Será que as placas AGP serão descontinuadas?

Novidades, dúvidas, respostas, problemas...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Será que as placas AGP serão descontinuadas?

Mensagempor rfcap » Quarta Dez 01, 2004 2:08

Por exemplo, temos a 6600gt pcie e agp mas a mais baratinha 6600 mas que ja tas pixel shader 3, etc... da gama 6 nvidia ja so tem interface pcie.

AGP descontinuado, sim ou nao? Gostaria da vossa opinião.
rfcap
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Nov 28, 2004 15:11

Mensagempor Aolia Fautus » Quarta Dez 01, 2004 2:29

O pa axo k nao precisas de te priocopar com isso, afinal continuao a sair placas para o velho PCI sem ser expresse.

Kuanto a duraçao do AGP, axo k isso depende de o PCI express pegar ou nao, afinal isto e so mais uma tanga...

Em termos reais o PCI expresse nao he assim tao melhor k o AGP, axo k a cena he mais a nova propaganda do SLI, k com o AGP nao he pocivel pk so ha 1 slot.

Mas o sli nao vai dar em nada pk fika demasiado caro.

A 3dfx tentou e falando portuguesmente fudeu-se a sangue frio e com areia.

Bem mas a bela porcaria k eles inventaram ta agora a servir a nvidia para tentar o mesmo.

Mas como eu disse he uma soluçao demasiado cara e nao acredito k va pegar, ate pk no passado se provou k mais vale um novo chip unico mas melhor do ke 2 antigos a empurrar a carroça.
O meu PC: Fonte 400w dual fan/AsusA7N8X-E Deluxe/ThunderBird 1333@1540(220x7)/2x256 KingstoneDDR400 CL3 @ 440 dualchannel/SoundBlaster Live! player 1024/Gainward Golden Sampled GF FX5200 128mb (de 128bit) a correr a 285/600mhz
HD: Seagate Barracuda 120gb SATA 7200rpm 8mb cache
Cooling: 3 case fans e AeroCool DP-102 Dual-fan no CPU.
Aolia Fautus
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Nov 29, 2004 4:17

Mensagempor rickbanr » Quarta Dez 01, 2004 2:54

Eu acho que sim, a aposta no PCIe é deveras imenso, as ma~iores marcas de boards não iriam gastar dinheiro se não vissem que tem futuro, está-se a investir uma grande quantidade de dinheiro em pesquisa e tecnologia, e é bem mais que SLI, será possivelmente que no futuro todas as slots PCI trabalhem em express.
Aconselho-vos a ler o artigo

http://www.hardware.com.pt/mostrar_artigo.php?id=39

Em que o titulo já lhe chama 3º geração, sei que ainda está verde mas não é tanga de certeza.
Fiquem em Paz e Amor, se nos Amassemos todos igual, este planeta seria uma Aldeia Global.
rickbanr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Out 05, 2004 23:53

Mensagempor Cognome » Quarta Dez 01, 2004 3:20

A situação actual quanto aos slots AGP e PCI-E é a seguinte:

Acontece que a ATI e NVIDIA não vão desenvolver mais chips gráficos nativos para AGP, no entanto continuarão a comercializar placas AGP durante pelo menos mais um par de anos, e dou o exemplo das placas com o NVIDIA 6600GT que é um chip nativo PCI-E mas já hà à venda placas para AGP (têm um bridge que possibilita isto).

Sim, já existem placas com o 6600GT e slot AGP.
Cognome
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Out 25, 2004 2:44

Mensagempor Tretabyte » Quarta Dez 01, 2004 6:02

Boas,
AGP ira pelo mesmo caminho que ja foi ISA pk é perfeitamente normal as coisas evoluirem, se assim nao fosse neste momento os pcs continuavam a ocupar andares inteiros e eram mexidos a valvulas e afins.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Kayn » Quarta Dez 01, 2004 9:58

é um facto ke o bus pciE é bem mais rapido ke agp, dai ser melhor. Mas vai ter ke ser muito melhor utilizado do ke o ke é actualmente pra ter alguma vantagem realmente significativa em relacao ao agp. Penso ke enquanto nao houver por ai uma revolucao qualquer completamente inovadora (ao inves de so se ter vindo a acelerar placas e pouco mais) o pciE nao ira apresentar vantagem significativa.

Nao sei o ke é ke a nvidia ta a pensar fazer de diferente, mas tou a ver o SLI a ir pelo mesmo decandente caminho em ke a 3dfx se meteu. akilo foi uma banhada de todo o tamanho e eu meti me nela. No caso da 3dfx akilo dava imensos conflitos com mto jogo q n tava preparado po sistema.

Vou falar por alto, mas mesmo ke a nvidia resova essa kestao, bem, nao eram essas placas ke kustam cerca de 500€ cada? nao sei se ha assim tantas pessoas a pagar 200 contos em placas de video, principalmente qdo 1 chega e sobra...

Penso ke o pciE vai em frente pq é a nova tecnologia. Mas neste momento nao oferece nada de mais.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor gon » Quarta Dez 01, 2004 10:30

Concordo plenamente. PCI-Expresss é o futuro. É uma tecnologia k ainda não foi devidamente aproveitada, mas k sem duvida vai ser melhorada rapidamente.
Proc: P4 3.0Ghz @ 3750Mhz cooled by Zalman CNPS7000B-Cu
MB: Asus P4C800-Deluxe / Ram: 1024 PC3200
VGa: Fx 5700 256Mb (Club3D) / HD: 120Gb Maxtor
Caixa: para breve (ou nao)
gon
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Set 26, 2004 13:29

Mensagempor Aolia Fautus » Quarta Dez 01, 2004 14:52

Pois e se acontece uma situaçao do tipo Firewire vs USB.

Eu axo k ainda he sedo para afirmar k o PCI-E é o futuru, e o melhor é provavelmente é esperar he deixar andar as coisas mais um pouco.

Afinal, mesmo k PCI-E pegue, o AGP ainda vai ter bastante tempo de vida no minimo uns 2 anos.
O meu PC: Fonte 400w dual fan/AsusA7N8X-E Deluxe/ThunderBird 1333@1540(220x7)/2x256 KingstoneDDR400 CL3 @ 440 dualchannel/SoundBlaster Live! player 1024/Gainward Golden Sampled GF FX5200 128mb (de 128bit) a correr a 285/600mhz
HD: Seagate Barracuda 120gb SATA 7200rpm 8mb cache
Cooling: 3 case fans e AeroCool DP-102 Dual-fan no CPU.
Aolia Fautus
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Nov 29, 2004 4:17

Mensagempor ghost_matrix » Quarta Dez 01, 2004 14:56

alias o normal dakia a uns meses, será as placas AGP subirem de preço. por isso é melhor aproveitarem
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Mensagempor rfcap » Quarta Dez 01, 2004 15:16

Ok, concordo com o que li, mas este ultimo post deixou-me intrigado, placas AGP vão ficar mais caras? Será por os fabricantes as fazerem nativas PCIE e terem o custo do bridge para AGP, ou como quem diz, se produzem 1000 PCIE so produzem 100 AGP, logo o preço custo aumenta e nós AGP pagamos o preço!

É que no meu caso, fico um bocado aflito porque:
- Tenho um P4 2.8 Northwood HT
- Board ASUS
- 1G DDR 400

Não considero isto um sistema desactualizado, apenas tenho a gráfica q tinha à uns anos, GF4 MX400 128MB, e como quero esperar que passe a febre do natal para comprar uma gráfica nova, com esta febre de PCIE esse problema começa a colocar-se.
Só por causa da gráfica não vou fazer upgrade ao sistema.

Ah, e sou fã da Nvidia tenho de admitir, e não queria pôr na máquina uma ATI, não me perguntem mais, sou um cliente que a Nvidia conseguiu fidelizar 8O
rfcap
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Nov 28, 2004 15:11

Mensagempor ghost_matrix » Quarta Dez 01, 2004 16:09

rfcap
é isso dos 1000 pros 100 ke tu dissestes ke vai acontecer. Pois é assim a tecnologia PCI-E pelo o ke eu vi tem praticamente o memo desempenho (as vezes um pouco pior) ke AGP, mas por ser uma tecnologia nova vende mto. Imagina o ppl ke pouco percebe destas cenas ouve falar ke pci-E é uma tecnologia, e ve num catalogo a vobis a dizer PCI-E compra logo esse em vez do AGP. è assim ke as cenas funcam.
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Voltar para Placas Gráficas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes