Disco Marado :S

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Disco Marado :S

Mensagempor GoLBiT » Domingo Dez 12, 2004 13:10

Boas!
Tenho um MAXTOR de 80Gb dividido em 3 partições (15/30/30). Um dia decidi juntar a drive D com a E usando o Partition Magic 8. Aquilo deu erro e a drive E simplesmente desapareceu. Depois de ter usado programas para recuperar dados recuperei quase tudo o que tinha na drive E.

Ontem ia limpar todas as partições, formatar e meter tudo limpinho, apaguei a partição C, mas quando escolhi para apagar a partição D ele encravou o pc. Reiniciei e com o arranque pelo CD do winXP ele bloqueia a meio do loading.

Experimentei ligar o disco como SLAVE no pc do meu irmão mas ele fica a fazer loading durante uma eternidade. Visto que já não tenho a factura do disco, sabem de alguma maneira de eu "arranjar" o disco?
GoLBiT
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 20, 2004 20:16

Mensagempor GoLBiT » Segunda Dez 13, 2004 11:04

Poix é... complicado... :roll:
GoLBiT
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor scud » Quarta Dez 15, 2004 22:50

se conseguires trabalhar numa camara de vácuo...
scud
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jun 01, 2004 21:58

Mensagempor GoLBiT » Quarta Dez 15, 2004 23:15

Num percebi... :p
GoLBiT
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor scud » Quinta Dez 16, 2004 0:07

o hdd trabalha fechado em vácuo, se o abres, adeus ó Laura.
experimenta atravé de software. hdd doctor ou acronis partition expert.
scud
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor PapaGigas » Quinta Dez 16, 2004 0:24

Boas..

Que tal limpar o "boot loader" e a "partition table"???

(ou para quem não percebeu.. limpar o "Master Boot Record")

PS - Aconselho-te a utilização do "Gdisk".. pois o fdisk (por exemplo) só te limpa o "boot loader".. ;)
PapaGigas
Gurus
Gurus

Registado: Sexta Out 22, 2004 2:54

Mensagempor xXx... » Quinta Dez 16, 2004 12:57

o disco trabalha em vacuo ? esse sempre foi assim ? se foi explica lá como entra po para dentro de um disco ?

podes experimentar todas as opções por software se não resultar tenta arranjar um disco igual marado mas que tenha o pcb em bom estado e troca-lhe o pcb pois se ele não e detectado deve ser problema nos chips e não mecanico

e os modders que abrem os discos e depois metem janelas de acrilico e voltam a fechar esses gajos estavam lixados pela ordem de ideias ...
xXx...
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jul 28, 2004 18:46

Re: Disco Marado :S

Mensagempor Clever » Quinta Dez 16, 2004 14:04

GoLBiT Escreveu:Boas!
Tenho um MAXTOR de 80Gb dividido em 3 partições (15/30/30). Um dia decidi juntar a drive D com a E usando o Partition Magic 8. Aquilo deu erro e a drive E simplesmente desapareceu. Depois de ter usado programas para recuperar dados recuperei quase tudo o que tinha na drive E.

Ontem ia limpar todas as partições, formatar e meter tudo limpinho, apaguei a partição C, mas quando escolhi para apagar a partição D ele encravou o pc. Reiniciei e com o arranque pelo CD do winXP ele bloqueia a meio do loading.

Experimentei ligar o disco como SLAVE no pc do meu irmão mas ele fica a fazer loading durante uma eternidade. Visto que já não tenho a factura do disco, sabem de alguma maneira de eu "arranjar" o disco?

isso e normal... poes o disco no pc do teu irmao, arrankas com o disco dele, instalas o Partition Magic 8 e arranjas o disco por ai... ja me aconteceu o mm e foi assim k me resolvi...
Se o PM8 disser k houve um erro qq e perg se keres tentar arranjar dizes k nao, dps dizes k keres formatar akela mrd td, dps unir td (como kerias fazer) e dps formatar a nova partiçao outra vez! carregas no Apply, esperas uns minutos... e ja ta! pronto pa pores no teu pc e instalares o SO ;)
Imagem
Clever
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jul 17, 2004 14:23

Mensagempor bcunha » Quinta Dez 16, 2004 14:42

xXx... Escreveu:o disco trabalha em vacuo ? esse sempre foi assim ? se foi explica lá como entra po para dentro de um disco ?

podes experimentar todas as opções por software se não resultar tenta arranjar um disco igual marado mas que tenha o pcb em bom estado e troca-lhe o pcb pois se ele não e detectado deve ser problema nos chips e não mecanico

e os modders que abrem os discos e depois metem janelas de acrilico e voltam a fechar esses gajos estavam lixados pela ordem de ideias ...

Realmente tens razão :lol:

Já agora acrecento outra pergunta, para que server o "breathing hole" ? E como é que se mantem vacuo com um buraco ?

Acredita que podes abrir o disco na boa, o pior é o pó e outro tipo de sujidade que pode ficar nos pratos, mas quantos discos tive eu de abrir para fazer o spin up manual :lol:

Cmps.
AMD64 2800+ || ASUS A8V || 2x256 OCZ 3500 || ATI 9800SE 128MB @ 9800XT || 2xSeagate 7200 80 GB sata Raid 0 || Sony DRU-500A || LG 1710S Adoro o cheiro de napalm por a manhã.
bcunha
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Out 02, 2002 9:26

Mensagempor Mercy_PT » Quinta Dez 16, 2004 15:00

Aquela do vacuo foi porreira. KK dia ainda aparece nas noticias um tipo kk que desapareceu para dentro do buraco de vacuo do disco qdo o tentava abrir.

Se calhar tb convem ilucidar algumas almas que o facto de o disco ter o "breathing hole" e de o pc com o uso ficar cheio de po não significa que com o passar do tempo e acumulação de po no pc se tenha k abrir o disco para limpar com um paninho. Aquilo é mesmo assim acreditem.
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor xXx... » Quinta Dez 16, 2004 15:16

qd inventarem um disco de 30k rpm o gajo vai criar um buraco negro ....e suga td la para dentro
ou então começam a trazer avisos tipo avião ... devido as diferenças de pressão

abrir um disco por alguém que não saiba o que ta a fazer e morte certa ( do disco como é obvio )

mas agora discos em vácuo ....
xXx...
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jul 28, 2004 18:46

Mensagempor PapaGigas » Quinta Dez 16, 2004 16:42

Boas..

Nem sequer tinha reparado nessa do vácuo (deu para mandar uma boa gargalhada).. hehehe.. :lol:
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor alfatek » Quinta Dez 16, 2004 18:39

Por favor moderem o off.topic...

Sobre o tópico, se puderes a solução mais fácil já foi sugerida: usar software p formatar o disco todo e começar de novo.
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor PapaGigas » Sexta Dez 17, 2004 0:58

alfatek Escreveu:Por favor moderem o off.topic...

Sobre o tópico, se puderes a solução mais fácil já foi sugerida: usar software p formatar o disco todo e começar de novo.

Ups..

1º -> alfatek.. quanto ao off-topic.. não me contive.. hehehe.. sorry.. :roll:

2º -> GoLBiT.. já te dei a minha opinião.. cria uma disquete de arranque do 9x.. coloca lá o utilitário que te aconselhei (Gdisk.. da symantec).. limpa o MBR.. monta as partições que quiseres.. formata-as de seguida.. e pronto.. tens o disco pronto pra outra.. ;)
PapaGigas
Gurus
Gurus

Mensagempor scud » Sexta Dez 17, 2004 1:09

ok, ok, isto é o que dá falar muito e investigar pouco... eu confesso...

tive a feliz ideia de investigar
http://en.wikipedia.org/wiki/Hard_disk

"Some people believe a disk drive contains a vacuum — this is incorrect, as the system relies on air pressure inside the drive to support the heads at their proper flying height while the disk is in motion. Another common misconception is that a hard drive is totally sealed. A hard disk drive requires a certain range of air pressures in order to operate properly. If the air pressure is too low, the air will not exert enough force on the flying head, the head will not be at the proper height, and there is a risk of head crashes and data loss. (Specially manufactured sealed and pressurized drives are needed for reliable high-altitude operation, above about 10,000 feet.) Some modern drives include flying height sensors to detect if the pressure is too low, and temperature sensors to alert the system to overheating problems."

Eu confesso, eu era um dos "some ppl...". :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops:
scud
Membro de Prata
Membro de Prata

Próximo

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes