma velocidade aceitavel. Com uma 9500 Pro e perfeitamente possivel ligar os dois (nao no maximo, penso eu de que).
Fonzo
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Red_bulls » Quarta Mai 28, 2003 16:50

eu pessoalmente comprava, a R9500pro, 1º pk eu tenho 1, e tou bem contente c/ ela. em 2º ela é relativamente melhor do k a R9500. acredita k vale a diferença d 40$.
Red_bulls
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Out 31, 2002 17:07

Mensagempor JAHBLO » Quarta Mai 28, 2003 19:19

Qual drive de instalação devo usar na R9500pro???

Devo usar o que vem no cd junto com a placa ou tem outros melhores???

:?:
JAHBLO
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Kaipyra » Quarta Mai 28, 2003 19:34

O Melhor é usares o ultimo Catalyst disponivel no site da ATI (e também o ultimo control panel). Actualmente é o 3.4.
Qualquer assunto relacionado com a moderação, contactar via PM ou email, sff.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 30, 2002 22:48

Mensagempor Stu3s » Quarta Mai 28, 2003 19:54

Com a 9500pro n vais conseguir ligar AA e AF no máximo concerteza, mas deve dar para por 2xAA e 4xAF sem grande perda de frames por segundo.
O ideal era teres um pc um bocadito mais rápido e mais ram, mas como n tens, se calhar seria melhor n puxares muito pelos gráficos, as diferenças tb n sao de importancia capital, por isso se jogares sem estas caracteristicas n é o fim do mundo.
Stu3s
Moderador
Moderador

Mensagempor JAHBLO » Quarta Mai 28, 2003 20:23

Sobre a memoria já estou a providenciar mais um pente de 256 aí ficarei com 512 (já haverá uma diferença consideravel não é?).

Mas sobre o processador espero que o meu AMD duron 1.3Gz com 512ddr, e uma Radeon9500pro aguentem tranquilo , pois não vou ter $ para por outro processador por enquanto... :roll:
JAHBLO
Aprendiz
Aprendiz

Anterior

Voltar para Placas Gráficas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes