Bom, se realmente vais aprofundar-te em redes Microsoft, tenho um conselho meio dispendioso a dar-te, mas que será algo que daqui a uns meses vais agradecer-me profundamente.
Compra
este livro. Ele aborda quase todos os temas relacionados com o Windows Server 2003. Além disso, como são bastante parecidos, quase todos os conhecimentos adquiridos durante a leitura podem ser depois realizados num Windows 2000 Server/Advanced Server.
Tudo, desde instalação remota, AD, Group Policies, Manuntenção do Servidor, Serviços de DNS, DHCP, WINS, FTP, HTTP, SMTP e POP3, entre uma infinidade de outras coisas são descritas pormenorizadamente neste livro.
O link que deixo aqui aponta para a edição brasileira do mesmo, visto que não encontrei em Portugal o mesmo livro escrito no nosso português.
De qualquer das maneiras, se dominares a língua inglesa (principalmente a leitura da mesma) encontras cá em Portugal a versão inglesa com relativa facilidade. Há uma loja muito conhecida, que vende computadores, livros, Hi-Fi, CDs e DVDs (entre outras coisas) que está a comercializá-lo por menos de 60 euros.
Se optares pela versão "brasileira", procura lojas com melhores preços do que esta que estou a dar-te, pois comprei o meu por uns 150/160 reais e aqui está a vendê-lo por mais 100 reais do que paguei. A maior parte das lojas brasileiras enviam os livros para o exterior, portanto não deves ter problema em metê-lo cá num prazo de 1 a 2 semanas.
Existe também outro livro do género, escrito por um brasileiro, que deve ser quase a mesma coisa. Eu nunca peguei neste último, mas as pessoas que conheço que o compraram falam igualmente muito bem dele.
O link do autor é
http://www.juliobattisti.com.br/ e lá tens muita coisa relacionada com redes MS. No link "Livros do Autor" encontras lá o do Server 2003.
Vou deixar-te também aqui outros sites que fui descobrindo com o tempo que te podem vir a ser úteis:
Windows IT Pro Network;
World of Windows Networking;
Windows Security;
Serverfiles.
Com isto já tens umas boas referências para te safares quando tiveres algum problema.
Qualquer dúvida que tenhas entretanto, podes sempre contar com a nossa ajuda
Naquilo que soubermos responder, não hesitaremos em fazê-lo.
Um abraço e boa sorte.
PS1 - Quanto ao problema de atribuires um IP fico a um dos servidores e toda a rede ter internet menos esse servidor, parece-me que ele tem um servidor DNS instalado que não está a fazer forwards. Provavelmente toda a rede estaria a usá-lo como servidor DNS primário e daí o facto de ninguém ter Internet até lhe mudares o IP e os computadores começarem a procurar outro servidor DNS.
Mas é difícil estar a dar palpites ao longe, sem ver a configuração "in loco".
PS2 - (Este é para os moderadores) Como podem reparar, coloquei os links de uma loja no exterior e fiz uma referência genérica a outra nacional. Eu não sei até que ponto eu poderia apontar explicitamente para essa loja, visto que não estava a referir-me a hardware, mas decidi-me por estar calado para não ser chamado à atenção. Espero que não haja nenhum problema com o que escrevi. Fiquem bem.