Acessórios para internet pela electricidade

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Acessórios para internet pela electricidade

Mensagempor ig37055 » Quarta Jan 05, 2005 16:41

Boas,

que hardware é preciso para ter internet pela electricidade (receber apenas estilo modem, não sei se o nome se aplica)? E que preços rondam?

Saudações
LG LW65 Express with Ubuntu 7.10

http://desciclo.pedia.ws/wiki/Chuck_norris
ig37055
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Mar 02, 2004 21:44

Mensagempor Subversiveagent » Quarta Jan 05, 2005 16:49

Não há. Espera pela ONI para eles colocarem o projecto piloto a bombar, sabe-se lá onde e quando.
Editado pela última vez por Subversiveagent em Quarta Jan 05, 2005 16:58, num total de 1 vez.
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Nov 06, 2003 11:10

Mensagempor ig37055 » Quarta Jan 05, 2005 16:54

Mas aqui na residência universitária andaram a experimentar o sinal nos quartos portanto penso que deve estar para ter. Eu queria saber era o que se compra para ter isso.

ig37055
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor DIAABO » Quarta Jan 05, 2005 17:02

esta nova net é mt a frente.. ja alguem sabe velocidades?
DIAABO
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Ago 22, 2004 18:40

Mensagempor [PT]CableGuy » Quarta Jan 05, 2005 17:07

Boas:

Infelizmente não somos "dos primeiros" e muito menos estamos na vanguarda desta nova técnologia.
Parece que o inventor é um senhor de nome Propp...

"Adaptive Networks, a private company based in Massachusetts, was founded in 1983 by Michael and David Propp to develop a technology for transmitting electronic data reliably over building powerlines"

http://www.adaptivenetworks.com/

Neste website poderão ver esta imagem que "mostra" o tráfego de diferentes tipos de dados.

Information Traffic:
Imagem

Apesar de "dizerem" que atinge velocidades na ordem dos:
"20 Mbps Raw Speed, 5 Mbps Payload Throughput" a realidade é outra.
Já se consegue atingir 14MBps e espera-se que brevemente se atinja os 200MBps.
Mas o verdadeiro problema desta nova técnologia nunca foi o tráfego nem os "cabos por onde navegam".
Como foi dito (e muito bem) , as ligações mais conhecidas por todos nós , usam todas cabos de cobre !!!
Adicionar outra técnologia , como fez a CABOVISÃO , que adicionou ,
Telefone + Televisão + Internet , num só cabo de comunicações ...não seria problema.
O verdadeiro problema era a atribuição de IPs aos dispositivos , para que pudesse haver na realidade
uma troca de informação nos dois sentidos e de forma orientada.
Esse sim era o grande problema. :wink:

Após ultrapassada essa "barreira" da atribuição de IPs aos dispositivos , começaram a aparecer fabricantes...
Hoje em dia , já existem "connecções" via powerline , usando dispositivos USB e Ethernet (placa de rede).

PowerLine-USB:
Imagem
Windows XP, 2000, ME, 98SE. Liga directamente à porta USB de um PC, e a uma ficha electrica. Permite ligar computadores e impressoras entre si no mesmo prédio/fase através da corrente electrica, a 14 Mbps (taxa efectiva de 6 Mbps) e até 80 metros de distância.

PowerLine-Ethernet:
Imagem
Liga directamente à porta ethernet 10/100 de um PC, e a uma ficha electrica. Permite ligar computadores e impressoras entre si no mesmo prédio/fase através da corrente electrica, a 14 Mbps (taxa efectiva de 6 Mbps) e até 80 metros de distância.

[
Espero que ajude. :wink:

Moderado por Kaipyra: Desculpa mas tive que moderar o post por conter um link para um site comercial nacional. Eu sei que até poderia ser justificado como sendo a fonte da informação, mas mesmo assim tenho que remover.

Mas para não ser só destructivo, permitam-me colocar o link de uma review da mesma técnologia realizada pelo Alfatek aqui para o nosso HCP:
http://www.hardware.com.pt/mostrar_artigo.php?id=36
Editado pela última vez por [PT]CableGuy em Quarta Jan 05, 2005 17:14, num total de 3 vezes.
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor Subversiveagent » Quarta Jan 05, 2005 17:08

Calculo que seja apenas necessário um dispositivo "normalissimo" para partilha de rede através da corrente, mas honestamente não te posso dar certezas.
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Nov 06, 2003 11:10

Mensagempor bcunha » Quarta Jan 05, 2005 17:19

Deixa q te diga que é uma porcaria, não a tecnologia em si, porque em testes em UK até deram resultados muito interessantes, mas os produtos que vendem ai n são grande coisa, muito ruido provocado por outros aparelhos, acho que não podes ter um quadro electrico entre devices senão estes não comunicam, velocidades baixas....
Até já há uma empresa que fornece internet por a linha electrica mas "aldraba" 1 pouco, se n estou em erro fornece por adsl net para o prédio e depois distribui o sinal por a linha electrica.

Cmps.
AMD64 2800+ || ASUS A8V || 2x256 OCZ 3500 || ATI 9800SE 128MB @ 9800XT || 2xSeagate 7200 80 GB sata Raid 0 || Sony DRU-500A || LG 1710S Adoro o cheiro de napalm por a manhã.
bcunha
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Out 02, 2002 9:26

Mensagempor ig37055 » Quarta Jan 05, 2005 17:29

thx [PT]CableGuy era mesmo isso que eu queria :wink:

ig37055
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Mr_coelho » Quarta Jan 05, 2005 17:40

à uns tempos vi uma revista de informatica com um comparativo de produtos desses mas umas das criticas que tinham la era o ruido mto elevado, pois os fabricantes recomendam que tenhas estes equipamentos directamente ligados à tomada e não à extensao so que poucas sao as casas que têm 2 tomadas perto uma da outra pra pudermos utilizar uma com o pc e outra com a rede

se fosse eu, nao me metia para ja neste tipo de redes deixa-os avançar mais uns tempos e ver se resolvem os problemas :wink:
Mr_coelho
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Set 09, 2003 19:00

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes