Centrino vs P4

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor topinhas » Sábado Jan 22, 2005 19:54

Depois de ver o que o gancho postou como link, retiro a conclusão de que tenho razão : o P-M é competitivo mas não bate os P4 ou AMD 64.
Mesmo os testes do GamePc não demosntram superioridade do P-M em relação ao AMD 64 e P4, em muitos testes mostram mesmo uma grande derrota. Muito diferente do outro site francês!

Queres saber onde o chipset é antiquado (embora isso pareça muitissimo óbvio) : AGP 4X (nem 8x nem PCI-E), apenas DDR 333, nada de SATA, single channel nas memórias, etc. Isso já existia em 2001 quando se lançaram os primeiros P4 com DDR 333.

A leveza dos centrino tem a ver com os menos extras que esses portáteis trazem em relação aos P4 (subwoofers, TV-tuners, ecrâs maiores, etc, pois o Vaio de 17' pesa o mesmo que o meu Clevo, embora um seja centrino e o outro P4), pois uma ventoinha para arrefecer um CPU não pesa mais que 80-90 gramas.

Esse VIA (o EPIA penso eu) que falas precisa de dissipador com uma pequena ventoinha na versão 1 Ghz. Se dizes isso do teu P3 a 600, então dás-me razão : como pode funcionar um P-M a 1,7 Ghz sem ventoinha se um a 600 sem ela já atingia 85º C ? Está mais que claro que não pode!

Não vou teimar mais nas 6800, mas se elas precisam de uma boa fonte de 400 watts (duvido que um PC com tudo o que o meu tem só necessite disso : se calhar nem 500 w chegavam para uma 6800 Ultra) então é porque consomem muita energia. Se assim é, então reduzem muito a autonomia a um portátil. Ponto final, é óbvio que é assim! Como podes dizer que não?
Pentium 4 2,8 @ 3,40 Thermalright XP-120, MSI NEO-2 FIS2R, 1,5 Gb DDR 400 Kingston, ATI 9700, IBM 120 Gb, 2 x Seagate SATA 200 Gb RAID, Seagate SATA 320 Gb, LG DVD-/+RW, DVD 16x, SB X-Fi Fatality, SuperFlower 4 fan 420W, Logitech Z-680
topinhas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 15, 2003 16:00

Mensagempor topinhas » Sábado Jan 22, 2005 20:01

Só mais uma coisa : o preço dos P-M 2.0 Ghz é muito elevado, bem como as suas boards.

Com o dinheiro de um Dothan 2.0 Ghz (já nem falo do 2.1 Ghz) e a sua board comprava um AMD 64 3500+ 90 nm + board nForce 4 SLI e ainda dava para uma gráfica 6600 Gt. E isso chegava e sobrava para bater em performance qualquer P-M, além de ter as tecnologias do futuro (SATA 2, NCQ, PCI-E, SLI, etc).
Pentium 4 2,8 @ 3,40 Thermalright XP-120, MSI NEO-2 FIS2R, 1,5 Gb DDR 400 Kingston, ATI 9700, IBM 120 Gb, 2 x Seagate SATA 200 Gb RAID, Seagate SATA 320 Gb, LG DVD-/+RW, DVD 16x, SB X-Fi Fatality, SuperFlower 4 fan 420W, Logitech Z-680
topinhas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 15, 2003 16:00

Mensagempor Dutchman.pt » Domingo Jan 23, 2005 23:59

topinhas Escreveu:Só mais uma coisa : o preço dos P-M 2.0 Ghz é muito elevado, bem como as suas boards.

Com o dinheiro de um Dothan 2.0 Ghz (já nem falo do 2.1 Ghz) e a sua board comprava um AMD 64 3500+ 90 nm + board nForce 4 SLI e ainda dava para uma gráfica 6600 Gt. E isso chegava e sobrava para bater em performance qualquer P-M, além de ter as tecnologias do futuro (SATA 2, NCQ, PCI-E, SLI, etc).

Um 3500+ dá para bater qualquer Dothan?
Em que mundo é que vives?
Essas tais "tecnologias de futuro" que falas também estarão disponiveis nas próximas plataformas para os Dothan.(Ver Aopen 915GM, por exemplo).
As motherboards para desktop baseadas nos Dothan ainda nem sequer estão disponiveis em grande escala no mercado e nem existem vários modelos de motherboards como as de A64 e os resultados já são o que são.
Deixa aparecer os Dothan 533FSB que vais ver a distância aos A64 a aumentar ainda mais.
O desempenho dos Dothan está ao nivel dos FX da AMD e a sua capacidade de overclock é algo tremendo, mesmo nas poucas motherboards ainda disponiveis para eles.
Os Pentium-M conseguem atacar com sucesso 2 vertentes, Desktop e Pórtatil, com bastante sucesso.

Imagem
Dutchman.pt
Novato
Novato

Registado: Domingo Dez 19, 2004 19:19

Mensagempor osiris » Segunda Jan 24, 2005 9:51

As pessoas cheias de dinheiro e que gostam dos autolocantes a dizer centrino que comprem os centrinos todos e fiquem com eles.

quem, como eu, precisa de uma maquina para trabalhar e não é rico compra athlon 64 porque alem de em trabalho real darem coça ao centrinos, funcionam a 64 bits se for preciso. eu sei que não há windows decente a 64 bits. mas também não há windows decente a 32.
mas há linux a 64 bits à muito tempo.

nao falo em benchmarks. nao significam nada. o que me interessa é o desempenho real em trabalho. é no rendering 3d e outras aplicações do tipo que os centrinos comem pó.

agora se algum de vocês for rico e me quiser oferecer um centrino 2.1 com memoria a 533 para eu testar, nao me importo. porém se for o meu dinheiro prefiro gasta-lo em athlon. pode pesar mais, nao importa. quando é preciso ele está lá.
osiris
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Ago 10, 2004 13:47

Mensagempor el franco » Segunda Jan 24, 2005 11:13

Pessoal ...
Afinal estamos a falar de portáteis ou desktops???? Para voçês como o Pentium-M leva baile nos portáteis, tem que vir compará-los nos desktops, é do género de quem não tem cão ãoão caça com gato miau....
Triste mesmo é que voçês falam falam falam mas não mostram como é que passados 7 meses o meu portátil continua a dar baile aos portáteis que andam para ai com pentium-M. Arramjem os portáteis que quiserem com P-M, façam os vossos benchmarks (ou digam onde é possível vê-los), em Portáteis e não em desktops e depois mostrem a toda a gente os bailes que os portáteis com P-M levam por ex. de um portátil como o meu que já tem 7 meses!!!!
Já nem falo de jogos, porque ai nem tem comparação possível, metam na vossa cabeça que as gráficas porx ex. mobility 9700, tem os clocks inferiores às dos portáties com AMD 64 ou P4 (se calhar é dificil entender....).
Eu ao menos mostro o que o meu faz e do que é capaz...voçês ao contrário disso falam falam falam e tb dizem alguma coisa!
Eu já nem falo de um portátil que foi falado noutro tópico (Clevo D900T/ Sager 9860: http://www.hardware.com.pt/forum/viewto ... sc&start=0) com a X800 ou Geforce 6800 com pci-express e que permite upgrades das gráficas!!! Esse então está a anos luz à frente em performance comparativamente com qq P-M.
É chato ter um portátil como o vosso que em performances é uma desgraça e ainda terem dor de cotovelo suficiente para virem dizer que é melhor que os portáteis com P-4 ou AMD.

Venham para aqui criticar os P4 quando aparecerem cá com um portátil com performances superiores ao meu por ex. (não digo o Clveo D900T por esse é de outro campeonato...), não venhma é indicar testes efectuados em desktops??!!!??

Fiquem na vossa com os vossos portáteis com P-M e deixem de enganar as pessoas......

P.S. Se quiserem jogar o 3Dmark 2005 com as vossas bombas centrino eu arranjo.....(EHEHE :lol: AHAHAH :D );
--LG S1 Express Dual -- 4110 3Dmark 2005 --
el franco
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Mai 04, 2004 17:47

Mensagempor Vegyta » Segunda Jan 24, 2005 11:51

Pois é, ainda á coisa de uns dias atrás levei aqui com uma "repreensão" de um moderador para não termos conversas de putos, ,mas já vi que as coisas não estão melhores e como ainda nenhum moderador pôs travão ...é porque estão ocupados provavelmente ...

Moderador: Esta frase fica aqui para q se lembrem mais tarde!
Vegyta

" Vós sois deuses - pedi e tudo vos será dado "
J.C.

" My firts choice: INSystems 6170X "
Vegyta
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Out 12, 2004 11:58

Mensagempor gancho » Segunda Jan 24, 2005 12:59

Eu acho que o tópico se intitula: Centrinno Vs P4. Ora vamos lá ver só vejo insultos, indirectas, não vejo conteudo nenhum util à uma série de respostas.
Independentemente o dinheiro, o pentium-m é um processador competitivo a nivel de performances ou trabalho(whatever). Eu como adepto da AMD(pelos motivos que toda a gente sabe) se tivesse que comprar , para um desktop, compraria sem dúvida athlon64. Por acaso(ou não) o meu portatil usa tecnologia centrino com um pentium-m dothan integrado, e por acaso consigo ter performances tão ou mais altas que a maior parte dos pentium 4 que se equiparam, ou seja, sem contar com ps Extreme Edition e outros. Eu estou a ser sensato e realista e não estou a defender o Pentium-M, nota.
Quando comprei o portatil não queria pformance pura, porque penso que os portateis não servem esse objectivo...ora bem prortátil, portabilidade.... andar com 7kg as costas não é nada portatil, ou ter 30m de bateria também n é nada portátil. Agora...fiquei bastante surpreendido com as performances do portatila nível de trabalho. É equilibrado em todos os aspectos e sobretudo aguenta mais de 4horas on the fly.

N vale a pena tarmos com mais discussões penso que fiz o resumo do mais importante que há para dizer.

Não se zanguem, tentem partilhar conhecimento.
gancho
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Out 23, 2004 12:29

Mensagempor wilsonmorgado » Segunda Jan 24, 2005 13:52

dfm Escreveu:eu utilizo o MatLab 6.5 no meu Vaio (Intel Centrino 735), sem problemas nenhuns ..... o ArchiCad tb funciona sem problemas .... sem bem que para o último aconselharia usar pelo menos 1024 Mb RAM.

Cumprimentos !!!

eu utilizo o MATLAB 6.5 com um pentium 4 1.5 Ghz 512 Mb sdram e as vezes ja nao se aguenta....
dependo do que fizeres!!!
A vida é dura para quem é mole
www.wilson.com.pt
http://sweet.ua.pt/~a32701
wilsonmorgado
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Out 20, 2004 21:14

Mensagempor dfm » Segunda Jan 24, 2005 15:19

wilsonmorgado Escreveu:
dfm Escreveu:eu utilizo o MatLab 6.5 no meu Vaio (Intel Centrino 735), sem problemas nenhuns ..... o ArchiCad tb funciona sem problemas .... sem bem que para o último aconselharia usar pelo menos 1024 Mb RAM.

Cumprimentos !!!

eu utilizo o MATLAB 6.5 com um pentium 4 1.5 Ghz 512 Mb sdram e as vezes ja nao se aguenta....
dependo do que fizeres!!!

Visto ser Engenheiro faço um pouco de tudo... nunca tive problemas na utilização desta versão do MatLab no referido portátil.

Em relação ao tópico apenas acrescento que prefiro os equipamentos baseados em tecnologia Centrino aos P4 pq os considero mais otpimizados e adequados aos Laptops.

Em relação às 5 páginas de discussão sobre quem tem razão, só queria salientar que existe um pouco a necessidade neste Forum de haver um Rei dos Portáteis ... o melhor ... a máquina a bater ... não acho que isso seja correcto nem sensato visto a velocidade do desenvolvimento destes equipamentos garantir uma evolução contínua ... neste momento todos os meses (senão antes) existe uma nova referência de topo.

Cumprimentos !!
CUMPRIMENTOS !!
dfm
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Jun 28, 2004 16:57

Mensagempor Azrael_pt » Segunda Jan 24, 2005 15:47

Voltando ao tópico já viram os novos modelos da Sony que vão sair? Vêm com os novos processadores a FSB 533Mhz e gráficas de 128Mb, muito fixe. É pena mesmo é o preço, mas não é para todos.
Azrael_pt
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Set 08, 2004 16:24

Mensagempor Vegyta » Segunda Jan 24, 2005 16:38

Azrael_pt Escreveu:Voltando ao tópico já viram os novos modelos da Sony que vão sair? Vêm com os novos processadores a FSB 533Mhz e gráficas de 128Mb, muito fixe. É pena mesmo é o preço, mas não é para todos.

errrr .... esqueci-me do que ia dizer
Vegyta

" Vós sois deuses - pedi e tudo vos será dado "
J.C.

" My firts choice: INSystems 6170X "
Vegyta
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Out 12, 2004 11:58

Mensagempor Azrael_pt » Segunda Jan 24, 2005 16:51

8O
Azrael_pt
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Set 08, 2004 16:24

Mensagempor el franco » Segunda Jan 24, 2005 18:19

Isto não se trata de uma guerra para ver se o P-M ou o P4 em portáteis é portáteis, o que afirmei acerca dos P4 em superioridade de performances está baseado nos testes que efectuei e no que é visivél em fórums como o www.notebookforums.com onde os utilizadore tb fazem boas reviews.

Cumprimentos
el franco
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor el franco » Terça Jan 25, 2005 9:22

Nunca disse que o meu é que era bom e que outros não prestavam, inclusivé já há alguns bem melhores que o meu, os que tem a X800 e mobility 9800 e geforce 6800 com processadores e memória iguais ou superiores e placas pci express
el franco
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Stu3s » Quinta Jan 27, 2005 13:23

Ufa!!!
Bem acho q ja está moderado ... o meu critério foi simples, tudo o que era off-topic e flame foi apagado sem olhar a users!

Se alguem tiver algo a reclamar sobre a moderação pode dize-lo via MP a mim ou a qualquer outro moderador ou adm.

Espero q isto não se repita muitas vezes!

Aqui somos todos amigos :)

Administrador: Como eu é que pago as contas da base de dados e para cortar a gordura do tópico, decidi apagar a moderação com sentido de humor. A base de dados fica + magrinha :)

Desde já fica novamente o aviso: cortesia, bom-senso e boa educação sempre foram os principais valores deste forum!
Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

AnteriorPróximo

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante