por Kayn » Segunda Jan 03, 2005 6:00
Passo a passo:
1º -> Certifica-te ke tens as placa de rede activadas(as tais saidas rj45). Vai a Menu iniciar -> painel controlo -> sistema -> hardware -> gestor dispositivos. Procura a parte das placas de rede e certifica-te ke o icon da tua placa nao tem nenhuma cruz vermelha ou um ponto de exclamacao amarelo em cima. deve aparecer um iconzito verde sem mais nada. Se nao encontras nepia de placas de rede, entao tens ke instala-a primeiro. Deve ser uma placa integrada com a tua motherboard por isso sugiro ke instales o cd ke veio com ela. Se é uma placa de rede externa, deves ter algures uma diskete/cd com os drivers pra instalar. Tb devem trazer instrucoes, por isso daki pa frente vou admitir ke tens as placas de rede bem instaladas.
2º -> vou partir do principio ke tens o winxp. se nao tiveres, este passo tb é semelhante nos wins anteriores.
Menu iniciar -> Painel Controlo -> Sistema -> Nome Computador -> Alterar. Deves tar a ver uma caixa ke diz grupo de trabalho. Podes meter o ke kiseres aí, mas convem ser = nos 2 pcs. podes meter uma coisa simples como um "1".
3º -> Descobre "Os meus locais na rede" no teu windows. No xp podes encontra-los/mete-los carregando com o butao direito na barra do menu iniciar -> propriedades. investiga um bocado a janela ke aparece ke vais encontrar uma caixa pra marcar ke faz com ke aparecam "os meus locais..." no menu iniciar.
4º -> Abre "os meus locais na rede". Usa o "assistente de configuracao de rede" ke ta la pra configurar a rede local. Akilo tem passos bastante bem descritos, por isso, geralmente basta ler bem o ke la diz e fazer as escolhas certas.
Re-inicia sempre ke ele pedir.
Agora depende se os teus cabos sao crossover ou nao. Se forem, é so ligar um pc ao outro e ta feito. deve dizer qse imediatamente ke esta ligado um cabo de rede. Senao, das 2 -> 1:
- Compras/fazes um cabo crossover (so trocar alguns fios de posicao na ponta do cabo)
- Compras um switch de rede (o meu suporta 5 pcs e custou 20€)
Com o switch (pelo menos com o meu) o cabo ke usas é irrelevante. ele usa qq dos 2 tipos de cabo da mesma maneira. é so ligar os 2 pcs ao switch e ta feito.
Com o cabo crossover, ligas um pc directo ao outro e ta feito.
Qdo tiveres a msg do "cabo de rede ligado" tens ke partilhar qq coisa no teu pc:
Carregas em cima (butao direito rato) duma pasta ke tenha ficheiros ke kerias partilhar e escolhes "Partilha e Seguranca". Em baixo tem um aviso sobre as partilhas. carrega em cima do aviso e escolhe "apenas partilhar a pasta", ou coisa parecida.
Depois marcas a 1a caixa ke aparece "partilhar esta pasta na rede" e, se kiseres poder apagar ou meter coisas nesta pasta a partir do outro pc, marca tb a 2a caixa "Permitir aos utilizadores da rede modificar ficheiros"
Faz isto nos 2 pcs a abre, outra vez, "os meus locais na rede". Depois vai para "toda a rede" -> Rede Microsoft Windows -> "nome ke deste ao teu grupo em cima" nesta janela deve aparece o teu pc com a pasta partilhada. O outro pc deve aparecer aki tb, mas pode demorar ate uns minutos ate o poderes ver e aceder. podes ir fazendo refresh ate estar.
E axo ke está mais ou menos tudo...
Se kiseres configurar o pc pra poderes aceder a net a partir do outro pc, com um modem usb, é mto simples, se tiveres tudo isto ke eu disse a funcionar bem. é so ir as propriedades da ligacao à net e dizer pra partilhar a ligacao à internet com os outros gajos da rede marcando uma caixita ke diz isso mesmo ke ta la.