Teste/opinião - leitores de mp3 tipo ipod - gd capacidade

Desde sistemas de som, leitores e gravadores, colunas, joysticks...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Teste/opinião - leitores de mp3 tipo ipod - gd capacidade

Mensagempor Absinth » Terça Dez 21, 2004 9:33

Isto não e bem como 1 teste profissional mas sim mais uma opinião sobre leitores de mp3, para não dizerem que so venho aqui fazer perguntas e não 'dou' nada... :p e… ja sei que vou levar na cabeça dos 'fãs' do ipod... hehe

Comprei recentemente o meu leitor de mp3 e antes disso estive varias semanas a ler tudo o que era review e teste sobre leitores mp3/discos portáteis, aki fica o meu 'teste' de tudo o que li e vi sobre este tipo de 'brinquedos'.
Depois de uma busca por todos os leitores de mp3 existentes cheguei à seguinte lista que depois passei a analisar pormenorizadamente:
Ipod / mini,leitores creative / zen micro, Archos G mini, Cowoon iaudio m3/m3l, iriver H320

Tenho que começar por referir que pretendia um leitor de mp3, acima de tudo compacto, leve e não apenas para transportar/ouvir musica mas também para servir como disco portátil, para transportar filmes, software, documentos etc, para isso não queria ter que andar sempre com 1 cd de drivers/software para poder acrescentar ficheiros sempre que quisesse... tb gostava que este tivesse rádio, da sempre jeito p nao ter que andar com mais um aparelho no bolso para ouvir algum relato ou simplesmente para poder ouvir rádio quando bem me apetecer, o telecomando tb era um item que eu gostava de ter, apesar de nao o exigir, que era para poder mexer no leitor sem ter q o tirar do bolso.

4/5 gb

zen micro vs Ipod mini: a maior autonomia, +1 gb d capacidade e radio fariam com que optasse pelo zen micro mas o facto de 4/5 gbs ser mt pco espaço pro que eu pretendia e porque e preciso andar a instalar software/drivers para adicionar ficheiros levaram-me a optar p 1 dos outros leitores.

leitores 20 gb:

leitores creative(zen touch etc)/ipod: possibilidade d transf p firewire e um gd ponto forte do ipod mas os factores que me fizeram por de lado esta hipotese foram: radio nao existente, a necessidade do software/drivers para ser reconhecido como disco e adicionar ficheiros/musica foram falhas para mim, outro problema foi o tamanho dos creative, pouco apelativo e o facto de tanto estes como os ipod estarem dependentes d software tipo o itunes, para os mp3 ficarem bem na base d dados e preciso andar a editar todas as id3tags, ficheiro por ficheiro, pq ja se sabe que metade nem tem la nada. depois pessoalmente tb nao gosto do design destes leitores d mp3, toda a gente os tem (ipods) mas eu ate acho o aspecto deles a dar pro abichanado.. ;) ainda p cima n curto akeles auscultadores branquinhos a dizer 'ola eu tenho um ipod e tu nao'..
Archos G mini 120/220: uma marca bastante interessante mas que acabei por por de lado por não ter rádio incorporado, sem comando, tamanho (bastante largo) mas acima de tudo por ter lido muita gente a queixar-se de problemas com estes leitor, o que quase nao aconteceu com o resto.

A escolha mais difícil foi escolher entre o iriver h320 e o iaudio m3... Pelo que tinha lido tinham os 2 excelente qualidade de som, ao nivel dos creative/ipod, transf d ficheiros por usb2 mais rapido para o iaudio com iriver menos rapido ao nivel do ipod. Os 2 sao os campeões em termos de autonomia, com 16 e 14 horas sucessivamente, possuem rádio que pode ser gravada, com microfone embutido também para gravar, os 2 são reconhecidos como discos externo mal ligados por usb e basta copiar os ficheiros de musica para dentro do disco que ele detecta pelo nome do ficheiro para depois poder ouvi-los sem ter que mudar de formato nem coisa que o valha e sem recorrer a software algum, há tb a possibilidade de ler ficheiros ogg (so nestes 2 leitores da lista). Depois enquanto o iaudio em termos de design, tamanho e peso bate aos pontos todos os outros leitores de 20gbs, o ecrã TFT 2 polegadas de 260,000 cores do iriver que permite visualizar imagens em jpg e bmp tb bate tudo e todos neste aspecto, o iaudio possui telecomando com ecrã. Sendo que arranjava os 2 leitores por volta dos 300€ (p ter 1amigo nos states ligado a estas marcas) acabei por escolher o iaudio por poupar +/- 20€ em relação ao outro, estava um bocado renitente, ja que este iaudio so tem mm ecra no comando e eu n sabia s gostava d usar comando, mas apesar de no inicio ter estranhado, agora ja nao passo sem ele, e mt melhor ter o leitor sempre arrumado no bolso e so precisar d mexer no telec minúsculo c/ecra para fazer tudo, q da para prender à camisola, s n quiser, tb posso ouvir musica sem telec. so lhe faltava um ecrã no próprio leitor cm o do iriver p ser perfeito. podia ter escolhido o iaudio m3L para 35h d autonomia por mais uns ouros ou o H340 e m3 versão 40gb mas ai a carteira nao deixou... bem, espero ter sido util e nao ter sido muito chato...
Absinth
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Dez 07, 2004 22:03

Mensagempor bcunha » Quinta Dez 30, 2004 14:35

Aproveitei este tópico para não abrir um novo. Vejam aqui como é que uns malucos fizeram um Linux para colocar no ipod, dual boot e tudo :D

http://www.ipodlinux.org/

Cmps.
AMD64 2800+ || ASUS A8V || 2x256 OCZ 3500 || ATI 9800SE 128MB @ 9800XT || 2xSeagate 7200 80 GB sata Raid 0 || Sony DRU-500A || LG 1710S Adoro o cheiro de napalm por a manhã.
bcunha
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Out 02, 2002 9:26

Mensagempor nitropt » Quinta Dez 30, 2004 15:04

Boas,
Eu tenho o iRiver H320 e caso nao saibas, tambem tem comando com lcd, so que é adquirido à parte.
Nao conheçe esse leitor que compras-te, mas, de qualquer maneira, parabens pela compra :wink:
Tive agora a ver esse leitor pelo google e espantou-me o facto de nao ter ecran no proprio leitor, acho um pouco esquisito controlá-lo so atraves do comando. Acho que por + 20€ podias ter comprado o iRiver, mas tu é que sabes. Com o iRiver além de poderes ver imagens também ppodes ver video...mas eu neste momento tambem sou um bocado suspeito pra tar a falar do iRiver, poque como é obvio, é o meu favorito :roll:
nitropt
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Segunda Ago 23, 2004 11:17

Mensagempor Dark_Angel » Segunda Jan 03, 2005 0:18

Da uma vista de olhos no Sony VAIO VGF-AP1 ou AP1L.

Acho que sao uma hipotese a ter em conta. Eu a comprar seria um destes.
Forum sobre os Sony VAIO em português:

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Mar 04, 2003 4:30

Mensagempor Absinth » Quarta Jan 05, 2005 2:26

nitropt Escreveu:Boas,
Eu tenho o iRiver H320 e caso nao saibas, tambem tem comando com lcd, so que é adquirido à parte.
Nao conheçe esse leitor que compras-te, mas, de qualquer maneira, parabens pela compra :wink:
Tive agora a ver esse leitor pelo google e espantou-me o facto de nao ter ecran no proprio leitor, acho um pouco esquisito controlá-lo so atraves do comando. Acho que por + 20€ podias ter comprado o iRiver, mas tu é que sabes. Com o iRiver além de poderes ver imagens também ppodes ver video...mas eu neste momento tambem sou um bocado suspeito pra tar a falar do iRiver, poque como é obvio, é o meu favorito :roll:

Realmente, depois de bem vistas as coisas acabei por ficar ligeiramente arrependido de nao ter escolhido antes o iriver, so que na altura nao sabia que o iriver podia ver video... :p
Ninguem tira ao iaudio o facto de ser bem mais pequeno, leve, com telecomando c/ lcd incluido e c melhor design do que o iriver. Realmente e um bocado estranho à partida usar apenas o comando mas depois ate e fixe p nao ser preciso tirar nunca o disco do bolso, so se mexe no comando. Mas se quiser tb posso usa-lo sem comando, meto akilo em random, como gosto de usar qq leitor mp3 e no proprio leitor ha os botoes basicos. so n sei o nome da musica. ca estou eu a puxar a brasa a minha sardinha... cm tu, tb sou suspeito hehe mas a vdd e q ate trocava o meu pelo iriver, e ate ainda arranjo os 2 quase ao mm preço, d fabrica, pq arranjei um contacto fixe nos estados-unidos, so falta alguem querer o meu iaudio usado 2 meses :roll: :p hehe

esse leitor da sony deixa um bocado a desejar porque e preciso andar a converter qq mp3 ou wma no formato 'especial sony' chamado 'atrac', nao lê nem mp3 nem wma! para alem disso e bem maior e mais pesado do q qq um dos outros (iriver e iaudio), nao tem radio e nem sei s e reconhecido como disco externo.. procurei em varios sites e n csgui descobrir.
Absinth
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Dark_Angel » Quinta Jan 06, 2005 0:18

Absinth Escreveu:

esse leitor da sony deixa um bocado a desejar porque e preciso andar a converter qq mp3 ou wma no formato 'especial sony' chamado 'atrac', nao lê nem mp3 nem wma! para alem disso e bem maior e mais pesado do q qq um dos outros (iriver e iaudio), nao tem radio e nem sei s e reconhecido como disco externo.. procurei em varios sites e n csgui descobrir.

Isso ja nao acontece.
A Sony lacou um update de firmware que permite passar os mp3 para dentro do player sem os converter, e logo sem perda de qualidade. Sao simplesmente "embrulhados" dentro de um outro container por causa de copyright..

Serve como disco externo, mas as coisas acho que ficam separadas.
Aparece como drive no windows, mas nao podes arrastar la para dentro musicas a torto e a direito.
Podes por outros ficheiros da maneira que quiseres.

Nao acho muito maior que a concorrencia e acho muito mais bonito.
O ecra a cores com a possibilidade de mostrar a cover do album a tocar é lindo. Essencial para mim.
Forum sobre os Sony VAIO em português:

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Mar 04, 2003 4:30

Mensagempor nitropt » Sexta Jan 07, 2005 14:23

Se esse sony fosse mais barato até podia ser uma opção a ter em conta, mas sinceramente por esse preço, acho que se arranja qualquer coisa melhor
nitropt
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Absinth » Sábado Jan 15, 2005 13:43

disseram-me que o update do novo firmware para o iriver H320, para ver filmes poderia comportar alguns riscos..? alguem que confirme isso? nao consegui encontrar em lado nenhum nada, apenas o que me disseram.
Absinth
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor nitropt » Sábado Jan 15, 2005 14:20

Que tipo de riscos?
nitropt
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Absinth » Sábado Jan 15, 2005 20:25

n sei, so m falaram nisso.. mas tu instalaste os teus sem problemas n foi? n em vist nada no site a avisar d quaisquer problemas?
Absinth
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor nitropt » Sábado Jan 15, 2005 21:23

Sem quaisquer problemas. No site só faz referência às novas features em relaçao ao firmware anterior. Tens é que ter atençao a certas coisas:
Existem 3 versoes de firmware - a americana (US), a europeia (E) e a coreana (KR). Para a versao americana ainda nao fizeram upgrades, apenas para as outras. Como vais ter a versao americana para poderes ver video tens que flashar o firmware pra versao coreana (1.25KR). O firmware europeu nao é compativel com aparelhos americanos. De entre as 3 versoes existem varias diferenças, digamos que nao ha uma que faça tudo. Por isso ao mudares pra outra versao, vais perder sempre alguma feature, mesmo que seja so 1 pormenor, mas eu nao sei ao certo as diferenças.
Ao flashares o firmware, nao te esqueças de ter o leitor ligado à corrente, pois o processo gasta muita bateria e se aquilo se desliga ficas com o aparelho f****** :twisted:
Basicamente sao estas as regras de ouro, pode haver alguma coisa que eu nao saiba mas correu-me tudo bem e tenho o iRiver a bombar.
nitropt
Membro Diamante
Membro Diamante

Voltar para Multimédia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes