topinhas Escreveu:Acho que muitas pessoas compram portáteis Centrino pelo marketing feito à volta deles e não porque saibam o que estão a comprar. Trazem-nos para casa pensando que têm lá o melhor do mundo e passam a odiar os P4 porque na mesma publicidade ou loja lhes disseram que esses aquecem que nem vulcões e gastam bateria que nem Las Vegas...!
Falo por mim, já tenho muitos anos disto para ser enganado por marketing...
topinhas Escreveu:Ora bem, tenho a dizer a esses que experimentem um BOM portátil P4 e comparem-no com o Centrino. Caso não saibam, há portáteis P4 (com processador de desktop, não o P4-M), como o ECS G900, o Toshiba P20-xxx, etc cuja bateria chega a durar 3 horas por ser de muitas células. A bateria do meu Clevo tem menos de metade da capacidade da desses e dura 1 hora e 40 minutos. Metam lá um centrino 1,8 Ghz ou 2.0 Ghz com ecrâ de 17', subwoofer, etc (como aqueles que eu disse) e vejam quanto aguenta a bateria. Se aguentar as 3 horas é muito bom!!!
Ora bem, já passei por eles, tive um Asus L3S topo de gama na altura com P4 2.4Ghz que custou uma pipa de massa, não tenho saudades nenhumas a não da resolução de ecra 1400x1050 em relação ao meu novo Asus, vendi-o á pouco tempo, bateria? novo, meti-lhe o seti@home a correr e durou 1h.
Quanto ás baterias, se calhar são + leves duas para o Centrino do que uma com mais cells para o Ferrari P4.
Com 2 baterias Centrino chego ao Brasil ainda com bateria... se deixarem ligar o portátil no avião.
topinhas Escreveu:Quanto ao aquecimento, há aqui um tópico sobre a temperatura dos Acer Centrino em que eles chegam a atingir 75º C, quando o meu Insystems P4 3,2 Ghz não passa dos 63º C, que as ventoinhas fazem baixar rapidamente para 54-55ºC em full load!!! E isto comprovado pelo mobile meter. Podem-me vir dizer que por fora os Centrinos são mais frescos, mas basta ir a uma grande superfície onde estejam uns e outros (P4 e centrinos) e verificar que não se nota grande diferença (nalguns casos nenhuma) entre eles.
75ºC com a ventoinha desligada.
O teu in-systems funciona com ventoinha desligada?
Quanto ao barulho, um P4 com muitas ventoinhas faz mais barulho que um Centrino, mas não é nada de relevante e mais uma vez essa do barulho ensurdecedor dos P4 só pode ser obra de marketing ou de alguém que estava a ouvir mal na altura.
Sou amante do silêncio para trabalhar, para vêr filmes, para qualquer coisa, já tenho o barulho de 29db do meu projector para chatear, não quero + 30db por exemplo.
topinhas Escreveu:Por fim, não comparem só o P4 ao centrino nos jogos. Nos jogos há um grande equilíbrio devido à muito rápida cache de 2 Mb dos centrinos.
Estamos de acordo em alguma coisa.
topinhas Escreveu:Mas nas aplicações mas pesadas, onde grande poder de processamento e elevada largura de banda para as memórias é necessária, os Centrino levam uma grande derrota.
Vantagem de chipsets mais evoluidos e de memórias mais rápidas, não é justo comparar CPUs e deixar o resto de lado, espera pelo sonoma.
topinhas Escreveu:Eu gosto do conceito dos Centrino e acho que se adequam a 75 % dos utilizadores de portáteis, mas pessoas como eu ou outros que não querem saber da autonomia ou do peso e usam o portátil como autêntico DTR adoram as grandes máquinas P4. E não me venham com essa do desktop de casa ser mais barato, customizável, etc porque deixa de ser transportável e isso não tem preço para quem quer mesmo um... PORTÁTIL, seja de que tamanho for!
Os gostos discutem-se, eu até sou daqueles que prefere ter um Transportável Desktop Replacement P4 3.6Ghz com 17" em casa do que um Desktop puro, um Sony Vaio de 17 é muito mais bonito que um PC Desktop, mas eu não sou obsecado por performance mas também não prescindo do
NOTEBOOK leve e potente para eu levar para qualquer lado da casa ou fora dela.