Boas:
Infelizmente não somos "dos primeiros" e muito menos estamos na vanguarda desta nova técnologia.
Parece que o inventor é um senhor de nome Propp...
"Adaptive Networks, a private company based in Massachusetts, was founded in 1983 by Michael and David Propp to develop a technology for transmitting electronic data reliably over building powerlines"
http://www.adaptivenetworks.com/
Neste website poderão ver esta imagem que "mostra" o tráfego de diferentes tipos de dados.
Information Traffic:
Apesar de "dizerem" que atinge velocidades na ordem dos:
"20 Mbps Raw Speed, 5 Mbps Payload Throughput" a realidade é outra.
Já se consegue atingir 14MBps e espera-se que brevemente se atinja os 200MBps.
Mas o
verdadeiro problema desta nova técnologia nunca foi o tráfego nem os "cabos por onde navegam".
Como foi dito (e muito bem) , as ligações mais conhecidas por todos nós , usam todas cabos de cobre !!!
Adicionar outra técnologia , como fez a CABOVISÃO , que adicionou ,
Telefone + Televisão + Internet , num só cabo de comunicações ...
não seria problema.
O
verdadeiro problema era a atribuição de IPs aos dispositivos , para que pudesse haver na realidade
uma troca de informação nos dois sentidos e de forma orientada.
Esse sim era o grande problema.
Após ultrapassada essa "barreira" da atribuição de IPs aos dispositivos , começaram a aparecer fabricantes...
Hoje em dia , já existem "connecções" via powerline , usando dispositivos USB e Ethernet (placa de rede).
PowerLine-USB:
Windows XP, 2000, ME, 98SE. Liga directamente à porta USB de um PC, e a uma ficha electrica. Permite ligar computadores e impressoras entre si no mesmo prédio/fase através da corrente electrica, a 14 Mbps (taxa efectiva de 6 Mbps) e até 80 metros de distância.
PowerLine-Ethernet:
Liga directamente à porta ethernet 10/100 de um PC, e a uma ficha electrica. Permite ligar computadores e impressoras entre si no mesmo prédio/fase através da corrente electrica, a 14 Mbps (taxa efectiva de 6 Mbps) e até 80 metros de distância.
[
Espero que ajude.
Moderado por Kaipyra: Desculpa mas tive que moderar o post por conter um link para um site comercial nacional. Eu sei que até poderia ser justificado como sendo a fonte da informação, mas mesmo assim tenho que remover.
Mas para não ser só destructivo, permitam-me colocar o link de uma review da mesma técnologia realizada pelo Alfatek aqui para o nosso HCP:
http://www.hardware.com.pt/mostrar_artigo.php?id=36