Comprei recentemente o meu leitor de mp3 e antes disso estive varias semanas a ler tudo o que era review e teste sobre leitores mp3/discos portáteis, aki fica o meu 'teste' de tudo o que li e vi sobre este tipo de 'brinquedos'.
Depois de uma busca por todos os leitores de mp3 existentes cheguei à seguinte lista que depois passei a analisar pormenorizadamente:
Ipod / mini,leitores creative / zen micro, Archos G mini, Cowoon iaudio m3/m3l, iriver H320
Tenho que começar por referir que pretendia um leitor de mp3, acima de tudo compacto, leve e não apenas para transportar/ouvir musica mas também para servir como disco portátil, para transportar filmes, software, documentos etc, para isso não queria ter que andar sempre com 1 cd de drivers/software para poder acrescentar ficheiros sempre que quisesse... tb gostava que este tivesse rádio, da sempre jeito p nao ter que andar com mais um aparelho no bolso para ouvir algum relato ou simplesmente para poder ouvir rádio quando bem me apetecer, o telecomando tb era um item que eu gostava de ter, apesar de nao o exigir, que era para poder mexer no leitor sem ter q o tirar do bolso.
4/5 gb
zen micro vs Ipod mini: a maior autonomia, +1 gb d capacidade e radio fariam com que optasse pelo zen micro mas o facto de 4/5 gbs ser mt pco espaço pro que eu pretendia e porque e preciso andar a instalar software/drivers para adicionar ficheiros levaram-me a optar p 1 dos outros leitores.
leitores 20 gb:
leitores creative(zen touch etc)/ipod: possibilidade d transf p firewire e um gd ponto forte do ipod mas os factores que me fizeram por de lado esta hipotese foram: radio nao existente, a necessidade do software/drivers para ser reconhecido como disco e adicionar ficheiros/musica foram falhas para mim, outro problema foi o tamanho dos creative, pouco apelativo e o facto de tanto estes como os ipod estarem dependentes d software tipo o itunes, para os mp3 ficarem bem na base d dados e preciso andar a editar todas as id3tags, ficheiro por ficheiro, pq ja se sabe que metade nem tem la nada. depois pessoalmente tb nao gosto do design destes leitores d mp3, toda a gente os tem (ipods) mas eu ate acho o aspecto deles a dar pro abichanado..
Archos G mini 120/220: uma marca bastante interessante mas que acabei por por de lado por não ter rádio incorporado, sem comando, tamanho (bastante largo) mas acima de tudo por ter lido muita gente a queixar-se de problemas com estes leitor, o que quase nao aconteceu com o resto.
A escolha mais difícil foi escolher entre o iriver h320 e o iaudio m3... Pelo que tinha lido tinham os 2 excelente qualidade de som, ao nivel dos creative/ipod, transf d ficheiros por usb2 mais rapido para o iaudio com iriver menos rapido ao nivel do ipod. Os 2 sao os campeões em termos de autonomia, com 16 e 14 horas sucessivamente, possuem rádio que pode ser gravada, com microfone embutido também para gravar, os 2 são reconhecidos como discos externo mal ligados por usb e basta copiar os ficheiros de musica para dentro do disco que ele detecta pelo nome do ficheiro para depois poder ouvi-los sem ter que mudar de formato nem coisa que o valha e sem recorrer a software algum, há tb a possibilidade de ler ficheiros ogg (so nestes 2 leitores da lista). Depois enquanto o iaudio em termos de design, tamanho e peso bate aos pontos todos os outros leitores de 20gbs, o ecrã TFT 2 polegadas de 260,000 cores do iriver que permite visualizar imagens em jpg e bmp tb bate tudo e todos neste aspecto, o iaudio possui telecomando com ecrã. Sendo que arranjava os 2 leitores por volta dos 300€ (p ter 1amigo nos states ligado a estas marcas) acabei por escolher o iaudio por poupar +/- 20€ em relação ao outro, estava um bocado renitente, ja que este iaudio so tem mm ecra no comando e eu n sabia s gostava d usar comando, mas apesar de no inicio ter estranhado, agora ja nao passo sem ele, e mt melhor ter o leitor sempre arrumado no bolso e so precisar d mexer no telec minúsculo c/ecra para fazer tudo, q da para prender à camisola, s n quiser, tb posso ouvir musica sem telec. so lhe faltava um ecrã no próprio leitor cm o do iriver p ser perfeito. podia ter escolhido o iaudio m3L para 35h d autonomia por mais uns ouros ou o H340 e m3 versão 40gb mas ai a carteira nao deixou... bem, espero ter sido util e nao ter sido muito chato...