Centrino vs P4

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Mike » Quinta Jan 20, 2005 11:35

el franco Escreveu:Só um pequeno detalhe.
A comparação que o Mike indica é feita num desktop!!!
Os mesmos comparativos num portátil deixam o portátil com o Dothan muito atrás (só não vê quem não não quer).
Nos testes de 3Dmark 2003 2005 ou outros quaisquer, ficam muito atrás.
Bem, para quem usa para o Office e pouco mais qq um serve.
O conceito de melhor é mais leve é muito engraçado.....
Ainda estou à espera de quem meta aqui testes em "portáteis" e não em desktops, onde se mostre que as performances destes são superiores (tendo a mesma RAM, disco, gráfica etc.....), seja lá que dothan for....2.0, 2.1 ou outro qq.
Cumprimentos

Mas qual é o problema de ser desktop?
Agora vai dizer que as boards dos desktops são piores que as boards de um portátil P4, ou o resto dos componentes é pior? :roll:

Eu não jogo 3DMark :!:
Notebook: Asus M6Ne + Intel Pentium M 1.6Ghz + 2x256Mb DDR333 + 15,4" WSVGA + ATI Mobility Radeon 9700
Desktop: Intel Celeron M 1.5Ghz@2400Mhz + Asus P4P800 SE + Asus CT-479 + 2x256Mb DDR400@200Mhz 2/3/3/5 + Asus A9550GE 128Mb DDR @450/250
Mike
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Out 28, 2004 15:34

Mensagempor el franco » Quinta Jan 20, 2005 12:34

Mike, para ti só há mesmo uma frase: O fórum HCP é do melhor!!!
Quem diz se num desktop, o centrino é superior ao P4, então nos portáteis também é... o que é que se há de dizer mais, epá vivao teu Asus M6Ne que é o melhor do mundo!!!
Não jogas 3DMark??? Sinceramente como é possível não perceberes que as gráficas dos centrinos tem os clocks inferiores por motivos de poupança de energia (sabes mike é por causa disso que os portáteis com centrino tem baterias que duram muito mais tempo).
--LG S1 Express Dual -- 4110 3Dmark 2005 --
el franco
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Mai 04, 2004 17:47

Mensagempor gancho » Quinta Jan 20, 2005 12:42

el franco espero que saibas que não é só a gráfica que aumenta a poupança de energia. Tecnologia centrino tem como objectivo isso mesmo. Processador, wireless, chipset, e também gráficas contribuem para a poupança.
gancho
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Out 23, 2004 12:29

Mensagempor Mike » Quinta Jan 20, 2005 13:13

el franco Escreveu:Mike, para ti só há mesmo uma frase: acorda para a realidade!!!
Quem diz se num desktop, o centrino é superior ao P4, então nos portáteis também é... o que é que se há de dizer mais, epá vivao teu Asus M6Ne que é o melhor do mundo!!!
Não jogas 3DMark??? Sinceramente como é possível não perceberes que as gráficas dos centrinos tem os clocks inferiores por motivos de poupança de energia (sabes mike é por causa disso que os portáteis com centrino tem baterias que duram muito mais tempo).

Eu apresento factos, não venho com ideias pre-concebidas de um tipo que só usa o portátil para jogar.
Não estou a discutir o meu portátil ou o teu portátil, estou a discutir portáteis centrino vs P4 no GERAL como está no tópico, não confundas.

Vê se aprendes de uma vêz que a maior causa da bateria dos portáteis P4 se gastar rápidamente é o CPU porque este necessita de + de 100W de energia, enquanto que o Pentium M apenas precisa de 30W
O consumo das placas gráficas são peanuts comparado com isso.
Notebook: Asus M6Ne + Intel Pentium M 1.6Ghz + 2x256Mb DDR333 + 15,4" WSVGA + ATI Mobility Radeon 9700
Desktop: Intel Celeron M 1.5Ghz@2400Mhz + Asus P4P800 SE + Asus CT-479 + 2x256Mb DDR400@200Mhz 2/3/3/5 + Asus A9550GE 128Mb DDR @450/250
Mike
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Mike » Quinta Jan 20, 2005 20:32

Mais factos em que os clocks das gráficas pouco importam para a duração da bateria.

Imagem que demonstra os resultados na duração da bateria com o uso do powerplay de uma Ati Mobility Radeon 9700

Imagem

Powerplay a funcionar

Para informação:

Clocks em Optimal Battery Life são: Core: 108Mhz Mem: 108Mhz

Clocks em Balance Setting são: Core: 209.25Mhz Mem: 182.25Mhz

Clocks em Optimal Performance são Core: 445 Mem: 209MHz

Fantástico... poupou-se 7 minutos de bateria reduzindo o clock de 445Mhz para 108Mhz e a memoria de 209Mhz para 108Mhz.

Que grande impacto têem as placas gráficas e os seus clocks na duração da bateria não há duvida (ironia) :roll:

Para quem quer lêr a review está aqui:

http://www4.tomshardware.com/mobile/200 ... 00-13.html
Editado pela última vez por Mike em Sexta Jan 21, 2005 10:47, num total de 2 vezes.
Mike
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor rjtd21 » Quinta Jan 20, 2005 21:28

Este á daqueles assuntos.... pá, n leva a lado nenhum.
Há quem goste de ter um pc a pesar 6 kilos, a fazer um barulho do caraças e com uma bateria que dura 1 horas.
Por outro lado, há quem goste de ter um pc pequeno, leve, silencioso e que também dá para jogar.
Eu sou de uma opinião: para jogar, compro um pc para casa. Fica mais barato que o "portatil P4", é mais rapido e mais customizável. Para portatil, centrino. Mas são gostos.
De qq forma, um Centrino tem geralmente uma performance 1.6x a um P4 com o mesmo clock, porque consegue correr 1.6 instrucções por clock (devido a algoritmo de branching superior e à arquitectura diferente da pipeline). Um P4 corre 1 instrucção por clock. Além disso, tem 2MB de cache, que pode ser benéfico para programas tipo CAD. Para jogos, 2MB de cache de pouco serve.
E já agora, lembrem-se: o centrino foi desenhado para utilizadores "business", ou seja, com poucos requisitos de computação gráfica. Os SONOMA, que estão a chegar, é que são desenhados tendo em vista o utilizador doméstico. Depois vai ser engraçado comparar os novos centrinos com os P4-M (q brevemente vão ser postos na prateleira pela Intel).
\\ Athlon64 3.2+, Abit KN8-Ultra, X800GTO@X850Pro, 1GB Ram
\\ Athlon 2100, 9700pro, 512Mb
\\ PIII 450, Geforce4MX, 512mb
\\ P4 1.5Ghz, ATI 9700Pro, 512Mb
\\ ASUS W3N60
rjtd21
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Set 08, 2004 13:09

Mensagempor Mike » Quinta Jan 20, 2005 21:44

rjtd21 Escreveu:Este á daqueles assuntos.... pá, n leva a lado nenhum.

Leva sim, se não entrarmos em guerras de palavras, eu apresento facto, e acho que já chegamos a umas conclusões:

1º Powerplay não serve para NADA.
2º As placa gráficas independentemente dos seus clocks não são muito relevantes para a duração da bateria.
3º Os clocks das gráficas dos notebooks P4 são maiores devido a uma maior possibilidade de refrigeração.

rjtd21 Escreveu: Além disso, tem 2MB de cache, que pode ser benéfico para programas tipo CAD. Para jogos, 2MB de cache de pouco serve.

Olha que não, porque achas que os P4 EE (Extreme Edition) têem 2Mb Cache L2, exactamente para os hogos, esses cpus são mesmo vocacionados para os hardcore gamers.
Mike
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor topinhas » Quinta Jan 20, 2005 22:41

Grandes discussões estas aqui... Bem só quero deixar aqui a minha opinião.

Acho que muitas pessoas compram portáteis Centrino pelo marketing feito à volta deles e não porque saibam o que estão a comprar. Trazem-nos para casa pensando que têm lá o melhor do mundo e passam a odiar os P4 porque na mesma publicidade ou loja lhes disseram que esses aquecem que nem vulcões e gastam bateria que nem Las Vegas...!

Ora bem, tenho a dizer a esses que experimentem um BOM portátil P4 e comparem-no com o Centrino. Caso não saibam, há portáteis P4 (com processador de desktop, não o P4-M), como o ECS G900, o Toshiba P20-xxx, etc cuja bateria chega a durar 3 horas por ser de muitas células. A bateria do meu Clevo tem menos de metade da capacidade da desses e dura 1 hora e 40 minutos. Metam lá um centrino 1,8 Ghz ou 2.0 Ghz com ecrâ de 17', subwoofer, etc (como aqueles que eu disse) e vejam quanto aguenta a bateria. Se aguentar as 3 horas é muito bom!!!

Quanto ao aquecimento, há aqui um tópico sobre a temperatura dos Acer Centrino em que eles chegam a atingir 75º C, quando o meu Insystems P4 3,2 Ghz não passa dos 63º C, que as ventoinhas fazem baixar rapidamente para 54-55ºC em full load!!! E isto comprovado pelo mobile meter. Podem-me vir dizer que por fora os Centrinos são mais frescos, mas basta ir a uma grande superfície onde estejam uns e outros (P4 e centrinos) e verificar que não se nota grande diferença (nalguns casos nenhuma) entre eles.

Quanto ao barulho, um P4 com muitas ventoinhas faz mais barulho que um Centrino, mas não é nada de relevante e mais uma vez essa do barulho ensurdecedor dos P4 só pode ser obra de marketing ou de alguém que estava a ouvir mal na altura.

Por fim, não comparem só o P4 ao centrino nos jogos. Nos jogos há um grande equilíbrio devido à muito rápida cache de 2 Mb dos centrinos. Mas nas aplicações mas pesadas, onde grande poder de processamento e elevada largura de banda para as memórias é necessária, os Centrino levam uma grande derrota.

Eu gosto do conceito dos Centrino e acho que se adequam a 75 % dos utilizadores de portáteis, mas pessoas como eu ou outros que não querem saber da autonomia ou do peso e usam o portátil como autêntico DTR adoram as grandes máquinas P4. E não me venham com essa do desktop de casa ser mais barato, customizável, etc porque deixa de ser transportável e isso não tem preço para quem quer mesmo um... PORTÁTIL, seja de que tamanho for!
Pentium 4 2,8 @ 3,40 Thermalright XP-120, MSI NEO-2 FIS2R, 1,5 Gb DDR 400 Kingston, ATI 9700, IBM 120 Gb, 2 x Seagate SATA 200 Gb RAID, Seagate SATA 320 Gb, LG DVD-/+RW, DVD 16x, SB X-Fi Fatality, SuperFlower 4 fan 420W, Logitech Z-680
topinhas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 15, 2003 16:00

Mensagempor Mike » Quinta Jan 20, 2005 23:40

topinhas Escreveu:Acho que muitas pessoas compram portáteis Centrino pelo marketing feito à volta deles e não porque saibam o que estão a comprar. Trazem-nos para casa pensando que têm lá o melhor do mundo e passam a odiar os P4 porque na mesma publicidade ou loja lhes disseram que esses aquecem que nem vulcões e gastam bateria que nem Las Vegas...!

Falo por mim, já tenho muitos anos disto para ser enganado por marketing...

topinhas Escreveu:Ora bem, tenho a dizer a esses que experimentem um BOM portátil P4 e comparem-no com o Centrino. Caso não saibam, há portáteis P4 (com processador de desktop, não o P4-M), como o ECS G900, o Toshiba P20-xxx, etc cuja bateria chega a durar 3 horas por ser de muitas células. A bateria do meu Clevo tem menos de metade da capacidade da desses e dura 1 hora e 40 minutos. Metam lá um centrino 1,8 Ghz ou 2.0 Ghz com ecrâ de 17', subwoofer, etc (como aqueles que eu disse) e vejam quanto aguenta a bateria. Se aguentar as 3 horas é muito bom!!!

Ora bem, já passei por eles, tive um Asus L3S topo de gama na altura com P4 2.4Ghz que custou uma pipa de massa, não tenho saudades nenhumas a não da resolução de ecra 1400x1050 em relação ao meu novo Asus, vendi-o á pouco tempo, bateria? novo, meti-lhe o seti@home a correr e durou 1h.

Quanto ás baterias, se calhar são + leves duas para o Centrino do que uma com mais cells para o Ferrari P4.
Com 2 baterias Centrino chego ao Brasil ainda com bateria... se deixarem ligar o portátil no avião.

topinhas Escreveu:Quanto ao aquecimento, há aqui um tópico sobre a temperatura dos Acer Centrino em que eles chegam a atingir 75º C, quando o meu Insystems P4 3,2 Ghz não passa dos 63º C, que as ventoinhas fazem baixar rapidamente para 54-55ºC em full load!!! E isto comprovado pelo mobile meter. Podem-me vir dizer que por fora os Centrinos são mais frescos, mas basta ir a uma grande superfície onde estejam uns e outros (P4 e centrinos) e verificar que não se nota grande diferença (nalguns casos nenhuma) entre eles.

75ºC com a ventoinha desligada.
O teu in-systems funciona com ventoinha desligada?

Quanto ao barulho, um P4 com muitas ventoinhas faz mais barulho que um Centrino, mas não é nada de relevante e mais uma vez essa do barulho ensurdecedor dos P4 só pode ser obra de marketing ou de alguém que estava a ouvir mal na altura.

Sou amante do silêncio para trabalhar, para vêr filmes, para qualquer coisa, já tenho o barulho de 29db do meu projector para chatear, não quero + 30db por exemplo.

topinhas Escreveu:Por fim, não comparem só o P4 ao centrino nos jogos. Nos jogos há um grande equilíbrio devido à muito rápida cache de 2 Mb dos centrinos.

Estamos de acordo em alguma coisa.

topinhas Escreveu:Mas nas aplicações mas pesadas, onde grande poder de processamento e elevada largura de banda para as memórias é necessária, os Centrino levam uma grande derrota.

Vantagem de chipsets mais evoluidos e de memórias mais rápidas, não é justo comparar CPUs e deixar o resto de lado, espera pelo sonoma.

topinhas Escreveu:Eu gosto do conceito dos Centrino e acho que se adequam a 75 % dos utilizadores de portáteis, mas pessoas como eu ou outros que não querem saber da autonomia ou do peso e usam o portátil como autêntico DTR adoram as grandes máquinas P4. E não me venham com essa do desktop de casa ser mais barato, customizável, etc porque deixa de ser transportável e isso não tem preço para quem quer mesmo um... PORTÁTIL, seja de que tamanho for!

Os gostos discutem-se, eu até sou daqueles que prefere ter um Transportável Desktop Replacement P4 3.6Ghz com 17" em casa do que um Desktop puro, um Sony Vaio de 17 é muito mais bonito que um PC Desktop, mas eu não sou obsecado por performance mas também não prescindo do NOTEBOOK leve e potente para eu levar para qualquer lado da casa ou fora dela.
Mike
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor osiris » Sexta Jan 21, 2005 9:55

epá cada um tem os seus gostos, necessidades e manias.

querem desempenho? P4, ou melhor, A64.
geralmente quem queres estes sao o pessoal que usa o portatil para trabalhar com aplicações pesadas e nao precisa de muita mobilidade.

querem autonomia? centrino.

claro que quando é preciso dar o litro é preciso esperar. mas para isso a maior autonomia também ajuda :D
quem precisa de muita mobilidade e nao está preocupado com o desempenho compra centrino.

tipo, quem compra um veiculo comercial que só tem 2 lugares só pode levar o pendura, mas se calhar quando precisa de transportar algo, devido ao emprego, tem espaço para isso. com um ligeiro não é bem assim, mas podes levar mais pessoas.

como tudo na vida, são opções, necessidades e decisões.

e, já agora, o pessoal que fala aí em "custumizações" devia consultar um dicionario. é muito bonito imitar os brasileiros a inventar palavras por perguiça. mas fica mal. muito.
em Portugal temos a "personalização".

se temos palavras não façamos figuras tristes e não inventemos, senão ainda acabamos como os brasileiros, com o "pau-da-alegria" e o "barramento traseiro". o nivel cultural do país também se mede aí.
osiris
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Ago 10, 2004 13:47

Mensagempor P4rthen0n_ » Sexta Jan 21, 2005 17:59

Eu gostava de saber eh quando eke o el franco vai aprender k os Pentium-M (percebeste desta vez? Centrino eh o conjunto, Pentium-M eh o processador!!) supera de longe o P4.
Enfim, o resto da malta nao tem culpa k te deixes levar pelo marketing dos Mhz's e k por isso defendas de dentes cerrados o P4.

Osiris, qualquer dothan tem melhor desempenho k o A64 equivalente. Sabes... os 2Mb de cache fazem milagres. ;)
P4rthen0n_
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Jun 11, 2004 18:47

Mensagempor Azrael_pt » Sexta Jan 21, 2005 19:48

Isto é a filosofia do que "o meu é que é bom e o resto é conversa". Até se compreende visto que ninguém gosta de admitir que desperdiçou 300 contos ou mais num portátil que não vale metade que outros ao mesmo preço.

Eu pessoalmente tenho dois portáteis, um Centrino e um P4, prefiro muito mais o Centrino pois tem um performance equivalente ao P4 e é muito mais leve e tem uma autonomia bem maior (tb custou um pouco mais).

Mas pronto, gostos são gostos, desde que a pessoa esteja satisfeita é o que conta, né? :wink:

De qualquer forma julgo que os P4 vão acabar nos portáteis dentro em breve, os Pentium M estão a ficar (ou já estão) equivalentes aos P4 em termos de performance e depois têm a mais valia do peso e autonomia (claro que serão sempre mais caros, mas faz sentido visto que os portáteis tb serão sempre mais caros que um desktop). O Pentium M é o processador ideal para os portáteis, apenas ainda está no início pelo que vai evoluir muito mais.

Se o P4 sobreviver nos portáteis será única e exclusivamente como uma solução barata para os mais carenciados que precisam de um portátil e não podem pagar por um Centrino (ou seja lá que tecnologia exista na altura). O P4 será o portátil "dos pobres" e o Centrino o verdadeiro portátil portátil. Acho que a AMD tb está prestes a lançar a versão mobile dos seus processadores para fazer concorrência aos Centrinos (e não me estou a referir aos Athlon XP-M como é óbvio, mas a algo mais dentro da linha dos Pentium M).

E o resto é conversa. :P
Azrael_pt
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Set 08, 2004 16:24

Mensagempor topinhas » Sexta Jan 21, 2005 20:25

Azrael_pt Escreveu:Isto é a filosofia do que "o meu é que é bom e o resto é conversa". Até se compreende visto que ninguém gosta de admitir que desperdiçou 300 contos ou mais num portátil que não vale metade que outros ao mesmo preço.

Eu pessoalmente tenho dois portáteis, um Centrino e um P4, prefiro muito mais o Centrino pois tem um performance equivalente ao P4 e é muito mais leve e tem uma autonomia bem maior (tb custou um pouco mais).

Mas pronto, gostos são gostos, desde que a pessoa esteja satisfeita é o que conta, né? :wink:

Se o P4 sobreviver nos portáteis será única e exclusivamente como uma solução barata para os mais carenciados que precisam de um portátil e não podem pagar por um Centrino (ou seja lá que tecnologia exista na altura). O P4 será o portátil "dos pobres" e o Centrino o verdadeiro portátil portátil.

E o resto é conversa. :P

Pois Azrael, tens aqui um monte de afirmações infelizes. Não sei como acusas alguém de dizer que "o meu é bom e o resto é conversa" e tu fazes muito piores, acusando as pessoas de arrependimento na compra do portátil (deve ser mania tua, pois compraria outro Insystems outra vez sem pensar sequer, tal é a minha satisfação com ele) e dizendo que os P4 não valem metade de um Centrino. Nem me preocupo mais em comentar algo tão descabido e infeliz. O el franco acusar-te-á bem melhor que eu, mas é triste dizeres que o P4 é o portátil dos pobres! Nunca deves ter ouvido falar nos Celeron Mobile, baseados nos P-M, e cujos portáteis com eles custam menos de 1000 €. Enfim, o resto que dizes é mesmo conversa... :?

P4rthen0n_, se os dothan batem tudo e tudos e a Intel tem tantos problemas com a performance face aos AMD 64, porque não lançou a Intel o Dothan para os desktop? Se calhar são tão bons que têm medo de destruir a concorrência e tudo! Afinal a Intel tem a solução para a crise de performance e não a aproveitam! Haja paciência...
Por favor modera as palavras e apresenta provas do que dizes. E não me venhas só com jogos (onde há algum equilíbrio, mas não vi o Dthan bater por mais de 3 fps um P4, mas vi o P4 bater o Dothan em jogos muita vez), vem com o resto das aplicações também.

Mike estás enganado em muitas coisas : o meu Insystems funciona sem as ventoinhas ligadas a maior parte do tempo, ligando-as no máximo 1 minuto de vez em quando. Só ficam a funcionar quase sempre quando ele está em full load, o que também acontecia com todos os centrinos que vi (não sei se há algum especial...). Quanto às baterias, o número de células e a capacidade das dos centrinos é igual à de muitos P4, pelo que não é por aí o peso. Claro que uma bateria de P4 que dure 3 horas nele vai durar mais num centrino, mas não dizes que um centrino tem que ser pequeno e leve? Logo não pode levar uma bateria dessas nem os extras que leva um P4 sem aumentarem de tamanho e peso. No resto, de certeza que a última coisa de que eu (e muitos como eu) me lembrarei de ligar a um projector para ver filmes é um portátil. Por 50 € compro um leitor de DVD e acaba-se os db a mais.

Por fim quero dizer uma coisa : os P4 nunca desaperecerão dos portáteis porque o seu desempenho global (e não apenas nos jogos, onde vocês se baseiam mais) é muito superior a um Centrino. Quem quer um verdadeiro DTR para fazer tudo com o máximo de performance não vai dispensar a tecnologia e desempenho brutos do P4. Mesmo para jogos não está previsto sair um Centrino com gráficas 6800 Go ou X800 Pro mobility, só P4 devido à perda de autonomia dos Centrino e à incapacidade de correcta ventilação.
Pentium 4 2,8 @ 3,40 Thermalright XP-120, MSI NEO-2 FIS2R, 1,5 Gb DDR 400 Kingston, ATI 9700, IBM 120 Gb, 2 x Seagate SATA 200 Gb RAID, Seagate SATA 320 Gb, LG DVD-/+RW, DVD 16x, SB X-Fi Fatality, SuperFlower 4 fan 420W, Logitech Z-680
topinhas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 15, 2003 16:00

Mensagempor Mike » Sexta Jan 21, 2005 21:37

topinhas Escreveu:Mike estás enganado em muitas coisas : o meu Insystems funciona sem as ventoinhas ligadas a maior parte do tempo, ligando-as no máximo 1 minuto de vez em quando. Só ficam a funcionar quase sempre quando ele está em full load, o que também acontecia com todos os centrinos que vi (não sei se há algum especial...). Quanto às baterias, o número de células e a capacidade das dos centrinos é igual à de muitos P4, pelo que não é por aí o peso. Claro que uma bateria de P4 que dure 3 horas nele vai durar mais num centrino, mas não dizes que um centrino tem que ser pequeno e leve? Logo não pode levar uma bateria dessas nem os extras que leva um P4 sem aumentarem de tamanho e peso. No resto, de certeza que a última coisa de que eu (e muitos como eu) me lembrarei de ligar a um projector para ver filmes é um portátil. Por 50 € compro um leitor de DVD e acaba-se os db a mais.

Afinal estou enganado onde? Eu fiz uma pergunta, nao afirmei, não conheço teu portátil para falar dele, se liga a ventoinha de vêz em quando ainda bem.

Quanto as baterias o certo é que as dos p4 são geralmente mais pesadas do que as dos pentium m, por causa das cells, eu estou estou bem com uma, nao preciso de duas.

Quanto ao projector falei de mim, e até se calhar há muitos + que ligam portáteis a projectores, quanto a leitores de dvd de 50€ é um bocado disparatado liga-lo a um projector de milhares de euros nao? de qualquer maneira eu tenho o leitor de dvd adequado, só ligo o portátil para vêr as copias :wink: retiradas da net.
Isto é outra discussão para outro forum, o meu principal hobbie é mesmo o home-cinema.

topinhas Escreveu:Por fim quero dizer uma coisa : os P4 nunca desaperecerão dos portáteis porque o seu desempenho global (e não apenas nos jogos, onde vocês se baseiam mais) é muito superior a um Centrino. Quem quer um verdadeiro DTR para fazer tudo com o máximo de performance não vai dispensar a tecnologia e desempenho brutos do P4. Mesmo para jogos não está previsto sair um Centrino com gráficas 6800 Go ou X800 Pro mobility, só P4 devido à perda de autonomia dos Centrino e à incapacidade de correcta ventilação.

Os P4 serão eternos... e ainda estamos com duvidas em relação ao gasto que uma placa gráfica exige? mesmo depois do que eu postei sobre o powerplay e sobre os clocks?
Agua mole pedra dura, tanto bate até que fura ;)
Mike
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Azrael_pt » Sexta Jan 21, 2005 21:51

topinhas Escreveu:Não sei como acusas alguém de dizer que "o meu é bom e o resto é conversa" e tu fazes muito piores, acusando as pessoas de arrependimento na compra do portátil (deve ser mania tua, pois compraria outro Insystems outra vez sem pensar sequer, tal é a minha satisfação com ele) e dizendo que os P4 não valem metade de um Centrino.

Calma Topinhas, eu não queria acusar niguém, apenas queria salientar que este é o tipo de pensamento de ambos os lados nesta discussão (ambos os lados, não estou a apontar o dedo a ninguém). Peço desculpas se não me fiz entender. :)

topinhas Escreveu:O el franco acusar-te-á bem melhor que eu, mas é triste dizeres que o P4 é o portátil dos pobres! Nunca deves ter ouvido falar nos Celeron Mobile, baseados nos P-M, e cujos portáteis com eles custam menos de 1000 €.

Exactamente e o Celeron M é o substituto do P4 nos portáteis. O P4 fica para o que foi feito, desktops.

topinhas Escreveu:P4rthen0n_, se os dothan batem tudo e tudos e a Intel tem tantos problemas com a performance face aos AMD 64, porque não lançou a Intel o Dothan para os desktop? Se calhar são tão bons que têm medo de destruir a concorrência e tudo! Afinal a Intel tem a solução para a crise de performance e não a aproveitam!

Usar um Pentium M num desktop é tão descabido como colocar o P4 num portátil. Para que raio precisamos nós de mais autonomia e portabilidade num desktop?? São tecnologias diferentes para fins diferentes. O sucessor do P4 está para breve, mas não será um Pentium M concerteza.

topinhas Escreveu:Por fim quero dizer uma coisa : os P4 nunca desaperecerão dos portáteis porque o seu desempenho global (e não apenas nos jogos, onde vocês se baseiam mais) é muito superior a um Centrino. Quem quer um verdadeiro DTR para fazer tudo com o máximo de performance não vai dispensar a tecnologia e desempenho brutos do P4. Mesmo para jogos não está previsto sair um Centrino com gráficas 6800 Go ou X800 Pro mobility, só P4 devido à perda de autonomia dos Centrino e à incapacidade de correcta ventilação.

Digo que estás redondamente enganado. Os Centrinos estão a alcançar os P4 em termos de performance e são muito superiores em termos de autonomia e portabilidade, é uma questão de tempo e deixa de fazer sentido colocar um processador de desktop num portátil. Admito que um Pentium M equivalente a um P4 será sempre mais caro, mas os portáteis tb serão sempre mais caros que os desktops, é uma questão de necessidades e poder de compra.

Naturalmente que isto são apenas opiniões e nenhum de nós é dono da razão, apenas o futuro dirá quem tem razão. :wink:

Não vale a pena tornar esta discussão numa guerra de fundamentalistas, pode ser uma discussão saudável desde que as pessoas se respeitam mutuamente e não entrem em "picardias". Se isto continua assim ainda me meto no negócio das T-Shirts e começo a vender t-shirts a dizer "P4 rules!" ou "Centrino rules!" a ambos os lados e faço uma nota. :twisted:
Azrael_pt
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Set 08, 2004 16:24

AnteriorPróximo

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante