Windows server, problemas com a rede

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Tretabyte » Quinta Dez 09, 2004 7:49

Boas,
[PT]CableGuy Escreveu:Editei a imagem e o post anterior (2x acima)...pois inclui a "extra-info" na imagem. :wink:
Agora sim...ficou "digno". 8)

PS: Era bom que houvessem "lan-partys" dessas em Portugal... :lol:

acredita, e para alem de haver lans assim é elas existirem como deve de ser, a maior a que ja fui foi a minhos campus party e a rede la omg com tanta mega cromo a rede parece que foi montada a pedrada.. a parte de wireless entao fdx nem vos conto, muito reclamei ei mas como sou um mero user e que aparentemente nada percebo.... oh well para a proxima nao vou, é certinho.
penso que sobre o topico basta seguir o testamento que o Dr escreveu (hihhi) e olhar para a imagem do CableGuy e chega-se la muito bem.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor Dr » Quinta Dez 09, 2004 18:02

Tretabyte: a LAN party a que o [PT]CableGuy estava a referir-se não era desse tipo. Dá uma olhada no link do google que ele colocou para veres que tipo de LAN estávamos a falar. ;-)
Abraço.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor Tretabyte » Sexta Dez 10, 2004 3:58

Boas,
cheira-me a uma MAN alias, uma semi MAN mais do que uma LAN ou um mix de ambas.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor sartre007 » Sexta Dez 10, 2004 12:00

Olá pessoal,
deixem-me dizer-vos que estou deveras surpreendido com a quantidade de mensagens que o meu tópico inicial desencadeou.
Dá para concluir que existe no fórum um espírito de solidariedade e uma vontade de ajudar pouco comuns, mesmo para com aqueles que assumem não perceberem muito da matéria em discussão.
Agradeço-vos por isso, é este espírito fantástico que nos leva a adorar este fenómeno que é a Internet.
Eu já confessei que não tenho conhecimentos em matéria de redes, mas a vossa ajuda e as vossas explicações claras e exaustivas, só podem merecer da minha parte um esforço na tentativa de as colocar em prática. É isso que eu prometo fazer, mesmo sabendo que vou cometer algumas asneiras. Prometo igualmente colocar aqui os resultados das minhas experiências, é o mínimo que eu posso fazer, no sentido de retribuir a todos os que se interessaram pelo meu problema, especialmente o "Dr." que se mostrou inexcedível na ajuda prestada.
Quando vi o esquema do "[PT]CableGuy" fiquei sem palavras, não há como uma imagem para começarmos a perceber o problema. A rede de que vos falo é muito semelhante àquele esquema.
Posso igualmente adiantar que o ip do router é o seguinte 192.168.1.1, ontém acedi à página do router a partir de um pc, e as coisas começaram a descambar, deixou de haver internet, só quando terminei a sessão no pc, com o qual acedi ao router, é que as coisas voltaram a normalizar.
Os ips que o router atribui são deste género: 192.168.1.XX, os útlimos dígitos vão alterando em função do número de máquinas. A netmask é de facto a seguinte: 255.255.255.0
Penso que já vos tinha referido que a configuração de um dos dois servidores, em termos de ips, é exactamente igual a qualquer pc, facto que, segundo o que entendi das vossas explicações, não deve acontecer.
Consegui tornar a internet mais estável de uma forma estranha mas que, aparentemente, resolve em parte alguns problemas. Aqui há dias, desliguei totalmente o servidor da sala dois, incluindo o cabo de rede. Antes de fazer isso não havia internet, após desligar começou a haver internet em todo os pcs. Decidi ligar o servidor e atribui-lhe um ip fixo, do estilo 192.168.1.XX, máscara 255.255.255.0 e gateway do router 192.168.1.1 e os resultados foram os seguintes: internet em toda a escola, em todos os pcs menos no servidor que configurei como ip fixo.
Vou brevemente postear a página do router para ver se me conseguem dar umas luzes de como mexer nas configurações.
Prometo dar notícias em breve,
um abraço e obrigado pela vossa paciência.
sartre007
Novato
Novato

Registado: Terça Dez 07, 2004 15:35

Mensagempor Tretabyte » Sexta Dez 10, 2004 21:01

Boas,
se vais levar a tua rede e os servers para algo bem mais serio entao recomendo-te a comecares a pensar em organizares melhor as subnets e, alias, cria-las mesmo consuante a arquitectura da rede, lembra-te, a proteccao dos servidores é sempre algo que deve de estar no topo da lista IMPORTANTE pois isso basicamente torna-se os cerebros e coraçoes de toda a rede, agora brincar com subnets nao é coisa que seja assim tao facil e pratico mas nada como perder um pouc de tempo a ler para se perceber algo.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor Dr » Sábado Dez 11, 2004 18:42

Bom, se realmente vais aprofundar-te em redes Microsoft, tenho um conselho meio dispendioso a dar-te, mas que será algo que daqui a uns meses vais agradecer-me profundamente.
Compra este livro. Ele aborda quase todos os temas relacionados com o Windows Server 2003. Além disso, como são bastante parecidos, quase todos os conhecimentos adquiridos durante a leitura podem ser depois realizados num Windows 2000 Server/Advanced Server.
Tudo, desde instalação remota, AD, Group Policies, Manuntenção do Servidor, Serviços de DNS, DHCP, WINS, FTP, HTTP, SMTP e POP3, entre uma infinidade de outras coisas são descritas pormenorizadamente neste livro.
O link que deixo aqui aponta para a edição brasileira do mesmo, visto que não encontrei em Portugal o mesmo livro escrito no nosso português.
De qualquer das maneiras, se dominares a língua inglesa (principalmente a leitura da mesma) encontras cá em Portugal a versão inglesa com relativa facilidade. Há uma loja muito conhecida, que vende computadores, livros, Hi-Fi, CDs e DVDs (entre outras coisas) que está a comercializá-lo por menos de 60 euros.
Se optares pela versão "brasileira", procura lojas com melhores preços do que esta que estou a dar-te, pois comprei o meu por uns 150/160 reais e aqui está a vendê-lo por mais 100 reais do que paguei. A maior parte das lojas brasileiras enviam os livros para o exterior, portanto não deves ter problema em metê-lo cá num prazo de 1 a 2 semanas.
Existe também outro livro do género, escrito por um brasileiro, que deve ser quase a mesma coisa. Eu nunca peguei neste último, mas as pessoas que conheço que o compraram falam igualmente muito bem dele.
O link do autor é http://www.juliobattisti.com.br/ e lá tens muita coisa relacionada com redes MS. No link "Livros do Autor" encontras lá o do Server 2003.
Vou deixar-te também aqui outros sites que fui descobrindo com o tempo que te podem vir a ser úteis:
Windows IT Pro Network;
World of Windows Networking;
Windows Security;
Serverfiles.
Com isto já tens umas boas referências para te safares quando tiveres algum problema.
Qualquer dúvida que tenhas entretanto, podes sempre contar com a nossa ajuda ;-)
Naquilo que soubermos responder, não hesitaremos em fazê-lo.
Um abraço e boa sorte.

PS1 - Quanto ao problema de atribuires um IP fico a um dos servidores e toda a rede ter internet menos esse servidor, parece-me que ele tem um servidor DNS instalado que não está a fazer forwards. Provavelmente toda a rede estaria a usá-lo como servidor DNS primário e daí o facto de ninguém ter Internet até lhe mudares o IP e os computadores começarem a procurar outro servidor DNS.
Mas é difícil estar a dar palpites ao longe, sem ver a configuração "in loco".

PS2 - (Este é para os moderadores) Como podem reparar, coloquei os links de uma loja no exterior e fiz uma referência genérica a outra nacional. Eu não sei até que ponto eu poderia apontar explicitamente para essa loja, visto que não estava a referir-me a hardware, mas decidi-me por estar calado para não ser chamado à atenção. Espero que não haja nenhum problema com o que escrevi. Fiquem bem.
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Tretabyte » Sábado Dez 11, 2004 22:47

Boas,
acho que vamos comecar a dar aulas de server 2003 :P

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Mensagempor Dr » Sábado Dez 11, 2004 22:53

Oh rapaz... Bora lá... Ando mesmo a precisar de uns guitos, hehe.
Abraço.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Tretabyte » Sábado Dez 11, 2004 23:06

Boas,
Dr Escreveu:Oh rapaz... Bora lá... Ando mesmo a precisar de uns guitos, hehe.
Abraço.

e de pratica para os exames hehe

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Anterior

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes