Na boa
Há uma coisa que me esqueci de referir que te vai dar razão. É que eu dou não a tudo o que me surge pela frente e não quero ler. Muita gente faz o oposto: dá sim.
Nestes casos, o IE é potencialmente mais perigoso que os restantes browsers por ter a maioria das aplicações "perigosas" apontadas ao próprio. Daí, para pessoas menos atentas, o IE é uma bomba prestes a rebentar, ainda para mais quando executado com permissões administrativas (há aí alguém que entre no windows como user e use os programas com o runas?!?!?).
Eu só posso falar por mim, obviamente. Com isto quero dizer que, para mim, deve ser indiferente usar um Firefox ou um IE, porque tenho cuidado com o que entra e sai.
Agora tenho que dar a mão à palmatória: para a maioria das pessoas é bastante mais seguro andar com um browser alternativo, dos que vocês têm referido.
Tudo o que falei anteriormente referia-se às minhas próprias experiências, nada mais.
Ou seja, para mim é tudo igual.
Não sou mais nem menos que ninguém; apenas desde que li uma notícia muito gira no brasil onde havia gente a queixar-se de que as contas de telefone eram exorbitantes (aos 2000 e 3000 reais/mês, qualquer coisa entre os 600 e os 900 euros) que depois ficaram a saber que eram aqueles sites "pedagógicos" onde mostram muitas partes na anatomia feminina que lhes instalavam ActiveX's (com a permissão dos caros internautas, obviamente) que começavam por lhes desligar o modem e voltavam a ligar para uma hotline aqui na Europa, nos EUA ou na PQP, eu redobrei a minha atenção.
Assim, eles andavam todos contentes a pensar que estavam a pagar uma ligação local quando estavam, de facto, a pagar uma ligação intercontinental, de valor acrescentado.
Se antes já tinha certo cuidado com os avisos de confirmação (para instalar software, p.e.) que me surgiam, a partir do momento que li isso passei a ficar obcecado em dizer não a (quase) tudo que me surge pela frente.
Aliando isso à segurança quase máxima no IE, de pouco ou nada posso queixar-me. Tem sido assim, felizmente.
E, para finalizar, espero nunca sofrer na pele as consequências de usar um browser visado por todos os criadores de códigos maliciosos. Se um dia acontecer-me algo de muito chato, serei o primeiro a vir aqui a deitar o IE abaixo de mer**.
Até lá...
Abraço.