Speed Dragon Escreveu:Bem, eu tenho um PC tb com memoria partilhada, tens de ir a bios andas po lado, e quando vieres la uma coisa com 16 muda,... bem agora n sei o nome, so sei k descobri assim, mas digo-te tive o meu a 16, 32 e 64, e se tens memoria partilhada aconselho-te a por so a 32 ...
Estás a falar do "AGP Apperture Size"? (acho que é assim que se escreve...)
Este deve ser o dobro do tamanho da memória da placa gráfica, até metade da memória RAM. Confuso?
Suponhamos que têm uma placa com 64MB de memória vídeo e o sistema tem 128 MB RAM. O AGP Apperture Size deveria ser 128MB, mas como o sistema só tem 128MB, deves colocá-lo a 64MB.
A razão para o limite ser metade da RAM deve-se ao facto de deixar alguma para o Windows/programas, para evitar um aumento brutal do uso da memória virtual (acesso ao disco), degradando substancialmente a performance. De qualquer forma, em caso de falta de memória, é o Sistema Operativo que prevalece (não há crashs, ufa!).
Quanto ao facto do limite mínimo ser o dobro da memória da gráfica, não sei bem explicar porquê, mas segundo me lembro do artigo, só se verificam vantagens a partir desse valor. Aliás, não é aconselhável colocar um valor inferior ao tamanho da memória gráfica, podendo surgir problemas de endereçamento da memória gráfica (placas com 64MB que subitamente, só tem 32MB...)
Quando a memória da placa gráfica fica totalmente ocupada, esta começa a utilizar o bus AGP para aceder à RAM do sistema, até ao limite estipulado pelo AGP Apperture Size.
(O agp 2x, 4x, 8x, apenas é utilizado nesta situação. Se porventura as texturas dos jogos ultra-realistas não precisassem de quantidades industriais de memória (video/RAM), elas caberiam na memória vídeo da placa, e o agp não influenciaria em nada a performance nos jogos. Por isso é que ter uma grande quantidade de memória vídeo aumenta substancialmente as pontuações nos benchmarks: as texturas cabem lá todas, e o sistema não tem de usar RAM através do AGP bus. Por mais rápido que este seja (2x,4x,8x), não chega aos calcanhares das transferências internas com memória vídeo!)
Caso não estejas a falar do AGP Apperture Size, espero sinceramente que este "testamento" sirva pra alguma coisa... Não?... Bolas...